Pesquisar este blog

06 janeiro 2024

CONVITE MISSA DE 7º DIA

CARAÚBAS-RN: HOMEM MORRE VÍTIMA DE CHOQUE ELÉTRICO NA ZONA RURAL

É com pesar que recebemos a trágica notícia do falecimento de Carlos Alberto de Oliveira Soares conhecido como, Carlinhos de Moacir no Assentamento Santa Agostinha em Caraúbas, RN.
Segundo informações, Carlinhos morreu de um choque elétrico em sua residência. ao tentar consertar uma extensão contudo não percebeu que a mesma estava ligada.
Carlinhos do Assentamento era militante sindical, inclusive presidente da Associação de Santo Agostinha e lutou muito por melhorias para sua região.
Sentimentos aos amigos e familiares.

*João Marcolino

BOLSONARO SOBRE O 8 DE JANEIRO: "NÃO FOI TENTATIVA DE GOLPE, FOI UMA ARMADILHA DA ESQUERDA"

CNN/Reprodução
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lamentou as depredações a prédios públicos no dia 8 de janeiro de 2023, e disse em entrevista à CNN que os atos foram uma armadilha da esquerda e não configuram tentativa de golpe.
“Nós temos a certeza de que aquilo foi uma armadilha por parte da esquerda. Infelizmente, não foi para frente a investigação. Nem o próprio general G. Dias fez parte do corpo final da CPMI. Então, a CPMI não serviu para absolutamente quase nada. Lamentável. Não é do pessoal que nos segue, que nos acompanha, pessoal bolsonarista, pessoas de direita, pessoal conservador nunca foi de fazer isso aí.”

“E a informação que a gente tinha é que na antevéspera do episódio, no próprio acampamento lá em Brasília, tinha menos de 300 pessoas presentes”, disse o ex-presidente.

A entrevista com Bolsonaro durou mais de uma hora e aconteceu no dia 5 de janeiro, na casa dele em Angra dos Reis.

Jair Bolsonaro condenou depredações nos prédios dos Três Poderes, comentou sobre as prisões dos invasores, mas disse que as invasões não configuram golpe.

*GRUPO CIDADÃO 190

Gilmar responsabiliza Bolsonaro por 8 de janeiro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou em entrevista à agência de notícias que a responsabilidade política do ex-presidente Jair Bolsonaro pelos atos ocorridos em Brasília é inegável.

Segundo o ministro, até mesmo os militares não intervieram na situação devido a algum estímulo vindo da Presidência da República.

“A responsabilidade política [de Bolsonaro] é inequívoca. Eu acredito que até mesmo os militares não retiraram esses invasores, esses manifestantes, por conta de algum estímulo que havia por parte da Presidência da República”, disse o ministro da Suprema Corte.

Cabe à Procuradoria-Geral da República (PGR) avaliar se há elementos suficientes para denunciar Bolsonaro no inquérito que investiga os responsáveis pelos atos golpistas na capital. A PGR analisa se o ex-presidente instigou seus apoiadores contra as instituições e incentivou a não aceitação dos resultados eleitorais.

Caso seja denunciado, mesmo não ocupando mais o cargo de presidente, Bolsonaro será julgado pelo STF, pois o tribunal mantém sob sua jurisdição todas as investigações e ações relacionadas aos protestos ocorridos na Praça dos Três Poderes.

Gilmar Mendes também destacou que os ataques frequentes dos bolsonaristas às urnas eletrônicas eram uma estratégia para questionar o resultado das eleições em caso de derrota.

“O que estava em jogo não era a dúvida que tivessem em relação à urna eletrônica, era a busca de um pretexto para o caso de um resultado desfavorável. Isso ficou muito evidente quando Bolsonaro, depois do segundo turno, impugna o resultado das eleições só em relação às eleições presidenciais e só aonde ele tinha perdido”, afirmou Gilmar Mendes.

O presidente Lula afirmou, sem nenhuma prova, em entrevista ao site Metrópoles, disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro “planejou” os ataques de 8 de janeiro e depois deixou o país.

Questionado sobre quem era o responsável pelo quebra-quebra na Praça dos Três Poderes, Lula afirmou o seguinte ao site:

“Eu acredito que tem um responsável direto, que planejou tudo isso, e que covardemente se escondeu e saiu do Brasil com antecedência, que foi o ex-presidente da República. É sabido que ele não aceitou a nossa vitória; é sabido que ele tentou desmoralizar o tempo inteiro a Justiça Eleitoral; é sabido que ele tentou desmoralizar todas as instituições possíveis”, disse o petista.

