Pesquisar este blog

19 fevereiro 2022

APODI-RN: BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO HOJE


NATAL-RN: HOMEM É MORTO A FACADAS NO BAIRRO ALECRIM

Um homem foi morto a facadas na madrugada deste sábado (19), no bairro do Alecrim, em Natal. O crime aconteceu na Rua Presidente Quaresma, por volta de 1h da manhã.
A Polícia Militar foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e, ao chegar ao local da ocorrência, constatou o óbito do homem, que possivelmente era morador de rua.
A PM fez o isolamento da área até a chegada das equipes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e da Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que vai investigar o caso.

PETRÓPOLIS-RN: Chuva interrompe buscas e sirenes são acionadas; ao menos 140 pessoas morreram (Atualização agora: 16h40min)

As tentativas de encontrar sobreviventes e resgatar corpos de vítimas da chuva em Petrópolis continuam neste sábado (19), mas foram interrompidas por volta das 13h45 após a chuva voltar a cair.

Segundo a Defesa Civil, sirenes de alerta foram acionadas e dois avisos já foram enviados por SMS e em grupos de comunicação com as comunidades para informar a formação de núcleos de chuva.

É o quinto dia de buscas ligadas à tragédia, que até o início da tarde deste sábado (19) deixou 140 mortos, 191 desaparecidos e 967 pessoas desabrigadas.

Por volta das 12h30, os corpos de uma grávida e de uma criança de dois anos foram localizados. Essas duas últimas vítimas ainda não entraram na contagem oficial do Corpo de Bombeiros.

As equipes de busca se dividem em três áreas principais — os setores Alfa, Bravo e Charlie, que abrangem regiões como o Morro da Oficina, a Rua Teresa, o Alto da Serra, a Chácara Flora, a Vila Felipe, Caxambu e localidades vizinhas. O posto de Comando Central está localizado no 15º Grupamento de Petrópolis.

Uma forte neblina atrapalha as buscas.

Durante a sexta-feira, a população do município temeu que novos deslizamentos pudessem acontecer. Isso porque voltou a chover forte na cidade no início da noite. Sirenes no primeiro distrito foram acionadas, mas por volta das 21h30 a chuva deu uma trégua.

Para este sábado, a previsão é de que chova ao longo dia. O Climatempo tempo prevê que o dia deve ser de sol, com muitas nuvens e com períodos nublados, com chuva a qualquer hora. O volume de precipitação pode chegar a 22 milímetros ao longo do dia.

*Do G1 RJ

MP Eleitoral pede condenação de ministros potiguares por propaganda eleitoral antecipada no RN.

O Ministério Público Eleitoral pediu a condenação do ministro das Comunicações, Fábio Faria, e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, pela prática de propaganda eleitoral antecipada durante a inauguração de obras da transposição do Rio São Francisco em Jardim de Piranhas, no Rio Grande do Norte. Durante o evento, acompanhados do presidente da República, Jair Bolsonaro, segundo o MP Eleitoral, eles pediram votos para o presidente e para a candidatura de Marinho ao Senado, além de pregarem contra a reeleição da governadora do estado, Fátima Bezerra. As condutas referentes à candidatura do presidente da República foram encaminhadas à Procuradoria-Geral Eleitoral.

De acordo com o procurador regional Eleitoral no RN, Rodrigo Telles, houve claro desvio de finalidade da inauguração, que “transformou-se em um ato político-eleitoral, mediante a induvidosa, indesejável e abusiva antecipação da campanha eleitoral, inclusive com pedido explícito de votos”.

A representação observa também que foi apenas a partir do discurso de Fábio Faria no evento, com anuência e apoio de Rogério Marinho, que se confirmou a candidatura do atual ministro do Desenvolvimento Regional ao Senado, apoiado pelo presidente da República.

O MP Eleitoral considerou, ainda, que Fábio Faria “não se limitou a tecer eventuais críticas administrativas à atual Governadora do RN e pretensa candidata à reeleição no pleito que se avizinha, tendo, em vez disso, de forma explícita, conclamado os eleitores que o ouviam a não votar nela”. Para o procurador regional Eleitoral, a referência expressa às eleições de 2022, antes do prazo permitido, extrapola os limites constitucionais da liberdade de expressão.

