Pesquisar este blog

21 janeiro 2024

CONVITE DE CANTORIA!!

OPOSIÇÃO EM APODI: O TOURO CONTINUA RECEBENDO APOIOS AO SEU PROJETO POLÍTICO

Ontem eu estive prestigiando o Encerramento das Festividades do Padroeiro de Melancias, São Sebastião. Uma linda festa que mostra a dedicação e empenho da nossa comunidade.
Veja vídeo:

Muita alegria em poder comemorar junto com vocês essa conquista. @s.d.a_desportiva
A cada novo apoio, nosso projeto se fortalece ainda mais. Vamos juntos nessa jornada de transformação! #UnidosPelaMudança #ApodiPrecisaAvançar #ApodiMereceMais
A Alegria de receber o apoio dos amigos Atevaldo e Edinaldo de Marinete ao projeto da mudança! Sejam bem-vindos, temos muito a trabalhar e construir um Apodi melhor.
#ApodiMereceMais #Apodiparaopovo #ApodiDeTodos
Vereador Carlinhos de Dandão: No início da tarde de ontem o grupo do pré candidato a prefeito de Apodi, GILIARD OLIVEIRA, recebeu com muita alegria e entusiasmo o deputado Dr Bernardo Amorim, que na oportunidade em uma rádio local declarou apoio ao projeto do “TOURO”. Dr. Bernardo Amorim no ano de 2023 foi eleito o deputado do ano, do RIO GRANDE DO NORTE, para nós do grupo político do vermelho em Apodi é uma honra tê-lo conosco para juntos somarmos forças nesse projeto que visa o melhor para Apodi!!!!

MOSSORÓ-RN: 7ª MORTE VIOLENTA EM 2024 - ENTREGADOR É MORTO COM QUATRO TIROS AO TENTAR FUGIR DE ASSALTANTES NA POUSADA THERMAS

Mossoró na região Oeste Potiguar, registrou neste sábado 20 de janeiro de 2024 mais um assassinato, o segundo do dia. Dessa vez o crime aconteceu por volta das 23h40min, no Loteamento Pousada dos Thermas.
De acordo com informações, da PM, suspeitos em um carro roubado realizavam um roubo na modalidade arrastão em casa e quando deixavam o local se depararam com a guarnição do Grupo Tático Operacional (GTO), que realizava patrulhamento naquela localidade.
Houve perseguição e confronto e durante a troca de tiros, os assaltantes, abandonaram a caminhonete roubada e fugiram. Na fuga um dos criminosos tentou tomar a moto de um motoboy (entregador), para fugir do local.
Na ocasião o assaltante atirou contra o entregador, que estava no local errado e na hora errada, sendo ele alvejado. Mesmo baleado Francisco Rêgo Canuto de 41 anos, ainda conseguiu conduzir sua moto por alguns metros, evitando que seu veículo fosse levado, mas ele acabou caindo sem vida.
Os bandidos fugiram em seguida e apesar das diligências realizadas pela Polícia Militar, ninguem foi preso. A polícia informou que durante o assalto os criminosos agrediram uma vítima com uma coronhada na rosto.
A polícia militar realizou o isolamento para os procedimentos das equipes do Instituto Técnico e Científico de Perícia “Itep” e da Polícia Civil. Após a perícia do ITEP no local, o corpo do entregador, que não portava documentos de identificação, foi recolhido para exames no IML.
Mossoró chega aos sete assassinatos em 2024. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), vai instaurar mais um inquérito de homicídio, para investigar o crime.

