segunda-feira, 27 de abril de 2020

APODI-RN: NOITE DE CHUVA NA CIDADE, 25 MILÍMETROS

A noite de segunda-feira, 27 de abril foi de uma boa chuva na cidade de Apodi-RN.
Na rua 7 de Setembro, no Pluviômetro da Eletrônica Maia registrou 25 milímetros.
Nas comunidades rurais, onde mais precisam de chuvas, também houve precipitações. Só não sabemos quantos milímetros.

Idosa de 72 anos é a 11ª vítima do coronavírus em Mossoró; RN tem 47 mortes causadas pela pandemia

A Secretaria de Saúde de Mossoró confirmou nesta segunda-feira (27) a 11ª morte por coronavírus na cidade.
A vítima é uma idosa de 72 anos que apresentava diabetes, hipertensão e Alzheimer. Ela estava internada desde o dia 21 de abril em um hospital da rede privada da cidade.

EMPARN: BOLETIM DAS CHUVAS NO FINAL DE SEMANA EM TODO O RN

Per.: das 7:00hs de 26/04/2020 as 7:00hs de 27/04/2020
No. Postos Existentes: 174 No. Postos sem Contato: 63
No. de Postos com Chuva: 62 No. de Postos sem Chuva: 49

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Caraubas(Particular) 53,3
Barauna(Emater) 32,6
Dr. Severiano(Emater) 25,0
Areia Branca(Emater) 21,4
Severiano Melo(Prefeitura) 17,0
Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 16,0
Grossos 14,7
Martins(Particular) 13,0
Rafael Godeiro(Emater) 12,8
Lucrecia(Emater) 12,7
Jucurutu(Emater-pedra do Navio) 12,0
Antonio Martins(Emater) 11,0
Major Sales(Prefeitura) 10,7
Patu(Particular) 10,0
Riacho Da Cruz(Emater) 10,0
Riacho De Santana(Emater) 10,0
Tibau(Prefeitura) 10,0
Umarizal(Fazenda Camponesa(partic)) 10,0
Assu(Emater/st. Casa Forte) 8,7
Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 8,0
Porto Do Mangue(Prefeitura) 7,8
Campo Grande(Particular 2) 7,0
Portalegre(Particular) 5,7
Jose Da Penha(Emater) 5,5
Luis Gomes(Delegacia) 5,0
Piloes(Prefeitura) 4,5
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 4,0
Campo Grande(Particular) 2,8
Apodi(Base Fisica Emparn) 1,1
Mossoro(Prefeitura) 1,1
Olho D'agua Dos Borges(Particular) 1,0
Joao Dias(Emater) 0,1

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Macau(Defesa Civil (ex-emater)) 31,5
Serra Negra Do Norte(Emater) 21,4
Macau(Posto Nosso Barco) 17,3
Sao Joao Do Sabugi(Emater) 12,5
Timbauba Dos Batistas(Prefeitura-fz. Timbauba) 8,0
Sao Bento Do Norte(Prefeitura) 7,0
Pedro Avelino(Base Fisica Da Emparn) 6,0
Lajes(Olho Dagua Dois Irmaos) 4,5
Guamare(Lagoa Doce) 4,0
Acari(Particular) 2,5
Sao Fernando(Emater) 0,4

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR

Ielmo Marinho(Prefeitura) 41,0
Monte Alegre(Emater) 25,0
Vera Cruz(Emater) 22,3
Sao Pedro(Emater) 8,0
Joao Camara(Centro Saude) 6,1
Bento Fernandes(Riacho Dos Paus-part.) 6,0
Parazinho(Emater - Ex-particular) 5,7
Boa Saude(Emater) 5,3
Serrinha(Emater) 3,3
Sao Paulo Do Potengi(Emater) 2,0
Sao Bento Do Trairi(Prefeitura) 0,3

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Goianinha(Emater) 40,0
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 17,0
Espirito Santo(Prefeitura) 11,9
Ceara Mirim 10,0
Natal 4,8
Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 4,0
Montanhas(Prefeitura) 0,6
Baia Formosa(Destilaria Vale Verde) 0,2

