Pesquisar este blog

23 junho 2022

Datafolha: Lula tem 47% no primeiro turno, contra 28% de Bolsonaro

Lula e Bolsonaro — Foto: Nelson Almeida/AFP e Alan Santos/Presidência da República
Pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (23) pelo site do jornal “Folha de S.Paulo” revela os índices de intenção de voto para a eleição presidencial de 2022.

Em relação ao levantamento anterior, Lula oscilou um ponto para menos, dentro da margem de erro. Bolsonaro oscilou um ponto para mais, também dentro da margem de erro.

Foram apresentados como pré-candidatos: Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil), Felipe D’Ávila (Novo), Eymael (DC), Pablo Marçal (Pros), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).

Pesquisa estimulada de intenções de voto no 1º turno
  • Lula (PT): 47% (48% na pesquisa anterior)
  • Jair Bolsonaro (PL): 28% (27% na pesquisa anterior)
  • Ciro Gomes (PDT): 8% (7% na pesquisa anterior)
  • André Janones (Avante): 2% (2% na pesquisa anterior)
  • Simone Tebet (MDB): 1% (2% na pesquisa anterior)
  • Pablo Marçal (Pros): 1% (1% na pesquisa anterior)
  • Vera Lúcia (PSTU): 1% (1% na pesquisa anterior)
  • Em branco/nulo/nenhum: 7% (7% na pesquisa anterior)
  • Não sabe: 4% (4% na pesquisa anterior)
Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.

A pesquisa ouviu 2.556 pessoas nos dias 22 e 23 de junho em 181 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Bolsonaro cresce na espontânea

A pesquisa espontânea mostra crescimento de Bolsonaro: ele passou de 22% para 25%. Lula segue líder, tendo oscilado de 38% para 37%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.
  • Lula: 37% (38% em maio)
  • Bolsonaro: 25% (22% em maio)
  • Ciro: 3% (2% em maio)
  • Não sabe: 27% (29% em maio)
  • Em branco/nulo/nenhum: 6% (5% em maio)
*G1 com informações de Folha de S. Paulo

É HOJE!!! GRANDE FESTA DA FM CIDADE NOS FESTEJO DE SÃO JOÃO BATISTA!!!!!

A Cidade 87FM preparou e convida você para uma noite especial na festa de São João Batista! 😍Nesta quinta, 23 de junho, a partir das 9 da noite, estaremos juntos, celebrando mais uma noite do padroeiro da nossa cidade ao som de Danilo Nikson e Banda, além de toda a equipe do Bregão da 87.Então não perca, marca na sua agenda e venha celebrar conosco! 💙💛

MP representa Fábio, Kelps e Luiz Eduardo por propaganda antecipada

O MP Eleitoral apresentou representação na Justiça Eleitoral contra os Pré-Candidatos Fábio Dantas, Kelps Lima e Luiz Eduardo Bento da Silva, todos do Solidariedade, por propaganda eleitoral antecipada.

Além dos três, é alvo da representação o marceneiro Francisco Wellington Lopes Paraguai, que expôs o material publicitário dos pré-candidatos em seu veículo.

No automóvel do marceneiro foram flagrados adesivos de Fábio Dantas, pré-candidato a governador; Kelps Lima, pré-candidato a deputado federal; e Luiz Eduardo Bento, pré-candidato a deputado estadual, nos quais a condição de pré-candidatos é praticamente imperceptível. Em depoimento ao MP, Francisco Wellington confirmou que obteve os materiais de pessoas diretamente ligadas aos outros três representados.

Para o procurador regional Eleitoral, Rodrigo Telles, a irregularidade se confirma exatamente pelos adesivos induzirem quem os vê a acreditar que as candidaturas já são oficiais e que a campanha já teve início.

“Apesar de precedentes jurídicos não considerarem que a colocação de adesivos em veículos no período pré-eleitoral caracterize, necessariamente, propaganda antecipada, tal modalidade de publicidade só deve ser aceita quando se tratarem de mensagens genéricas, sem levar o eleitor a uma certeza (irreal) de que este ou aquele pré-candidato já ostenta a condição formal de postulante a um determinado cargo eletivo”, disse o MP.

O desrespeito a esse limite, aponta o representante do MP, pode levar o eleitor à falsa percepção de que a campanha eleitoral já foi deflagrada. No caso da representação, os envolvidos veicularam adesivos cuja explicação de se tratarem de pré-candidaturas é apresentada em uma “faixa com tonalidade de cor e tamanho de letra” que torna a expressão pré-candidato imperceptível.

Padrão e gastos – “Não há dúvidas de que, diante do atual entendimento jurisprudencial, dever-se-ia considerar lícita a conduta dos ora representados na hipótese de tais adesivos conterem, de forma expressa e visível, o esclarecimento de que eles apenas e tão-somente são ‘pré-candidatos’ aos cargos (…), o que, contudo, não ocorreu, uma vez que, conforme já registrado, em uma evidente estratégia de marketing, apresentaram-se como se já fossem candidatos, antecipando, assim, de forma ilícita, a campanha eleitoral”, resume Rodrigo Telles.

