Pesquisar este blog

30 julho 2023

NOTA DE FALECIMENTO

É com tristeza, que noticiamos o falecimento de Seu Antônio, pai de Pinheiro Eletricista, morador do bairro IPE, Apodi/RN, ocorrido neste domingo, 30 de julho de 2023.
Nossos votos de pesar para Pinheiro, demais familiares e amigos.
Seu Antônio, descanse em paz!

Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá".

*JOÃO 11

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO-RN: HOMEM MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE DE MOTO NA ZONA RURAL

No final da tarde deste domingo, 30 de julho, aconteceu um acidente grave no Sítio Bamburral, zona rural do município de Governador Dix-Sept Rosado. Um homem, identificado como Silva Neto e residente nas 40, perdeu o controle de sua motocicleta Trax.

Imediatamente após o acidente, a vítima foi socorrida e levada em estado grave para o Hospital Municipal de Governador Dix-Sept Rosado, onde recebeu todos os cuidados médicos necessários. Porém, apesar dos esforços da equipe médica, Silva Neto não resistiu aos ferimentos e veio a óbito naquela unidade hospitalar.

O corpo de Silva Neto será removido por uma funerária e encaminhado ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) para a realização dos exames de necropsia. Após o procedimento, o corpo será liberado para os familiares providenciarem seu velório e sepultamento.

*Folha Potiguar

SÍTIO NOVO-RN: Morre guarda municipal que sofreu atentado

Após ser baleado durante atentado na zona rural do município de Sítio Novo, localizado no interior do Rio Grande do Norte, na noite desta sexta-feira (28), o guarda municipal Klebiano teve óbito confirmado neste domingo (30). A morte encefálica do guarda já havia sido confirmada no sábado (29), menos de 24h após o ocorrido.

O atentado aconteceu enquanto quatro guardas estavam dentro de uma viatura, em deslocamento pela comunidade de Serra do Meio, uma região conhecida por suas estradas de barro. A situação ocorreu por volta das 22h30 da sexta-feira, quando tiros foram efetuados por trás do veículo. Três guardas foram atingidos pelos disparos, enquanto um passou ileso. Dois foram atendidos no hospital da própria cidade e um outro, Klebiano, precisou ser transferido para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, pois foi atingido na nuca e ficou gravemente ferido.

O óbito do guarda foi confirmado pela assessoria da Guarda Municipal. Antes da confirmação da morte, manifestantes já organizavam protesto em frente ao Walfredo Gurgel para às 15h30 deste domingo, com o objetivo de repudiar a onda de violência que tem vitimado os operadores da segurança pública no estado. Os manifestantes exigem que os operadores da segurança pública tenham a estrutura necessária para combater o crime com segurança. Um dos pontos centrais da manifestação será a cobrança por medidas que evitem que tragédias anunciadas, como a que aconteceu em Sítio Novo, voltem a ocorrer.

“Uma das questões que mais preocupa é o fato de os guardas municipais estarem trabalhando desarmados, o que os coloca em uma posição de vulnerabilidade frente a criminosos cada vez mais audaciosos e bem armados. A exigência por parte dos manifestantes é que as autoridades tomem providências para equipar adequadamente esses profissionais, garantindo-lhes melhores condições para enfrentar os desafios da segurança pública”, diz o comunicado sobre o protesto, que também exige a identificação e punição daqueles que atentaram contra a vida dos guardas municipais. Até o momento, ninguém foi preso.

*Novo Notícias

MOSSORÓ-RN: HOMEM DE 52 ANOS É ATROPELADO E MORTO POR VEÍCULO NA BR-304 EM FRENTE AO ANTIGO HOTEL OURO NEGRO

Um acidente de trânsito do tipo atropelamento com vítima morta no local, foi registrado no início da noite deste sábado 29 de julho de 2023, na BR 304 em frente ao antigo Hotel Ouro Negro em Mossoró no Rio Grande do.
A vítima foi identificada, como Júlio César da Silva, 52 anos de idade. Ele foi morto ao ser atropelado por um veículo Ford Fiesta de cor branca, quando tentava atravessar a rodovia sem iluminação.
O motorista atropelador permaneceu no local e disse à Polícia Rodoviária Federal que não teve como evitar o acidente, uma vez qua vítima entrou de vez na via.

