sexta-feira, 27 de março de 2020

APODI-RN: CHUVA BANHA A CIDADE E ZONA RURAL

No início da noite desta sexta-feira, 27 de março de 2020 uma boa chuva banhou a cidade é região.
Na rua 7 de Setembro, Eletrônica Maia a chuva foi de 25 milímetros.
No sítio Ponta II, o pluviômetro marcou 34 milímetros.
No sítio Largo II, 38 milímetros.
Em Caraúbas, a chuva foi 35,3 milímetros

EMPARN: BOLETIM DAS CHUVAS NO PERÍODO DE QUINTA PARA SEXTA EM TODO O RN

Per.: das 7:00hs de 26/03/2020 as 7:00hs de 27/03/2020
No. Postos Existentes: 174 No. Postos sem Contato: 61
No. de Postos com Chuva: 22 No. de Postos sem Chuva: 91

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Riacho De Santana(Emater) 45,0
Portalegre(Particular) 31,6
Coronel Joao Pessoa(Emater) 28,0
Agua Nova(Prefeitura) 25,0
Venha Ver(Emater) 23,0
Piloes(Prefeitura) 21,3
Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 20,0
Rafael Fernandes(Emater) 19,1
Parana(Emater) 12,0
Joao Dias(Emater) 10,0
Jose Da Penha(Emater) 8,6
Martins(Particular) 7,0
Dr. Severiano(Emater) 5,0
Luis Gomes(Delegacia) 5,0
Pau Dos Ferros(Particular) 3,0
Barauna(Emater) 2,9
Olho D'agua Dos Borges(Particular) 1,0
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 0,1

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Timbauba Dos Batistas(Prefeitura-fz. Timbauba) 28,0
Serra Negra Do Norte(Emater) 24,3

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR

Baia Formosa(Destilaria Vale Verde) 5,0
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 1,7

CAMPO GRANDE-RN: Pescador captura tambaqui de 35 quilos na barragem de Umari em Upanema

Na manhã desta sexta-feira, 27/03, um peixe da espécie tambaqui, com 35 kg foi capturado na Barragem de Umari, que fica no município de Upanema/RN.
O peixe foi capturado pelo pescador Julião filho de Darinho do Morcego.
Após a retirada do peixe da barragem, foi uma verdadeira festa, moradores da Comunidade Morcego, onde reside o pescador, chegavam a todo o momento para conferir o tamanho do peixe e tirar fotos.


SOBRE A ESPÉCIE
Tambaqui, também chamado de Pacu Vermelho, é um peixe de escamas com corpo romboidal, nadadeira adiposa curta com raios na extremidade, dentes molariformes e rastros branquiais longos e numerosos.
A coloração geralmente é parda na metade superior e preta na metade inferior do corpo, mas pode variar para mais clara ou mais escura dependendo da cor da água.
O tambaqui alcança cerca de 110 cm de comprimento total. Peixe comum encontrado na bacia amazônica e do qual se aproveitam a saborosíssima carne e o óleo.
É uma espécie que realiza migrações reprodutivas, tróficas e de dispersão.

*CG na Mídia. 

PAU DOS FERROS-RN: [VÍDEO] BARRAGEM ALCANÇA 20% DE SUA CAPACIDADE

Na manhã desta sexta-feira (27) a barragem de Pau dos Ferros alcançou 20% de sua capacidade hídrica.
Leitura atual:
Data: 27.03.2020
Vol.: 11.000.000 m3
Perc.: Vol. 20,00%
Letrista: Bena.
O reservatório tem capacidade de 54 milhões de metros cúbicos.


*Grupo Cidadao 190

Coronavírus: Prefeitura de Natal recua e autoriza funcionamento de feiras livres

Feirantes terão de adotar medidas de segurança para voltar às atividades — Foto: Anna Alyne Cunha /Inter TV Cabugi
A Prefeitura de Natal decidiu retornar com o funcionamento das feiras livres na capital potiguar, que havia sido suspenso na sexta-feira (20) pela Portaria Nº 028/2020-GS. A volta das feiras acontecerá em regime especial com algumas alterações para tentar conter o contágio pela Covid-19, a partir deste sábado (28).
De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), algumas medidas serão adotadas: diminuição do número de bancas em cada feira (duas bancas por feirante); espaçamento de dois metros entre bancas, e a proibição da presença de comerciantes que se enquadram no grupo de risco de contágio pelo novo coronavírus.
Na manhã desta sexta-feira (27), a Semsur promoveu uma fiscalização e interrompeu o movimento de feirantes no conjunto Parque dos Coqueiros, Zona Norte de Natal, uma vez que o funcionamento das feiras livres só poderá ser retomado no sábado (28).