MOSSORÓ-RN: HOMEM SAI PARA FAZER ENTREGA DE MÁSCARAS E DESAPARECE; FAMÍLIA PEDE AJUDA PARA ENCONTRÁ-LO

Familiares de Awilgon Misker Pereira de Almeida Freitas pede para quem souber o paradeiro ou qualquer informação entrar em contato.
Ele saiu ontem de sua residência em um veículo ONIX LT de cor prata de placas QUK 3726 para entregar umas máscaras e não retornou. O mesmo é morador do Bairro Liberdade aqui em Mossoró-RN.
Qualquer informação Ligue para esse número 84-87982397

MOSSORÓ-RN: PM RECUPERA S10 COM REGISTRO DE ROUBO

Na segunda-feira, 27 de abril de 2020, policiais militares de serviço na VTR1217, do 12º Batalhão de Polícia Militar que tem o comando do Major Manoel de Lima recuperaram numa área de mata, nas proximidades do Sítio Santana na Zona Rural de Mossoró, 01 veículo tipo S10 de cor branca que tinha sido roubada durante um arrastão no Sitio Chafariz também na Zona Rural da Cidade de Mossoró/RN.
A ocorrência foi levada pelos militares a Delegacia de Polícia Civil, onde foi apresentada a autoridade policial para a realização dos procedimentos cabíveis e legais como manda a alei, antes da devolução a seu proprietário.


*Passando na Hora

BARAÚNA-RN: RECAPEAMENTO ASFÁLTICO NA CIDADE

Para realizar o recapeamento asfáltico da avenida Jerônimo Rosado na cidade de Baraúna (RN), a prefeita Lúcia Maria Fernandes, autorizou a contratação da CONSTRUTORA LUIZ COSTA LTDA, pela importância de R$ 416.044,95.

MOSSORÓ-RN: PM DO 2º BPM PRENDE INDIVÍDUO E APREENDE ARMA DE FOGORN.

Na madrugada de segunda-feira, 27 de abril de 2020, por volta de 01 hora, policiais militares de serviço no Grupo Tático Operacional – GTO 01 do 2º Batalhão de Policia Militar que tem o comando do TC. Humberto Pimenta e o Major Jailson Andrelino, realizavam patrulhamento rotineiro na Zona Norte da Cidade de Mossoró no Oeste Potiguar, quando um indivíduo numa motocicleta em atitude suspeita passou pela guarnição, ficou sempre olhando para trás, se mostrando bastante nervoso, os militares realizaram um acompanhamento tático a distância, mas quando os militares se aproximaram para abordá-lo, o mesmo abandonou a moto e adentrou na sua residência na Rua Riachuelo no Bairro Santo Antônio, deixando no quintal da casa 01 arma de fogo artesanal calibre 12, pulando muros em fuga.
A equipe do GTO destinou-se a Delegacia de Plantão com a arma e a moto apreendida, onde apresentou ao DPC. Roberto Moura, ainda na DP os militares do GTO foram informados que outras guarnições que realizavam buscas, tinham localizado o suspeito escondido no muro de uma casa, com ferimentos nos braços, mão e pernas, provocados pelos vidros de proteção do muros, por onde o mesmo em fuga pulou, ao ser identificado como ISAC RAMOM DA SILVA, o mesmo foi levado até a unidade hospitalar, em seguida para a Delegacia de Plantão, onde foi autuado por infração ao artigo 14 da lei 10.826/03, por porte ilegal de arma de fogo, também na delegacia foi constatado processos em desfavor de ISAC, por porte ilegal de arma e outro por homicídio, mas inexistia contra ele mandado de prisão. Ambos os processos seguem em apenso. O detido ficará a disposição da justiça.
 

