Pesquisar este blog

09 janeiro 2022

CAPITÓLIO-MG: SOBE PARA 10 O NÚMERO DE MORTOS NA TRAGÁDIA DO PAREDÃO ROCHOSO

Durante coletiva de imprensa realizada neste domingo (9), o coronel Giuvane Barbosa, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, informou que foram encontrados “segmentos corpóreos” das duas vítimas que estavam desaparecidas após o desabamento de um paredão rochoso no lago de Furnas, em Capitólio (MG). Com isso, sobe de oito para dez o número de vítimas fatais da tragédia.

Ainda segundo o coronel, no momento os bombeiros descartam a possibilidade de haver outros desaparecidos, mas garantiu que as equipes seguirão as buscas, pois corpos ainda estão sem algumas partes.

Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal de Passos (MG), onde estão sendo identificados com a ajuda de papiloscopistas enviados pela Superintendência da Polícia Federal, de Belo Horizonte.

Também neste domingo (9), a Polícia Civil de Minas Gerais divulgou a identificação prévia dos dez mortos, que estavam na lancha Jesus. Segundo os bombeiros, oito delas tinham algum grau de parentesco. De acordo com a polícia, todas as dez se conheciam e estavam hospedadas na mesma pousada, na cidade de São José da Barra, no Sul de Minas.

LISTA PRÉVIA DOS CORPOS ENCONTRADOS
  • Homem, 40 anos, natural de Betim (MG) – possiveilmente o piloto
  • Mulher, 43 anos, natural de Cajamar (SP)
  • Mulher, 18 anos, natural de Paulínia (SP) – filha da mulher de 43 anos
  • Homem, 67 anos, natural de Anhumas (SP)
  • Mulher, 57 anos, natural de Itaú de Minas (MG) – Esposa do homem de 67 anos
  • Homem, 37 anos, natural de Itaú de Minas (MG) – Filho do homem de 67 anos
  • Homem, 14 anos, natural de Alfenas (MG) – Neto do homem de 67 anos
  • Homem, 24 anos, natural de Campinas (SP)
  • Homem, 35 anos, natural de Passos (MG)

TROCA DE BARCA: Maior doador da campanha de 2018 troca Bolsonaro por Sérgio Moro

A arca de Noé tá cada vez mais vazia…
Aliados pulam a cada instante, e políticos permanecem por conveniência, poder, e muitos por interesses financeiros depois que entenderam que a promessa do presidente Bolsonaro de acabar com a corrupção não passava de balela.
Quem é bom na arte de ‘passar a mão’ segue sem reclamar.
O último a pular do barco trocou Bolsonaro por Sérgio Moro.

Fonte: Veja/Coluna Radar

CORONAVÍRUS: RN TEM O 4ºDIA SEGUIDO SEM ÓBITO CAUSADO PELA COVID-19; 155 NOVOS CASOS

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste domingo (9). São 390.311 casos totalizados. No sábado (8) eram contabilizados 390.084, ou seja, 227 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 155 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.585 no total. Nenhum óbito foi registrado nas últimas 24 horas, pelo 4º dia seguido. No sábado (8) eram 7.584 mortes. A Sesap registrou um (01) outro óbito após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.438.

Recuperados são 378.848. Casos suspeitos somam 114.430 e descartados são 828.800. Estimativa de casos em acompanhamento: 4.025.

CAPITÓLIO-MG: SOBE PARA 8 O NÚMERO DE MORTOS NA QUEDA DE ROCHAS SOBRE LANCHAS

O Corpo de Bombeiros confirmou na manhã deste domingo (9) que subiu para oito o número de mortos na queda de uma estrutura rochosa sobre lanchas, na região dos cânions de Capitólio, no Sul de Minas. Equipes que atuam nos trabalhos de buscas encontraram um corpo masculino, que estava submerso.

De acordo com o Major Rodrigo Castro, o corpo foi encontrado e encaminhado para o posto de comando, onde serão realizados os procedimentos de identificação. Outras duas pessoas continuam desaparecidas.