Funcionamento de feiras livres havia sido suspenso — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi
Confira trecho da nota divulgada pela Semsur:

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) esclarece que as feiras livres da cidade foram suspensas de maneira provisória, levando em consideração as orientações das entidades de saúde (Secretarias Estadual/Municipal, Ministério da Saúde e OMS), bem como o decreto publicado pelo governo do Estado com medidas a serem adotadas para garantir o achatamento da curva de transmissão do Covid-19.
Além disso, a decisão tomada pelo município também levou em consideração recomendações do Ministério Público do Rio Grande do Norte e decisão judicial proferida na última sexta-feira (20), que determinou a suspensão imediata das feiras livres dos bairros Alecrim e Santa Catarina. A paralisação dos serviços era necessária em um primeiro momento a fim de estudar formas de garantir a realização das feiras e compatibilizar com os cuidados à saúde.

*Do G1 RN.

ATUALIZAÇÃO: Casos de coronavírus no Brasil em 27 de março

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 10h53 de sexta-feira (27), 3.027 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil com 77 mortos, 58 deles em São Paulo, de acordo com a secretaria de Saúde do estado.
O estado de Minas Gerais divulgou nesta manhã que alcançou 189 casos no estado. Paraíba atualizou o número de casos para nove na manhã de sexta-feira. Já Porto Alegre teve sua segunda morte provocada pela doença, mas ela ainda não foi contabilizada pelo governo local.
O avanço da doença está acelerado: foram 25 dias desde o primeiro contágio confirmado até os primeiros 1.000 casos (de 26 de fevereiro a 21 de março); três dias dos 1.000 casos para 2.000 (de 21 de março para 24 de março); e mais três dias de 2.000 para 3.000 (de 24 de março para 27 de março).
O Ministério da Saúde atualizou seus números na tarde de quinta-feira (26), informando que o Brasil registra 2.915 casos confirmados do novo coronavírus e que já foram registradas 77 mortes - os dados ainda não foram atualizados por todas as secretarias de saúde estaduais.


*Do G1 SP

PAU DOS FERROS-RN: MULHER MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE NA BR-405

Francisca Joelha de Moura Alves, natural de Marcelino Vieira, 42 anos, que residia no Sítio Grossos, zona rural de Pau dos Ferros, morreu na noite desta quarta-feira(25) em um acidente de transito envolvendo a motocicleta que conduzia e um veículo celta de cor branca, na altura do KM 155 da BR 405, nas proximidades do IFRN em Pau dos Ferros-RN.
De acordo com as primeiras informações repassadas a Polícia o condutor do celta trafegava pela referida rodovia quando avistou algo na pista e ao tentar desviá-lo acabou descendo o aterro e depois percebeu que era o corpo de uma mulher e uma moto ao lado da pista, diante dos fatos o próprio condutor comunicou a Polícia, chegando no local de imediato Bombeiros, DPRE e PM, posteriormente o ITEP e PRF para os procedimentos de praxe. O condutor esteve na delegacia para prestar esclarecimentos.
Um Inquérito policial foi instaurado pela Polícia civil para apurar as causas e as circunstancias como ocorreu o sinistro.


*Informação: Nosso Paraná RN.

MOSSORÓ-RN: PREFEITURA INICIA BARREIRAS SANITÁRIAS NOS ACESSOS A CIDADE NESTA SEXTA FEIRA-27

As barreiras sanitárias não limitam ou proíbem as pessoas de ir ou vir, apenas avalia casos que sejam identificados como suspeito do Covid-19. Caso seja identificado alguma possível suspeita, a Secretaria de Saúde vai encaminhar o indivíduo a uma Unidade de Pronto Atendimento mais próxima.
A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, vai iniciar as barreiras sanitárias nas entradas e principais trechos da cidade nesta sexta-feira (27) visando dificultar a chegada e a saída de algum agente patológico do novo coronavírus.
As barreiras sanitárias não limitam ou proíbem as pessoas de ir ou vir, apenas avalia os casos que sejam identificados algum suspeito do Covid-19.
Caso seja identificado alguma possível suspeita, a Secretaria de Saúde vai encaminhar o indivíduo a uma Unidade de Pronto Atendimento mais próxima.
As barreiras sanitárias contam com o apoio de parceiros como fiscais da Vigilância Sanitária, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal, Cruz Vermelha, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, além de voluntários determinados pela Secretaria de Saúde.
Todos que participarem das barreiras sanitárias utilizarão os equipamentos de proteção individual (EPIs): Máscara PFF2, Luvas descartáveis, gorro, óculos de proteção, avental descartável com mangas longas, sapato fechado, e álcool gel ou álcool 70%.

