Pesquisar este blog

29 agosto 2022

APODI: QUEM É GILVAN ALVES?

José Gilvan Alves
nasceu em 22 agosto de 1969 na cidade de Apodi (RN), onde mora e vive até hoje.

Gilvan sempre estudou em escolas públicas. Na infância e adolescência ele passou pela Escola Municipal Félix Eufrásio de Lima, Escola Estadual Professor Gerson Lopes e Escola Estadual Professor Antônio Dantas.

Após concluir o ensino médio, ele fez duas faculdades. Na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN, formou-se em Ciências Contábeis; e na Faculdade Master Christi, concluiu Direito.

Esforçado, Gilvan foi agricultor, auxiliar de escritório, bolsista no Banco do Nordeste e estagiário no Banco do Brasil até se tornar servidor público concursado na Secretaria de Educação do Estado do RN. Mais tarde, passou em outro concurso para o Tribunal de Justiça do RN.

Além disso, ele também é empreendedor, contador e uma pessoa altamente ativa tanto no empreendedorismo quanto nos movimentos sociais, acumulando experiência em contabilidade comercial, industrial e serviços e na contabilidade gerencial.

Também foi Presidente da CDL de Apodi, da FUNDEVAP (Fundação para o Desenvolvimento do Vale do Apodi) e participou de movimentos estudantis (foi líder de classe por diversas vezes).

Na vida social, foi venerável da Loja Maçônica Vale do Apodi por dois mandatos. Membro fundador e duas vezes Mestre conselheiro do Capítulo Príncipe Vale do Apodi da Ordem Demolay e exerceu a função de Juiz no Egrério Tribunal Eleitoral Maçônico do Grande Oriente do Rio Grande do Norte (GORN). Atualmente é Conselheiro do GORN.

Em 2016, já com a vida profissional consolidada, Gilvan decidiu entrar na política, elegendo-se vereador de Apodi. Já em 2018, começou a planejar voos mais altos e concorreu a deputado federal, obtendo excelente votação, sendo o 23º candidato mais votado para deputado federal do RN, com 11.400 votos.

Em 2020, Gilvan reelegeu-se vereador de Apodi e a vitória o credenciou a novamente tentar a Câmara Federal.

Em 2022, Gilvan é pré-candidato a deputado federal pelo Partido Solidariedade.

DEBATE DA BAND: Bolsonaro volta a atacar jornalista mulher num debate onde elas foram protagonistas

O que poderia ter sido um encontro propositivo de pessoas dispostas a trabalhar pelo Brasil, terminou sendo um bate-rebate de homens mal resolvidos contra mulheres equilibradas, preparadas, inteligentes, numa noite definitivamente reservada para elas.

De um lado um Bolsonaro que “fraquejou” ao ser pai de uma filha mulher, “mas já pediu desculpas”, e um Ciro Gomes que também pediu desculpas por ter dito que uma das ex-esposas tinha o papel apenas de dormir com ele…
Do outro lado, uma Simone Tebet lembrando que Bolsonaro já defendeu assassino de mulheres e votou contra direitos das empregadas domésticas. E uma Vera Magalhães que estava ali, não para prometer, mas apenas para perguntar. E para fazer uma única pergunta, que depois de respondida por Ciro, poderia tranquilamente ter sido comentada por Bolsonaro, ou escorregando ou mudando de assunto ou simplesmente mentindo.
Mas o presidente deu o tom do debate que estava morno, com um Lula em estado mínimo como quem queria economizar no começo da campanha para gastar ali na frente, e um Felipe D’Avila falando em Lei Maria ‘da Paz’, quando tentava se referir a Lei Maria ‘da Penha’, entrando para o time deles, os machistas.
Ofendido, como sempre fica quando não tem o que responder, por isso odeia ser entrevistado por mulheres com conteúdo, Bolsonaro tirou da cartilha aquele discurso ‘sexualizado’ para dizer que a jornalista dormia pensando nele e tinha uma paixão por ele. E apertou o botão do foda-se para encobrir que tudo o que Vera Magalhães falou sobre vacina era verdade, e que diante de tudo o que já foi exposto, não cabia mais justificativa.
Vera Magalhães descarrilhou Bolsonaro e o debate que deveria ser propositivo, seguiu com o bate rebate entre eles e elas, com larga vantagem para elas. Bolsonaro voltou à sua ‘programação normal’ e era tudo o que Simone Tebet e Soraya Thronicke precisavam para continuarem protagonizando o debate onde o Brasil esperava se deparar com um Lula versus Bolsonaro e ponto final.
Um presidente que conseguiu dar 3 horas de entrevista ao programa Pânico, não resiste a uma pergunta de uma jornalista que não foi ao debate para contar piada.
Um tchutchuca, como ressaltou
Soraya, que foi eleita senadora na onda bolsonarista de 2018 mas evoluiu, ao sair em defesa de Vera Magalhães. “Homens são tchutchucas com outros homens e com mulheres são tigrão”, definiu a senadora presidenciável, para um Bolsonaro que, segundo Tebet, tem “tanta raiva das mulheres”. Logo ele que já se casou com três. Todas “corrompidas”, como disse Lula já no final do debate.

