Pesquisar este blog

14 abril 2023

MOSSORÓ-RN: Homem é baleado duas vezes durante assalto no Bairro Santo Antônio

De acordo com informações repassadas pelo sargento Sidney da Rádio Patrulha do 2º Batalhão, que atendeu a ocorrência, por volta das 05h00min desta sexta feira 14 de abril de 2023, um elemento em um Pop, chegou em um bar próximo ao Senai e anunciou um assalto.

Valter Ferreira da Silva, 46 anos, que estava no bar, acabou sendo baleado ao reagir a ação do criminoso. O elemento recolheu os celulares e quando chegou a vez de abordar Valter Ferreira, ele teria regido dizendo que não entregava seu celular e se agarrou ao criminoso, foi quando o mesmo sofreu dois tiros efetuados pela assaltante.

Um disparo transfixou a coxa e outro pegou só raspão na orelha. A vítima conseguiu andar e chegar até a casa de uma familiar na Rua José Damião e pedir socorro. A guarnição da PM foi acionada e socorreu a vítima para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro, onde foi medicado e como o caso não tinha gravidade, o mesmo foi liberado na UPA mesmo.

O criminoso fugiu levando o celular da vítima baleada e os outros das outras pessoas que estavam no bar. A PM realizou diligências, mas não conseguiu localizar o assaltante.

*Fim da Linha

MOSSORO-RN: Justiça determina fim da greve dos professores. Entenda o que pesou na decisão

Vivaldo Pinheiro considera a greve abusiva (Foto: autor não identificado)
O desembargador Vivaldo Pinheiro do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte determinou o retorno imediato dos professores de Mossoró as salas de aula, encerrando a greve que se arrastava desde o dia 23 de fevereiro.

Quatro argumentos usados pela Prefeitura de Mossoró foram decisivos para a decisão do magistrado:

1) não haver pagamento salarial inferior ao piso nacional da categoria;

2) a categoria ter alcançado 33,67% de aumento em menos de 2 anos;

3) não haver viabilidade financeira e orçamentária para a concessão do reajuste salarial de 14,95%;

4) ser a educação serviço essencial, o qual não pode paralisar, ante o prejuízo coletivo incomensurável.

“Partindo-se de tais premissas, e volvendo-se a atenção para a hipótese específica dos autos, vê-se que a controvérsia consiste em verificar se merece guarida o pleito formulado pelo Município de Mossoró quanto à ilegalidade ou abusividade do movimento paredista deflagrado, em 23.02.2023 (Id 18999536), portanto, há quase 02 (dois) meses, pelos servidores do magistério, vinculados ao Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró/RN – SINDISERPUM”, pontuou. “Em um juízo de cognição sumária, encontra-se suficiente comprovado a presença dos requisitos necessários ao deferimento da tutela antecipada requerida. Primeiro porque, observando-se o teor do Ofício n° 02/2023/SINDISERPUM (Id 18999536), não há qualquer referência à manutenção de um percentual mínimo de professores durante os dias de paralisação, o que leva invariavelmente à solução de continuidade na prestação de serviço essencial à população”, complementou.

O desembargador ainda avaliou o movimento como abusivo. “Da mesma forma, o movimento paredista mostra-se abusivo, ao ser deflagrado em momento posterior ao extenso e desgastante período de paralisação das atividades docentes em decorrência da pandemia, onde os estudantes, inclusive da rede pública de ensino, foram impedidos de frequentar regularmente as escolas, com consequências inimagináveis para o seu crescimento profissional e emocional”, avaliou.

A liminar prevê multa diária no valor de R$ 10 mil

para o Sindserpum em caso de descumprimento da decisão.

*Blog do Barreto

[VÍDEO] Mãe de Marília Mendonça desabafa após vazamento de fotos da autópsia: ‘Está faltando lei’

Ruth Moreira, mãe da cantora Marília Mendonça, desabafou após falar sobre o vazamento de informações sigilosas sobre a morte da sertaneja e fotos da autópsia da cantora.

Em vídeo publicado nesta sexta-feira (14) nas redes sociais, dona Ruth tentou tranquilizar os fãs sobre o filho da cantora, Léo Mendonça, de 3 anos, que já tem idade para entender o que está acontecendo.

“Eu não me pronunciei ontem por causa do Leozinho. Ele já entende tudo o que eu falo e também já entende quando acontece alguma coisa. A família está chocada com tanta monstruosidade. Mas isso também não me surpreende”, disse.

Aos prantos, a mãe da Rainha da Sofrência desabafou e falou sobre a falta de segurança e de Justiça que afetam a segurança da família e de outras pessoas que perderam entes queridos e precisam lidar com essa situação.