LOCAIS DAS BARREIRAS SANITÁRIAS NESTA SEXTA-FEIRA (27):

GRUPO 1: BR 405 (MOSSORÓ/APODI) das 7h às 10h.
GRUPO 2: RN 117 (MOSSORÓ/GOVERNADOR) das 7h às 10h.
GRUPO 3: BR 304 (MOSSORÓ/FORTALEZA) das 15h às 17h.
GRUPO 4: BR 304 (MOSSORÓ/NATAL) das 15h às 17h.

*MH/Passando na Hora.

Sesap vai contratar temporariamente profissionais da saúde para trabalhar no combate ao coronavírus

Sede da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) em Natal — Foto: Bruno Vital/G1
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) obteve autorização para contratar profissionais da saúde de forma temporária para atuar no combate ao novo coronavírus (Covid-19), no Rio Grande do Norte. De acordo com a pasta, o processo está tramitando com a urgência que o caso requer.
A seleção será feita por meio de Recrutamento para Contratação Temporária. O número de profissionais contratados ainda será definido pela Sesap. A ideia é que as novas equipes preencham as vagas do quadro médico para atuar nos novos leitos que foram abertos para receber pacientes infectados com a doença. O número de leitos foi ampliado após alteração no Plano de Contingência Estadual para Infecção Humano pelo Novo Coronavírus.

SÃO GONÇALO DO AMARANTE-RN: DUPLA MORRE APÓS TROCAR TIROS COM A POLÍCIA

Um homem e um adolescente morreram após troca de tiros com a Polícia Militar, na cidade de São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana Natal. A ocorrência foi registrada na noite de quinta-feira (26), no bairro Golandim.
Segundo a PM, uma viatura foi acionada para denunciar o roubo de um carro e durante o patrulhamento, um grupo de cinco suspeitos abriu fogo contra os policiais. Os PMs revidaram os disparos e atingiram Janailson França Oliveira da Silva, de 20 anos, e André Cruz Leones, de 17 anos. Os dois foram socorridos ao Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, mas não resistiram aos ferimentos e morreram. Com a dupla foram apreendidas dois revólveres e nove munições, material que foi encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil.


*Do G1 RN.

Maior reservatório do RN atinge 27,78% da capacidade hídrica

Parede da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, fica em Itajá, na região Oeste potiguar — Foto: Bruno Andrade
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório hídrico do Rio Grande do Norte, atingiu 27,78% do total de sua capacidade, que é de 2,37 bilhões de metros cúbicos de água. De acordo com o Instituto de Gestão de Águas (Igarn), atualmente o reservatório está com 659.255.992 m³.
Ainda segundo o Igarn, no mesmo período no ano passado o número chegava aos 21%, totalizando 503.957.333 m³. As reservas hídricas superficiais totais do estado atualmente são de 1.233.200.950 m³, o que corresponde a 28,17% da capacidade total das bacias potiguares juntas, que é de 4.376.444.842 m³.
Em comparativo com 2019, no mesmo período, o volume das reservas hídricas do RN era de 999.744.119 m³, percentualmente, 22,84% do volume total que conseguem acumular.
De acordo com o Instituto, a barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do estado, com capacidade para 599.712.000 m³, acumula atualmente 152.247.518 m³: 25,39% do seu volume máximo. No final de março de 2019, o manancial estava com 135.915.601 m³, o que corresponde a 22,66% da sua capacidade total.
O Instituto de Gestão de Águas avalia que os reservatórios potiguares têm tomados bons volumes de água. Foi assim também do Marechal Dutra, também conhecido como Gargalheiras, com capacidade para 44.421.480 m³. Ele acumula atualmente 11.448.873 m³, o que representa 25,77% da sua capacidade. No mesmo período de 2019 a barragem estava completamente seca

Nível de alerta e secos

Dos 47 reservatórios monitorados pelo Igarn, cinco permanecem em nível de alerta, com volumes inferiores a 10% da capacidade total. Isso corresponde a 10,63% dos mananciais. Já os que estão secos são três, percentualmente, 6,38% dos açudes monitorados.
Segundo o Igarn, os mananciais que permanecem em nível de alerta são: o açude de Pilões, com 7,86% da sua capacidade total; Passagem das Traíras, em São José do Seridó, com 2,45% (porém o reservatório passa por obras não sendo possível grande acumulo); o açude Itans, em Caicó, que está com 3,88%; açude Esguicho, em Ouro Branco, com 0,7% e o açude Zangarelhas, em Jardim do Seridó, com 0,45%. Os reservatórios que permanecem secos são: o açude Inharé, localizado em Santa Cruz; o açude Trairi, em Tangará e Japi II, em São José do Campestre.