Cerca de 50 militares, entre bombeiros e homens da Marinha, continuam na operação de busca, que conta com 11 mergulhadores, 4 lanchas e 3 motos aquáticas. Outras 7 viaturas apoiam os trabalhos.

O trabalho dos Bombeiros em busca das vítimas do acidente foi retomado nesta manhã com barcos e equipamentos de mergulho. De acordo com a corporação, as vítimas ainda desaparecidas estavam na mesma embarcação. Os outros 17 — de um total de 20 buscados inicialmente — foram encontrados e encaminhados para os hospitais da região.

Em show na Arena Ecomax, Xandy Avião confirma presença no Carnaval privado de Caicó

O cantor Xandy Avião confirmou no show da Arena Ecomax a realização do carnaval privado de Caicó.
Por diversas vezes convidou o público para o maior carnaval do RN.
O Carnaval de Caicó tem uma importância econômica para a cidade, com a geração de empregos e renda.
Será realizado para vacinados.

*Por Heitor Gregório

Influencer que declarou que apenas idiotas se vacinam morre de Covid

Cirsten Weldon, influencer antivacina e ativista do movimento conspiracionista QAnon, morreu na última quinta-feira (6/1) após sofrer complicações causadas pela Covid-19.

Weldon estava internada em Camarillo, na Califórnia, desde o dia 31 de dezembro de 2021. Nas redes sociais, no entanto, ela alegava que passava por um quadro de pneumonia.

A influencer, atuante nas redes sociais de direita, usava suas plataformas para promover o movimento antivacina. Ela chegou a declarar que Anthony Fauci, epidemiologista-chefe dos Estados Unidos, deveria ser executado.

“Vacinas matam. Não tomem. Esses idiotas são tão ingênuos. Eles estão todos se vacinando”, disse Cirsten em um de seus vídeos, gritando com pessoas que estavam na fila para tomar a dose contra o coronavírus.

Algumas das conspirações promovidas por Weldon em 2021 diziam que Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, tinha sido comprado pela China para testar armas climáticas no Texas.

Ela já aparentava estar debilitada dos sintomas da Covid-19 em seus últimos vídeos, tossindo e se queixando de exaustão. A ativista antivacina também afirmou que se recusou a tomar a medicação contra o vírus recomendada pelos médicos.

Internos do sistema prisional do RN farão as provas do Enem

Seiscentos e cinquenta e quatro privados de liberdade do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte farão neste domingo (09), o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) de 2021, uma oportunidade que pode significar uma mudança de vida.

No próximo dia 16, acontecerá nova aplicação do certame realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. As provas do ENEN PPL tem o mesmo nível de dificuldade da edição regular.

Segundo o secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio, a pasta apoiou aqueles internos que se candidataram às provas com a realização de revisões em parceria com o IFRN e secretarias municipais de educação. O secretário lembrou que o sistema penitenciário está sob controle e seguro e, dessa forma, apto a realização de ações envolvendo trabalho e educação.

No primeiro dia de provas, os internos terão 5h30 para a realização das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação começará às 13h30 e terminará às 19h. No segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas Tecnologias e matemática e suas tecnologias.

Todos os envolvidos na ação serão orientados sob os cuidados de prevenção à pandemia do Covid-19 e as medidas sanitárias adotadas pela SEAP.

A coordenadora do Departamento de Promoção à Cidadania da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), Policial Penal Alcineia Rodrigues, fala com entusiasmo do resultado positivo das ações envolvendo educação prisional no Rio Grande do Norte. “Temos frutos do trabalho da SEAP a exemplo dos convênio com o IFRN e o Grupo Kronton, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça. Tudo isso mostra que os privados de liberdade estão buscando novas oportunidades, querendo construir uma vida para além do cárcere. Eles estão vendo a Educação como uma forma de recomeçar a sua história de vida. A cada ano conseguimos aumentar o número de participantes”, disse.

