Pesquisar este blog

10 março 2023

GROSSOS-RN: TORNOZELADO É MORTO A TIROS DENTRO DE CASA

Na noite desta sexta-feira, 10 de março de 2023, Francisco Josimar Gomes, de 52 anos, foi vítima de homicídio por disparos de arma de fogo em sua casa no bairro Coqueiros, em Grossos, no interior do Rio Grande do Norte. Infelizmente, a vítima faleceu no local antes da chegada do atendimento médico. Segundo informações, Francisco Josimar era réu em um processo criminal por tráfico de drogas e atualmente estava em liberdade condicional monitorada por tornozeleira eletrônica. A polícia isolou o local do crime para a realização dos procedimentos de perícia pela equipe da Delegacia de Plantão e do Itep, em Mossoró. O corpo será removido para exames de necropsia.

*Informação: O Câmera

BARAÚNA-RN: JOVEM DE 18 ANOS FOI ASSASSINADO ATIROS NA CALÇADA DE SUA RESIDÊNCIA

Na tarde desta sexta-feira, 10 de março de 2023, por volta das 17h30, ocorreu um homicídio na Rua Hermenegildo Montenegro, esquina com a Rua Francisco Abreu Santiago, em Baraúna. A vítima foi identificada como Carlos Maciel Ferreira da Silva, um trabalhador rural de 18 anos, que supostamente morava na Rua Adalto Bezerra Filho, no centro da cidade. 
Até o momento, a polícia não possui informações oficiais sobre o autor ou a motivação do crime.

*Informação: O Câmera

LBV compartilha boas práticas de seu trabalho socioeducacional na 67ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher, da ONU

“Inovação, mudança tecnológica e educação na era digital para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas” é o tema da 67ª Sessão da Comissão da ONU sobre a Situação da Mulher (CSW, na sigla em inglês), que acontece até o dia 17 de março, em Nova York, EUA.

Mais uma vez, a Legião da Boa Vontade (LBV) participa do evento e compartilha importante documento com recomendações e boas práticas de mais de 73 anos de seu trabalho socioeducacional, com foco nas soluções dos desafios enfrentados por meninas e mulheres em todo o mundo.

A Comissão da ONU sobre a Situação da Mulher se reúne em março de cada ano na sede da ONU em Nova York com representantes de todo o mundo para debater o progresso relacionado à igualdade de gênero e ao empoderamento feminino, abordando as desigualdades, violências e discriminações que elas continuam enfrentando.

Segundo dados da ONU Mulheres, no ritmo atual, ainda levará quase três séculos para (se) promover a igualdade para mulheres e meninas. Prejudicadas por desigualdades persistentes, cerca de 383 milhões delas vivem em extrema pobreza e, a cada 11 minutos, uma mulher ou menina é morta por alguém de sua própria família. Estas são algumas das razões pelas quais a CSW continua a ser relevante e tem sido um elemento de vital importância no calendário das Nações Unidas, desde que foi convocada pela primeira vez, logo após a criação da própria ONU.
O relatório apresentado pela Legião da Boa Vontade disponível no link: https://www.lbv.org/recomendacoes-da-lbv-para-a-67a-comissao-sobre-a-situacao-da-mulheres-na-onu para a CSW também traz a mensagem fraterna do presidente da Instituição, o educador José de Paiva Netto, com destaque para estas palavras: “se a tecnologia, pois, supera barreiras humanas — a internet é um exemplo disso —, é fundamental que a Solidariedade se desenvolva à sua frente, a fim de iluminar-lhe os caminhos. Nunca estivemos em momento mais auspicioso para demonstrar quão potencialmente grandes são as possibilidades de usá-la a serviço dos povos. Que sob a invocação de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura, sem prescindir de exaltado espírito de solidariedade humana, possamos no remate deste encontro abraçar, juntos, uma agenda de realizações pautada no entendimento comum que os membros da ONU, desde a sua fundação, perseguem, assim como as Mulheres, os Homens, os Jovens, as Crianças e os Espíritos de real Boa Vontade. (...)”.

A Comissão
Criada em 1946, a Comissão sobre a Situação da Mulher é o principal órgão intergovernamental global dedicado exclusivamente à promoção da igualdade de gênero e ao empoderamento feminino. Este é o segundo maior evento no calendário da organização, depois da Assembleia Geral.