*Jr Dantas/Passando na Hora

BOLSONARO: O HOMEM QUE DECIDE ECONOMIA É UM SÓ E SE CHAMA PAULO GUEDES

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro, acenou para o ministro Paulo Guedes na manhã desta segunda-feira, 27, e afirmou que o economista é o único homem que decide sobre a economia do País no governo de Bolsonaro.
A declaração, feita ao lado de Guedes, ocorreu depois de crescer no mercado financeiro e no governo rumores sobre a permanência ou não do chefe da Economia na equipe.
As especulações de que Guedes seria agora “a bola da vez” aumentaram nos últimos dias após a demissão de Sérgio Moro do Ministério da Justiça.
“O homem que decide economia no Brasil é um só, chama-se Paulo Guedes. Ele nos dá o norte, nos dá recomendações e o que nós realmente devemos seguir”, disse Bolsonaro na saída do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.
Na manhã desta segunda-feira, o presidente recebeu ministros para café da manhã. O encontro não estava previsto na agenda.

BBB20: Final do 'BBB' é nesta segunda: relembre 10 momentos

O "Big Brother Brasil 20" acaba nessa segunda-feira (27) — e, com ele, uma edição marcada por brigas, divisões na casa, revelações, reviravoltas, famosos (participando e torcendo), lives e recorde em um paredão.
Com tanta coisa acontecendo em três meses pode ficar difícil de lembrar de tudo. Por isso, o G1 preparou uma lista com dez dos momentos mais marcantes do "BBB20".
Antes mesmo da vigésima edição começar, ela já prometia uma grande diferença em relação às demais. Pela primeira vez, o programa contaria com metade do elenco formado por famosos.
Mais conhecidos do grande público, nomes como o da cantora Manu Gavassi e da influenciadora Rafa Kalimann apareciam como favoritos desde o começo.

Moro deve falar à CPI das Fake News assim que for chamado, e Planalto monitora STF

Moro durante a entrevista coletiva em que anunciou a saída do Ministério da Justiça, na sexta-feira (25) — Foto: Reprodução/GloboNews
O ex-ministro da Justiça Sergio Moro deve falar à CPI da Fake News assim que for chamado pelos parlamentares.
Fontes ouvidas pelo blog têm repetido que o depoimento do ex-ministro será importante para aprofundar a interferência política do presidente Bolsonaro na Polícia Federal, acusação feita por Moro durante entrevista coletiva em que anunciou sua demissão, na sexta-feira (24).
A quem pergunta se Moro comparecerá à CPI, o ex-ministro repete que a ida não depende dele. Ele pode ser convidado ou convocado pela comissão.
A expectativa de parlamentares é que Moro vá, atendendo a convite, e tenha munição para além das mensagens apresentadas na última sexta-feira, que apontariam a insistência do presidente na troca da PF com o objetivo final de blindar sua família de investigações.
As atividades da CPI das Fake News, assim como as de outras comissões do Congresso, estão suspensas por conta da pandemia. Os trabalhos deveriam ter sido encerrados em 13 de abril mas foram prorrogados por mais 180 dias – que passam a ser contados depois que os trabalhos forem retomados –, numa derrota imposta pelo Congresso a Bolsonaro.
Os integrantes da comissão articulam para retomar os trabalhos o mais rápido possível, e vão apelar ao presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, para que isso ocorra.
O Palácio do Planalto acompanha as movimentações de Moro: teme a repercussão de uma ida do ex-ministro à CPI das Fake News combinada com o que Moro pode entregar ao Supremo Tribunal Federal (STF), no inquérito que está sob relatoria do ministro Celso de Mello.

'Arrebentar' com a PF
Antes de deixar o governo, Moro repetia a aliados que, se deixasse o governo, Bolsonaro iria “arrebentar” com a Polícia Federal.
Para a Polícia Federal e para o Ministério da Justiça, Bolsonaro escolheu nomes do círculo pessoal e ligados à família Bolsonaro: Alexandre Ramagem (PF) e Jorge Oliveira (Justiça). As nomeações, entretanto, ainda não ocorreram.
A escolha de Bolsonaro foi tomada com base em consultas familiares e de advogados, como o advogado Frederick Wassef, que defende Flavio Bolsonaro na investigação envolvendo o esquema de rachadinhas.
No domingo, Wassef esteve no Palácio da Alvorada, com Flavio, em meio às negociações para definir o futuro chefe do Ministério da Justiça.
Procurado pelo blog, Wassef disse que foi ao encontro do presidente para tratar de questões jurídicas, já que defende Bolsonaro também – e que foi “mera coincidência” ter ido ao Palácio no domingo.
A ala militar do governo foi contra a escolha de Jorge porque queria um jurista renomado. Mas foi, novamente, vencida: assim como não conseguiu demover Bolsonaro de demitir Valeixo, não conseguiu emplacar um nome fora do círculo pessoal do presidente para a Justiça. Para a vaga de Jorge Oliveira, está cotado o Almirante Flavio Rocha, hoje na Secretaria de Assuntos Estratégicos.


