Pesquisar este blog

17 dezembro 2021

SÃO MIGUEL-RN: [VÍDEO] ACIDENTE PROVOCADO POR FUMAÇA DEIXA VÍTIMA FATAL

Aconteceu na tarde desta sexta-feira(17), um acidente de trânsito no município de São Miguel com vítima fatal.
Segundo populares, atearam fogo na mata às margens da RN que dá acesso à cidade e a fumaça teria cobrido a pista, provocando a colisão frontal entre dois veículos, sendo eles um JEEP Nenegade e um carro da prefeitura de São Miguel.
Ainda segundo populares, infelizmente, o motorista do carro da prefeitura de São Miguel veio a óbito.
O acidente poderia ter sido evitado, se não fosse o incêndio na vegetação.
Veja vídeo:

*Informações do Grupo Cidadão 190 

Emparn prevê chuvas dentro do normal a acima da média para 2022

A seca grave atinge, este ano, 121 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, segundo informações da Defesa Civil do Estado. O número equivale a 72% das cidades nesta situação.

Por causa do momento crítico, o Governo do Estado decretou, na semana passada, situação de emergência no território potiguar “por estiagem prolongada, que provoca a redução sustentada das reservas hídricas existentes”. Para 2022, no entanto, a expectativa é de que o cenário seja diferente, com chuvas dentro do normal ou até acima da média em todas as regiões do Estado, segundo a Emparn.

Gilmar Bristot, chefe do setor de meteorologia da Emparn, explica que as boas perspectivas já começam na estação pré-chuvosa, que se inicia nesta segunda quinzena de dezembro e segue até meados de fevereiro de 2022. “Na terça-feira [14], tivemos chuvas boas na região Oeste – em torno de 10mm a 20mm. Isso é acima do normal para o mês de dezembro, que é um período onde normalmente chove pouco”, aponta.

Na próxima semana, especialistas de todo o Nordeste irão se reunir em Campina Grande (PB), para análise da estação chuvosa, que começa em março. Segundo Bristot, não há mecanismos que apontem para mudanças e a expectativa em torno dos bons índices pluviométricos deve se manter também para esse período.

“O pacífico continua mais frio do que o normal, enquanto o Atlântico Tropical Sul está mais quente do que o Atlântico Tropical Norte. Isso mostra uma evolução para que nós tenhamos chuvas – de normal a acima do normal – para os primeiros meses de 2022. Por enquanto, pelo que eu tenho analisado diariamente, não há nenhum fenômeno previsto para os próximos meses capaz de mudar esse cenário”, avalia Bristot.

Variação do La Niña

De acordo com o meteorologista, as condições oceânicas atuais (Pacífico mais frio e Atlântico Tropical Sul está mais quente) têm provocado estabilidade e levado bastante umidade para o interior do Nordeste. Prova disso, segundo ele, são as fortes chuvas registradas na Bahia e no Piauí. O fenômeno La Ninã pode influenciar na próxima quadra chuvosa, provocando grandes índices pluviométricos, mas ainda é cedo para afirmar se o fenômeno chegará fortalecido ao Nordeste.

“Temos observado uma variação do La Niña de fraca para moderada. Não é interessante criar expectativa em relação a isso. Até fevereiro, poderemos evoluir para um fenômeno mais organizado, porém, até lá, o Pacífico costumar apresentar um aquecimento. Assim, o La Niña pode perder força e depois voltar, obviamente. Existe uma variabilidade muito grande aí”, esclarece Gilmar Bristot.

Metade dos municípios está em emergência

A estiagem prolongada impacta diretamente no volume dos reservatórios que abastecem os potiguares. Dos 48 mananciais monitorados pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN (Semarh), 38 estão com volume inferior a 50%. É o caso da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu. Com capacidade para 2.373.066.510 metros cúbicos, o volume atual está em 1.110.293.246 (46,79%).

A Lagoa do Bonfim, em Nísia Floresta, está com um volume de 38.730.022 m³. O quantitativo corresponde a 45,9% da capacidade total, que é de 84.268.200. O açude Itans, em Caicó tem atualmente apenas 1,06% de seu volume total (800.784 m³ – a capacidade é de 75.839.349m³).