Bolsonaro saiu de Tchuthuca do Centrão, como disse o youtuber Wilker Leão, para Tchutchuca do Pânico, programa da Jovem Pan onde ele não ataca ninguém.

*FONTE: thaisagalvao.com.br

Correios exigirão identificação dos remetentes nos pacotes nacionais

A partir desta quinta-feira (1º), os remetentes de encomendas nacionais transportadas pelos Correios deverão informar, no pacote, seus CPF, CNPJ ou, caso não sejam brasileiros e não possuam tais documentos, o número do passaporte.

Anunciada na primeira quinzena de julho, a exigência valerá para todas as postagens, permitindo o rastreamento das encomendas pelo CPF e permitindo o uso de outras funcionalidades de interatividade na entrega. Pacotes sem os dados serão recusados pelos atendentes.

Segundo os Correios, os dados pessoais do remetente não serão expostos nas etiquetas, sendo inseridos somente nos sistemas de atendimentos, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), conforme já ocorre nos casos de remessas internacionais.

Ainda de acordo com os Correios, a medida está em conformidade com protocolos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), ao exigir que junto às encomendas nacionais, seja anexada a nota fiscal do produto ou declaração de conteúdo do pacote.

Encomendas endereçadas aos terminais de autoatendimento (lockers) ou enviadas por meio do serviço gratuito Clique e Retire também deverão conter o CPF, CNPJ ou número do passaporte do destinatário, além do número de telefone celular ou e-mail de contato do mesmo.

*Fonte: Agência Brasil

Pesquisas apontam que ao menos 12 governadores podem ganhar no 1° turno

Levantamento do nosso blog com base nas pesquisas eleitorais mais recentes para os governos estaduais mostra que 12 candidatos podem vencer a disputa já em 2 de outubro.

No Brasil, para ser eleito no 1º turno, o candidato precisa receber 50% mais 1 dos votos válidos, pelo menos. Ou seja, o vencedor precisa ter mais votos do que todos os adversários somados. O cálculo não considera os votos em branco ou nulos.

A seguir, os estados nos quais há postulantes a governador com intenção de voto para vencer a disputa já no 1° turno:
  • Bahia: ACM Neto (União Brasil)
  • Distrito Federal: Ibaneis Rocha (MDB)
  • Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB)
  • Goiás: Ronaldo Caiado (União Brasil)
  • Mato Grosso: Mauro Mendes (União Brasil)
  • Minas Gerais: Romeu Zema (Novo)
  • Pará: Helder Barbalho (MDB)
  • Paraná: Ratinho Jr. (PSD)
  • Piaui: Silvio Mendes (União Brasil)
  • Rio Grande do Norte: Fátima Bezerra (PT)
  • Roraima: Teresa Surita (MDB)
  • Tocantins: Wanderlei Barbosa (Republicanos).
*Toni Martins

Feirinha e cavalgada abrem Finecap em Pau dos Ferros; evento estima atrair 300 mil pessoas

A abertura oficial da Feira Intermunicipal de Negócios, Educação, Cultura e Turismo do Alto Oeste Potiguar (Finecap) aconteceu no último fim de semana com a "Feirinha da nossa gente" e uma cavalgada em Pau dos Ferros - considerada a maior cidade da região.

A prefeitura estima que 300 mil pessoas passarão pelo município nos próximos dias. Na área cultural, haverá shows abertos de artistas como Joelma e a dupla Maiara e Maraisa.

Evento de abertura, a feirinha voltada para a exposição e comercialização de produtos dos pequenos agricultores, comerciantes e empreendedores da região ocorreu nas noites de sexta e sábado e contou com mais de 60 estandes. A estrutura montada na Avenida Getúlio Vargas também teve espaço gastronômico e palco com atrações musicais.
Feirinha reuniu artesãos, empreendedores, entre outras atrações na abertura da Finecap. — Foto: Cedida

No domingo foi a vez dos vaqueiros e amazonas se encontrarem na Cavalgada do Vaqueiro. A concentração ocorreu por volta das 7h no Bairro Riacho do Meio. Em seguida, os mais de 400 vaqueiros e amazonas percorreram 27 ruas da cidade, com algumas paradas programadas pra orações, músicas, aboios e homenagens.