*Por Andréia Sadi - G1

'E daí?', indaga Bolsonaro em resposta a comentário sobre indicação de amigo do filho à PF

'E daí?', diz Bolsonaro sobre possível indicação de amigo do filho para direção da PF
O presidente Jair Bolsonaro respondeu com "e daí?" a uma usuária que afirmou, em uma rede social neste domingo (26), que Alexandre Ramagem, provável novo diretor-geral da Polícia Federal, é amigo dos filhos de Bolsonaro.
A usuária escreveu: "Alexandre Ramagem é amigo dos filhos do presidente. Inclusive, foi indicado [para a Polícia Federal] por eles".
O presidente, então, respondeu a ela: "E daí? Antes de conhecer os meus filhos eu conheci o Ramagem. Por isso deve ser vetado? Devo escolher alguém amigo de quem?", indagou o presidente.
O comando da Polícia Federal foi o motivo do pedido de demissão do ex-ministro da Justiça Sergio Moro, na última sexta-feira (24). Depois de um ano e quatro meses, Moro deixou a pasta e disse que o presidente Jair Bolsonaro tentava interferir politicamente na PF, órgão ligado ao Ministério da Justiça.
Na sexta-feira, Moro exibiu à TV Globo reprodução de conversa que teve com Bolsonaro, na qual o presidente sugere troca no comando da PF em razão de investigações que envolvem aliados do chefe do Executivo. 

Bolsonaro deve confirmar nomes ligados a ele e aos filhos para Ministério da Justiça e PF
Neste domingo, em uma rede social, Bolsonaro disse que Moro "mentiu" sobre a ingerência política na Polícia Federal e disse não ter trocado nenhum superintendente do órgão.
Após Moro pedir demissão do Ministério da Justiça, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que a Polícia Federal mantenha, em seus postos, os delegados que investigam possível esquema ilícito de divulgação de fake news e financiamento de pautas antidemocráticas. 

Ramagem, ao lado esquerdo do vereador Carlos Bolsonaro, festejou a virada de 2018 para 2019 com o filho do presidente — Foto: Reprodução
Na Polícia Federal desde 2005, Alexandre Ramagem chefiou a equipe de segurança de Jair Bolsonaro na campanha eleitoral de 2018 e, desde então, se tornou amigo próximo da família do presidente.
No réveillon de 2019, Ramagem foi fotografado ao lado de Carlos Bolsonaro, filho do presidente, durante a comemoração.
Em 2019, Ramagem foi assessor na Secretaria de Governo e, em julho, o delegado foi escolhido por Bolsonaro para ser diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Outro amigo da família Bolsonaro, o atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, deve ser indicado para a vaga de Moro no Ministério da Justiça.