“Ele planejou isso. Covardemente não teve coragem de assumir. Ele saiu e deixou os mandantes dele para cumprir o feito. Ainda estamos apurando [o que aconteceu]. Temos que apurar quem financiou isso, quem garantiu os acampamentos. Nós não temos pressa. O que nós queremos é que seja feita justiça de fato e de direito para que nunca mais alguém ouse dar o golpe no processo democrático”, declarou o presidente.

*https://oantagonista.com.br/brasil/gilmar-responsabiliza-bolsonaro-por-8-de-janeiro/

6 DE JANEIRO, DIA DE REIS!!!


UFRN oferece 195 vagas para mestrado e doutorado; saiba

Estão abertas 195 vagas de mestrado e doutorado na UFRN, com inscrições durante todo o mês de janeiro, para oito cursos das mais diversas áreas de estudo. Os cursos com oportunidade somente para mestrado são: Biologia Parasitária, Produção Animal, Nutrição, Engenharia Mecatrônica e Engenharia Mecânica. Enquanto que os cursos de Bioquímica e Biologia molecular, Ciências Fisiológicas e Engenharia Elétrica e de Computação estão oferecendo vagas para mestrado e doutorado.

O curso de Bioquímica e Biologia molecular inscreve até o dia 29 e o de Ciências Fisiológicas até 19 de janeiro. As inscrições para os cursos de Engenharia Elétrica e de Computação, Biologia Parasitária, Engenharia Mecânica e Produção Animal vão até o dia 26. Já os interessados no mestrado em Nutrição e Engenharia Mecatrônica devem se apressar, pois o cadastro só pode ser feito até os dias 12 e 15 de janeiro, respectivamente.

O Edital, com as datas de etapas e resultados, além da documentação necessária para realizar as inscrições, está disponível no site do Sigaa. O interessado deve se candidatar a partir do acesso ao GOV, selecionando o curso necessário e preenchendo o formulário.

*Tribuna do Norte

NATAL-RN: Família reencontra irmão desaparecido após 63 anos

Uma família potiguar reencontrou, na véspera da virada do ano novo, em Natal, um irmão que estava "desaparecido" há 63 anos. Pedro Francisco, de 81 anos de idade, se mudou para a cidade de São Paulo no início dos anos 1960 e nunca mais havia dado notícias aos parentes (veja reportagem acima).

O panorama mudou quando um sobrinho dele, o administrador Jussier Seabra, o encontrou no ano passado após uma busca incessante - quando até a própria família não acreditava mais que era possível achá-lo depois de tanto tempo.

Irmão foi adotado por parteira logo após nascer

O desencontro entre os irmãos começou desde o nascimento de Pedro, que é o irmão caçula de um casal potiguar que teve seis filhos. Assim que nasceu, ele foi doado pela mãe a uma parteira, que não podia ter filhos. Passou, então, a morar na cidade de Nova Cruz, no interior do Rio Grande do Norte. Aos 18 anos, partiu para São Paulo e, praticamente, sumiu.

Nos últimos anos, Jussier se dedicou à missão de encontrar o tio, a pedido da mãe dele, Salete Fernandes, que atualmente tem 84 anos. A missão era difícil, já que sequer o nome do parente ele sabia.
"Fui em cartório, conselho tutelar, entrei em contato com prefeitura [de Nova Cruz]. Eu sei que na última tentativa, em 2023, eu falei com 90% da cidade", contou Jussier.

Foram pelo menos duas tentativas frustradas. Jussier, então, apelou para as redes sociais e, em um vídeo que pedia ajuda para encontrar o tio, citou que o que ele sabia de informação era que o tio teria entre 75 e 80 anos e que os pais adotivos se chamavam Filomena e Pedro. E isso foi suficiente.

"Um sobrinho-neto do meu tio viu que era o nome dos avós dele, e disse que esse cara [Pedro Francisco, o tio] era primo dele. E entrou em contato", relatou Jussier.

Reencontro surpresa na véspera de ano novo

Após "achar" o tio, o próximo passo para Jussier era organizar o reencontro entre os irmãos, que virou uma surpresa. A data marcada para esse momento foi o dia 31 de dezembro do ano passado, quando Pedro desembarcou em Natal.
"Foi emocionante quando encontrei. Não disse nada pra ninguém. Foi uma surpresa pra todo mundo. Eu disse: 'Tem uma pessoa pra conhecer vocês'. Aí foi só alegria, festa, abraço, beijo. Ninguém esperava", contou Jussier.

