Pesquisar este blog

10 julho 2023

CURSINHO PONTO DA CIÊNCIA: PROGRAMAÇÃO DE AULAS ESTÁ LIBERADA! 🎉📚

Esta semana, de terça a quinta-feira, temos uma programação incrível preparada para vocês! Não percam a chance de participar e se preparar ainda mais para o ENEM!
Te esperamos lá!
#CursinhoPontoDaCiência #ProgramaçãoDeAulas #PreparaçãoParaOEnem #VemAprenderComAGente

MOSSORÓ-RN: 54ª MORTE VIOLENTA EM 2023 - TORNOZELADO FORAGIDO DA JUSTIÇA É MORTO A TIROS NO BAIRRO AEROPORTO

O crime aconteceu na tarde desta segunda feira, 10 de julho de 2023, na Rua Felipe Camarão no Bairro Aeroporto em Mossoró no Rio Grande do Norte.
Não se sabe ainda a dinâmica do caso. A PM informou que houve um assalto, em frente ao Condomínio Celina Guimarães no Macarrão e alguém teria seguido os assaltantes e ao chegar na Felipe Camarão atirou contra os criminosos.
Franciscleber Maxuel de Oliveira Junior, preso do semi aberto monitorado por tornozeleira eletrônica, com mandado de prisão em aberto, foi alvejado com vários tiros e morreu no local.
O outro comparsa conseguiu fugir levando a Hilux. A Polícia Militar realizava diligências no sentido de recuperar o veículo, e ao chegar na Rua Felipe Camarão se deparou com um dos assaltantes caído e ferido a bala.
O SAMU foi acionado, mas quando a equipe da Alfa chegou no local, o foragido já estava sem vida. O ITEP e a DHPP foram acionados para procedimentos no local. Mossoró chega aos 54 homicídios em 2023.

*Fim da Linha

Polícia Federal vai investigar se Eduardo Bolsonaro praticou crime ao comparar professor com traficante de drogas

Além do 'papai' Jair voltar a ser investigado por ter se omitido duranteva pandemia e pelas mais de 600 mil mortes de covid, o filho zero 3 pode ser investigado por ter comparado professor com traficante de drogas.

Não está fácil para a família que troca os palácios com cartões corporativos de Brasília pelo baixo clero de onde saíram há pouco mais de 4 anos.

O ministro da Justiça Flávio Dino determinou que a Polícia Federal faça análise dos discursos do zero 3 no evento Pró Armas, realizado, nada coincidentemente, nos arredores das sedes dos poderes, onde ocorreram os ataques criminosos de janeiro.

“Não tem diferença de um professor doutrinador para um traficante de drogas que tenta sequestrar os nossos filhos para o mundo do crime. Talvez o professor doutrinador seja pior”, disse Eduardo num discurso desastrado e irresponsável, como se ainda fosse filho de presidente e achasse que poderia dizer o que bem quisesse.

A deputada Tábata Amaral (PSB/SP) mostrou trecho do discurso sob suspeita em seu Twitter.

 Caberá à Polícia Federal definir se houve crime na declaração do filho do Jair.


*FONTE: thaisagalvao.com.br

GOVERNDOR DIX-SEPT ROSADO-RN: UM MORTO E OUTRO FERIDO A BALA DURANTE AMADRUGADA

Na madrugada de segunda-feira, 10 de julho de 2023, a Cidade de Gov. Dix-Sept Rosado na Região Oeste do estado do Rio Grande do Norte foi palco de dois crimes de homicídio a tiros, um na forma consumada e outro na forma tentada.

A polícia militar por meio do pelotão da Cidade de Governador, foi acionado para atender uma ocorrência de disparos de arma de fogo, quando chegaram ao local a pessoa identificada como sendo: LUIZ LUCAS NETO SEGUNDO, já se encontrava em óbito no local.

A segunda vítima identificada como: MARLLON MIQUEIAS DE ASSIS PEREIRA, 30 anos, foi socorrido para o hospital local, onde recebeu os primeiros atendimentos médico, em seguida transferido para o Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia, onde deu entrada no setor de urgência e emergência daquela unidade hospitalar.

A equipe do Instituto Técnico e Cientifico de Pericia realizou os procedimentos periciais e remoção do cadáver de LUCAS para a Unidade Regional do ITEP de Mossoró para ser necropsiado.

Já o crime será investigado pela equipe da Delegacia de Policia Civil da Cidade de Gov. Dix-Sept Rosado, após receber o relatório do local do crime confeccionado pela 1ª equipe da Delegacia de Policia Civil de Plantão de Mossoró, para esclarecer o crime, a motivação e sua autoria.

