Pesquisar este blog

06 fevereiro 2024

[VÍDEO] Lula dispara contra Bolsonaro: “Maluco”, “aloprado” e “ignorante”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu o tom contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao discursar em Belford Roxo (RJ). O chefe do Executivo esteve no município, nesta terça-feira (6), para inaugurar uma escola municipal e fazer anúncios de um instituto federal de educação e um hospital oncológico na região.

Lula não citou nomes, mas deixou claro que se referia ao ex-presidente. “Me parece que o maluco que governou esse país era um aloprado, não entendia nada além de falar bobagem, pregar o ódio e ofender os outros”, afirmou.

O petista atribuiu a Bolsonaro a morte de “700 mil pessoas no país, dizendo que a Covid era uma gripezinha, ignorante. Um cara ignorante como ele jamais deveria ter ido à Presidência, deveria ter ido a outro lugar e de lá nunca mais sair”.
Embates

No sábado (3), Bolsonaro concedeu entrevista a um canal português do YouTube e acusou o Supremo Tribunal Federal (STF) de interferir na eleição de Lula em 2022.

“A Justiça brasileira, o Supremo Tribunal Federal, tirou o Lula da cadeia e depois o tornou elegível. E, depois, o STF, que três dos seus ministros compõem o Tribunal Superior Eleitoral, também trabalharam para eleger Lula a qualquer preço. Acabaram as eleições, e ninguém entende como Lula da Silva ganhou as eleições”, falou o ex-presidente.

Segundo Bolsonaro, a eleição do petista causou muita comemoração da “maioria dos ministros do Supremo”. “Diziam que evitaram, com a eleição do Lula, que o Brasil se tornasse uma ditadura com Jair Bolsonaro”, alegou.

Na semana anterior, o ex-presidente acusou o ministro Alexandre de Moraes, do STF, de “perseguição implacável” contra a família Bolsonaro. A afirmação foi rebatida por Lula.

“Ele falou uma grande asneira, o governo brasileiro não manda na Polícia Federal, muito menos na Justiça. Tem o processo, a investigação, a decisão de um ministro da Suprema Corte que mandou fazer busca e apreensão, por suspeita de utilização de má-fé pela Abin, dos quais o delegado responsável era ligado à família Bolsonaro”, disse o presidente.

No dia 29 de janeiro, agentes da Polícia Federal cumpriram mandados de buscas, autorizados por Moraes, em endereços ligados ao vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), por suspeitas da participação do filho do ex-presidente na “Abin paralela”.

A polícia apura se a família Bolsonaro usou informações da Abin para se beneficiar. Há suspeita de produção de provas a favor de Jair Renan Bolsonaro e relatórios preparados para defender o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

*Fonte: Metrópoles/98 FM de Natal

PAU DOS FERROS/RN: MORRE ADVOGADO, POETA E ESCRITOR, SALES PAIVA AOS 88 ANOS

Nesta terça-feira (6), faleceu o "Caríssimo" Francisco Sales Paiva, na cidade de Mossoró, aos 88 anos, no Hospital Wilson Rosado, durante um procedimento cirúrgico.
Ele lutou heroicamente contra a doença, mas deixa um legado de amor, amizade e talento que jamais será esquecido.
Natural de Marcelino Vieira e radicado em Pau dos Ferros, Sales Paiva foi um estudioso das leis, advogado social, ilustre poeta e escritor.
Sales Paiva se notabilizou pelo seu conhecimento jurídico e pela brilhante oratória, capaz de encantar a todos com suas palavras.
Homem de grande cultura e sabedoria, sempre disposto a compartilhar seus conhecimentos. Cordial com as pessoas, as quais ele gostava de adjetivar como "Caríssimas".
O sepultamento será realizado em Marcelino Vieira, sua cidade natal.
Neste momento de dor e luto, rogamos a Deus que conforte os corações de seus familiares, amigos, e que Sales Paiva descanse em paz.