Some-se a isso o fato de os adesivos seguirem o padrão típico dos utilizados nas campanhas, com destaque para o nome do candidato e o cargo almejado. “Isso equivale a um pedido explícito de voto”, compara o procurador. No caso dos de Kelps Lima e Luiz Eduardo, há até mesmo referência a slogans: “Um Federal para Natal” e “Um Estadual para Natal”, respectivamente.

O gasto com esses materiais, reforça o MP Eleitoral, não farão parte da contabilidade de campanha, uma vez que esta sequer se iniciou, e “certamente escaparão da fiscalização da Justiça Eleitoral”, podendo desequilibrar a disputa em prol dos futuros candidatos que possuam poder econômico para investir nesse tipo de publicidade antes mesmo do período regular de propaganda se iniciar, o que ocorrerá a partir de 16 de agosto.

Além disso, os três são filiados ao mesmo partido, Solidariedade (SD), “o que evidencia que o estratagema ilícito em referência foi utilizado pelos principais pré-candidatos de tal agremiação partidária como forma de antecipar indevidamente a campanha eleitoral em favor deles”.

*Saulo Vale

CORONAVÍRUS: RN NÃO REGISTRA ÓBITOPOR COVID-19 NA ÚLTIMAS 24 HORAS

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (23). São 519.283 casos totalizados, destes 731 confirmados nas últimas 24 horas.
Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 8.238. Nenhum óbito registrado nas últimas 24h. Óbitos em investigação são 1.331.
Recuperados são 502.360. Casos suspeitos somam 2.080 e descartados são 982.000. Estimativa de casos em acompanhamento: 8.685.

Desembargador manda soltar Milton Ribeiro, pastores e os outros presos em investigação sobre escândalo do MEC

O desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), deferiu liminar e cassou a prisão preventiva do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro e dos outros quatro presos na operação "Acesso Pago", da Polícia Federal, na quarta-feira (22), que apura irregularidades na liberação de verbas da pasta. São eles:

Gilmar Santos
Arilton Moura
Helder Diego da Silva Bartolomeu
Luciano de Freitas Musse

A decisão atende a um habeas corpus apresentado pela defesa do ex-ministro. Mais cedo, o desembargador plantonista Morais da Rocha tinha rejeitado o mesmo pedido, alegando que a defesa não tinha apresentado os documentos que evidenciavam constrangimento ilegal na prisão.

Na nova decisão, o desembargador Ney Bello afirma que a determinação deve ser encaminhada, com urgência, à 15ª Vara Federal de Brasília, que decretou as prisões, "para imediato cumprimento e expedição dos alvarás de soltura". A decisão vale até que o habeas corpus seja julgado pelo colegiado da 3ª Turma do TRF-1.

Com a determinação, fica cancelada a audiência de custódia que estava prevista para as 14h desta quinta-feira (23). O encontro seria para avaliar as prisões mas, como elas foram cassadas, a audiência perdeu o objetivo.

*Do G1

VAMOS CUIDAR DO NOSSO LIXO; O MEIO AMBIENTE AGRADECE!


NATAL-RN: Carro capota após motorista colidir em uma árvore, em avenida da capital

Na noite desta quarta-feira (22), um motorista capotou seu veículo ao bater em uma árvore, na Av. Capitão Mor Gouveia.
De acordo com informações do blog Via Certa Natal, o motorista estava em alta velocidade quando colidiu com a árvore e tombou o carro no meio da avenida. Após a colisão, o condutor e um outro passageiro tentaram fugir do local do acidente, mas foram interceptados por uma equipe da força tática do 9º BPM.
O motorista apresentava sinais de embriaguez e, ao ser interrogado, confirmou que havia ingerido bebida alcoólica antes de dirigir. Nenhum dos passageiros ficaram feridos.
Os dois foram encaminhados para Central de Flagrantes da Zona Sul de Natal para realização dos procedimentos cabíveis.
Dirigir embriagado é uma violação das leis de trânsito. A multa é de R$ 2.934,70, e há ainda a penalidade de suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Já o registro concentração igual ou superior a 0,34 mg/L resulta em crime de trânsito. A pena a motorista embriagado nesse caso é de seis meses a três anos de detenção.

*Informações: Via Certa Natal/98 FM de Natal

MOSSORÓ-RN: Polícia Militar prende homem por agressão à companheira durante a madrugada em motel

A Polícia Militar, prendeu nesta madrugada de quinta feira 23 de junho de 2022, Luciano da Silva por agressão à mulher. Ele foi preso em um motel no Bairro Sumaré em Mossoró no Rio Grande do Norte, sob suspeita de ter praticado agressões físicas contra sua parceira.

A PM informou que recebeu uma denúncia de violência doméstica, onde um homem estava com a namorada no motel, teria surtado e promovido agressões contra a parceira. A guarnição do 12º batalhão, ao chegar no local verificou a veracidade dos fatos. O denunciado estava estrangulando a mulher. A vítima relatou que tinha um relacionamento com Luciano, mas que essa teria sido a primeira vez que ele ficou agressivo ao ponto de espancá-la.

