Pesquisar este blog

04 abril 2023

OPERAÇÃO TREM BALA: Polícia faz operação para prender suspeitos de tráfico de drogas e associação criminosa na Grande Natal

Uma operação deflagrada nesta terça-feira (4) no Rio Grande do Norte visa prender suspeitos de tráfico de drogas e associação criminosa em Natal e cidades da região metropolitana. Segundo a Polícia Civil, os alvos seriam ligados à facção criminosa responsável pelos ataques registrados em março no estado.
A Operação Trem Bala envolve mais de 20 equipes da Polícia Civil, além de policiais penais. Até às 8h30, 21 alvos tinham sido presos, segundo a corporação.
O helicóptero Potiguar I foi visto, logo nas primeiras horas da manhã, dando apoio a policiais no bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal. Agentes também atuaram em bairros da Zona Leste de Natal, como Mãe Luiza.
Em Brasília Teimosa, policiais cumpriram mandados, prenderam uma mulher e apreenderam aparelho de televisão. A polícia penal informou que quatro pessoas que usavam tornozeleira eletrônica e estavam com mandados de prisão abertos também foram detidas. Pelo menos um carro e uma moto foram apreendidos.
A polícia informou que vai divulgar o resultado da operação ao longo do dia.

*Do G1 RN

Edital de concurso na Câmara Municipal com vagas de nível médio e superior é publicado

A Câmara Municipal de Natal (CMN) divulgou, nesta terça-feira (4), no Diário Oficial do Município, o edital de um concurso público com 46 vagas para Técnico Administrativo e Assistente Legislativo. Servidores da CMN coordenam o certame,que é executado pela Fundação de Apoio a Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern).

Conforme consta no documento, as inscrições no concurso podem ser feitas a partir do dia 10 de abril, e vão até o dia 10 de maio. A aplicação das provas objetivas está marcada para o dia 18 de junho. Com prazo de validade de 2 anos, contados a partir da homologação do resultado final, o concurso pode ser prorrogado por mais dois anos.

Ao todo, são 46 vagas disponíveis, sendo 12 para nível médio (Técnico Administrativo – Administração, Eletrônica, Eventos, Manutenção e Suporte em Informática, Rede de Computadores), e 34 para nível superior (Assistente Legislativo – Administrador, Assistente Geral, Arquivista, Arquiteto Urbanista, Biblioteconomista, Contador, Economista, Engenheiro Civil, Engenheiro da Computação, Gestor Público, Jornalista, Letras, Pedagogo, Pregoeiro).

O edital do concurso pode ser encontrado no site da Funcern, mesmo endereço onde podem realizar suas inscrições. Uma taxa de inscrição de R$ 95 (Nível Médio) e R$ 105 (Nível Superior) será cobrada. O candidato poderá concorrer somente para um único cargo/especialidade por nível de escolaridade, sendo permitido uma inscrição para nível superior e outra para nível médio.

*Jair Sampaio

MOSSORÓ-RN: Motorista de aplicativo de carona é preso por importunação sexual

Um motorista de aplicativo de carona amiga, foi preso na noite desta segunda-feira 3 de abril de 2023, após ser denunciado por importunação sexual contra uma passageira em Mossoró no Rio Grande do Norte.

Segundo a Polícia Civil uma passageira que teria pegado uma “carona amiga” de Macaíba no RN para Cascavel no Ceará, foi assediada pelo motorista a partir da cidade de Assu. Ao chegar em Mossoró, ela convenceu o indivíduo a parar o carro em um posto de combustíveis, para que a mesma comprasse comida.

A vítima conseguiu sair do veículo e pediu ajuda a um casal que estava nas imediações do posto, que de imediato acionou a Polícia Militar através do 190. A Força Nacional foi ao local e conduziu o suspeito à Delegacia de Plantão.

A vítima também foi conduzida à delegacia, onde registrou o BO e no depoimento disse que já havia viajado outras duas vezes com o motoristas, mas que sempre havia outras companhias.