Em Pau dos Ferros a figura do vaqueiro é personagem principal da história da cidade. O próprio nome “Pau dos Ferros”, segundo a prefeitura, vem de uma grande oiticica marcada a ferro por vaqueiros que cruzavam o sertão e buscavam a sombra da árvore para descansar das longas caminhadas.
Cavalgada reuniu cerca de 400 pessoas em Pau dos Ferros, RN — Foto: Cedida

Vitrine Cultural

A programação da Finecap segue nos dias 31 de agosto e 1 de setembro com a Vitrine Cultural, que reúne artistas da região e instituições de ensino com apresentações e espetáculos. A Vitrine ocorre na praça de eventos da cidade.

A Feira de Negócios, assim como os grandes shows também serão na praça de eventos, nos dias 2, 3 e 4 de setembro.

Essa é a 25ª edição da Finecap, a primeira no formato presencial, desde o início da pandemia da Covid-19. O evento celebra o aniversário de emancipação política de Pau dos Ferros que em 2022 comemora 166 anos.

Acessibilidade

Uma novidade na edição deste ano, é a criação de um espaço voltado para pessoas com deficiência que queiram acompanhar os shows musicais. Um estacionamento privativo estará disponível há menos de 150 metros de distância do local. É preciso fazer cadastramento prévio, que está aberto até esta terça-feira (30).

A pessoa com deficiência ou seu representante legal deve enviar e-mail para areapcd.finecap@gmail.com, anexando seus documentos pessoais e os que comprovem sua deficiência: cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social ou um documento emitido pelo INSS ou algum laudo médico.

O espaço é gratuito e está localizando num anexo à frente dos camarotes, próximo ao palco principal do evento.

*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: BANCA DE CONSERTOS DE CELULARES É ARROMBADA DURANTE A MADRUGADA NO CENTRO DA CIDADE

Criminosos arrombaram durante a madrugada desta segunda feira 29 de agosto de 2022, uma banca de conserto de celulares e vendas de assessórios, localizada na Rua Coronel Gurgel, ao lado da Riachuelo no Centro de Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte.

Além do arrombamento, os criminosos reviraram tudo e jogaram vários objetos na calçada. Ainda não se sabe o total do prejuízo causado ao proprietário do estabelecimento. Ele deverá registrar o Boletim de Ocorrência na Delegacia de Furto e Roubos.

A Polícia Civil busca imagens de câmeras de monitoramento, para investigar o crime para tentar identificar e prender os responsáveis pelo arrombamento. Os comerciantes que atuam no centro de Mossoró, estão sendo alvo dos bandidos, que aproveitam as madrugadas dos fins de semana para arrombar estabelecimento comerciais.

*Fim da Linha

ELEIÇÕES 2022: DEBATE DA BAND COM SIMONE TEBET EM MELHOR AVALIAÇÃO

De acordo com o Datafolha, Simone Tebet (MDB) recebeu a melhor avaliação nos três blocos do debate, com 43% dos votos. Após a candidata do Movimento Democrático Brasileiro, Ciro Gomes (PDT) aparece com 23%. Dividindo a terceira posição, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) somaram 10%.

No critério de pior participação, responderam a pesquisa 57 eleitores. Com a pior avaliação, Bolsonaro aparece com 51% dos votos. Na sequência aparecem Lula, que recebeu 21%, e Soraya Thronicke (União Brasil), com 14%. Os menores percentuais ficaram com Felipe D’Ávila (Novo) que somou 7%, Simone Tebet (5%) e Ciro Gomes (2%). No que se refere a percepção dos eleitores após o debate presidencial, o levantamento registrou dois sentimentos principais: surpresa e decepção.

A surpresa veio com os candidatos mais desconhecidos, ou fora das maiores porcentagens de intenção de voto, como é o caso de Simone Tebet. Já a decepção partiu, sobretudo, dos ataques pessoais entre Lula e Bolsonaro. Para os eleitores ouvidos na pesquisa, os dois candidatos demonstraram maior interesse em provocar um ao outro do que apresentar suas propostas para o Brasil.