Outros dados dão uma ideia dos impactos da seca no Rio Grande do Norte. O relatório atualizado da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil aponta que os reflexos da estiagem no Rio Grande do Norte têm como efeito a decretação de situação de emergência por praticamente metade dos municípios potiguares: são 82 cidades (49,1% dos municípios do RN) nesta situação.

Além disso, Equador, no Seridó potiguar, está em estado de calamidade pública. Duas cidades estão com colapso parcial no abastecimento de água, de acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern): Paraná e Serra do Mel. Segundo a Companhia, colapso parcial significa dizer que “parte da cidade tem água e outra parte não”. Em sistema de rodízio, são 73 municípios, conforme a Caern.

A Defesa Civil do Estado busca amenizar os impactos causados com a longa estiagem, por meio da Operação Carro Pipa, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, que está presente em 59% dos municípios norte-riograndenses. São 329 carros-pipa, que atendem a 135.018 pessoas, em 99 cidades, segundo resumo divulgado pela Defesa Civil.

“A situação atual é preocupante, mas as previsões para a próxima quadra chuvosa devem acontecer na média ou acima dela, conforme nós temos ouvido da Emparn. Esperamos que essa previsão se confirme, para que nossas estimativas de que a situação atual não se agrave possam ser mantidas”, relata o coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel Carvalho.

“Nós integramos o Comitê Estadual de Convivência com a Seca, instituído pelo Governo do Estado para acompanhamento da situação no RN durante todo ano, independentemente de estarmos na quadra chuvosa ou fora dela. Além da distribuição de água, através de carros-pipa, a Defesa Civil atua em conjunto com a Semarh, em perfuração de poços, e com o Igarn, na vistoria de barragens”, explica o Coronel.

A Caern destacou que, para o próximo ano, as perspectivas são positivas, a partir do cenário que está por vir, com base nas previsões da Emparn. “A Caern monitora os níveis dos resevatórios em parceria com o Igarn, com a Semarh e com o Idema. Próximo ano a expectativa dos técnicos especialistas no tema é que a quadra chuvosa seja bem melhor do que foi neste ano e isso facilitará ações como as que desenvolvemos em 2021, a exemplo do retorno de água para o município de Paraná, [que ainda está em colapso parcial] e de São Miguel”, indica a empresa.

Semarh está otimista para o próximo ano

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do RN (Semarh) também está otimista em um cenário favorável às boas chuvas em 2022 e destacou que tem empenhado esforços em desenvolver ações para mitigar os efeitos da seca no Estado.

“No próximo ano, daremos continuidade ao projeto de perfuração e instalação de poços, cuja programação está bem adiantada. Perfuramos 500 poços de um total de 635 e queremos chegar ao final de 2022 com mil [poços perfurados]. Ou seja, estamos aumentando nossa meta: ela era de 635 poços até o final do ano que vem e agora é de mil”, sublinha o secretário de Recursos Hídricos do Estado, João Maria Cavalcanti.

O titular da Semarh disse que, com o avanço das perfurações, a pasta já deu início à instalação dos poços no RN. Agora, a Secretaria está com um projeto de implantação de dessanilizadores. “Em algumas áreas rurais a água é salgada. Então, temos esse projeto para torná-la potável”, explica.

“Essas ações, é importante dizer, servem para mitigar os efeitos da seca, principalmente nas regiões onde é preciso uma atuação maior do Estado. Mas, a expectativa para o ano que vem é muito boa, conforme os estudos que nós estamos recebendo da Emparn”, finaliza Cavalcanti.

Governo lança novo sistema de monitoramento

Com investimentos de R$ 5,9 milhões, o Governo do Estado lançou o novo sistemapara fazer o acompanhamento das informações sobre chuvas, temperatura, umidade do ar e outras variáveis climáticas em tempo real. Será com ele que a Emparn fará o acompanhamento do inverno de 2022 de forma ágil e com maior grau de confiabilidade.

Com 291 estações espalhadas por todo o RN, o novo sistema de monitoramento meteorológico emitirá dois tipos de boletins diários. De hora em hora, gerado automaticamente pelo programa, e os híbridos, cinco por dia, com informações da rede automática e da convencional.