LBV na ONU
Em virtude da ampla abrangência de seus programas, serviços e ações e da excelência no trabalho realizado, a Legião da Boa Vontade (LBV) mantém relação consultiva com a Organização das Nações Unidas (ONU), desde 1994, por intermédio do Departamento de Comunicação Global (DCG) desse organismo internacional e, desde 1999, com o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas,  no qual a Instituição possui status consultivo geral, o grau máximo de reconhecimento que uma Entidade pode alcançar junto a esse Órgão.

Ana Paula Renault e Nikolas Ferreira batem boca em avião; Vídeo

Ana Paula Renault e Nikolas Ferreira protagonizaram um bate-boca durante um voo na manhã desta sexta-feira (10/3). A confusão começa quando a ex-BBB mostra que o deputado está sentado ao seu lado. Ela cita falas controversas do político no plenário da Câmara nesta semana sobre mulheres trans, enquanto ele lembra a expulsão da loira do reality show da Globo por agressão.

“Olha quem sentou do meu lado agorinha”, diz Ana ao filmar Nikolas. “Eu te indaguei se você vai continuar cometendo crimes no plenário”, acrescenta ela sobre as falas do deputado no Dia Internacional da Mulher.

“Estou falando do decoro parlamentar que foi quebrado. Você sabe que poderia ter saído preso, né? Você poderia ser preso por transfobia”, insiste Ana. “Qual artigo?”, pergunta Nikolas.

“E o decoro? E a cassação? E seus outros processos? Você expôs uma menina de 14 anos, estudante de um colégio de Belo Horizonte”, continua a ex-BBB.

“Você é mentirosa. Processa o que você quiser. Está passando vergonha”, fala o deputado.

Veja o vídeo:

*Metrópoles/Jair Sampaio

MOSSORÓ-RN: Edital do concurso da UERN deve ser lançado ainda no primeiro semestre de 2023

A Comissão Central de Concurso Público de provas e títulos para provimento de cargos vagos de Docente, de Técnico de Nível Superior, Agente Técnico Administrativo, Agente Técnico Especializado, Instrutor de Língua de Sinais, Tradutor e Intérprete de Línguas e Instrutor Musical da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) se reuniu para retomar as discussões para a realização do certame.

O encontro aconteceu na sexta-feira (03), após o resultado final do processo de remoção interna de docentes. A expectativa é que o edital do concurso público seja lançado no primeiro semestre deste ano.

Isabel Amaral, presidente da Comissão, informou que a próxima etapa se configurará nos trâmites para escolha da empresa que será responsável pela organização do certame.

Segundo ela, para além de uma grande responsabilidade é também uma alegria conduzir o processo de trabalho para a realização do concurso público.

“A Comissão tem consciência que nosso trabalho vai além da construção de um certame, estamos lidando com sonhos dos candidatos e seus familiares e também com o fortalecimento da nossa Universidade. Por isso, todos os esforços estão sendo ofertados para termos um excelente concurso”, afirma.

O último concurso público realizado pela Uern ocorreu em 2016. O certame contou com mais de 12 mil inscritos. O concurso de 2016 ofereceu 116 vagas, no entanto ao longo do período de validade do certame foram convocados mais de 500 servidores, entre professores e técnicos-administrativos.

*Informações do Portal Mossoró Hoje

PAU DOS FERROS-RN: JOVEM DE 21 ANOS É MORTO A TIROS ENQUANTO DORMIA DENTRO DE CASA

Durante a madrugada desta sexta-feira, por volta das 2 horas, ocorreu um homicídio na cidade de Pau dos Ferros, localizada na região do alto oeste do estado. Um jovem de apenas 21 anos identificado pelas iniciais L. M. B. P, foi assassinada em sua residência na Rua Luiz Gonzaga de Morais.
Segundo informações fornecidas pela Polícia Militar, dois homens não identificados invadiram a casa e atiraram três vezes contra o jovem que estava dormindo com a mãe. A mãe não foi ferida pelos disparos. Infelizmente, o jovem não sobreviveu aos ferimentos e faleceu no local. O caso será investigado pela Polícia Civil de Pau dos Ferros.