*Do G1 RN.

POTA JANAILSON CARDOSO!


MOSSORÓ-RN: SAMU ATENDE OCORRÊNCIA DE CONFIRMAÇÃO DE ÓBITO, E ACIONA A PM POR MORTE SUSPEITA

Uma equipe da ALFA do SAMU com Suporte Avançado foi acionado por volta das 4:30hs da manhã para rua Dalton Cunha, bairro Abolição II, para constatar o óbito em um apartamento. Os socorristas então suspeitaram da morte, e acionaram a PM. A vítima estava em companhia do seu companheiro e com marcas de corda no pescoço. A PM isolou o local e agora aguarda a perícia do ITEP para saber as circunstâncias da morte. Se ela suicidou-se de fato. A vítima identificada como: Maria do Carmo de Jesus Silva, 59 anos era natural do Ceará e morava com seu companheiro no local, à pelo menos um ano. Ele relatou que quando viu a situação tentou salvar a mesma. A Polícia Militar informou que as cordas estão no armador e somente com perícia realizada no local, deverá esclarecer as circunstâncias da situação. A perita Emanoela Pinheiro informou que o local estava alterado pois o homem relatou ter tentado salvar retirando ela. Porém no local não existe alterações no que se desrespeito à luta corporal. O caso foi tratado de fato como suicídio.

*Passando na Hora.

CAMPO GRANDE-RN: MOTORISTA PERDE CONTROLE EM BRITAS DA BR-226 E CAPOTA VEÍCULO

Na manhã desta sexta-feira, 27/03, por volta das 08:00hs foi registrado um acidente na BR-226 nas proximidades de Neto do Alto Grande, entre os municípios de Campo Grande e Triunfo Potiguar/RN.
De acordo com as informações, em uma curva o motorista perdeu o controle do veículo nas britas que estão em cima da BR, vindo a descer um barranco e capotar.
O capotamento atingiu um cano da adutora e ficou jogando muita água na BR.
O motorista não teve nenhum hematoma, foram apenas danos materiais. Não tivemos a identificação do mesmo.
A BR-226 está sendo recuperada pelo Exército Brasileiro, com isso, os motoristas devem redobrar a atenção, pois, de Campo Grande a Tiunfo Potiguar, a pista está completamente cheia de britas e muita areia.


*CG na Mídia.

Coronavírus: Câmara aprova projeto que prevê R$ 600 por mês para trabalhador informal

Texto vai ao Senado e prevê repasse por 3 meses. Autônomo deverá cumprir requisitos como ter mais de 18 anos e não receber benefício previdenciário ou assistencial.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (26) um projeto que prevê o pagamento de R$ 600 a trabalhadores informais por três meses em razão da pandemia do coronavírus. A mulher que for mãe e chefe de família poderá receber R$ 1,2 mil. A proposta inicial do governo era de R$ 200 para os trabalhadores informais.
Com a aprovação, o texto seguirá para votação no Senado. Ainda não há data definida para a análise pelos senadores. O pagamento do auxílio emergencial é limitado a duas pessoas da mesma família.
Segundo estimativa preliminar da Instituição Fiscal Independente (IFI), ligada ao Senado, o impacto fiscal com o auxílio para a União será de R$ 43 bilhões por três meses. O cálculo não considera ainda as mães chefes de família que poderão receber o auxílio em dobro.
Pela proposta, poderá receber o montante o autônomo que não receber benefícios previdenciários, seguro desemprego nem participar de programas de transferência de renda do governo federal, com exceção do Bolsa Família.
Desde a semana passada, a Câmara e o Senado tem aprovado projetos relacionados ao combate do coronavírus e dos efeitos provocados pela crise.
Em razão das medidas de prevenção contra o coronavírus, a sessão desta quinta foi parcialmente virtual, com a presença de apenas alguns deputados no plenário. Os demais acompanhavam por videoconferência.

Entenda o projeto

CLIQUE AQUI


*Fonte: JBelmont.