*Fonte: 4DZ Patrulha

COMEÇOOOU! TOCA TUDO 87😍🎧

Tá no ar o TOCA TUDO 87, o programa mais eclético do seu rádio. Preparamos o melhor de cada gênero pra agitar a sua tarde. 
Vem com a gente?
É só clicar nos links abaixo!⬇️⬇️
▶️ https://bit.ly/3yrNi2x
▶️www.radiocidadefmapodi.com.br

87FM🤩 TÁ LEGAL, TÁ AQUI, NA RÁDIO DE APODI!💙💛

SEVERINO MELO-RN: ESTUDANTE DE ESCOLA PÚBLICA GANHA BOLSA PARA ESTUDAR NOS EUA APÓS DESENVOLVER INSETICIDA NATURAL À BASE DE ALHO

Um projeto científico que pode mudar a realidade da produção de castanha de caju em Severiano Melo, no Alto Oeste potiguar, já causou grandes mudanças na vida da estudante Alicia Neianny Pereira Paiva, de 18 anos, que cursa o 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública do município.

A potiguar recebeu menção honrosa e ganhou uma bolsa de estudos em Nova York, nos Estados Unidos, após apresentar seu projeto de inseticida natural que combate a praga da mosca-branca em um evento internacional, em junho.

A proposta da estudante era desenvolver um produto que não causasse danos ao meio ambiente e fosse mais barato do que os inseticidas convencionais. A ideia deu certo e resultou em um inseticida feito com base nos extratos de alho e pimenta, além de emulsificante. A aplicação é feita com um litro de produto diluído em 400 litros de água, pulverizado sobre a folha das plantas.
Alícia relata que o projeto contou com a parceria de seu marido, que também se tornou coorientador da pesquisa. Vicente Costa é empresário do setor do agronegócio e pesquisador.

Junto com o companheiro e a professora de química da Escola Estadual Severiano Melo, Maira Cíntia Lucena Melo, Alicia começou a desenvolver seu projeto no início de 2022.

"O produto se chama Bioallium. Utilizamos esse nome pois sua principal composição é o alho. Ele elimina a mosca branca, o ovo, a ninfa que é o estágio inicial, e o inseto adulto. As principais formas de combater é pelo contato direto, pela ingestão do produto pelo inseto e o desalojamento do inseto pelo forte cheiro gerado pela pimenta", explica.

Ainda de acordo com ela, o produto não deixa resíduo. "A aplicação pode ser feita durante o período da manhã e da tarde. O resultado pode ser visto de forma imediata. O controle chega a ser de 96% dos insetos adultos e 92% das ninfas e ovos", diz.

Feira internacional

Com o produto desenvolvido, a estudante participou de feiras científicas nacionais e também se inscreveu na Genius Olympiad, que aconteceu entre os dias 12 a 16 de junho, em Rochester, Nova York, com mais de 500 projetos de todo o mundo. O projeto científico de Alícia levou a estudante do interior potiguar à sua primeira viagem de avião.

"Apresentei o projeto em inglês para quatro avaliadores, que nos deram a menção honrosa e uma bolsa para estudar no Instituto Técnico de Rochester, em Nova York. Os avaliadores deram dicas para melhorar a ideia, sem falar no intercâmbio que foi maravilhoso. Inclusive dividi meu quarto com uma estudante da China. Pediram para a gente fazer novas aplicações e estudar uma forma de construir um indústria, até mesmo para exportar o nosso produto para outros países", relatou.

Alícia conta que tem objetivo de aproveitar a bolsa e está trabalhando junto com o marido para que isso aconteça. O casal tem um filho de 1 ano e 4 meses.

De acordo com a estudante, a bolsa dá direito a quatro anos de estudos no Instituto Tecnológico de Rochester, com início em março de 2024. A instituição tem 21 cursos, praticamente todos disponíveis para a estudante. Ela revela que ainda não decidiu qual curso pretende fazer.
Para além dos estudos, Alícia diz que pretende abrir uma indústria para fabricação da sua invenção.

"A gente tem buscado parcerias para poder patentear o projeto e começar a comercializar no futuro. Foi meu primeiro projeto científico, até agora ainda tenho dúvida de que isso é de fato real, mas estou buscando ao máximo parceiros que possam me ajudar a crescer. Já penso inclusive em abrir uma empresa e construir uma fábrica para dar início a produção em massa", conta.

"Isso serve para motivar outras pessoas, outros professores a orientarem projetos de ciências e fazerem com que esses alunos desempenhem um papel essencial na sociedade, na sua localidade, como é o caso de Alícia. A gente acredita que ela servirá de exemplo para outros alunos", afirmou Vicente.

*Do G1 RN

Drª MARIA INOCÊNCIA NETA ATENDE TODA QUINTA EM APODI!!!!

Atenção Apodi 📣Estarei com atendimento todas as quintas-feiras na Clínica Luma Martins!📍Rua: Marechal Floriano Peixoto, 165-Centro Apodi/ RN.
Agendar consulta: 84 9 9922 0116.

PORTO DO MANGUE-RN: Polícia prende foragido pelo sequestro da irmã do jogador Hulk

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte anunciou que prendeu na noite deste domingo (9) um dos homens condenados pelo sequestro da irmã do jogador de futebol Hulk, do Atlético Mineiro e da seleção brasileira, que aconteceu em 2012.

A prisão foi realizada pela equipe das Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicleta (Rocam) na praia de Porto do Mangue, no Oeste potiguar, onde o homem se encontrava após ter sido declarado foragido da justiça.