*G1 - Brasília

Governo autua 3 comércios no Oeste por descumprimento às prevenções da Covid-19

O Governo do Estado tem orientado e fiscalizado estabelecimentos comerciais nos quatro cantos do Estado para fazer cumprir o Decreto 29.583, de 1º de abril de 2020. A lei reforça medidas preventivas de enfrentamento ao novo coronavírus. No último domingo três supermercados do município de Pau dos Ferros foram autuados por descumprimento ao Decreto.
“Iniciamos esta Força Tarefa com visitas educativas de orientação à obediência ao Decreto. Nesta segunda fase passamos a exigir o cumprimento. Esses três estabelecimentos já haviam sido orientados. E em nova visita verificamos o descumprimento à prevenção na entrada do comércio, no acesso e na permanência dos consumidores. Foram lavrados autos de constatação e encaminhado o processo administrativo para aplicação de multa”.
Ainda segundo o coordenador geral do Procon-RN, Thiago Silva, a multa varia entre R$ 5 mil e R$ 50 mil, de acordo com o nível de infração, o faturamento da empresa e a reincidência. A Força Tarefa, que além do Procon RN é composta por membros das polícias Militar e Civil e a Controladoria Geral do Estado, foi formada em 15 de abril. Desde então tem intensificado as ações de fiscalização.
Em 45 dias de atuação, a Força Tarefa visitou mais de 300 estabelecimentos em todo o Estado. Foram aplicadas seis multas, sendo uma na Grande Natal e cinco no interior do Estado. “Nosso foco tem sido mais educativo, de orientação e temos sido correspondidos na grande maioria das situações”. Thiago Silva lembrou ainda que o Procon-RN tem atuado ainda no combate às práticas abusivas, a exemplo do aumento de preços sem justificativa.

Ronaldinho: ‘Nunca imaginei que passaria uma situação dessas’

Foto: Reprodução Instagram @abcdigital
Passados quase dois meses depois que foi preso no Paraguai por ter tentado entrar no país com documentos adulterados, Ronaldinho Gaúcho falou pela primeira vez sobre o que está passando desde então em Assunção. Em entrevista ao jornal paraguaio ABC Color, o ex-jogador brasileiro relatou como foram os 32 dias de confinamento em um presídio da capital do país, onde tinha a companhia do irmão Roberto de Assis. Desde o último dia 7, eles cumprem prisão domiciliar em um hotel de luxo em Assunção, após terem pago fiança.

“Foi um duro golpe. Nunca imaginei que passaria por uma situação dessas. Durante toda a minha vida, busquei atingir o mais alto nível profissional e trazer alegria às pessoas com o meu futebol”, disse Ronaldinho Gaúcho, que contou que viajou ao Paraguai para o lançamento de um cassino online e também de um livro.

“Tudo o que fazemos é a partir de contratos gerenciados por meu irmão, que é meu representante. Nesse caso, participamos do lançamento de um cassino online, conforme especificado no contrato, e do lançamento do livro “Craque da Vida”, organizado com uma empresa no Brasil que tem o direito de explorar o livro no Paraguai”, afirmou o ex-jogador, que mostrou enorme surpresa ao ser abordado no aeroporto de Assunção com documentos falsos.

“Ficamos surpresos ao saber que os documentos não eram originais. Desde então, nossa intenção tem sido colaborar com a Justiça para esclarecer o fato, como temos feito desde o início. Desde esse momento até hoje, explicamos tudo e facilitamos tudo o que a Justiça solicitou de nós”, relatou.

A investigação tributária conduzida por autoridades paraguaias busca determinar em que contexto os documentos falsificados foram emitidos e qual o objetivo de seu uso no país, ambos – Ronaldinho Gaúcho e Assis – tendo processado a sua própria documentação brasileira.

No presídio de Assunção, Ronaldinho Gaúcho virou uma atração. Chegou a interagir com outros presos, distribuiu autógrafos, gravou vídeos a pedidos dos demais detentos e participou até de um campeonato interno de futebol. Teve até fotos com policiais e funcionários do local.

“Todas as pessoas me receberam com bondade. Jogar futebol, dar autógrafos, estar em fotos, tudo isso faz parte da minha vida, não tenho motivos para parar de fazê-lo, muito mais com pessoas que estão passando por um momento difícil como eu estava”, completou o brasileiro.