Segundo o delegado de plantão Luiz Antônio, “quando chegou na cidade de Angicos, o motorista começou a mudar de assunto, com direções inapropriados, com conotação sexual.

Ele parou o carro em determinado momento e cometeu alguns atos libidinosos com a vítima”, disse a autoridade policial. O suspeito foi autado em flagrante por crime de importunação sexual e encaminhado ao sistema prisional onde ficará a disposição da justiça.

*Fim da Linha

MOSSORÓ-RN: Uber-moto de 22 anos morre vitima de acidente de trânsito na BR-304 no Bairro Sumaré

O trágico acidente envolvendo um caminhão e um a motocicleta deixou uma pessoa morta no local. O sinistro aconteceu por volta das 20h40min desta segunda feira 03 de abril de 2023 na BR 304 próximo a churrascaria O Chimarrão no Bairro Sumaré em Mossoró no Oeste do Rio Grande do Norte.

A vítima foi identificada como Matheus Henrique Silva Oliveira de 22 anos que pilotava sua moto e foi colhido violentamente pelo caminhão. Ainda não se sabe qual teria sido a dinâmica do acidente. O local é bastante escuro e praticamente não houve testemunhas.

A Polícia Civil vai requisitar as imagens de câmeras de segurança que existem nas imediações para entender o que realmente ocasionou o acidente. O jovem foi arrastado a mais de 30 metros e morreu embaixo de caminhão. Sua motocicleta ficou intacta.

O motorista do caminhão, não foi localizado e possivelmente se evadiu por medidas de segurança a sua integridade física. Após a perícia o corpo de Matheus Henrique Silva Oliveira, que segundo informações trabalhava de Uber Moto, foi removido para exames no IML do ITEP.

O delegado de plantão Dr. Luiz Antônio acompanhou o trabalho pericial e encaminhará um relatório para a 38ª Delegacia Distrital para investigar o caso.

*Fim da Linha

Instituto sugere indulto emergencial para desafogar presídios no RN

O instituto lembra, por exemplo, que o RN foi palco de um massacre que resultou em 74 detentos mortos na Penitenciária de Alcaçuz. Foto: Agência Brasil
O Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim) enviou hoje (4) ao governo e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) uma lista de sugestões elaboradas por advogados e pesquisadores especialistas em segurança pública para reverter a crise penitenciária no Rio Grande do Norte.

Entre as sugestões está a edição de um indulto emergencial para conceder o perdão a todas as pessoas acusadas por crimes sem violência ou grave ameaça. A medida seria uma maneira de reduzir a superlotação dos presídios.

No documento de 20 páginas, o IBCCrim reconhece a gravidade da onda de ataques violentos que atingiu o estado no mês de março, mas avalia que a situação poderia ter sido prevista, bem como atitudes poderiam ter sido tomadas pelo Poder Público para prevenir os acontecimentos.

O instituto lembra, por exemplo, que o RN foi palco de um massacre que resultou em 74 detentos mortos na Penitenciária de Alcaçuz, em janeiro de 2017, mas que passados cinco anos do episódio “não houve a implantação de qualquer política pública hábil à retomada do controle Estatal do ambiente prisional e à efetivação de um mínimo de dignidade à população presa”.

Os especialistas destacam dados do Sistema Geopresídios, do CNJ, segundo os quais há hoje 8.521 presos no sistema penitenciário do RN, 2,1 mil a mais do que a capacidade. Além disso, o documento aponta o racismo das detenções, já que a maior parte da população carcerária é composta por negros e pardos.

O documento aponta ainda que inspeções feitas pelo Mecanismo Nacional de Prevenção a Combate e Tortura (MNPCT) constaram condições extremamente degradantes do sistema carcerário do estado. Em Alcaçuz, por exemplo, foi constatada que os detentos tem acesso a água corrente somente por uma hora e meia por dia, não recebem vestuário ou produtos de higiene e recebem marmitas sem tampas ou derramadas.