*Grupo Cidadão 190

CAMPEONATO CARIOCA 2024: PLACAR DA ÚLTIMA RODADA E A CLASSIFICAÇÃO

A sexta rodada do Campeonato Carioca de Futebol começou sábado(3) e terminou na segunda(5). O Fluminense segue líder da competição com 14 pontos.
Veja o placar:
Sábado
Botafogo 2 x 2 Nova Iguaçu
Domingo
Sampaio Corrêa 0 x 2 Volta Redonda
Boavista 2 x 2 Fluminense
Vasco da Gama 0 x 0 Flamengo
Audax Rio x Bangu
Segunda
Madureira 0 x 0 Portuguesa-RJ
Classificação

UMARIZAL/RN: POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO E PRENDE TRÊS SUSPEITOS POR ROUBO EM OBRA DO IERN

A Polícia Civil cumpriu, nesta terça-feira (6), seis mandados de busca e apreensão contra suspeitos de um roubo na obra do Instituto Educacional do Rio Grande do Norte (Iern) no município de Umarizal, no Oeste Potiguar, no dia 3 de janeiro de 2024.

Durante as diligências, três pessoas foram presas em flagrante por tráfico de drogas por posse ilegal de arma de fogo. No momento do cumprimento dos mandados, um suspeito atirou contra os policiais. Ele foi preso por tentativa de homicídio. Apesar do ataque, ninguém ficou ferido.

De acordo com as investigações, seis homens entraram armados no Iern e roubaram diversos objetos da unidade, que está sendo construída no município. As investigações continuarão e a Polícia Civil irá representar pelas prisões preventivas dos suspeitos envolvidos no crime.

*98 FM de Natal

LAGOA DE VELHO/RN: CRIMINOSOS INVADEM CASA E MATAM JOVEM DE 20 ANOS A TIROS

Um jovem foi morto a tiros dentro de casa na noite desta segunda-feira (5), na rua Geraldo Gomes de Carvalho, no bairro João Leonardo, na cidade de Lagoa de Velhos, microrregião da Borborema Potiguar, no Rio Grande do Norte.
De acordo com informações, a vítima, identificada como José Kitauan Silva Costa, de 20 anos, estava na residência junto ao padrasto quando criminosos invadiram o imóvel efetuaram diversos disparos de arma de fogo contra ele, que não resistiu aos ferimentos e morreu antes que o socorro chegasse. O padrasto que estava no imóvel conseguiu escapar dos disparos.
Natural de Macaíba, a vítima respondia na Justiça por crimes como porte ilegal de arma de fogo e roubo, de acordo com a publicação do portal.
A PM fez o isolamento do local até a chegada da equipe técnica do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), que junto com a Polícia Civil realizaram os procedimentos no local e em seguida, o corpo foi removido para exames de necropsia na sede do órgão no bairro da Ribeira, em Natal.
O caso será investigado pela Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa- DHPP, onde os resultados periciais serão usados para identificar a autoria do crime e esclarecer o fato.

*Icém Caraúbas/Focoelho

CHÁCARA PARA ALUGAR NO PERÍODO DO CARNAVAL EM APODI

CAMPO REDONDO/RN: MORTE DE JOVEM DE 15 ANOS DEIXA POPULAÇÃO ABALADA

A morte da jovem Mikaelly Lira de Amorim de apenas 15 anos deixou a população de Campo Redondo abalada neste final de semana. Nas redes sociais, familiares, parentes e amigos lamentaram a morte da jovem e prestaram várias homenagens.
O que se sabe?
Segundo informações repassadas por pessoas próximas, a jovem estava em casa e teria sentido uma forte dor de cabeça. Ela decidiu tomar um banho e, depois de demorar muito, a família entrou no banheiro e a encontrou caída, já sem vida.
As causas da morte ainda são desconhecidas. Apenas o laudo do Itep vai dizer o que de fato aconteceu e a causa da morte de uma menina jovem que tinha toda uma vida pela frente.