Os policiais militares cumpriram um mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Penais de Campina Grande, na Paraíba. Após a detenção, o homem foi levado até a delegacia regional de Mossoró, também na região Oeste. A PM não detalhou informações sobre como se deu a localização do foragido.

Segundo dados do banco nacional de mandados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), José Eliton de Melo Santos, que tem 35 anos, tinha mandado de prisão aberto para cumprimento de pena de 5 anos 6 meses em regime fechado, por sequestro. Na época do crime, ele trabalhava como vigia.

*Fonte: G1 RN

CAICÓ-RN: Buscas localizam servidor do Dnocs que estava desaparecido; Corpo boiava sobre as águas do Itans

Terminaram as buscas pelo senhor Manoel Crispim, servidor aposentado do Dnocs, que estava desaparecido há mais de 48h na zona leste de Caicó.
As buscas do Corpo de Bombeiros não tiveram efeito ontem e foram retomadas nesta manhã com ajuda do drone do caicoense Lucas Vinícius.
As buscas foram concluídas com a péssima notícia do falecimento do servidor público federal. A suspeita da morte recai sobre suicídio, mas será investigada.

*Jair Sampaio

TIBAU-RN: Mulher é baleada na cabeça em tentativa de homicídio

Uma tentativa de homicídio por arma de fogo foi registrado na noite deste domingo, 09 de Julho de 2023, no Conjunto Jardim de Alicia II na cidade de Tibau, na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte.
Segundo informações da Polícia Militar, a vítima, Bruna Mikaele, foi seguida por homens de moto, que procuravam pelo seu companheiro. Como ela disse aos criminosos, que não sabia, foi baleada na cabeça.
Após ser ferida, a vítima foi socorrida para o hospital daquela cidade e em seguida transferida numa ambulância para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró.
Bruna foi entregue a equipe médica do HRTM, consciente e informou a polícia que foi surpreendida por três elementos de motos que perguntaram sobre o paradeiro do seu ex marido.
Bruna Mikaele disse aos criminosos que não sabia e acabou sendo atingida por um disparo. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.

*Fim da Linha

Procon Natal divulga pesquisa e aponta queda no preço da gasolina em julho

O preço da gasolina praticado pelos postos de combustíveis de Natal teve uma redução 0,62% neste mês de julho, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (07) pelo Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal). O mesmo levantamento também apontou que houve um aumento R$ 0,10 no valor cobrado pelo diesel comum com o combustível passando a ser cobrado em julho a R$ 5,10. A equipe do órgão de defesa do consumidor catalogou os preços de 84 postos de combustíveis, contemplando as quatro regiões da cidade, analisando os valores cobrados entre o mês atual e o anterior.

O preço médio da gasolina encontrado neste mês de julho foi de R$ 5,77. Já no levantamento de junho, o preço médio do combustível era de R$ 5,81. A variação de preço entre o maior e menor valor também foi apontado pelo estudo. A gasolina mais cara foi encontrada a R$ 6,15 no bairro de Tirol, zona lesta. Já o menor preço foi na zona oeste, no bairro de Cidade Nova, com o estabelecimento cobrando R$ 5,26 pelo litro da gasolina.

Para o etanol, a pesquisa identificou redução de um mês para o outro de R$ 0,06. Em julho, o preço médio é de R$ 4,76. Já em junho, valor médio encontrado pela pesquisa foi de R$ 4,82. Assim como os demais combustíveis foi observado também a grande variação entre o maior e menor preço desse combustível sendo vendido na capital, onde o maior preço identificado pela pesquisa foi de R$ 5,15 na zona leste, no bairro de Tirol e o menor preço foi detectado na região oeste, nos bairros de Cidade nova e Cidade da Esperança, a R$ 4,37. O gás veicular manteve-se seus preços em relação ao mês passado, ou seja, R$ 4,37.

As planilhas contendo todos os dados de preço, média, e variação, bem como os estabelecimentos pesquisados, para todos os combustíveis, dentre outras informações, podem ser obtidas através do endereço eletrônico http://www.natal.rn.gov.br/procon/pesquisa. É permitido cópia dos dados da pesquisa, desde que seja citada a fonte: Núcleo de pesquisa Procon Natal. No entanto, é vedada a utilização deste material, integral ou parcial, para fins de anúncio publicitário comercial de qualquer espécie.

O Procon Natal, ratifica o quanto é importante o consumidor pesquisar antes de abastecer seu veículo, uma vez que a pesquisa todo mês encontra uma variação significativa entre o maior e menor preço praticado pelos postos de combustíveis na capital. E caso o consumidor identifique preços muito acima da média encontrada pela pesquisa do Procon Natal, faça denúncia com posse do cupom fiscal emitido pelo posto de combustível, na sede do órgão, localizado na rua Ulisses Caldas n° 181, Cidade Alta ou pelos canais de atendimento ao consumidor: telefone: (84) 3232-9050, WhatsApp: (84) 98812-3865 e e-mail: proconnatal@natal.gov.br, para medidas administrativas cabíveis.