*Estadão/BG

Ceará tem 6,5 mil casos de Covid-19; estado registra mais uma morte nesta segunda e total chega a 377

Até segunda (27), foram realizados mais de 21.545 mil exames de detecção do novo coronavírus no Ceará — Foto: Fotos Públicas
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) registra 6.478 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no estado, e 377 mortes em decorrência da doença. Os dados foram divulgados por meio da plataforma IntegraSUS às 9h17 desta segunda-feira (27).
Neste domingo (26), o Ceará chegou a 376 mortes por Covid-19 e a 6.260 casos confirmados em 134 cidades. Ao todo, foram 50 novos registros de óbitos somente neste domingo, o maior número já registrado em um único dia.
No sábado (25), foram 33 registros no sistema de óbitos pelo novo coronavírus.
Os números fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, o que não corresponde necessariamente à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente.
Fortaleza continua sendo o epicentro da doença no estado, com 5.137 casos e 297 mortes.
Outras informações atualizadas da plataforma:
  • São 17.107 casos suspeitos;
  • 21.545 testes realizados;
  • A taxa de letalidade da doença no CE é de 5,8%;
  • 136 cidades têm casos de Covid-19
*Do G1 CE

PARNAMIRIM-RN: CIPAM REALIZA APREENSÃO DE 55 AVES E DETÉM 29 PESSOAS POR CRIME CONTRA A FAUNA

55 aves foram apreendidas em ação da CIPAM
Na manhã desse domingo (26), policiais militares da Companhia Independente de Proteção Ambiental realizaram a detenção de 29 pessoas por crime contra a fauna prevista na legislação ambiental e por desobediência ao Decreto Estadual n° 29.534/2019 de combate e enfrentamento ao COVID-19 no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte.
A prisão ocorreu no bairro Nova Esperança, em Parnamirim, numa casa de recepção após os militares receberem uma denúncia anônima de que estaria havendo uma possível exposição de aves silvestres, sem autorização legal.
No local indicado, os policiais constataram a reunião de 29 pessoas, todas na posse de aves silvestres sendo expostas em um evento, com intuito de competição de cantoria das aves.
Ainda no local, os policiais efetuaram a apreensão de 55 aves silvestres da espécime Sporophila nigricollis (papa-capim), os quais estavam sendo expostos sem a devida autorização legal do órgão ambiental, além de que alguns estavam sem a anilha de identificação, caracterizando a guarda em cativeiro proveniente de criadouro não autorizado ou sem a devida permissão.
Além do crime de ter sob sua guarda ou cativeiro animais sem a devida permissão, os suspeitos ainda foram enquadrados no crime ambiental de maus tratos, vez que houve prática de abuso aos animais ao expô-los a um evento com intuito de competição sem a devida autorização legal.
Os suspeitos também violaram o Decreto Estadual n° 29.534/2019 que veda a reunião, para fins públicos e privados, de mais de 20 pessoas, visto a atual situação de pandemia do COVID-19.
Contra os suspeitos foram lavrados Termos Circunstanciados de Ocorrência, haja vista a pena máxima dos crimes não ultrapassar 2 anos de pena privativa de liberdade, os quais prestaram o compromisso de comparecerem em Juízo em data previamente marcada.

NATAL-RN: PM APREENDE TRÊS ADOLESCENTES TENTANDO ASSALTAR MOTEL NA ZONA SUL

No início da tarde deste domingo (26), policiais militares do 5º Batalhão foram acionados para verificar uma tentativa de assalto a um motel no San Vale, zona Sul de Natal.
Os militares foram ao local e dentro de uma suíte encontraram três adolescentes do sexo masculino de posse de um simulacro de pistola, 1.875,00 reais em espécie e alguns acessórios.
Os jovens confessaram ter assaltado um mercadinho e de também ter abandonado um veículo tipo Fiat Siena no bairro Dix-Sept Rosado.
Os infratores foram conduzidos à Delegacia de Plantão Zona Sul para os procedimentos cabíveis.

SÃO GONÇALO DO AMARANTE-RN: DOIS HOMENS SÃO ENCOTRADOS MORTOS COM MARCAS DE TIROS E MÃOS AMARRADAS

Dois homens foram assassinados a tiros no domingo (26), em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Natal. Os dois corpos foram encontrados próximos a uma casa de shows e estavam com as mãos amarradas, segundo a Polícia Militar.
Ainda de acordo com a PM, os corpos com diversas marcas de tiros na região da cabeça foram encontrados por um morador da região. Em seguida, os policiais acionaram o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). O duplo homicídio será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil.