*Fim da Linha

MOSSORÓ-RN: 6ª MORTE VIOLENTA EM 2024 - ELETRICISTA É MORTO DENTRO DE CASA NO POLO MAÍSA

Mossoró, registra o sexto homicídio do ano de 2024. O crime aconteceu por volta das 19h00min deste sábado 20 de janeiro no Projeto de Assentamento Poço 10 no Polo Maisa zona rural de Mossoró na região Oeste Potiguar.
A vítima identificada como Adeilson Varela de Lima, 54 anos, morto com cerca de três tiros na cabeça dentro de casa. De acordo com a perícia, a vítima, que trabalhava de eletricista, não teve nenhuma reação de fuga.
Adeilson estava sentado em uma cadeira assistindo Televisão, quando foi surpreendido pelo atirador. A arma usada no crime possivelmente foi um revólver, já que não foram encontrados cápsulas no local.
O delegado da Polícia Civil de plantão, Roberto Moura, conversou com a reportagem do Fim da Linha, no local e disse, que a pessoa que atirou e matou o eletricista, provavelmente estava com ele dentro de casa.
Perguntado se o crime tinha algum indício de latrocínio, o delegado afirmou que essa hipótese não está descartada no momento, tendo em vista que o celular da vítima não foi encontrado na cena do crime.
A autoridade lamentou a falta de informação por parte de testemunhas, que simplesmente preferem a lei do silêncio. O corpo de Adeilson Varela, foi recolhido após a perícia e encaminhado para exames no IML do Itep.
A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa vai instaurar o inquérito 06/2024, para investigar mais um assassinato na cidade.

*Fim da Linha

ASSU-RN: POPULARES ENCONTRAM HOMEM DE 58 ANOS MORTO DENTRO DE CASA, NO CENTRO DA CIDADE

Um homem foi achado morto na noite de sábado, 20 de Janeiro de 2024, na Travessa Moisés Soares, no Centro de Assú, no Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo populares, o homem de 58 anos, identificado como Luiz Oliveira da Silva, natural de Mossoró, morava sozinho em um quartinho alugado. Ele também era deficiente e usava muletas. Luiz, fazia o uso de bebida alcoólica e sempre era visto na feira livre da cidade.
Vizinhos, após acharem o homem desacordado em cima de um colchão, acionaram uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU e uma viatura da polícia militar. Os PMs, verificaram que a morte teria sido natural, não havia marcas de violência. Já a equipe do SAMU, constatou o óbito.
Familiares foram comunicados para realizarem o acionamento de uma funerária para os trâmites para o velório e sepultamento.

*Assu Notícia

RN institui Política de Educação Digital para promover Cidadania Digital nas escolas

Foto: Assecom
O Governo do Rio Grande do Norte instituiu, por meio da Lei Nº 11.673, a Política de Educação Digital – Cidadania Digital, uma iniciativa abrangente destinada a orientar as escolas públicas e privadas em relação ao uso consciente e responsável da tecnologia, internet e redes sociais. A legislação visa criar um ambiente virtual saudável e adequado, ao mesmo tempo que promove a alfabetização digital entre os estudantes.

A Cidadania Digital, conforme definida na nova lei, compreende o comportamento adequado, responsável e saudável relacionado ao uso da tecnologia, incluindo a alfabetização digital, ética e segurança, alinhadas aos interesses sociais e ao conhecimento.

A Política de Educação Digital – Cidadania Digital é baseada em princípios que visam garantir um ambiente educacional seguro e promover a responsabilidade digital. Alguns dos principais princípios incluem a garantia de filtragem adequada da internet, promoção de comportamento responsável, ensino sobre uso seguro da tecnologia e debates sobre temas como crimes na internet e cyberbullying.

“A Cidadania Digital, incorporando princípios fundamentais como a alfabetização digital, ética e segurança, reflete o comprometimento da atual gestão em preparar nossos estudantes para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades na era digital. A promoção do comportamento responsável e a realização de debates cruciais sobre temas como cyberbullying demonstram nosso empenho em criar uma sociedade digital consciente”, aponta a professora Socorro Batista, secretária de Educação do RN.

A nova legislação também estabelece ações concretas a serem tomadas para implementar a Política de Educação Digital. Isso inclui a qualificação de profissionais da educação, cursos de formação, palestras e oficinas sobre prevenção de violações dos direitos humanos online.