As provas serão aplicadas no Centro de Detenção Provisória de Parnamirim; Unidade Psiquiátrica de Custódia e Tratamento; Complexo Penitenciário Regional de Pau dos Ferros; Cadeia Pública de Nova Cruz; Centro de Detenção Provisória de Apodi; Cadeia Pública de Caraúbas; Centro de Detenção Provisória de Parnamirim; Cadeia Pública de Ceará Mirim; Complexo Penitenciário João Chaves Masculino e Feminino; Cadeia Pública de Natal; Cadeia Pública de Mossoró; Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga; Complexo Penal Agrícola Doutor Mário Negócio; Penitenciária Estadual do Seridó e Penitenciária Estadual de Alcaçuz.

*Portal Difusora

VAMOS CUIDAR DO NOSSO LIXO; O MEIO AMBIENTE AGRADECE!


Proíbido banho e visita à barragem Oiticica nesse domingo

Quem programou visita e/ou banho à barragem Oiticica para esse domingo, 09, ainda dá tempo mudar de idéia.
A Polícia Militar estará de prontidão todo o dia para inibir o acesso à bacia hidrográfica da grandiosa obra.
De acordo com o capitão Rafael Víctor, comandante da 2ª Companhia de Polícia Ambiental de Caicó (BPAmb), o acesso será bloqueado logo cedo.
A ordem para fechar o acesso à barragem parte do Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado, João Maria Cavalcanti.

*Jair Sampaio

“Vamos arrebentar essa polarização” Lula-Bolsonaro, diz Sergio Moro

O ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos) disse, em evento na Paraíba, que vai “arrebentar” a polarização eleitoral entre o ex-presidente Lula (PT) e o atual, Jair Bolsonaro (PL).
Em discurso feito na festa de aniversário do deputado federal Julian Lemos (PSL-PB) nesta 6ª feira (7.jan.2022), Moro também puxou vaias contra os 2 possíveis adversários nas eleições presidenciais.
“A gente precisa romper essa polarização. A gente pode falar: ‘A gente vai arrebentar essa polarização’. A gente pode fazer até uma pesquisa. Quem aqui vai votar no Lula? Quem aqui vai votar no Bolsonaro?“, disse. As menções aos nomes foram seguidas de vaias, segundo áudio divulgado inicialmente no blog Maurílio Júnior.

*Fonte: Poder 360

Escolas públicas do RN terão mini usinas de energia solar para aulas práticas do Ensino Médio

Escolas públicas localizadas em 12 municípios do Rio Grande do Norte serão transformadas, a partir do primeiro semestre deste ano, em "laboratórios práticos de ensino" onde conceitos de física, geografia e matemática serão aprendidos com a ajuda de mini usinas de geração de energia solar.

O projeto-piloto, chamado de "Escolas Solares", será desenvolvido pelo Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e terá investimento de R$ 1 milhão para implantação de usinas como laboratórios didáticos.

A estimativa é que mais de 1.500 estudantes do Ensino Médio sejam beneficiados, mas o número poderá aumentar ainda este ano.

Também haverá a capacitação de professores durante o processo e a elaboração de uma cartilha para auxiliar a realização das aulas. Os recursos para desenvolvimento das atividades são provenientes de uma emenda parlamentar do senador Jean-Paul Prates (PT), idealizador da proposta. O investimento será viabilizado por meio de convênio firmado na semana passada com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

"Trata-se de uma iniciativa em que vamos montar unidades geradoras de energia para, mais do que ajudar na conta de luz, fomentar a educação, deixar nessas escolas uma cultura de energia mais limpa, que seja usada de forma transversal no aprendizado dos alunos", conta o diretor do Instituto, Rodrigo Mello.

O projeto terá largada ainda neste semestre, com a compra de equipamentos, capacitação das equipes envolvidas e instalação das primeiras usinas. O início dos experimentos com os alunos dependerá de calendários elaborados pelas próprias escolas.


