Pesquisar este blog

16 dezembro 2020

APODI-RN: HOMEM É MOTO A TIROS QUANDO CHEGAVA EM OFICINA PARA TRABALHAR

A Polícia Militar registrou na tarde desta quarta feira, 16 de dezembro de 2020 mais um homicídio na cidade de Apodi, região Oeste do Rio Grande do Norte. 

A vítima foi identificada por Francisco Jaldeci de Almeida, que segundo informações da Polícia Militar, ele foi morto com vários disparos de arma de fogo, quando chegava na "Oficina de Dudu" para trabalhar. A esposa de Jaldeci vinha deixá-lo no serviço, no momento em que a vítima desceu do veículo, os criminosos se aproximaram e o executaram. 

Em seguida, os atiradores fugiram com destino ignorado.

O local foi isolado pela Polícia Militar, até a chegada da equipe do ITEP para realização da perícia e remoção do corpo para a sede do órgão em Mossoró, onde será necropisiado e liberado para o sepultamento. 

O crime deve ser investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Apodi, que tem a frente o bacharel Dr Paulo Nilo.

CORONAVÍRUS: RN REGISTRA 1.240 NOVOS CASOS E 03 ÓBITOS NA ÚLTIMAS 24 HORAS

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (16). Foram mais 1.240 casos confirmados, totalizando 106.095. Na terça-feira (15) eram 104.855 infectados.  

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 2.825 no total. Três(03) registrados nas últimas 24h( 01 em Mossoró, 01 em Rodolfo Fernandes e 01 em Santa Cruz). Sobre resultado de dias anteriores, 01 morte foi confirmada, após exames laboratoriais. Até ontem, eram contabilizados 2.821 mortos pela covid no Estado. Óbitos em investigação são 437.  

Casos suspeitos somam 50.712 e descartados são 251.808. Recuperados são 48.821.

Governadora assina decreto que regulamenta a CNH Popular

A Governadora assinou, nesta terça-feira (15), o decreto que regulamenta a obtenção gratuita da primeira Carteira Nacional de Habilitação para pessoas de baixo poder aquisitivo, viabilizado pelo programa “CNH Popular”. O programa é um direito previsto em lei estadual, a Lei Complementar de nº 459, de 26 de dezembro de 2011, porém que ainda não havia sido efetivada desde então. 

Com o objetivo de cumprir o disposto na lei, o deputado Francisco do PT protocolou requerimento solicitando providências para seu efetivo cumprimento, que foi atendido pela Governadora. 

“O programa é oriundo de uma Lei Complementar de 2011, mas só agora, depois de nove anos, é que esta lei está sendo sancionada. A carteira de habilitação grátis, para aquelas pessoas que precisam, as pessoas mais carentes, agora é uma realidade”, afirma Fátima Bezerra. 

“Quando cheguei à Assembleia e deparei com essa realidade, procurei o governo, o Detran, toda a equipe. Porque depois de quase uma década da lei aprovada, precisava de uma regulamentação. Somente um governo com esse perfil popular da governadora Fátima para entender a importância do ponto de vista social e até mesmo do ponto de vista da geração de emprego e renda, porque muitas pessoas que não têm condições de pagar por uma habilitação, ao terem esse benefício, poderão entrar no mercado de trabalho como motoboy, mototaxista, motorista de aplicativo, de táxi. São muitas as possibilidades. Fico feliz de ter encampado essa luta”, disse o deputado estadual Francisco do PT. 

A lei, com o decreto, prevê, para candidatos inscritos no programa do Bolsa Família e também em outros programas sociais similares previstos em lei, a isenção das taxas relativas a: 

- Exames clínico-médicos de aptidão física e mental; 

- Exame psicológico; 

- Licença de aprendizagem e direção veicular; 

- Custos de confecção da primeira CNH; 

- Ou, em caso de mudança, para a categoria C, D e E. 

Pelo dispositivo legal, o Rio Grande do Norte, por intermédio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN), arcará também com as despesas referentes aos cursos teórico e prático de direção veicular, ministrados pelos Centros de Formação de Condutores (CFC’s). 

“A isenção é total. O beneficiário vai ter direito a fazer todo o processo para obter a sua CNH do zero até o recebimento efetivo da sua carteira de motorista, seja ela física ou digital”, disse Jonielson Oliveira, diretor-geral do Detran-RN. 

A limitação do número de CNH´s para o programa vai existir conforme o orçamento anual do órgão. Esse orçamento é aberto em meados de fevereiro, onde será estipulado um valor para esse benefício. “Temos uma previsão, para que no exercício de 2021, a gente aplique um recurso de aproximadamente R$ 600 mil reais”, complementa Jonielson. 

Também está regulamentada uma porcentagem para as vagas dessas habilitações. Por exemplo, a categoria A, que é a maior necessitada, terá 50% das vagas; e a categoria B, 35%. 

Ainda segundo o diretor geral do Detran, será criado um sistema, onde os beneficiários poderão fazer um requerimento para ser processada a matrícula e o encaminhamento para os devidos testes, sejam eles teóricos, médicos e psicológicos. 

Vale salientar que não poderá se beneficiar da gratuidade instituída pela presente Lei Complementar quem tenha cometido infração penal na direção de veículo automotor, previsto na Lei Federal n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997, com condenação em sentença penal transitada em julgado. 