*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: IDENTIFICADO O JOVEM ENCONTRADO MORTO A TIROS NO SANTA HELENA NA MADRUGADA DE ONTEM

Jackson Henrique da Silva de 20 anos de idade, servente de pedreiro, residente na Rua Lira Tavares no bairro Santo Antônio, foi encontrado morto a tiros de escopeta calibre 12 e revólver calibre 38, no prolongamento da Rua Edinor Lima de Moura, no Santa Helena, bairro Santo Antônio em Mossoró.

*O Câmera

RESSUSCITOU? Kim Jong-un está ‘vivo e bem’, diz Coreia do Sul

Foto: KCNA/via Reuters
O líder norte-coreano, Kim Jong-un, está “vivo e bem”, informou um alto conselheiro de segurança do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, minimizando os rumores sobre a saúde de Kim depois de sua ausência em um importante evento comemorativo.

“A posição do nosso governo é firme. Kim Jong Un está vivo e bem”, disse o conselheiro do presidente Moon sobre segurança nacional, Moon Chung-in, em entrevista à CNN neste domingo (26).

O conselheiro disse que Kim passa uma temporada em Wonsan – um resort no leste do país – desde 13 de abril. “Nenhuma movimentação suspeita foi detectada até o momento”, afirmou.

Conjecturas sobre o estado de saúde de Kim foram crescendo desde sua ausência nas celebrações, em 15 de abril, no aniversário de seu avô, Kim Il Sung, fundador da Coreia do Norte, o dia mais importante do calendário político do país.

Kim não faz aparições públicas desde que presidiu um encontro do politburo do Partido dos Trabalhadores, em 11 de abril, e no dia seguinte a imprensa estatal divulgou que ele teria inspecionado caças-bombardeiros em uma unidade de defesa aérea.

Sua ausência nas celebrações do dia 15, no entanto, deu lugar a informações não confirmadas na imprensa sobre seu estado de saúde, que autoridades em Seul já tinham tentado minimizar.

“Não temos nada a confirmar e nenhuma movimentação especial foi detectada por enquanto dentro da Coreia do Norte”, informou, em um comunicado na semana passada, o gabinete presidencial sul-coreano.

O jornal “Daily NK”, um veículo on-line administrado sobretudo por críticos à Coreia do Norte, reportou que Kim estaria se recuperando de uma cirurgia cardiovascular realizada no começo do mês.

Citando uma fonte não identificada dentro do país, a matéria diz que Kim, que tem por volta de 35 anos, teria precisado se submeter à operação por fadiga, obesidade e tabagismo.

Logo depois, a CNN reportou que Washington estava “monitorando informações de inteligência” segundo as quais Kim estaria em “grave perigo” depois da cirurgia, atribuindo as declarações a uma fonte oficial americana que teria pedido para se manter anônima.

Na quinta-feira, o presidente americano, Donald Trump, refutou as informações de que Kim estaria debilitado, mas se recusou a afirmar qual foi a última vez que entrou em contato com ele.

Na segunda-feira passada, o jornal oficial “Rodong Sinmun” reportou que Kim tinha enviado uma mensagem de agradecimento a trabalhadores do projeto turístico costeiro Wonsan Kalma.

Foi o último de uma série de informes nos últimos dias de comunicados ou ações atribuídos a Kim, embora nenhum tenha sido acompanhado de uma foto dele.

Imagens de satélite revistas pelo ‘think tank’ 38North, sediado nos Estados Unidos, mostrou um trem, provavelmente de propriedade de Kim, na estação de Wonsan na semana passada.

A organização alertou que a presença do trem não “indica nada sobre sua saúde”, mas “dá peso” aos informes segundo os quais ele estaria na costa leste do país.

Dois anos de reunião histórica

As declarações sul-coreanas foram divulgados dois anos após a primeira reunião de cúpula entre Kim e Moon na Zona Desmilitarizada que divide a península.