*CONECT TV

RN habilita quatro hospitais a realizarem procedimentos de alta complexidade

Por meio de portarias publicadas no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (6), o Governo do Rio Grande do Norte habilitou quatro hospitais a realizarem procedimentos de alta complexidade, em uma ação ligada ao Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF).
As unidades de saúde habilitadas foram: Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, Hospital Maria Alice Fernandes, e o Hospital Dr. Mariano Coelho.
Conforme a Portaria-SEI Nº 307, o Hospital Maria Alice Fernandes poderá oferecer assistência de alta complexidade em Traumato-ortopedia pediátrica, uma especialidade médica responsável por cuidar, tratar e prevenir distúrbios do sistema musculoesquelético, sejam eles crônicos ou agudos, em crianças. A unidade, localizada na zona Norte de Natal, existe há mais de 24 anos.
Localizado na região Seridó, o Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade foi habilitado para realização de procedimentos em Alta Complexidade em Traumato-ortopedia, através da Portaria-SEI Nº 305. Unidade de saúde da cidade de Assú, no Oeste do RN, o Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos tem agora a autorização para realizar os mesmos procedimentos.
Na publicação, há também o texto da Portaria-SEI Nº 311, que habilita o Hospital Dr. Mariano Coelho a realizar procedimentos de alta complexidade ao paciente portador de obesidade grave. A unidade é o principal hospital da região Central potiguar.

*Tribuna do Norte

Veículos com placas finais 1 e 2 devem pagar licenciamento nesta quinta e sexta

O calendário de licenciamento veicular inicia com as primeiras cobranças nesta quinta (8) e sexta-feira (9), quando os proprietários de veículos com placas finais 1 e 2 devem quitar a taxa de licenciamento.

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) indica que 291 mil veículos, cerca de 18,78% da frota estadual, estão incluídos nesta etapa da tabela de licenciamento.

O valor do licenciamento de veículos no Rio Grande do Norte é de R$ 90,00 e não passa por reajuste desde 2018. O tributo é obrigatório para que o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) seja emitido. Desde 2020, o CRLV é apenas Digital, podendo também ser portado pelo condutor numa via impressa em papel comum.

Para emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo 2024 (CRLV), além da taxa do licenciamento, todos os débitos do veículo devem estar quitados, como IPVA, Taxa de Bombeiros e, se houver, encargos e multas de trânsito.

Os proprietários que não quitarem o débito estão circulando com veículos não licenciados, infringindo o Art.230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que aponta que conduzir veículo com o licenciamento atrasado configura infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação. Além disso, o veículo pode ser apreendido e removido aos pátios do Detran.

O licenciamento é o único tributo referente aos veículos cuja arrecadação é de responsabilidade do Detran, e os valores são utilizados na manutenção física das instalações do Órgão, nas ações de educação e fiscalização empreendidas pela Instituição no estado, além de serviços operacionais de trânsito e desenvolvimento de tecnologias.
Saiba como pagar o licenciamento 2023:

Boleto Digital – Portal Detran
No Portal de Serviços do Detran, o processo de emissão dos boletos é simples, basta que o usuário vá até o endereço eletrônico (portal.detran.rn.gov.br). Com a página aberta, o cidadão clica no ícone “Veículos – Consulta de Veículos””. Logo em seguida é mostrada uma página onde é possível ter acesso as informações e débitos do veículo.

Dessa forma é possível ter acesso ao ambiente online onde ficam disponíveis os boletos referentes à taxa de licenciamento, IPVA, DPVAT, Taxa dos Bombeiros, além de possíveis débitos de infrações de trânsito relacionadas ao veículo consultado. Um outro ponto positivo é a possibilidade do proprietário pagar as taxas no banco de sua escolha. É só clicar no imposto que deseja efetuar o pagamento, e imediatamente é aberta uma nova tela com as opções de emissão de boleto direcionado ao Banco do Brasil ou as demais instituições bancárias.

Banco do Brasil
Para correntista do Banco do Brasil o pagamento também pode ser feito pelo aplicativo da instituição bancária, indo em “Pagamentos – Impostos e Taxas – Débitos Veículos – Rio Grande do Norte – Débitos Veículos” e digita Renavam e Placa do automóvel.

Boleto Digital – PágFácil
Se preferir, o cidadão pode efetuar os pagamentos das taxas direto nas agências PágFácil, bastando informar a placa do veículo.