O candidato à obtenção do benefício criado por esta lei, além de ter que estar cadastrado no programa Bolsa Família ou programa social similar previsto em lei, também terá que cumprir os seguintes requisitos cumulativos: 

- ser penalmente imputável;
- saber ler e escrever;
- possuir Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoas Físicas – CPF ou documento equivalente;
- comprovar domicílio no Estado do Rio Grande do Norte; 

- não estar judicialmente impedido de possuir CNH. Também estiveram presentes na reunião o secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho; a secretária adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista; o Coordenador de registro de condutores do Detran-RN, Jonas Godeiro; e a assistente técnica de assessoria jurídica do Detran-RN, Geane Costa. 

*Robson Araújo / ASSECOM-RN

GRUPO DE EXTERMÍNIO NO CEARÁ: Tenente e soldados da PM são presos como suspeitos da chacina em Quiterianópolis

O cirurgião-dentista Gionnar Coelho Loiola foi um dos cinco mortos na chacina
Um oficial e dois soldados do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) foram presos na manhã desta terça-feira (15), suspeitos de formarem um grupo de extermínio e de terem comandado a chacina que deixou cinco pessoas mortas em outubro último, na cidade de Quiterianópolis (a 397Km de Fortaleza). A prisão ocorreu dentro Quartel do Bepi, na Rodovia estadual CE-065. No local foram cumpridos mandados de busca e apreensão.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) confirmou a operação realizada em conjunto pela Delegacia Municipal de Quiterianópolis, a Regional de Tauá, e pelos departamentos de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI-Sul), de Inteligência Policial (DIP) e de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). 

Os policiais presos na operação foram identificados como tenente Charles e os soldados Dian e Fabrício. Os três foram levados do Quartel do Bepi direto para o Presídio Militar. Eles estavam nas dependências da unidade militar quando o local foi cercado por agentes da Coordenadoria de Inteligência (Coin) e da Delegacia de Assuntos Internos (DAI), da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário (CGD).

Mortes  

As vítimas foram obrigadas a ficar de joelhos e receberam tiros na cabeça
De acordo com as investigações, os três militares teriam sido os responsáveis por vários crimes de morte naquela região do estado, entre elas, os assassinatos de cinco pessoas na tarde do dia 18 de outubro, em Quiterianópolis.

Os mortos foram identificados como Antônio Leonardo Oliveira Silva, 19 anos; Etivaldo Silva Gomes, 23; Gionnar Coelho Loiola, 30; Irineu Simão do Nascimento, 25; e José Renaique Rodrigues de Andrade, 21. A chacina aconteceu no alpendre de uma residência onde as vítimas estavam bebendo. Todos foram obrigados a deitar no chão e receberam tiros de pistola na cabeça, numa autêntica execução sumária. 

Os cinco homens foram executados sumariante com tiros na cabeça na tarde de 18 de outubro
Entre os mortos estava o dentista Gionnar Coelho Loiola, que era natural de Crateús e filho de um sargento da Reserva da Polícia Militar. Ele teria sido morto apenas por estar no local onde também estavam as pessoas que seriam os verdadeiros alvos dos militares. Os PMs teriam ido ao local em um veículo modelo Corolla, prata, com a intenção de eliminar suspeitos de crimes na região e acabaram matando o dentista que tinha apenas parado ali para descansar e tomar cervejas com amigos.

Os três militares tiveram prisão temporária decretada. Os agentes fizeram um “pente-fino” no quartel do Bepi e os militares que ali estavam foram obrigados a deixar as dependências do órgão enquanto era realizada a operação.

*Blog do Fernando Ribeiro

MOSSORÓ-RN: AZUL RETOMA VOOS A PARTIR DE MARÇO DE 2021

A Azul anunciou nesta terça-feira (15) a retomada de sua operação em Mossoró, no Rio Grande do Norte, a partir de 1º de março de 2021. Os voos terão como destino a cidade de Recife, de onde os clientes poderão se conectar para todas as capitais do Nordeste e Sudeste, além de cidades importantes do Norte e Centro-Oeste.
Os voos começam a ser comercializados nos canais oficiais da empresa a partir de sábado (19).
De acordo com a operadora, serão utilizados aviões modelo ATR 72-600, com capacidade para 70 clientes. Em Recife, principal hub da Azul no Nordeste, os clientes que saírem de Mossoró poderão se conectar a destinos como Belém, Teresina, Manaus, Belo Horizonte, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.
"Estamos passando por essa retomada gradual e responsável com a reabertura de nossas bases em todo o Brasil. Com Mossoró, ampliamos a oferta de voos no Rio Grande do Norte, para oferecer aos nossos clientes viagens para toda a malha aérea nacional, seja a lazer ou a trabalho", destaca Vitor Silva, gerente de planejamento de malha da Azul.
Diante da retomada do turismo em todo o país, os voos têm seguido protocolos de higiene e segurança adotados pela companhia desde o início da pandemia do novo coronavírus.

*Do G1 RN

Plano de vacinação federalizada contra a covid será lançado nesta quarta

O Ministério da Saúde lança nesta quarta, em cerimônia às 10h, no Palácio do Planalto, o Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19. 

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, enviou convites aos governadores para participarem do evento que vai detalhar as compras das doses de diversos laboratórios, além, é claro, do cronograma de vacinação, e contará com a presença do presidente Jair Bolsonaro. 

Apesar de não haver pedido para uso emergencial do fabricante à Anvisa, o PNI deve incluir a CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan.

*DIÁRIO DO PODER

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

Amigo, se por força de sua profissão é obrigado a lidar com o público, não perca sua paciência!

Sabemos que é difícil manter-se calmo diante de certas pessoas, que já chegam irritadas, que são exigentes e não mantêm uma linha de boa educação.

No entanto, é nesses casos que se deve evidenciar nossa virtude de calma e paciência. 

Controle seus nervos, e procure compreender e servir com amor.