O objetivo é usar as mini usinas de geração para aumentar a conscientização quanto ao uso racional de energia e reforçar a importância da sustentabilidade, em um momento de forte expansão do setor de energias renováveis e em que países do mundo inteiro, inclusive o Brasil, têm de aumentar a segurança energética e cumprir metas ambientais.

"Os professores poderão se utilizar da usina fotovoltaica para as aulas do cotidiano, levantar o debate sobre sustentabilidade com os estudantes e estimular, quem sabe, a formação de uma geração de profissionais que venham a atuar no setor de geração de energia solar, que tem crescido bastante no nosso estado e que precisa de mão de obra qualificada para o desempenho das atividades relacionadas a ele", observa o senador Jean-Paul Prates.

O coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento do ISI-ER, Antonio Medeiros, reforça a intenção de despertar o interesse dos jovens para especialização na área, assim como por cursos de ciências e engenharia. "Essa é uma realidade que podemos mudar. E uma das vantagens de fazer isso é a possibilidade de sermos não só grandes geradores de energia, mas também formadores de mão de obra de qualidade e até exportadores desses talentos".

*Do G1 RN

CAPITÓLIO-MG: Bombeiros retomam buscas por desaparecidos neste domingo; número de mortos sobe para 7

Os mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais retomam as buscas por desaparecidos após o desastre no Lago de Furnas, em Capitólio (MG), às 5h deste domingo (9/1). Pelo menos três pessoas que estavam nas lanchas atingidas por um paredão rochoso que despencou no sábado (8/1) ainda não foram encontradas. Ao menos sete pessoas morreram na tragédia.

Até as 19h de sábado, mergulhadores trabalharam em busca de vítimas. No entanto, o serviço realizado embaixo d’água foi interrompido quando escureceu pela falta de visibilidade e devido ao risco para os profissionais.
Foto: Corpo de Bombeiros de MG/Divulgação

Equipes dos bombeiros se mantiveram no local para dar continuidade na apuração dos fatos. De acordo com o coronel Edgard Estevo, comandante dos bombeiros no estado, 40 militares trabalharam na ocorrência.

Por volta das 21h de sábado, o número de pessoas desaparecidas após a queda de um imenso pedaço dos cânions caiu de 20 para três. No início da noite, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMMG) fez um cruzamento de informações com o nome dos desaparecidos e de pessoas que estavam em hospitais próximos das regiões, o que fez o número ser reduzido.

“Conseguimos fazer o contato com muitas delas. As pessoas que no momento estão desparecidas são das que estavam na lancha de nome Jesus, que foi atingida diretamente pela rocha. Essas três não foram encontradas nem resgatadas”, afirmou o porta-voz do Corpo de Bombeiros de Minas, Pedro Aihara.

O acidente aconteceu por volta das 11h, mas os militares demoraram a ser acionados por conta do fraco sinal de telefonia e internet da região.

*Com informações de Metrópoles

NOVA CRUZ-RN: Banda Calcinha Preta é atração na Festa de São Sebastião

A prefeitura de Nova Cruz, no Agreste do Rio Grande do Norte, anunciou neste sábado (8) as atrações da Festa de São Sebastião.
O evento será realizado nos dias 18 e 19 de janeiro. A banda Calcinha Preta será atração principal.
Também sobem ao palco da festa; Michelle Andrade, Circuito Musical, Marquinhos Rebolar, Diego Ramos e Edson Barbosa.
Os shows acontecerão em praça pública e será exigido o passaporte de vacina para acesso ao evento.

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

DEUS é a Energia Cósmica universal, que habita dentro de você e de tudo o que existe nos universos infinitos, dando-lhes vida e força.
Confie nessa força inesgotável, que está dentro de você.
Mantenha sua mente ligada a ela, e não mais se lamente do que lhe desagrada ou faz sofrer.
Sorria diante das dificuldades e confie n'Aquele que o fortalece e vivifica.