*Fim da Linha

MOSSORÓ-RN: Uern realizará série de eventos para a comunidade interna e sociedade

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) inicia, a partir deste domingo, 30, quatro importantes eventos que vão movimentar a comunidade interna e externa ao longo desta semana. Realizará a Viva Uern - Rio Branco, o ELO Uern, a Feira de Profissões e sediará, no Campus Mossoró, mais uma edição da Feira do Livro de Mossoró.

Quem for hoje à Avenida Rio Branco, no Corredor Cultural de Mossoró, no período da tarde, vai se deparar com várias ações relacionadas a esporte, saúde e educação promovidas pelo projeto Viva Uern - Rio Branco. O objetivo é de apresentar à sociedade o que a Universidade produz em termos de ensino, pesquisa e extensão.

Os polos da educação e da saúde, concentrados no Memorial da Resistência, ofertarão atividades lúdicas com crianças, trilhas formativas, exposições, testagens de doenças, vacinação, práticas de higiene, roda de conversa, feirinha de artesanato, entre outros.

Enquanto isso, no polo esportivo, sediado na Praça dos Patins Sadraque Tavares, haverá um aulão de dança.

“Nos polos teremos atividades lúdicas com crianças, testagem para detecção de doenças, exposição, aulão de dança urbana, educação em saúde, vacinação, café educativo, roda de saúde, entre outras ações, além da presença de artesãos com a comercialização de artesanato, enriquecendo ainda mais a experiência dos visitantes”, adiantou o professor Saulo Gomes, titular da Diretoria de Educação e Ações Comunitárias da Proex.

Confirmam presença as faculdades de Educação Física (FAEF), de Ciências da Saúde (FACS), de Letras e Artes (FALA), de Enfermagem (FAEN) e de Educação (FE) e departamentos.

No fluxo contrário, as pessoas indo até à Universidade, cerca de 2 mil estudantes do ensino médio, de aproximadamente 50 escolas, conhecerão de perto as instalações, o corpo docente e os cursos de graduação da Uern por meio do evento Feira de Profissões. Os futuros estudantes universitários poderão ainda visitar laboratórios, bibliotecas, avaliar o perfil profissional e o mercado de trabalho de cada área.

Realizado nos campi de Mossoró, Assú, Natal, Patu e Pau dos Ferros nesta terça-feira, 1º de agosto, o evento é voltado àqueles que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se inscreverem no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para concorrer a uma vaga no ensino superior. No Campus de Caicó, o evento será realizado no dia 18 de agosto.

“A escolha de um curso de nível superior é uma decisão crucial na vida desses jovens, e muitos deles ainda têm dúvidas sobre qual carreira seguir. Nesse contexto, a Feira de Profissões proporciona diversas vantagens. Essa experiência prática possibilita que os estudantes vivenciem a atmosfera acadêmica e explorem a estrutura física da instituição, ajudando-os a visualizar-se como futuros universitários em cada área de interesse”, comentou o professor Saulo Gomes.

Os(as) graduandos(as) da Uern serão voluntários(as) na recepção dos(as) futuros(as) universitários(as).

Com início nesta segunda-feira, 31, em formato híbrido (presencial e remoto) em todos os campi, o ELO Uern será realizado até a próxima sexta-feira, 4 de agosto, com o objetivo de renovar a aliança universidade-sociedade, oportunizando vivências e partilhas entre discentes, técnicos administrativos, docentes e a comunidade.

Na abertura, às 8h, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), no Campus Mossoró serão conhecidos os projetos vencedores do IX Salão de Extensão da Uern. Os três projetos melhor avaliados, por Unidade Acadêmica, serão agraciados com certificado. Os trabalhos que conquistarem o 1º lugar em suas unidades receberão o troféu ELO Uern.

O evento chega a sua segunda edição com a proposta de envolver toda a comunidade acadêmica na discussão e exercício prático da extensão universitária junto aos públicos da comunidade que estão envolvidos com as ações, projetos e programas de extensão realizados pela Uern. Será um momento de divulgação das ações de extensão e de troca de experiência entre a academia e a comunidade.

“É no ELO Uern que buscamos apresentar a força da extensão universitária realizada pela comunidade uerniana e pelos parceiros externos que tornam essa experiência muito bonita e gratificante. Temos uma programação bem diversificada, gratuita, que qualquer pessoa interessada pode participar”, explica o pró-reitor de extensão, professor Esdras Marchezan.