O procurador destaca que “as manifesta- ções em referência foram levadas a efeito em um evento oficial do Governo Federal relativo à inauguração de obras hídricas, o que, por si só, demonstra a ilicitude da conduta do representado, uma vez que, obviamente, seja no período eleitoral, seja na pré-campanha, é vedada a manifestação político-eleitoral em eventos custeados com recursos públicos”.

A representação – protocolada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte sob o nº 0600040-97.2022.6.20.0000- pede a condenação de Fábio Faria e Rogério Marinho à pena de multa, de acordo com a legislação eleitoral.

Propaganda eleitoral antecipada – O art. 36 da Lei n.o 9.504/97 veda a realização de propaganda eleitoral (positiva ou negativa) antes do dia 15 de agostos do ano das eleições. Proíbe-se, nesse caso, a chamada propaganda eleitoral extemporânea ou antecipada, sendo cominada a sanção de multa pelo descumprimento da regra. O objetivo é tutelar o equilíbrio na disputa eleitoral em detrimento da influência do poder econômico ou político, uma vez que, limitando-se a propaganda eleitoral a um determinado período e sendo gratuita a propaganda no rádio e na televisão, há uma garantia de que o maior ou menor poder econômico ou político dos candidatos não terá o condão de desequilibrar a concorrência democrática em busca do voto popular.

*Por 96 FM/João Marcolino

ASSU-RN: SOBRINHO DESFERE CUTILADAS DE FACA PEIXEIRA NO TIO

Na sexta feira, 18 de fevereiro de 2022, a Policia Militar foi informada de que um homem teria dado entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Alto São Francisco em Assú no Rio Grande do Norte, vítima de arma branca.
Ao chegar na UPA, os policiais constaram a veracidade das informações, a vítima por nome Valdenor Jose Leite, 54 anos de idade, residente na rua João 23, no bairro São Joao em Assú.
O fato se deu após o sobrinho Andrisson da Silva Leite, 35 anos, que é conhecido por “Andinho” com bastante passagem no setor policial, teria ido à oficina do tio e após um desentendimento, ocorreu essas cutiladas de faca, sendo uma que atingiu o braço e outra de raspão na altura do peito da vítima.
A polícia militar com êxito conseguiu capturar o “Andinho” nas proximidades do terminal rodoviária e irá responder por essa tentativa de homicídio contra o próprio tio.
Valdenor, um homem trabalhador, sabedor dos problemas do sobrinho, não apoia suas atitudes, por isso não quer o sobrinho na sua oficina.
Andinho foi conduzido à Delegacia de Plantão em Mossoró, e apresentado ao delegado Valtair Camilo de Paiva. Foi lavrado um Termo nde Ocorrência (TCO) por lesão corporal simples e o mesmo foi liberado.

*Passando na Hora

MOSSORÓ-RN: PM REALIZA OPERAÇÕES NA CIDADE

Ontem dia 18/02/2022 a equipe de reportagem abordou o 1°Sgt Almeida que estava no comando de uma dessas operações e conversou com nossa equipe.
O sargento nos revelou que as operações são compostas por POLICIAIS de folga que voluntariamente recebem diárias operacionais para o serviço extraordinário.
Perguntamos o sargento como era montada essas operações e ele nos respondeu que, os policiais eram empregados nos reforços das viaturas de serviço e em atividades diversas, dentro e fora da cidade, porém em toda circunscrição geográfica que tem como atuação o 2°Batalhão de Polícia, mais destacou que as barreiras são montadas em pontos estratégicos em locais, datas e horas NÃO revelados para surpreenderem as ações de criminosos e com isso trazer uma maior sensação de segurança para os cidadãos de bem que circulam pela nossa tão amada Mossoró.
Assim sendo, a assessoria de comunicação do Platão Policial informativo Mossoroense, gradece à cordialidade e atenção do sargento Almeida, que calorosamente nos entendeu e nesse interim, aproveitamos para parabenizar a coragem e dedicação desses heróis que diariamente estão nas ruas defendendo a sociedade potiguar, mesmo com o risco da própria vida.