Para Pedro Francisco, o irmão que estava perdido, a alegria foi rever não só os irmãos, mas conhecer também os sobrinhos e outros parentes que não havia tido a oportunidade.

Para Jussier, a lição que ficou foi a de nunca desistir. "Você que procura um parente que está perdido, nunca perca a esperança, sempre vá atrás, nunca está perdido".

*Do G1 RN

NATAL-RN: PROTESTO TERMINA COM ÔNIBUS QUEIMADO E PONTE FECHADA

No começo da tarde deste sábado (06), moradores da comunidade Beira Rio fecharam um dos principais acessos à Zona Norte de Natal e realizaram um protesto. Inicialmente, os manifestantes atearam fogo a pneus e outros objetos. Mas, um ônibus da empresa @viasultransportes que passava pelo local, no momento em que o grupo realizava o ato, acabou incendiado. Homens encapuzados ordenaram que o motorista e os passageiros desembarcassem e em seguida atearam fogo ao veículo.

O protesto foi organizado pelos moradores da comunidade em represália à morte de dois rapazes na noite de ontem. De acordo com informações extra oficiais, as vítimas estavam em casa jogando videogame quando homens em um veículo tiraram os rapazes do imóvel e os executaram no meio da rua. Um terceiro jovem teria sido baleado e socorrido.

Devido a manifestação, a Ponte de Igapó que liga a Zona Norte às demais regiões de Natal foi fechada durante aproximadamente 1 hora.

*Jair Sampaio

CONVITE MISSA DE 7º DIA

CORPO DE HOMEM DECAPITADO EM JOÃO CÂMARA É ENCONTRADO EM COVA

Foi localizado, na tarde de sexta-feira (05), o corpo de homem cuja cabeça foi encontrada em João Câmara às margens da RN-120 na quinta-feira. O corpo estava em uma cova rasa em um outro distrito de João Câmara.
Apesar da identidade da vítima ainda não ter sido informada, a Polícia Civil confirmou que a vítima pertencia a uma facção criminosa e que foi decapitada e morta por integrantes de outra facção rival.

IDEIA DO GOVERNO PASSADO: Vai ficar mais difícil se aposentar em 2024? Entenda as mudanças nas exigências

Trabalhadores que estão prestes a se aposentar precisam ficar atentos às novas exigências estabelecidas pela reforma da Previdência que entram em vigor em 2024.

A regra geral exige que mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos, e pelo menos 15 anos de contribuição. Para homens, são 65 anos de idade e 20 de contribuição.

Para quem já contribuía com o INSS antes da aprovação da reforma, em novembro de 2019, o governo criou um regime de transição que prevê alterações todos os anos, até 2031, nas regras para aposentadoria. Veja o que muda para essas pessoas em 2024:

A idade mínima para solicitar a aposentadoria sobe seis meses em relação ao regime anterior. As mulheres precisam ter, no mínimo, 58 anos e 6 meses. Para os homens, a idade mínima passa a ser de 63 anos e 6 meses.

O tempo mínimo de contribuição passa a ser de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.

Também há mudanças na regra dos pontos, que soma o tempo de contribuição com a idade do trabalhador. A pontuação mínima exigida será de 91 para mulheres e de 101 pontos para homens.

Entenda abaixo as cinco regras de transição da reforma da Previdência e, em seguida, veja como calcular sua aposentadoria.

Regras de transição

As regras de transição são voltadas para quem já contribuía antes da aprovação da reforma da Previdência, e foram criadas para estabelecer uma passagem entre as exigências antigas e as atuais do benefício.

Cada uma delas pode alterar o momento em que o benefício será concedido e o valor que o trabalhador receberá. Assim, o contribuinte pode se aposentar a partir da regra que for mais benéfica para ele.

Veja detalhes de cada uma a partir dos tópicos abaixo:

Tempo de contribuição + idade mínima;
Por idade;
Pedágio de 50%;
Pedágio de 100%;
Regra dos pontos.

Exigências para aposentaria do INSS vão ficar mais rígidas a partir de 2024

Tempo de contribuição + idade mínima

Nesta categoria, a idade mínima para se aposentar é progressiva e sobe seis meses anualmente. Além disso, é exigido um tempo mínimo de contribuição, de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.

Tabela com idade progressiva

ANO HOMENS MULHERES
2024 63 anos e meio 58 anos e meio
2025 64 anos 59 anos
2026 64 anos e meio 59 anos e meio
2027 65 anos 60 anos
2028 65 anos 60 anos e meio
2029 65 anos 61 anos
2030 65 anos 61 anos e meio
2031 65 anos 62 anos

Fonte: INSS

Por idade

A regra considera a idade mínima de 65 anos para homens e 62 para as mulheres, e um tempo de contribuição de 15 anos para ambos.