*Tribuna do Norte

NATAL-RN: HOMEM É PRESO APÓ AMEAÇAR DE MORTE POLICIAL MILITAR NA ZONA OESTE DA CAPITAL

Um homem foi preso neste domingo (28) suspeito de ameaçar um sargento da Polícia Militar no bairro Planalto, na zona Oeste de Natal. Segundo a PM, ele foi encontrado com uma faca, chegou a ferir um dos militares, mas foi preso em seguida.
O caso ocorreu no início da noite. Militares do 9º Batalhão de Polícia encontraram o suspeito em frente à residência do sargento da PM. A Polícia afirma que o homem resistiu a abordagem, precisando ser contido pelos militares.
Foi nesse momento em que o suspeito acertou um dos policiais que atenderam a ocorrência, com um corte em uma das mãos. Ele foi conduzido à Delegacia de Plantão da zona Sul, onde foi autuado por tentativa de homicídio e lesão corporal.
O militar ferido foi conduzido ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep/RN) para realização de exame de corpo de delito, e foi liberado em seguida. A PM não soube informar qual a relação entre o suspeito e o militar que estava sendo ameaçado.

*Do G1 RN

ELEIÇÕES 2022: AGENDA DOS CANDIDATOS AO GOVERNO RN PARA ESTA SEGUNDA

Confira a agenda dos candidatos ao governo do Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (29) listados em ordem alfabética. A campanha eleitoral vai até 1 de outubro, véspera do pleito, marcado para o dia 2.

Bento (PRTB)

9h - visita ao Bairro Cidade Alta, em Natal
15h - visita ao Bairro Potengi, em Natal

Clorisa Linhares (PMB)

13h entrevista a blog de Mossoró
17h40 - Entrevista a rádio de Natal
19h - Culto em Santa Maria

Rosalia Fernandes (PSTU)

10h - Concede entrevista a jornalista de Mossoró
14h - Participa de reunião com a coordenação de campanha na sede do PSTU.
17h - participa de plenária com a militância do PSTU na sede do partido.

Os demais candidatos não enviaram as agendas.

Mais de 130 concursos públicos estão abertos com salários de até R$ 30 mil

Pelo menos 135 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (29) e reúnem cerca de 34,5 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade.

O maior concurso é o do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São 6.765 vagas temporárias para o Censo Demográfico 2022. As inscrições terminam nesta segunda. Veja o edital.

As vagas do concurso do IBGE são distribuídas da seguinte forma:

6.514 vagas para recenseador - nível fundamental completo e remuneração de acordo com a produtividade; e
251 vagas para agente censitário municipal e supervisor - nível médio completo e salário de R$ 2.100 para agente censitário municipal e de R$ 1.700 para agente censitário supervisor.

CONFIRA AQUI A LISTA COMPLETA DE CONCURSOS

No Tribunal de Justiça de Pernambuco, a remuneração chega a R$ 30,4 mil. São 30 vagas para o cargo de juiz substituto. Veja o edital.

Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso. (Clique no vídeo acima para aprender a ler editais).

Nesta segunda-feira, ao menos sete concursos começam a receber inscrições. São 249 vagas em disputa. São eles:

Prefeitura de Cristais (MG)
Inscrições: até 27/09/2022
53 vagas
Salários de até R$ 3.182,84
Cargos de nível fundamental, médio e superior
Veja o edital

Superintendência de Água e Esgoto de Araguari (MG)
Inscrições: até 29/09/2022
1 vaga
Salários de até R$ 4.719,40
Cargos de nível superior
Veja o edital

Prefeitura Municipal de Apiacás (MT)
Inscrições: até 09/09/2022
68 vagas
Salários de até R$ 4.464,82
Cargos de nível fundamental, médio e superior
Veja o edital

Prefeitura Municipal de Maria Helena (PR)
Inscrições: até 22/09/2022
26 vagas
Salários de até R$ 15.747,42
Cargos de nível fundamental, médio, técnico e superior
Veja o edital

Câmara Municipal de Limoeiro (SP)
Inscrições: até 29/09/2022
6 vagas
Salários de até R$ 4.000,00
Cargos de nível fundamental e superior
Veja o edital

Minas Gerais Administração e Serviços S.A.
Inscrições: até 03/10/2022
65 vagas
Salários de até R$ 3.613,53
Cargos de nível fundamental, médio, técnico e superior
Veja o edital

Prefeitura Municipal de Olinda (PE)
Inscrições: até 30/08/2022
30 vagas
Salários de até R$ 2.500,00
Cargos de nível técnico e superior
Veja o edital

*Informações: G1

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

LEMBRE-SE de que colheremos, infalivelmente, aquilo que houvermos semeado.
Se estamos sofrendo, é porque estamos colhendo os frutos amargos das sementeiras errôneas do passado.
Fique alerta quanto ao momento presente!
Plante apenas sementes de otimismo e de amor, para colher amanhã os frutos doces da alegria e da felicidade.
Cada um colhe, exatamente, aquilo que plantou.