*Assessoria de imprensa do plantão policial informativo mossoroense.

MACAU-RN: PM PRENDE TRIO E SALVA MULHER DE SER MORTA PELO TRIBUNAL DO CRIME; ELA TAMBÉM ACABOU PRESA

A polícia Militar da cidade de Macau localizada na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte, recebeu uma denúncia que uma mulher identificada como Julinne Carla da Silva, 28 anos, teria sido sequestrada e estaria sendo torturada por membros de uma facção criminosa, e seria morta por causa de uma dívida de drogas.
Os militares foram até o local indicado comprovaram a veracidade da informação, e conseguiram resgatar a mulher e prender os suspeitos, identificados como Jeferson Inácio Martins da Silva, Danilo Queiroz da Silva e Marcos Vinício de Oliveira.
Todos foram conduzidos para a Delegacia de Plantão em Mossoró, onde foram apresentados ao Delegado que após ouvi-los autuou o trio por Associação criminosas, sequestro e cárcere privado, uso de drogas e tentativa de homicídio, e em seguida foram encaminhados para a Cadeia Pública.
Contra Julinne Carla existia um mandado de prisão, e ela também acabou sendo presa e encaminhada ao presídio feminino da cadeia pública.

*Passando na Hora

PAU DOS FERROS-RN: DUPLPA É PRESA PELA PM APÓS CONFRONTO NA ZONA RURAL

Por volta das 19h20min, de sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022, policiais militares lotados no 7º Batalhão de Policia Militar de Pau dos Ferros de serviço no Grupo Tático Operacional - GTO tentaram abordar um veículo tipo Renault/Duster de cor branca, placa QGM 0569 com registro na Cidade do Natal/RN, mais seus ocupantes abriram fogo em direção aos policiais militares que revidaram a injusta agressão, chegando a alvejar um dos suspeitos de raspão.
Após a troca de tiros no cruzamento da BR 226 com a BR 405 na Zona Rural da Cidade de Pau dos Ferros no Rio Grande do Norte, os militares conseguiram êxito na rendição da dupla, que receberam voz de prisão.
Foram identificados Victor Batista da Silva Reis e Matheus Filgueira Costa, com a dupla os militares recuperaram o veículo clonado, apreenderam arma de fogo, grampos de ferros que os malfeitores usam após praticar atos criminosos, para evitar perseguição da policia, soltando nas pistas de rolagens para furar pneus das viaturas policiais.
A ocorrência foi conduzida de Pau dos Ferros pelos militares e apresentada ao Delegado Valtair Camilo de Paiva na Delegacia de Policia Civil de Plantão em Mossoró, onde foram realizados os procedimentos de flagrantes delitos em desfavor de Victor e Matheus por infração aos artigos 121 C/C artigo 14, por tentativa de homicídio contra agentes de segurança publica em serviço, artigo 14 por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, artigo 16 C/C artigo 70, por posse ilegal de munições de uso restrito e artigo 180 por receptação, todas as infrações estão dentro do Código Penal Brasileiro e do Estatuto do Desarmamento.
Após os tramites de flagrantes na Delegacia de Plantão os dos autuados foram encaminhados para o Instituto Técnico e Cientifico de Pericia – ITEP onde passaram por exames de corpo delito em seguida para a Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Sousa, onde se encontram custodiados presos à disposição da justiça.
Já o veículo tipo Duster de cor braço, que foi apreendido e se encontra no pátio da DP de Mossoró.

*Passando na Hora

CIDADE FM! A RÁDIO DE APODI!

SEVERIANO MELO-RN: CONVITE MISSA

Recursos para a Lei Câmara Cascudo será de R$ 10 milhões este ano

Foto: Raiane Miranda
Foi publicado nesta sexta-feira (18) no Diário Oficial do Estado (DOE), o decreto 31.281 que define a isenção fiscal do Estado para a Lei Câmara Cascudo, principal mecanismo de fomento à cultura no RN.