Com uma repercussão a nível estadual e consolidado no calendário mossoroense, a Feira do Livro de Mossoró será realizada, pelo segundo ano seguido, no Campus Mossoró da Uern. A 17ª edição do evento acontece de quarta-feira, 2, a sábado, 5, nos espaços das faculdades de Ciências Econômicas (FACEM), Letras e Artes (FALA) e Educação (FE).

O jornalista Rilder Medeiros, organizador da Feira do Livro, conta que essa será a maior edição em termos de variedade e opções de livros, muitos com preços promocionais.

“Esperamos que essa seja a Feira com maior representatividade editorial de todos os anos, com as livrarias trazendo e expondo livros de editoras de todo o país e de todos os tamanhos”, disse.

A programação conta com palestras, apresentação de escolas, bate-papos com autores e artistas, lançamento de livros, poesia, exposição, contação de histórias, dança, teatro e música.

Iniciando as comemorações pelos 15 anos, a editora universitária Edições Uern marcará presença mais uma vez na Feira do Livro.

No seu espaço, a Edições Uern terá exposição de obras impressas, QR codes para acesso a livros digitais, palestras, conversa com autores, entre outras atrações.

“As expectativas para a 17ª Feira do Livro de Mossoró são as melhores possíveis. A Edições Uern ganha nova oportunidade de mostrar nosso catálogo, aumenta o espaço físico e a participação nas atividades da Feira e se mostra à sociedade e à comunidade acadêmica”, comentou o professor Fabiano Mendes, diretor da editora.

*Jornal de Fato

MOSSORÓ-RN: CONDENADO POR MATAR VIZINHA E DEIXAR OUTRA FERIDA A TIROS É RAPTADO APÓS SAIR DA CADEIA

O apenado Antônio Marcos Soares de Nogueira, de 42 anos, foi raptado por homens armados nesta sexta-feira, 28 de Julho de 2023, na cidade de Mossoró, na região Oeste Potiguar
Segundo informações, ele cumpre pena por homicídio na Penitenciária Agrícola Dr Mário Negócio e havia sido solto através de tornozeleira eletrônica.
Antônio Marcos ia para casa de moto com outra pessoa, quando na RN 015, próximo a Comunidade da Barrinha, quando foi interceptado por homens em um carro.
Antônio Marcos que havia sido condenado há 20 anos de prisão por matar a tiors a sua vizinha Mércia Freire de Mendonça, e ferir Paula Dayana Freire Mendonça no dia 04 de outubro de 2015, no bairro Paredões. (RELEMBRE O CRIME).
Ele foi levado a força e até o momento não foi localizado.
A família compareceu a Delegacia de Plantão e registrou um Boletim de Ocorrência sobre o desaparecimento do apenado.

*Passando na Hora

FELIPE GUERRA-RN: HOMEM É ENCONTRADO FERIDO NA ZONA RURAL DEPOIS DE SER PERSEGUIDO POR CRIMINOSOS

Na manhã deste domingo, 30 de julho, um homem identificado apenas por Fabinho foi encontrado caído na entrada da comunidade de Santana, mesmo no antigo Lixão, zona rural da cidade de Felipe Guerra. Segundo relatos da vítima, que estava acordada e consciente, dois homens em uma moto teriam efetuado dois disparos de arma de fogo para o alto e ordenaram que ele parasse.
Segundo Fabinho os disparos foram na região da Várzea de Caraúbas. No entanto, Fabinho não obedeceu à ordem e tentou fugir, sendo perseguido pelos criminosos.
Durante a fuga, Fabinho perdeu o controle de sua motocicleta e acabou caindo. Ele afirmou que mesmo no chão, conseguiu observar os homens se aproximando do local onde ele estava, mas logo voltaram. Fabinho apresentava um corte pequeno na cabeça e se queixava de dores nas costelas, além de não sentir as pernas.
Após o ocorrido, uma equipe do Hospital da cidade de Felipe Guerra foi acionada e prestou socorro a Fabinho, levando-o para o hospital. A motocicleta que ele pilotava no momento do incidente é uma Motocicleta 150 de cor Azul, com placa MYK 9746, registrada em Caraúbas.
Fabinho é da comunidade de Tabuleiro, também zona rural da cidade de Felipe Guerra.
Atualização: Chegam informações do Hospital da cidade de Felipe Guerra, Fabinho será transferido agora para o Hospital Tarcísio Maia em Mossoró.