Ainda de acordo com a PM, Luciano estava sob efeito de entorpecente e ao ser contido, recebeu voz de prisão, sendo ele conduzido à Delegacia de Plantão, onde foi autuado em flagrante por crime de lesão corporal na forma processual baseada na lei Maria da Penha. O mesmo foi encaminhado ao sistema prisional onde ficará a disposição da justiça.

*Fim da Linha

É HOJE!!! GRANDE FESTA DA FM CIDADE NOS FESTEJO DE SÃO JOÃO BATISTA!!!!!

A Cidade 87FM preparou e convida você para uma noite especial na festa de São João Batista! 😍Nesta quinta, 23 de junho, a partir das 9 da noite, estaremos juntos, celebrando mais uma noite do padroeiro da nossa cidade ao som de Danilo Nikson e Banda, além de toda a equipe do Bregão da 87.Então não perca, marca na sua agenda e venha celebrar conosco! 💙💛

Caso Genivaldo: PRF põe sigilo de 100 anos em processos contra agentes

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) negou acesso a procedimentos administrativos dos agentes envolvidos na morte de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, em Umbaúba, Sergipe. A corporação alegou se tratar de “informação pessoal”, o que, na prática, impõe sigilo de 100 anos sobre as informações.

Genivaldo foi morto em 25 de maio deste ano em uma espécie de “câmara de gás” improvisada por policiais no porta-malas de uma viatura, após ser abordado por estar sem capacete.

Via Lei de Acesso à Informação (LAI), o Metrópoles solicitou a quantidade, os números dos processos administrativos e acesso à íntegra dos autos já conclusos envolvendo os cinco agentes que assinaram o boletim de ocorrência policial sobre a abordagem. São eles: Clenilson José dos Santos, Paulo Rodolpho Lima Nascimento, Adeilton dos Santos Nunes, William de Barros Noia e Kleber Nascimento Freitas.

Nessa segunda-feira (20/6), a PRF respondeu a demanda e se recusou a informar, até mesmo, a quantidade de processos administrativos envolvendo os policiais. A resposta contraria entendimento da Controladoria-Geral da União (CGU), que já se manifestou a favor da divulgação do teor de procedimentos concluídos.

“Informo que trata-se de pedido de informação pessoal de servidores desta instituição, conforme inciso IV, do art. 4º da Lei 12.527 (lei de acesso à informação)“, alegou a corporação.

Um outro parágrafo citado pela PRF diz que cabe ao órgão assegurar a “proteção da informação sigilosa e da informação pessoal, observada a sua disponibilidade, autenticidade, integridade e eventual restrição de acesso”. “Configura, inclusive, conduta ilícita divulgação de informação pessoal”, acrescentou o órgão.

O texto da LAI define, no entanto, que “informações pessoais, relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem”, terão seu acesso restrito pelo prazo máximo de 100 anos. Não é o caso de ações relativas à conduta profissional dos servidores.

*Metrópoles

NATAL-RN: ANA GROVA MORRE AOS 64 ANOS

A tradicional cerimonialista da Prefeitura do Natal, Ana Grova, morreu nesta quinta-feira (23). Grova tratava de um câncer há um tempo, mas não resistiu.

Ana Grova já esteve à frente do cerimonial do Governo do Rio Grande do Norte e, nos últimos dias, atuou no mesmo cargo pela Prefeitura da capital potiguar.

O velório acontece a partir das 8h, no Centro Vila Memorial Centro de Velório São José, na rua São José. O sepultamento está previsto para às 16h, no Cemitério Sempre Zona Norte (Antigo Parque da Passagem), localizado na localizado na BR 101, Km 79, s/n – Nossa Sra. da Apresentação.

*96 FM

Capitais do Nordeste recebem novo alerta de chuvas fortes nesta quinta-feira

Um novo alerta para o risco de chuva forte nas capitais Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, com “potencial para muitos transtornos” no litoral de Alagoas. A previsão é do Climatempo, que também emitiu o alerta para Boa Vista, Macapá e Manaus, no Norte, e Florianópolis, no Sul do pais.

A previsão também alerta para a baixa umidade do ar em grande parte do país, especialmente em Goiás (exceto no nordeste do estado), leste e sudeste de Mato Grosso, nordeste de Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo e sudoeste de Minas Gerais.

Conforme antecipa o Climatempo, não há condições para chuva no Sudeste e nem no Centro-Oeste do Brasil.

Em Pernambuco, a Defesa Civil do Recife emitiu um aleta à população das áreas de risco, com a recomendação de que procurem locais seguros durante os próximos dias. Uma ação conjunta com autarquias de trânsito e manutenção urbana deve funcionar em esquema especial durante a semana.

*CNN Brasil

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

NÃO deixe de manifestar gratidão aos membros de sua família, aos amigos e conhecidos.
Não é, porém, da gratidão comum, que consiste em dizer "muito obrigado", que estamos falando.
É de gratidão continuada, demonstrada em nosso exemplo, pelo fato de eles nos cercarem com seu afeto e contribuírem para nosso aperfeiçoamento, com sua ajuda e até com suas incompreensões.