terça-feira, 11 de agosto de 2020

ALTO DO RODRIGUES-RN: JOVEM DE 23 ANOS É MORTO A TIROS NA CIDADE

Por volta das 02:30hs desta terça feira, 11 de agosto de 2020, a polícia militar foi acionada de que disparos de arma de fogo teriam sido efetuados na rua da Esperança, no município de Alto do Rodrigues.
Segundo informações do comandante do destacamento local, são que os tiros deram início na rua da Esperança, que atingiram a pessoa de Matheus Henrique Barbosa de Gois, 23 anos de idade, mais conhecido por “Matheus da finada Verinha”, onde o mesmo residia, a vítima ainda correu até a rua João Justino, onde foi alcançado e executados pelos atiradores, onde terminaram a execução a golpes de faca. 

O ITEP fez a remoção do corpo por volta das 05hs.
Ainda de acordo com as informações, Matheus era usuário de drogas, já bastante conhecido na cidade. A polícia investiga o caso.


*Passando na Hora

Apresentadores pré-candidatos de rádio e TV devem se afastar hoje

Apresentadores pré-candidatos devem sair do ar a partir desta terça-feira, 11
Os pré-candidatos das Eleições Municipais de 2020 que porventura apresentem programas de rádio e televisão deverão se afastar das suas atividades a partir desta terça-feira (11). A data foi prevista pela Emenda Constitucional nº 107/2020, que adiou as eleições em razão da pandemia de Covid-19.
A determinação acerca do afastamento está prevista na Lei nº 9.504/1997, a Lei das Eleições. No título sobre a propaganda eleitoral, o artigo 45 determina que divulgar ou transmitir programa de rádio ou televisão que faça qualquer alusão ao candidato, ou que seja apresentado por ele, pode acarretar o cancelamento do registro da candidatura do beneficiado, além de impor multa para a emissora. Isso se aplica aos casos em que um programa preexistente tenha o nome do candidato, ainda que não seja mais apresentado por ele.
Os pré-candidatos não ficam impedidos de aparecer na mídia no período anterior à campanha eleitoral. Eles poderão ser entrevistados e, por exemplo, participar de lives na internet. Entretanto, os candidatos indicados pelos partidos para concorrer nas Eleições Municipais de 2020 só poderão pedir votos a partir de 27 de setembro, quando começa a propaganda eleitoral.
Até essa data, o pré-candidato pode expor na mídia e na internet a sua intenção de concorrer aos cargos de prefeito ou vereador. Perfis em redes sociais e páginas na internet também poderão ser criadas em seu nome para apresentar as propostas para um eventual mandato. Além disso, é possível arrecadar doações para a sua campanha, inclusive por meio de plataformas digitais.

*Fonte: TSE/César Santos

NATAL-RN: PROTESTO NO DIA DO ESTUDANTE TERMINA EM CONFUSÃO NO IFRN

Um protesto organizado por alunos do IFRN no Dia do Estudante, nesta terça-feira, 11, na Reitoria do Instituto acabou em confusão segundo vídeos recebidos pelo Blog do BG. Os estudantes estariam manifestando contra o atual gestor Josué Oliveira e com a chegada da PM houve correria e tumulto. Confira nas imagens:

*Do BG

FELIPE GUERRA-RN: Presidente do DEM Joel Canela confirma Chapa Puro Sangue, Ubiracy Pascoal e Joedna Canela

Em contato agora há pouco com a redação do Site Santana Notícia, o mesmo comunicou que o DEM em Felipe Guerra terá candidato a Prefeito e vários candidatos a Vereadores.
A chapa será encabeçada pelo Pré-candidato a Prefeito, Ubiracy Pascoal e Vice, Joedna Canela.
Essa é a chamada Chapa Puro Sangue, o Presidente do DEM e Advogado Joel Canela, falou que na nominata do Partido terá 10 candidatos a vereadores.