A partir das informações coletadas será possível melhorar o zoneamento agrícola, dando mais segurança aos agricultores, principalmente para escolher o tempo certo para o plantio e a cultura adequada ao município. O acompanhamento mais eficaz possibilita auxiliar na gestão dos recursos hídricos do Estado.

Os 177 pluviômetros convencionais que fazem parte da rede da Emparn e foram usados até o final da estação chuvosa de 2021, não serão desativados. Mas agora, os observadores/leituristas vão alimentar o sistema por meio de aplicativo próprio e não mais por ligações telefônica.

*Tribuna do Norte

NATAL-RN: MORRE RADIALISTA ROBERTO MACHADO AOS 82 ANOS

Morreu Roberto Machado, um dos grandes nomes do rádio potiguar, ele morreu nesta sexta-feira (17), na Casa de Saúde São Lucas. Ele tinha 82 anos e estava internado na UTI por ter sofrido um Acidente vascular cerebral (AVC).
Machado trabalhou em diversas emissoras da capital potiguar e também no Diário de Natal. Sua carreira no rádio foi longa, mas se encerrou em 1983, sempre no ambiente esportivo.
O velório de Machado começa, às 13 horas no cemitério Morada da Paz, onde acontecerá o sepultamento às 18 horas.

*Blog JS Notícias

17 DE DEZEMBRO, DIA DO PASTOR PRESBITERIANO

No dia 17 de dezembro a Igreja Presbiteriana do Brasil celebra “o Dia do Pastor Presbiteriano”. A data retrata a ordenação do primeiro Pastor Presbiteriano brasileiro ao sagrado ministério, Rev. José Manuel da Conceição em 1865. Excomungado por aceitar a fé evangélica, o ex-padre José Manoel foi discipulado na IPB e devidamente ordenado pelo Presbitério do Rio de Janeiro/RJ, na presidência do Rev. Ashbel Green Simonton.
Um feliz dia para todos os Pastores Presbiterianos.
Pastor: Arcleudson Ramalho 

VAMOS CUIDAR DO NOSSO LIXO; O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

UPANEMA-RN: HOMEM É MORTO A TIROS DENTRO DE CASA

Na noite de quinta feira, 16 de dezembro de 2021, um crime de homicídio foi registrado na cidade de Upanema-RN.
A vítima foi identificada por, Jean de Tico foi assassinado a tiros dentro de sua residência na localidade denominada de Baixada. 
Segundo informações, a vítima estava em casa, quando criminosos chegaram, invadiram a residência e o executaram.
A polícia ainda não sabe qual teria sido a motivação do crime e desconhece até o momento, a identidade dos criminosos.
A equipe do ITEP compareceu ao local, realizou perícia e recolheu o corpo para a sede do órgão para ser necropisiado.
O crime deve ser investigado pela Polícia Civil.

ASSU-RN: HOMEM É MORTO A TIROS NA ZONA RURAL; PM FAZ APREENSÃO DE DROGAS NO LOCAL DO CRIME

Um crime de homicídio aconteceu na noite de quinta-feira, 16 de dezembro de 2021, na comunidade de Baviera, zona rural do município de Assu-RN.
A vítima foi identificada por Denis Lacerda Bezerra, de 31 anos, morador da comunidade de Santa Clara. Ele estava de moto com a esposa, quando foi morto por homens armados num veículo não identificado.
A PM fez os trabalhos de isolamento do local do crime até a chegada da equipe do ITEP, que realizou perícia e recolheu o corpo para a sedo do órgão em Mossoró.
Ainda de acordo com informações, os policiais encontraram uma alta quantidade de maconha de posse do casal. Questionada sobre o produto, a mulher da vítima disse que eles tinham pego a droga em Assú, e que estavam indo para casa no momento da execução. Ela foi detida e levada para a delegacia.
Segundo a Polícia, Denis Lacerda Bezerra havia sido preso em novembro, por trás do batalhão da PM, em uma residência, onde acontecia uma festa. Ele estava armado, quando foi pego pela polícia militar na abordagem.