*Folha Potiguar

BRASIL: Manga e melão são destaques nas projeções das frutas para os próximos dez anos

As frutas brasileiras têm apresentado importância crescente, tanto no mercado interno como no exterior. De janeiro a junho deste ano, o valor das exportações (inclui nozes e castanhas) foi de US$ 533,3 milhões, e a quantidade exportada foi de 483,3 mil toneladas, embarcadas para mais de 120 países. A União Europeia é o principal destino das exportações nacionais.

Limões e limas, melões e mangas são as frutas que apresentaram neste ano (janeiro a junho) os melhores resultados em valor nas exportações – limões e limas US$ 84,6 milhões, melões US$ 69 milhões e mangas US$ 68,4 milhões. As uvas, abacates e maçãs também tiveram desempenho favorável, com US$ 36,4 milhões, US$ 30,1 milhões e US$ 29,5 milhões em receitas, respectivamente.

As projeções de produção até 2032/2033 mostram que os maiores aumentos de produção devem ocorrer em melão (28,7%), manga (22,9%), maçã (21,3%) e uva (16,3%).

Os números fazem parte do estudo Projeções do Agronegócio, Brasil 2022/23 a 2032/33, feito pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Melão

De acordo com analistas do setor, o crescimento da produção e da área de melão faz sentido se o Brasil conseguir abrir novos destinos de exportação. O mercado europeu está bem consolidado e o mercado chinês ainda está em negociação. A produção faz uso de tecnologia, sobretudo, no Rio Grande do Norte e no Ceará.

Manga

Os aumentos recentes de área, podem permitir crescimento da produção, porém espera-se uma interrupção na expansão de área. Quanto às exportações, acredita-se em continuidade do crescimento, mas em ritmo menos intenso que o projetado no modelo.

Uva

Os aumentos de área no Vale do São Francisco e também a disponibilidade de variedades produtivas podem aumentar a produção no próximo decênio. Ocorreram aumentos significativos em áreas nas regiões de uva de mesa no Sul e no Sudeste do país.

Maçã

A estimativa é de que a área de plantio da maçã seja praticamente estável nos próximos dez anos, mas com ganhos de produtividade decorrente dos constantes investimentos tecnológicos do setor. Há interesse em novas variedades, mais adaptadas e que possam ser mais adensadas.

A exportação de maçã depende muito da oferta nacional, dos concorrentes e da demanda dos principais destinos. A tendência é de que cresçam os embarques do produto.

Laranja e suco de laranja

A produção de laranja deverá passar de 16,9 milhões de toneladas na safra 2023 para 17,7 milhões de toneladas em 2032/33. O crescimento anual deve ser por volta de 0,5% no próximo decênio.

A área plantada deve sofrer uma redução nos próximos anos, com recuo dos atuais 656 mil hectares para 572 mil hectares. O estado de São Paulo, principal produtor do país, vem reduzindo a área de colheita da laranja.

Já as exportações de suco de laranja devem passar de 2,5 milhões de toneladas, em 2022/23, para 3 milhões de toneladas ao final do período das projeções. Isso representa um aumento de 21,9% na quantidade exportada. O faturamento neste ano (janeiro a junho) foi de US$ 1 bilhão para uma quantidade de 1,3 milhão de toneladas exportadas, com 75,8% na participação mundial.

A participação brasileira no mercado mundial de suco de laranja foi de 49,5% em 2022. As importações mundiais foram de US$ 3,99 bilhões e as exportações brasileiras foram de US$ 1,98 bilhão no mesmo período.

Confira aqui as Projeções do Agronegócio Brasil - 2022/23 a 2032/33 e aqui as tabelas das projeções

*De Fato

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

COLOQUE Deus, conscientemente, em tudo o que faz, em todos os seus problemas.
E verificará que seus sofrimentos se transformarão em experiência e aprendizado.
Coloque Deus em todos os seus pensamentos, e sua vida se transformará num hino de alegria e louvor, porque as dores se esvairão como as trevas, que desaparecem aos primeiros clarões das luzes da aurora...