Segundo o decreto, o governo destinará R$ 10 milhões para empresas que aderirem à Lei este ano através da renúncia fiscal do ICMS para que o valor correspondente seja investido em projetos culturais aprovados.

O diretor geral da Fundação José augusto (FJA), Crispiniano Neto, declara que o Governo do Estado mantém o processo de acesso democrático aos recursos em patamares elevados e importantes para o setor. “Temos R$ 10 milhões neste ano que são fundamentais para a área cultural, ainda mais em um período de grave crise econômica causada pela pandemia da Covid-19”. O gestor da FJA informa ainda que o início das inscrições dos projetos para o programa deverá ocorrer em abril.

O artista, grupo de artistas ou instituição interessada na captação dos recursos, poderá apresentar projeto durante o período de inscrição que será analisado para confirmar adequação às normas da Lei, e decidida sua aprovação. Nos 22 anos de existência o Programa Câmara Cascudo disponibilizou R$ 99 milhões, beneficiando mais de 700 projetos.

Confira o decreto AQUI.

*Portal Difusora

Última nota de corte parcial divulgada no Sisu não é a definitiva; candidato só saberá se foi aprovado na 3ª feira

As últimas notas de corte parciais do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022 foram disponibilizadas à 0h dessa sexta-feira (18), na página do programa. Mas atenção: elas não são atualizadas em tempo real. E, como as inscrições terminaram na sexta, às 23h59, esses índices podem ter subido ou caído, sem que os candidatos fiquem sabendo dos novos valores.

Exemplo fictício:
João pode conferir, às 15h, qual era a nota de corte parcial do curso de medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) no último balanço divulgado: 809,75 pontos (ampla concorrência).
O estudante tirou, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, 815 pontos. Na última classificação parcial, divulgada na madrugada, ele estava em 18º lugar, de 20 vagas.
Sua aprovação está garantida? Não. Ao longo de todo o dia, mais concorrentes, talvez com notas superiores às de João, poderão se inscrever na Ufes. Com isso, o corte definitivo subirá para 816 pontos, mas não chegará a ser divulgado no site.
João só descobrirá que ficou de fora na próxima terça-feira (22), quando a relação de aprovados for divulgada. Ele poderá tentar se inscrever na lista de espera.

Como funciona a nota de corte?

Para consultar a nota de corte, é preciso selecionar um curso e uma modalidade (ampla concorrência ou algum tipo de cota social) no site do Sisu.

Por exemplo: um estudante que tenha média de 760 pontos no Enem 2021, nos critérios da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), digita “medicina” na busca. Ele vê que, no campus de Natal, a nota de corte parcial para ampla concorrência é 859,53:

São 49 vagas. Isso quer dizer que, de todos os que se inscreveram neste curso até 0h de sexta-feira, a 49ª nota mais alta era justamente 859,53. Por isso, ela é considerada a nota de corte parcial. Se o candidato digitar sua senha, verá no sistema qual a sua colocação: como ele tirou 760 pontos, no momento, está em 150º lugar (exemplo fictício).

Exatamente por ser um processo seletivo dinâmico, as notas de corte parciais são flutuantes. Sempre à meia-noite, o Ministério da Educação (MEC) atualiza esses balanços.

Cronograma do Sisu
Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
Resultado da chamada única: 22 de fevereiro
Matrícula ou registro acadêmico: 23 de fevereiro a 8 de março
Manifestação de interesse em participar da lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março
Resultados da lista de espera: a partir de 10 de março

*G1/BG

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

NÃO deixe que a calúnia perturbe sua vida.
Não se nivele ao caluniador, para que não seja igual a ele.
Não responda nem se altere.
Continue sua estrada, se está com a consciência tranquila, e não modifique seu modo de viver, só para obedecer ao caluniador.
Talvez seja isto o que ele quer: tirá-lo do bom caminho.
Não lhe obedeça!
Caminhe para a frente imperturbavelmente!