Pesquisar este blog

19 novembro 2023

O QUE SE COMEMORA HOJE???


APODI-RN: ALGUMAS IMAGENS DA FACUC 2023

A Feira de Arte e Cultura do Córrego (FACUC) acontece no período de 17 a 19 de novembro de 2023 com muito sucesso e participação popular. 
O Blog vem acompanhando os preparativos e a realização da Feira, que tem um significado muito importante para a região da Areia e todo o município de Apodi. Parabéns a todos os idealizadores e organizadores do evento!!
Confira algumas imagens:

SÃO RANCISCO DO OESTE-RN: DOIS JOVENS MORRERAM AOGADOS NO AÇUDE SÃO GONÇALO NA TARDE DESTE DOMINGO

Na tarde deste domingo (19), na cidade de São Francisco do Oeste, foi registrado uma tragédia no Açude São Gonçalo, de propriedade Zé Tubiba. 
Dois jovens, identificadas como Luiz Henrique e Heliton, se afogaram no porão do açude.
Os jovens estavam jogando sinuca e saíram para uma boia no meio do açude, momento em que uma das vítimas, que não sabia nadar, caiu da boia se afogou. O segundo jovem tentou ajudar o amigo e também acabou se afogando no açude.
A população está consternada com o ocorrido e solidária com as famílias enlutadas.
É lamentável a perda de dois jovens, que poderiam ter evitado.

DRA. MARIA INOCÊNCIA ATENDE TODA AS QUINTAS NA CLÍNICA LUMA MARTINS EM APODI


APODI-RN: [VÍDEO] ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL É REGISTRADO NA ESTRADA DE SOLEDADE

Um acidente com vítima fatal foi registrado na noite deste sábado (18), na cidade de Apodi, região Oeste do RN.
De acordo com informações, a vítima foi identificada como sendo a pessoa de Jorginho. Segundo informações não se sabe que tipo de veículo ocasionou o acidente, mas Jorginho estava em uma motocicleta e o mesmo residia na comunidade de Poço de Isauro.
Uma equipe do SAMU foi acionado para o local, mas quando chegou a vítima já estava sem vida.
A Polícia Militar isolou o local até a chegada da  equipe do ITEP, que fez a remoção do corpo para a sede do órgão em Mossoró.
Vídeo:

Vítima.

Israel, Hamas e EUA chegam a acordo para liberar reféns, diz jornal

Israel, o Hamas e os Estados Unidos teriam chegado a um acordo para a liberação de 50 reféns pelo grupo na Faixa de Gaza em troca de uma pausa de cinco dias de ofensivas armadas pelos exércitos dos dois países, segundo o jornal The Washington Post. O acordo, porém, é negado por autoridades de Israel e dos Estados Unidos.

A publicação afirma ter recebido a informação de fontes familiarizadas com os termos do acordo, que tem, segundo o jornal, seis páginas e prevê a a liberação de 50 refens em 24 horas em troca do congelamento das operações militares. Acredita-se que haja um total de 239 reféns pelo Hamas.

Segundo o jornal, o acordo visa permitir um “aumento significativo” na quantidade de ajuda humanitária, incluindo combustível, pela fronteira com o Egito. O acordo foi esboçado durante “semanas de negociações” em Doha, entre Israel, Estados Unidos e o Hamas.

De acordo com o The Washington Post, não está claro até agora se Israel concordaria em interromper a ofensiva em Gaza. Ao jornal, o porta-voz da embaixada de Israel em Washington não quis comentar.

Por meio de suas redes sociais, a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Adrienne Watson, compartilhou a reportagem do jornal e afirmou: “Não chegamos a um acordo ainda, mas continuamos a trabalhar duro para consegui-lo”.

O primeiro ministro Benjamin Netanyahu afirmou em uma entrevista coletiva à imprensa que “circulam muitos rumores infundados” e que, “no momento, não há acordo”. Em entrevista coletiva à imprensa, neste domingo, o primeiro ministro do Qatar, Mohammed Bin Abdulrahman al-Thani, afirmou que faltam apenas detalhes para que seja firmado o pacto.

Ao Metrópoles, o porta-voz do Hamas Muslim Imran, afirmou que “Israel é o principal obstáculo a qualquer acordo de troca de prisioneiros”. Segundo o membro do gabinete internacional do Hamas, o governo de Benjamin Netanyahu se nega a realizar qualquer acordo com o grupo por acreditar que a operação militar na Faixa de Gaza resolverá o conflito, que já dura mais de um mês.

*Fonte: Metrópoles/98 FM de Natal

Uern terá canais públicos de TV e FM

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) terá um canal público de TV. A reitora Cicília Maia recebeu a confirmação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na tarde desta sexta-feira, 17 de novembro. Também está garantido o canal de FM Educativa.

A Uern vai operar um canal de TV educativo, em Mossoró, em parceria com a empresa pública federal. A informação foi repassada à reitora pelo diretor-presidente da EBC, Jean Lima, pelo gerente executivo de planejamento da EBC, Vancarlos Alves, e pela secretária executiva da EBC, Janete Coelho.

O acordo de cooperação será assinado na próxima semana, quando a reitora cumprirá agenda em Brasília.

Com a reitora, participaram da reunião, o chefe de gabinete da reitoria, Lauro Gurgel, o subchefe de gabinete, Jandeson Dantas, o pró-reitor de extensão da Uern, Esdras Marchezan, e o diretor da Uern TV, Fabiano Morais.

A portaria com a consignação do canal de TV já foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 17 de outubro. A portaria referente ao canal de rádio será publicada em breve, garantiu a diretoria da EBC.

Pelo modelo adotado, a EBC recebe autorização do Ministério das Comunicações para gerir os canais públicos de comunicação e, por meio de acordo de cooperação técnica, a EBC autoriza a Uern a gerenciar as emissoras. Finalizada a etapa burocrática, Uern e EBC iniciarão os trabalhos para garantir a implantação e funcionamento das emissoras, que deve ocorrer até o final de 2024.

*Saulo Vale