“O mundo não me surpreende mais… Esses monstros que fizeram isso não me surpreendem, porque eles já haviam feito outra vez. O que está faltando é lei. Está faltando Justiça. Aqui não pode ser terra sem lei. Redes sociais não podem ser terra sem lei. A gente precisa que esses delinquentes paguem. Não tem outras palavra: são delinquentes que não respeitam a memória da pessoa que se foi e também não respeitam a família.”

Ruth terminou o desabafo com um recado para os responsáveis pelo vazamento do conteúdo.

“Quero deixar um recadinho para as pessoas que fizeram isso: vocês vão lembrar de mim num certo momento da sua vida. Não desejo a dor que eu passei, não. Mas num certo momento da sua vida você vai lembrar disso que fez… E vai lembrar de mim.”
Veja vídeo:
Polícia investiga caso

A Polícia Civil de Minas Gerais abriu um procedimento administrativo de investigação após a denúncia de um suposto vazamento de fotos do laudo de necropsia da cantora Marília Mendonça, morta em 2021, em um trágico acidente aéreo.

De acordo com a PC, será possível identificar os acessos ao documento, graças ao sistema utilizado para armazenar os documentos, que é auditável.

*98 FM de Natal

Alexandre de Moraes manda PF ouvir Bolsonaro em até 10 dias sobre o 8 de janeiro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal marque o depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. O ministro deu o prazo de 10 dias para o a oitiva ocorrer.

O pedido para ouvir Bolsonaro foi feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorizado por Moraes.

“Determino à Polícia Federal que proceda à oitiva de Jair Messias Bolsonaro, no prazo máximo de 10 dias, devendo a PGR ser previamente avisada do dia agendado para, se entender necessário, acompanhar a oitiva”, escreveu Moraes.

Na avaliação dos investigadores, a postagem feita no dia 10 de janeiro pelo ex-presidente o liga aos atos golpistas do dia 8. O ex-presidente, na ocasião, compartilhou um post que, sem provas, colocava em dúvida o sistema eleitoral.

A mensagem foi avaliada como um estímulo ao que aconteceu em Brasília durante a invasão dos prédios dos três poderes da República.

*Fonte: G1

MOSSORÓ-RN: Inacreditável! Prefeito manda ofício a sindicato solicitando que sindicato faça assembleia para acabar com a greve

O prefeito Allyson Bezerra (SD) enviou ofício ao Sindicato dos Servidores Públicos de Mossoró (Sindserpum) solicitando que a entidade faça uma assembleia nesta sexta-feira para acabar com a greve deflagrada no dia 23 de fevereiro.

Trata-se de uma quebra de paradigma na relação entre poder público e sindicato. Não cabe ao prefeito fazer esse tipo de pedido. O fato gerou revoltou na presidente do Sindserpum Eliete Viera. “O ofício é ridículo e gerou revolta na categoria”, disse.

No documento, o prefeito lista os pontos da pauta de reivindicação que está disposto a negociar e reforça que já paga o piso nacional da categoria no valor R$ 4.420,55. Os professores, por outro lado, cobram o reajuste de 14,95%.

A resposta do Sindserpum foi um protesto na porta do Palácio da Resistência, sede do poder público municipal. O sindicato informou que manterá o cronograma normal de assembleias e a próxima será na segunda-feira.

Ultimato
O ofício tem ares de ultimato: ou acaba a greve ou o Município vai judicializar a greve.

Nota do Blog: no dia 4 de agosto completo 20 anos como jornalista nunca vi um troço desses. Não cabe ao prefeito fazer esse tipo de pedido.

Veja o ofício completo

*Blog do Barreto

CONVITE MISSA DE 30º DIA


SÃO GONÇALO DO AMARANTE-RN: Prefeitura lança projeto “Raízes de Songa”

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Fundação Cultural Dona Militana (FCDM) e da Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos (Secom), lançou no último domingo (9), durante a apresentação da Paixão de Cristo do GRUTEU, o projeto “Raízes de Songa”, que tem por objetivo fazer um resgate e registro histórico das tradições são-gonçalenses.
O primeiro grande ato desse projeto é intitulado “Cidade das Paixões”– um documentário que vai contar a história das encenações da Paixão de Cristo no município. O episódio um, já disponível nas redes sociais, faz um resgate das origens dos grupos teatrais e mostra como o município tornou-se protagonista em narrar essa grande história e os principais personagens que contribuíram para isso.
O “Raízes de Songa” vai contar um pouco da história de São Gonçalo, sua fé, cultura, arte, gastronomia e muito mais. Tudo isso por meio de projetos audiovisuais que serão disponibilizados nos meios oficiais da Prefeitura.
Confira o EP1 do documentário “Cidade das Paixões”: https://www.youtube.com/watch?v=oqBeKXkXVeA.