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO-RN: HOMEM É MORTO A TIROS DENTRO DE IGREJA DURANTE CULTO EVANGELICO NA ZONA RURAL

Um homem foi morto a tiros durante um culto em uma igreja evangélica do município de Governador Dix-Sept Rosado, na região Oeste potiguar. O crime aconteceu na noite desta quinta-feira (16).
Segundo a Polícia Militar do Rio Grande do Norte, os dois criminosos entraram armados no local e executaram a vítima na frente de várias testemunhas. Nenhum suspeito foi preso.
A vítima foi identificada como Antônio José da Silva, de 32 anos. Ele era comerciante e participava do culto em uma igreja evangélica no Sítio Pitomba, na zona rural do município.
Segundo testemunhas relataram à PM, os assassinos estavam com camisas enroladas na cabeça para esconder o rosto. Eles atiraram várias vezes contra Antônio, que morreu no local.
A polícia informou que Antônio José já havia sofrido duas tentativas de homicídio. Porém, segundo familiares e amigos, ele não tinha inimigos e nem envolvimento com crimes.
O caso será investigado pela Polícia Civil.

INVERNO: GOVERNO DO RN LANÇA NOVO SISTEMA DE MONITORAMENTO DAS CHUVAS NO ESTADO

Com investimentos de R$ 5,9 milhões, a governadora Fátima Bezerra lançou nesta quarta-feira (15) o novo sistema que usa tecnologia de ponta para fazer o acompanhamento das informações sobre chuvas, temperatura, umidade do ar e outras variáveis climáticas em tempo real. Será com ele que a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) fará o acompanhamento do inverno de 2022 de forma ágil e com maior grau de confiabilidade.

Com 291 estações espalhadas por todo o RN, o novo sistema de monitoramento meteorológico emitirá dois tipos de boletins diários. De hora em hora, gerado automaticamente pelo programa, e os híbridos, cinco por dia, com informações da rede automática e da convencional.

Na hora do lançamento, às 15h, o sistema registrava a ocorrência de chuvas em 37 estações, sendo a maior delas (25,4 mm) em Umarizal, na mesorregião Oeste. E o mapa da temperatura tinha o vermelho e o laranja escuro com predominância, o que significa temperaturas acima de 30ºC. Caraúbas (37ºC), Itaú (36,7°) e Severiano Melo (36,7ºC) eram a cidades mais quentes naquela hora.

A governadora Fátima Bezerra, que nasceu no sertão e sabe a importância que as chuvas têm para a economia e a sobrevivência dos que vivem no Semiárido nordestino, elogiou o trabalho da equipe da Emparn e dos parceiros que tornaram o projeto uma realidade. “O monitoramento é por demais importante porque possibilita adotar ações não apenas para a agricultura, mas para diversas outras áreas, como a defesa civil. Essa é uma demonstração clara de como usar a tecnologia para alicerçar as políticas públicas no sentido de otimizar recursos”.

Na solenidade, Fátima anunciou a liberação da contrapartida do Governo do Estado do Seguro Safra, disse que no dia anterior, cumprindo agenda administrativa em Mossoró, havia feito a entrega de sementes crioulas para que os agricultores possam aproveitar o período propício ao plantio e perguntou se já havia prognóstico para o inverno do próximo ano. “Estamos nos antecipando e torcendo para que haja um bom inverno em 2022”, enfatizou.

O secretário de Gestão de Projetos e Metas de Governo e Relações Institucionais, Fernando Mineiro, lembrou que o projeto de modernização da coleta de dados meteorológicos foi mais um nó desatado pelo governo da professora Fátima Bezerra. “Estamos demandando um sistema de planejamento que extrapola, e muito, a área rural. Ele tem impacto também na vida das pessoas na área urbana, no abastecimento das cidades.”

Para o secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Guilherme Saldanha, as informações que já estão disponíveis para consulta pública no site da Emparn são importantes também para o pós-plantio: “O Governo do Estado está entregando um equipamento fantástico. Com ele, o agricultor poderá planejar as ações de pulverização da lavoura e diminuir os gastos da energia elétrica com a irrigação”.

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

TODA a natureza é uma harmonia divina, sinfonia maravilhosa que convida todas as criaturas a que acompanhem sua evolução e progresso.
Seja, em sua vida, um instrumento apto a captar as vibrações de paz e serenidade da natureza, e sua saúde encontrará o equilíbrio necessário a prosperar cada vez mais.
Viva de acordo com as leis da natureza, e com o espírito voltado para Deus.