A implementação da Política de Educação Digital – Cidadania Digital ocorrerá por meio da adesão das escolas de educação básica, tanto públicas quanto privadas, com regulamentação a ser definida. A execução será articulada com outros programas relacionados ao uso da internet na educação, apoiados pelo Poder Executivo.

O Poder Executivo tem a autorização para estabelecer convênios e acordos com órgãos da Administração Pública Estadual e entidades privadas para o planejamento e desenvolvimento de atividades relacionadas à Política de Educação Digital. A lei deverá seguir as orientações dispostas na Base Nacional Comum Curricular, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e outras disposições afins.

Ações na Rede Estadual

A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer tem investido na Cultura Digital, sendo o programa Geração Conectada um dos principais eixos de atuação. Essa iniciativa pioneira proporcionou acesso à internet em todas as escolas da rede estadual, promovendo uma revolução digital no ensino.

A visão de um ensino mais conectado e inclusivo também se refletiu na criação da Coordenadoria de Tecnologias e Inovações Educacionais e na compra de itens de informática, sendo 2.300 notebooks para professores e 2.800 chromebooks para escolas. Essa ação estratégica ampliou significativamente o acesso à internet, proporcionando aos estudantes novas oportunidades de aprendizado e pesquisa.

Além disso, a SEEC deu um passo importante ao aderir à Rede de Inovação para a Educação Híbrida (RIEH), estabelecendo uma parceria sólida com o Ministério da Educação (MEC). Essa colaboração visa impulsionar a modernização do ensino, integrando práticas inovadoras e tecnológicas.

Neste ano, essa parceria se expandirá com a criação de três Núcleos de Inovação. Esses núcleos serão equipados com estúdios modernos destinados à produção de Recursos Educacionais Digitais (RED), promovendo a criação de conteúdo educacional inovador e personalizado.

*Fonte: Governo do RN

MOSSORÓ-RN: Mais de 120 produtores rurais são contemplados com consultoria de cajucultura em 2023

A Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), através da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizou durante todo o ano de 2023 consultoria em cajucultura para pequenos produtores rurais. A medida objetiva a revitalização da cajucultura e está nas ações do programa “Mossoró Rural”.

No ano passado, a parceria atendeu 125 produtores de 19 comunidades rurais. A assistência técnica promovida pela PMM e Sebrae leva conhecimento técnico e aumenta a produtividade rural do homem do campo. Coordenador de Agricultura da Seadru, Ney Maranhão detalha a importância da consultoria para o agricultor.

“A consultoria é uma parceria da Prefeitura de Mossoró com o Sebrae. O Município entra com uma parte, a Prefeitura com outra e o produtor com outra para algumas consultorias. A importância dessa assistência técnica leva, principalmente, tecnologia, facilitando assim o aumento de produtividade rural ao homem do campo”.

Neste ano, a Secretaria de Agricultura direcionará a consultoria para aquelas comunidades com melhor e maior aptidão à cadeia produtiva. “Vão ser em torno de 12 a 15 comunidades com aumento de 50 a 75 produtores com a possibilidade de acrescentar para outra cultura. É o maior programa de cajucultura da história de Mossoró”.

Ney Maranhão ressalta a receptividade dos produtores rurais contemplados com a medida. “A receptividade foi ótima. Além das 30 horas de consultoria por hectare, levamos a tecnologia de mudas melhoradas produzidas em municípios vizinhos. Essa tecnologia de clone de mudas enxertadas ajuda ao produtor”, finalizou.

As comunidades atendidas, são: Favela, Mulugunzinho, Cabelo de Nego, São Cristóvão, Rancho da Caça, Santa Cruz, Lorena, Córrego Mossoró, Montana, Senegal, Paulo Freire (Maísa), Apama, Nova União, São Romão, Oziel Alves, Pomar, Olga Benário, Boa Fé e Jurema.

*Fonte: Prefeitura de Mossoró