*Santana Notícia

No Brasil, 40% dos jovens com ensino superior não têm emprego qualificado

Reprodução
Filha de empregada doméstica, Camila Striato Martinez, de 22 anos, foi a primeira pessoa da família a concluir uma faculdade. Bruna Klingspiegel, também de 22 anos, se formou em história e fez pós-graduação. Bruno Vinícius Moreira Rodrigues, de 27, se graduou em direito há três anos.
Os diplomas dos três, no entanto, permanecem nas gavetas. Camila, Bruna e Bruno estão entre os milhares de jovens brasileiros com ensino superior que as sucessivas crises econômicas enfrentadas pelo Brasil nos últimos anos têm empurrado para ocupações de baixa qualidade.
No primeiro trimestre de 2020, 40% dos brasileiros entre 22 e 25 anos com faculdade no currículo eram considerados sobre-educados, revela um levantamento realizado pela consultoria iDados. Ou seja, eram 525,2 mil jovens graduados que estavam em ocupações que não exigem ensino superior.
Desde 2014, os jovens que entraram ou se formaram no ensino superior enfrentam um mercado de trabalho bastante fragilizado. Nesse período, entre 2015 e 2016, houve uma forte recessão provocada pelos vários desequilíbrios macroeconômicos e pela turbulência política do governo Dilma Rousseff. Os anos seguintes foram de baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), insuficientes para recuperar todas as perdas da economia. Agora, a dura crise provocada pela pandemia do coronavírus deve agravar ainda mais esse cenário.

*Do G1

CORONAVIRUS: RN registra 55.909 casos confirmados e 1.991 óbitos, sendo 08 nas últimas 24 horas

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira, 11. Os casos confirmados são 55.909, além de 18.657 suspeitos.
Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, foram registrados no total 1.991, dos quais oito nas últimas 24 horas, há ainda 194 mortes em investigação e 404 foram descartadas para o coronavírus.

TSE cassa mandato do deputado estadual Sandro Pimentel; Vaga pode ser de Luís Carlos

O Segundo suplente prof. Luís Carlos, pode ser beneficiado com as movimentações políticas
Na segunda-feira, dia 3, o Ministro Luis Felipe Salomão, do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), rejeitou recurso apresentado pelo advogado do deputado estadual, Sandro Pimentel(PSol), mantendo a decisão da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte que cassou o mandato. Entretanto, Sandro vai continuar no exercício do mandato porque ainda cabe recurso na Corte.
Caso, não aceite o recurso e o parlamentar seja confirmado sua cassação, assume o primeiro suplente do PSOL, seu desafeto, professor universitário Robério Paulino, que obteve 18.550 votos na eleição de 2018. Mas, já em andamento conversas e movimentações para que Robério assuma uma secretaria no Governo Fátima Bezerra, deste modo mudaria novamente um tabuleiro político e a composição da Assembleia Legislativa, pois, o professor Luis Carlos Noronha, assumiria a cadeira de deputado.
O professor Luis Carlos foi vereador por dois mandatos em Natal e tem amplo trânsito no partido e bom relacionamento com o PT. Não há dúvida que neste cenário a Governadora Fátima Bezerra, certamente, sai com vantagem, que além de ganhar um secretário com doutorado em políticas públicas e um deputado, que tem seu patrimônio eleitoral na região oeste, fortalecendo sua base eleitoral, principalmente na cidade do Apodi, sendo o mais votado nas duas últimas eleições. Vale salientar, que Psol só conseguiu a meta de eleger um deputado com a chegada do professor Luis Carlos, fazendo cumprir o quociente eleitoral.

*Blog do Brito 

APODI-RN: ÚLTIMO BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO ONTEM

11 DE AGOSTO, DIA DO ESTUDANTE

Imagem: Internet
Parabéns aos estudantes pelo nosso dia, nesse tempo atual estamos reinventando as formas de estudar, só não podemos desistir nunca.

APODI-RN: TERCEIRA CHAPA PODE SURGIR NA DISPUTA DA PREFEITURA

Imagem: Niteroi Mais
Comenta-se nos bastidores da política local, que poderá surgir uma terceira chapa na disputa da Prefeitura de Apodi neste ano de 2020.
O nome não foi revelado, mas sabe-se que são pessoas seguidoras do Presidente Bolsonaro.
Apodi se prepara para ter mais uma eleição acirrada. Vamos aguardar!

APODI-RN: CHAPA DE AGNALDO FERNANDES FALTA O NOME DO VICE

O eleitorado apodiense continua aguardando o nome do vice para compor a chapa de Agnaldo Fernandes(PT).
Agnaldo é tido como o verdadeiro opositor do atual gestor na disputa e está se juntando aos políticos tradicionais que foram derrotados no pleito passado e que devem indicar o nome para compor a chapa.
Agnaldo não tem rejeição, mas tem muita gente rejeitada do seu lado. 