Seul recordou o aniversário com uma cerimônia na estação de trem mais ao norte do país, em uma tentativa de destacar seu compromisso para concretizar um projeto ferroviário entre as fronteiras.

Porém, as relações entre as Coreias estão congeladas atualmente.

Estados Unidos e Coreia do Norte tampouco avançaram nos últimos meses em suas negociações sobre a questão nuclear norte-coreana.

Nenhuma informação foi divulgada sobre uma possível comemoração do encontro histórico no lado norte da península.

*G1, com France Presse

Roberto Jefferson “Se o pau cantar, essa base do Bolsonaro é muito mais forte que esse grupo de fora da lei que cerca o Lula e essa esquerdalha bagunceira no Brasil”

Roberto Jefferson (Foto: Reprodução)
Neste domingo, um dos novos aliados de Bolsonaro, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, publicou em suas redes sociais um áudio no qual faz defesa enfática do presidente.
— Se o pau cantar, essa base do Bolsonaro é muito mais forte que esse grupo de fora da lei que cerca o Lula e essa esquerdalha bagunceira no Brasil. Você tem aí os evangélicos, os pastores, você pega a rede social e são os homens que começam o discurso falando em Deus — disse Jefferson.
Roberto tem sido nos últimos dias um dos comandantes do Bolsonarismo nas redes sociais.

ITAJÁ-RN: ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA BR-304, ENTRADA DA CIDADE

Por volta das 17horas deste domingo, 26 de abril de 2020, a polícia militar recebeu a informação de que um grave acidente teria acontecido na BR 304, mais precisamente na entrada da cidade de Itaja, no interior do Rio Grande do Norte, uma pessoa morta no local e outras feridas.
O acidente envolveu um carro de passeio e um caminhão.
A PRF, juntamente com a policia militar estiveram no local.




*Focoelho.com

SERÁ? Tiroteio de Sergio Moro contra Bolsonaro está apenas no começo

Jair Bolsonaro e Sérgio Moro (Foto: Carolina Antunes/PR)
O ex-ministro da Justiça Sérgio Moro saiu do governo para começar uma guerra contra o presidente Jair Bolsonaro, a quem pretende enfrentar nas urnas em 2022, segundo ex-auxiliares e ex-colegas de ministério. Na sexta (24), o ex-juiz da Lava Jato prometeu novos “rounds” ao afirmar que “em outra ocasião” se colocará à disposição dos holofotes para contar detalhes das divergências com o seu ex-chefe e novo inimigo. A informação é da Coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder.
Moro vazou sem demora, ainda na sexta, gravações e mensagens de Bolsonaro. Ele sabe que vazamentos de mensagens doem muito.
Sergio Moro insinua seu projeto político ao afirmar que é caminho “sem volta” deixar a magistratura e que está pronto a “ajudar o Brasil”.
Bolsonaro se indignou particularmente quando Moro fez um aceno ao PT citando seus governos como exemplares na relação com a PF.
A dúvida é se Sérgio Moro terá fôlego para conduzir seu projeto presidencial até outubro de 2022.

*CLÁUDIO HUMBERTO/BG

ITAÚ-RN: A ONÇA ESTÁ SOLTA NA ZONA RURAL

 A imagem feita pela jovem Taunny Pinheiro nesta semana do mês de abril de 2020, e que circula nas redes socais em grande escala, foi registrada no Sítio Sebastopol, na zona rural de Itaú, no interior do Rio Grande do Norte.
Para muitos o animal se parece com uma Onça Parda, Já outros dizem que se parece com um Gato do Mato. Mas, a história é verdadeira.

Além do coronavírus, agora tem mais uma preocupação para deixar o povo preocupado.

*Informação: Márcio Melo

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

EMBORA sozinho, continue a caminhada!
Se todos os abandonarem, prossiga sua jornada.
Se as trevas crescerem em seu redor, mais uma razão para que você mantenha acesa a pequenina chama de sua fé.
Não deixe que sua luz se apague, para que você mesmo não fique em trevas.
Ilumine, com sua luz, as trevas que o circundam.