Além do CNJ, as sugestões do IBCCrim, que é composto por centenas de advogados e pesquisadores, foi enviada aos ministérios da Justiça e Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania e Saúde, bem como ao governo do Rio Grande do Norte. A Agência Brasil enviou pedidos de comentários aos referidos órgãos e aguarda retorno.
Confira sugestões:

1. Edição emergencial de decreto de indulto, sem prejuízo da elaboração do tradicional decreto natalino, concedendo-se o perdão a todas as pessoas acusadas por crimes sem violência ou grave ameaça;

2, Regulamentação da saída antecipada;

2. Implantação efetiva das equipes mínimas de atenção à saúde referenciadas pela PNAISP – Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional;

4. Criação de gabinete transitório ou observatório da crise penitenciária no Rio Grande do Norte no âmbito do ministério da Cidadania e dos Direitos Humanos;

5. Constituição de força-tarefa pelas Defensorias Públicas do Brasil para análise e postulação nos processos dos presos do Rio Grande do Norte;

6. Regulamentação, pelo CNPCP – Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, acerca da assistência material e da proibição do racionamento de água;

7. Constituição e efetiva implementação do Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Rio Grande do Norte;

8. Fiscalização, pelo MNCPT – Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, das unidades prisionais de mulheres no Estado do Rio Grande do Norte.

Fonte: Agência Brasil

ELIÉSIO TAXISTA: CONVITE SEPULTAMENTO

A família de Francisco Eliésio de Araújo, ainda consternada com o seu falecimento avisa, que o seu corpo está sendo velado em sua residência, no bairro Bacurau I, Apodi/RN. 
O sepultamento ocorrerá às 9 horas desta terça feira no Cemitério de São João Batista.
Desde já, a família agradece a todos que comparecerem a esse ato de fé e solidariedade humana.

Cem prisões foram realizadas em março no RN por crimes praticados contra mulheres

A Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte (PCRN) divulgou, nesta segunda-feira 4, o balanço das operações “Atria” e “Mulheres Seguras”, deflagradas durante o mês de março, em alusão à comemoração do Dia Internacional da Mulher.

Ao todo, 100 prisões foram realizadas, relacionadas à investigação de crimes praticados contra mulheres, no contexto doméstico e familiar, e ainda crimes sexuais contra crianças, adolescentes, idosas e mulheres fora do âmbito familiar. Além das prisões, 909 inquéritos policiais foram concluídos e remetidos à Justiça, 295 vítimas de violência foram visitadas, 84 denúncias foram apuradas, cinco armas foram apreendidas e 29 ações preventivas e pedagógicas foram realizadas em todo o estado, a fim de esclarecer dúvidas sobre as formas de violência praticadas no âmbito doméstico e/ou familiar.

A Operação “Atria” foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública; por sua vez, a Operação “Mulheres Seguras” teve coordenação do Departamento de Proteção a Grupos em Situação de Vulnerabilidade (DPGV) da PCRN. As ações tiveram início no dia 28/02, com encerramento no dia 31 de março, e tiveram escopos diversos (preventivo, repressivo, de inteligência e educativo), de acordo com o cronograma de ações enviado ao Ministério da Justiça e à PCRN.

A Instituição ressalta que qualquer denúncia de violência doméstica ou de descumprimento de Medidas Protetivas de Urgência (MPU) podem ser comunicadas pelos meios oficiais: delegaciavirtual.sinesp.gov.br

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

NÃO esteja ansioso e preocupado, para não atrair moléstias para seu corpo.
A ansiedade é um fator bioquímico, que influencia as secreções glandulares, produzindo demasiada adrenalina, que estimula em exagero o sistema nervoso.
Daí à enfermidade é um passo.
O nervosismo prejudica fundamentalmente a saúde.
Portanto, não seja ansioso: faça constantemente afirmações positivas de saúde, e mantenha-se calmo e sereno.