APODI-RN: PL INDICA NOME DO VICE NA CHAPA DE ALAN SILVEIRA

O PL (Partido Liberal) indica o nome de Neilton Diógenes para compor a chapa situacionista, sendo sendo assim, acabou o mistério de quem será o vice de Alan na disputa pela prefeitura de Apodi.
Depois que a atual vice, Hortência Regalado resolveu sair da disputa, muitos nomes foram sugeridos e na noite de ontem, 10 de agosto foi divulga oficialmente o nome do empresário.

SÃO GONÇALO DO AMARANTE-RN: HOMEM É ENCONTRADO MORTO DENTRO DE CARRO COM TIRO NA CABEÇA

Homem é encontrado morto com tiro na cabeça dentro de carro na Grande Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Um homem foi encontrado morto com um tiro na cabeça dentro de um carro em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. A vítima foi identificada como Ítalo dos Santos Ferreira. No carro em que ele estava foram encontrados R$ 2.350 em dinheiro.
O corpo foi encontrado no início da tarde desta segunda-feira (10) na Rua Serra de Santana, no bairro Jardins. O tiro atravessou a cabeça e, de acordo com a Polícia Civil, foi disparado à queima-roupa. "Quem atirou provavelmente estava a curta distância, do lado de fora do veículo", disse o delegado Ernani Leite, da Divisão de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).
Ainda de acordo com o delegado, como o dinheiro e os pertences da vítima não foram roubados, a princípio, a hipótese de latrocínio - que é o roubo seguido de morte - está descartada.
O carro em que Ítalo dos Santos estava não pertence a ele, mas não tem queixa de roubo, segundo o delegado. A motivação do crime será investigada pela Polícia Civil. 

Crime aconteceu em São Gonçalo do Amarante — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
*Do G1 RN

TSE MANTEM CASSAÇÃO DO MANDATO DO DEPUTADO ESTADUAL SANDRO PIMENTEL

Sandro Pimentel vai recorrer de decisão e segue com cargo de deputado estadual — Foto: Eduardo Maia
O Tribunal Superior Eleitoral manteve a cassação do mandato do deputado estadual Sandro Pimentel (PSOL), do Rio Grande do Norte. A decisão é relativa a um recurso onde o deputado tentava reverter uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de 2019. A cassação se dá por irregularidades na prestação de contas referente à campanha eleitoral de 2018. O responsável pela decisão publicada na tarde desta segunda-feira (10) foi o ministro Luis Felipe Salomão. Ainda cabe recurso.

No julgamento, o Tribunal destaca que a conduta do deputado caracteriza ilícito previsto no art. 30-A da Lei 9.504/97. Ele é investigado por receber recursos financeiros na conta de campanha sem comprovação da origem do dinheiro. A decisão do TSE destaca que o deputado teria recebido de forma irregular a quantia de R$ 55.644,91, o que representou 83,23% do total de gastos na campanha de 2018.

A assessoria do deputado estadual Sandro Pimental informou que ele vai recorrer da decisão. Enquanto o caso não for julgado pelo Pleno do TSE, Sandro Pimentel continua ocupando o cargo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Caso perca o mandato, o suplente da coligação é Robério Paulino (PSOL).

Nota de Sandro Pimentel
Recebemos na tarde de hoje a informação, por meio dos nossos advogados, que o recurso em trâmite no TSE foi julgado monocraticamente pelo ministro Luis Felipe Salomão que indeferiu nosso pedido.

Respeitamos a decisão do Exmo. Sr. ministro Salomão e tomaremos as medidas legais que nos cabe, tão logo seja publicada a decisão. Seguimos acreditando que não se deve cassar um mandato eleito pelo voto popular, simplesmente por uma falha técnico-contábil.

A todas as pessoas de bem que se sentem representadas pelo nosso mandato e/ou as que defendem a vontade legítima das urnas, agradecemos pelas inúmeras mensagens de incentivo que só nos fortalecem cada vez mais e nos dão convicção que estamos contribuindo com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Sandro Pimentel, deputado estadual PSOL/RN.

MOSSORÓ-RN: 153 MORTES VIOLENTAS EM 2020 - JOVEM É MORTO A TIROS NO BELO HORIZONTE

O crime aconteceu por volta das 21h30m de sábado, 24 de outubro, na Rua João Damásio, no bairro Belo Horizonte em Mossoró no Rio Grande do N...