*O Câmera

NATAL-RN: Carlos Eduardo e Natália Bonavides lideram intenções de voto para Prefeitura

A pesquisa do Instituto Brâmane divulgada no início da noite desta quinta-feira (09), pela rádio 98FM, mediu as intenções de voto para a Prefeitura de Natal 2024.

Na pesquisa estimulada, em que é apresentada ao entrevistado a lista com possíveis candidatos, o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) aparece na liderança das intenções de voto, seguido pela deputada federal Natália Bonavides (PT). O comunicador Bruno Giovanni foi o terceiro mais citado no cenário estimulado. Já na pesquisa espontânea, quando o eleitor pode citar qualquer nome, o prefeito Álvaro Dias (Republicanos) foi o mais lembrado.

Confira os números:
Prefeitura do Natal 2024 – Estimulada
  • Carlos Eduardo (PDT): 17%
  • Natália Bonavides (PT): 16,1%
  • BG (sem partido): 7,25%
  • Wendel Lagartixa (PL): 6,9%
  • Paulinho Freire (União Brasil): 3,23%
  • Prof. Robério Paulino (PSOL): 1,23%
  • Irapoã Nóbrega (MDB): 0,28%
  • Não sabe/não respondeu: 36,01%
  • Branco/nulo: 12%
Prefeitura do Natal – Espontânea
  • Álvaro Dias (Republicanos): 8,7%
  • Carlos Eduardo (PDT): 8,51%
  • Natália Bonavides (PT): 4,44%
  • Paulinho Freire (União Brasil): 2,9%
  • Rafael Motta (PSB): 2,81%
  • Wendel Lagartixa (PL): 2,36%
  • Luiz Almir (PSDB): 2,08%
  • BG (sem partido): 1,54%
  • Styvenson Valentim (Podemos): 1,45%
  • “Candidato de Fátima”: 1,45%
  • Kelps Lima (Solidariedade): 1,18%
  • Eudiane Macedo (PV): 1,09%
  • “Candidato de Álvaro”: 1%
  • General Girão (PL): 0,72%
  • Sandro Pimentel (PSOL): 0,63%
  • Kléber Fernandes (PSDB): 0,45%
  • Irapoã Nóbrega (MDB): 0,36%
  • Klaus Araújo (sem partido): 0,18%
  • Felipe Alves (União Brasil): 0,18%
  • Branco/nulo: 15,94%
  • Não sabe/não respondeu: 42,03%
A pesquisa Brâmane entrevistou 1.100 pessoas em Natal, presencialmente, entre os dias 5 e 7 de março de 2023. O levantamento tem margem de erro de 3 pontos percentuais, com confiabilidade de 95%.

*Jair Sampaio

Suspeito de planejar sequestro e roubo de armas de desembargador do TJRN é preso na Bahia

Um homem de 31 anos foi preso nesta sexta-feira (10) na Bahia suspeito de planejar o sequestro e o roubo de armas de fogo do desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Expedito Ferreira de Souza. De acordo com a Polícia Civil, o homem é integrante de uma organização criminosa que atua no RN. Ele foi detido no município de Barreiras.

Segundo o delegado, Murilo Baessa, o homem é apontado como o “cérebro” por trás do plano que pretendia roubar armas em uma fazenda do desembargador, na zona rural de Alexandria.

O homem seria companheiro da empregada doméstica presa em Alexandria no dia 21 de fevereiro, suspeita de passar informações à quadrilha. A mulher trabalhava para amigos do magistrado e confessou o crime, segundo a Polícia Militar.

Segundo a polícia, atuaram na operação policiais da cidade de Alexandria, no RN, além da Força Tarefa do Sistema Único de Segurança Pública sediada em Mossoró, a Divisão de Polícia Civil do Oeste (Divipoe) e a Delegacia de Homicídios da Polícia Civil de Barreiras.

*Informações do G1 RN

MINUTOS DE SABEDORIA!

Não critique!
Procure antes colaborar com todos, sem fazer críticas.
A crítica fere, e ninguém gosta de ser ferido.
E a criatura que gosta de criticar, aos poucos, se vê isolada de todos.
Se vir alguma coisa errada, fale com amor e carinho, procurando ajudar.
Mas, sobretudo, procure corrigir os outros, através de seu próprio exemplo.