*98 FM de Natal

PARNAMIRIM/RN: Corretora de empréstimos é presa por aplicar golpes da “falsa portabilidade” contra idosos

Policiais civis da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações de Natal (DEFD/Natal) prenderam nesta terça-feira (6) uma mulher de 40 anos suspeita por diversos estelionatos.
A suspeita, uma corretora de empréstimos, foi presa no bairro Nova Parnamirim, no município de Parnamirim, na Grande Natal. Os prejuízos apurados ultrapassam R$ 150 mil.
De acordo com informações levantadas pela Polícia Civil, a corretora trabalhava com empréstimos consignados para servidores e aposentados e é suspeita por aplicar o golpe da “falsa portabilidade de empréstimos”.
A polícia identificou que a mulher convencia seus clientes a contrair novos créditos para quitar as dívidas anteriores, oportunidade em que a investigada acabava por se apropriar dos valores, em prejuízo das vítimas, majoritariamente idosas.
Em um dos casos, a suspeita chegou a abrir uma conta, com dados de um dos seus clientes, um homem aposentado, em um banco digital, a qual utilizou para contratar vários empréstimos. Na oportunidade, ela subtraiu todos os valores.
Além da prisão, foi decretado o bloqueio judicial das contas da investigada, no montante do produto dos crimes.

ÓTICA GOMES, O BEM ESTAR DA SUA VISÃO

Governo libera consulta ao valor do PIS/Pasep de 20

Cerca de 24 milhões de pessoas que trabalharam com carteira assinada em 2022 podem consultar, a partir desta segunda-feira (5), o valor do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2024. A quantia está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (disponível na Google Play e na App Store) e no Portal Gov.br.

Quem quiser obter informações adicionais, como o calendário de pagamentos, a liberação da parcela e o esclarecimento de dúvidas, deve consultar o aplicativo Caixa Trabalhador.

O pagamento do abono salarial de 2022 será feito de 15 de fevereiro a 15 de agosto, conforme o mês de nascimento do trabalhador, para quem recebe o PIS, ou o número final de inscrição, para quem recebe o Pasep.

Neste ano, R$ 22,6 bilhões podem ser sacados. Segundo o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o abono salarial será pago a 24,67 milhões de trabalhadores em todo o país. Desse total, 21,95 milhões que trabalham na iniciativa privada receberão R$ 19,8 bilhões do PIS e 2,72 milhões de servidores públicos, empregados de estatais e militares têm direito a R$ 2,7 bilhões do Pasep.

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal e o Pasep, pelo Banco do Brasil. Como ocorre tradicionalmente, os pagamentos serão divididos em seis lotes, baseados no mês de nascimento, no caso do PIS, e no número final de inscrição, no caso do Pasep. O saque iniciará nas datas de liberação dos lotes e acabarão em 27 de dezembro de 2024. Após esse prazo, será necessário aguardar a convocação especial do Ministério do Trabalho e Previdência.
Quem tem direito

Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, 5 anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2022. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 117,67, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Quem trabalhou 12 meses com carteira assinada receberá o salário mínimo cheio, de R$ 1.412.
Veja o calendário aprovado:




Pagamento

Trabalhadores da iniciativa privada com conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito automaticamente no banco, de acordo com o mês de seu nascimento.

Os demais beneficiários receberão os valores por meio da poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, também de acordo com o calendário de pagamento escalonado por mês de nascimento.

O pagamento do abono do Pasep ocorre via crédito em conta para quem é correntista ou tem poupança no Banco do Brasil. O trabalhador que não é correntista do BB pode efetuar a transferência via TED para conta de sua titularidade via terminais de autoatendimento e portal www.bb.com.br/pasep ou no guichê de caixa das agências, mediante apresentação de documento oficial de identidade.

Até 2020, o abono salarial do ano anterior era pago de julho do ano corrente a junho do ano seguinte. No início de 2021, o Codefat atendeu a recomendação da Controladoria-Geral da União (CGU) e passou a depositar o dinheiro somente 2 anos após o trabalho com carteira assinada.

*Fonte: Agência Brasil