*Por Anna Ruth

CEARÁ MIRIM-RN: POLÍCIA CIVIL INVESTIGA DESAPARECIMENTO DE MENINA DE 11 ANOS

Policiais civis da 14ª Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (Ceará-Mirim) investigam o desaparecimento de Suedna Rodrigues da Silva, 11 anos.
Segundo informações repassadas pela mãe da menina, que compareceu à delegacia na segunda-feira (10) para relatar o desaparecimento, ela teria saído de casa por volta das 11 horas da manhã do último sábado (8), para comprar frutas na feira de Ceará-Mirim. Ao sair de casa, ela vestia uma blusa com estampa de oncinha e short jeans.
Até o momento, a Polícia Civil entrevistou familiares e professores de Suedna, que reside na “Baixa do Rato” e estuda no CAIC de Ceará-Mirim, no 4ª ano. Também realizou buscas nos bairros Baixa do Rato, Novo Horizonte e Sítio Gravatá, em Ceará-Mirim, e as diligências foram estendidas aos municípios de Rio do Fogo e Taipu.
As investigações e buscas continuam. Foi recebido um relato de que Suedna Rodrigues teria sido vista, no sábado, no bairro Centro, mas, apesar de analisar imagens de câmeras de monitoramento de um comércio da área, a informação ainda não foi confirmada.

*98 FM de Natal

Deputados estaduais alertam para o melhor aproveitamento das águas no RN

O Rio Grande do Norte tem recebido bons volumes de chuvas neste ano. Já são 14 reservatórios que registraram sangria. Além disso, o Estado já ultrapassou a marca de 60% do acúmulo de água da capacidade dos seus açudes e barragens. A notícia entrou na pauta no horário dos deputados na sessão plenária desta quinta-feira (13) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

O deputado estadual Neilton Diógenes (PL) alertou para a importância do bom aproveitamento da água, mas também demonstrou preocupação com as dificuldades que alguns municípios estão passando diante da falta de estrutura para receber chuvas acima de 100 milímetros.

“Estamos vivendo um período chuvoso. As rodovias, que já não prestavam, agora aumenta o problema. Mas, antes faltava água. Então, ficamos felizes em ver os açudes cheios, mas há precariedade nas cidades para enfrentar o volume de chuva, traz muitos problemas para os gestores”, disse.

Ainda de acordo com o deputado, é preciso pensar também nas consequências e nos transtornos causados pelas fortes chuvas. “Hoje é abundância, mas pode fazer falta amanhã. Hoje temos alegria com a água, mas também traz transtornos. Então, precisamos debater resolutividade”, acrescentou.

*Por Anna Ruth

STF derruba lei que obriga a coletar DNA para combater troca de bebês

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional a lei do Rio de Janeiro que obriga hospitais e maternidades a coletar material genético de recém-nascidos.

Sancionada em 2002, a norma prevê medidas para evitar a troca de bebês em hospitais públicos, privados e maternidades do estado. No entanto, segundo o atual governo do Rio, a lei nunca chegou a ser aplicada.

Além do uso de pulseiras de identificação e grampo umbilical, a lei determina a coleta de material genético de mães e filhos internados na sala de parto para arquivamento pela unidade de saúde. O material deveria ficar disponível para a Justiça em caso de necessidade de realização de exame de DNA.

O caso foi parar no Supremo em 2016 por meio de ação protocolada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Para o órgão, a lei é inconstitucional por violar a intimidade e a privacidade das gestantes, além de não considerar a vontade das mães para realização da coleta do DNA.

Durante o julgamento, os ministros seguiram o voto do relator, ministro Luiz Fux, que votou na sessão desta quarta-feira (12). Fux disse que o trecho da lei que prevê a coleta de DNA é ilegal por não levar em conta o consentimento da mãe.

O entendimento foi seguido pelos ministros André Mendonça, Nunes Marques, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes e a presidente do Supremo, Rosa Weber.

*Fonte: Agência Brasil

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

SEJA atencioso e compreensivo.
Quantas vezes a pessoa que vem falar com você traz problemas recônditos, escondidos no âmago da alma!
Mantenha-se sereno, você que já vislumbrou a luz do entendimento fraterno.
Conserve equilíbrio, quando alguém se apresenta perturbado.
Seja atencioso e compreensivo: o mundo está repleto de enfermos, e você tem saúde moral.