Pedágio de 50%

Direcionada para os trabalhadores que estavam prestes a se aposentar em 2019, a regra estabelece um "pedágio" equivalente a 50% do tempo de contribuição que faltava.

Por exemplo: um trabalhador que já havia contribuído por 33 anos e que, antes da reforma da Previdência, tinha apenas mais 24 meses de contribuição pendentes, terá de trabalhar por mais 12 meses.

Pedágio 100%

A modalidade exige que o trabalhador cumpra integralmente o tempo de contribuição pendente para se aposentar. Neste método, a vantagem está no valor do benefício, que pode ser maior do que o pedágio de 50%.

Regra dos pontos

São os pontos obtidos a partir da soma entre idade e tempo de contribuição. Em 2024, a pontuação mínima será de 91 para mulheres e de 101 pontos para homens.

Assim como a regra de idade progressiva, o número de pontos aumenta a cada ano.

Calcule sua aposentadoria

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) liberou um recurso que ajuda a saber quanto tempo falta para se aposentar (por idade ou tempo de contribuição).

A simulação é feita com as informações que estão na base de dados do INSS. Também é possível incluir vínculos e alterar sua data de nascimento no momento da simulação.

O resultado gerado pela calculadora vale somente para consulta e não garante direito à aposentadoria.

Este pedido é realizado pela internet — não é necessário ir ao INSS. Veja como acessar o simulador:

Entre no Meu INSS;
Informe seu CPF e senha;
Clique em “Do que você precisa?” e escreva “Simular Aposentadoria”;
Serão exibidas as simulações para todas as regras, antes e depois da reforma da previdência;
Clique em “Baixar PDF” para mais detalhes.

*Por Rafaela Zem, g1/Heriberto Rocha

CONVITE MISSA DE 7º DIA

JOÃO CÂMARA-RN: CABEÇA DE HOMEM É ENCONTRADA ÀS MARGENS DA RN-120

A cabeça de um homem foi encontrada no final da manhã da manhã de quinta-feira (4) em João Câmara. A parte do corpo estava às margens da RN 120 no sentido para Parazinho.
O restante do corpo da vítima não havia sido encontrado até o final da tarde da quinta. 
O local foi isolado e as buscas continuam acontecendo. A vítima também não foi identificada.
A Polícia Militar não confirmou informações sobre a possibilidade da vítima ser ligada a uma facção criminosa. 

*Portal Tropical

Zagallo morre no Rio de Janeiro aos 92 anos

O ex-jogador e técnico da seleção brasileira, Zagallo, morreu no Rio de Janeiro na noite de sexta-feira, 5 de janeiro, aos 92 anos. O perfil oficial da lenda do futebol brasileiro no Instagram publicou a informação.

Mario Jorge Lobo Zagallo é tetracampeão mundial. Como atacante, esteve na Seleção que conquistou as Copas de 1958 e 1962. Em 1970, como técnico, comandou o tricampeonato da seleção brasileira. Na conquista do tetra era auxiliar técnico de Carlos Alberto Parreira.

“É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo.

Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas.

Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa.”

*Jair Sampaio

Governo Federal reconhece novo polo de agricultura irrigada no RN

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, nesta semana, um novo polo de agricultura irrigada no oeste do Rio Grande do Norte.

Com a medida, o Brasil passa a contar com 12 polos apoiados pelo Governo Federal, que recebem atenção especial, com ações que vão desde o repasse de recursos para o desenvolvimento da produção até o planejamento de ações e a articulação com outros órgãos.

De acordo com o MIDR, o Polo de Irrigação Sustentável do Oeste Potiguar vai beneficiar, direta e indiretamente, cerca de 480 mil pessoas de 12 municípios: Areia Branca, Baraúna, Governador Dix Sept Rosado, Mossoró, Upanema, Apodi, Serra do Mel, Felipe Guerra, Grossos, Tibau e Caraúbas.

O MIDR irá contribuir com melhoria da assistência técnica para áreas de irrigação, aumento do potencial de águas superficial dos rios Apodi/Mossoró e Rio Angicos e capacitação em gestão de recursos hídricos, dentre outras ações.

A Pasta também irá contribuir com a perfuração de poços com energia solar, estradas do setor produtivo para fluxograma, kit de irrigação, máquinas e implementos agrícolas, logística e comercialização (transporte, com câmara fria e sem) e casa de farinha móvel e fixa.

*Mossoró Online