Pesquisar este blog

06 abril 2024

MOSSORÓ/RN: GRAVE ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA SAÍDA DA CIDADE PARA GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO

Um gravíssimo acidente foi registrado no início da noite deste sábado (06), na saída de Mossoró sentido Governador Dix-Sept Rosado via RN-117.
Segundo informações, uma colisão frontal entre motos pode ter deixado vítimas fatais.
Um dos envolvidos seria um goleiro identificado como Delmar.
Atualização: Confirmada uma vítima fatal ainda sem identificação.

*João Marcolino

INMET ALERTA PARA CHUVAS INTENSAS EM 118 CIDADES DO RN; VEJA LISTA

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para 118 cidades do Rio Grande do Norte (veja lista mais abaixo). O aviso é válido até 10h deste domingo (7).
O alerte é da cor amarela (perigo potencial), o nível mais baixo no grau de severidade do órgão. (Entenda abaixo os níveis).
🟡 No alerta amarelo, as chuvas variam entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm por dia, com ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Há, nesse tipo de alerta, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas .

Recomendações
Em caso de chuva intensa e rajadas de vento, é recomendado:
  • não se abrigar debaixo de árvores;
  • não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • evitar usar aparelhos ligados à tomada;
  • em caso de necessidade, acionar Defesa Civil (telefone 199) e Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Cidades no RN
  1. Acari
  2. Assu
  3. Afonso Bezerra
  4. Água Nova
  5. Alexandria
  6. Almino Afonso
  7. Alto do Rodrigues
  8. Angicos
  9. Antônio Martins
  10. Apodi
  11. Areia Branca
  12. Augusto Severo
  13. Baraúna
  14. Barcelona
  15. Bento Fernandes
  16. Bodó
  17. Caiçara do Norte
  18. Caiçara do Rio do Vento
  19. Caicó
  20. Campo Redondo
  21. Caraúbas
  22. Carnaubais
  23. Ceará-Mirim
  24. Cerro Corá
  25. Coronel João Pessoa
  26. Cruzeta
  27. Currais Novos
  28. Doutor Severiano
  29. Encanto
  30. Extremoz
  31. Felipe Guerra
  32. Fernando Pedroza
  33. Florânia
  34. Francisco Dantas
  35. Frutuoso Gomes
  36. Galinhos
  37. Governador Dix-Sept Rosado
  38. Grossos
  39. Guamaré
  40. Ielmo Marinho
  41. Ipanguaçu
  42. Itajá
  43. Itaú
  44. Jandaíra
  45. Janduís
  46. Jardim de Angicos
  47. Jardim de Piranhas
  48. João Câmara
  49. João Dias
  50. José da Penha
  51. Jucurutu
  52. Lagoa de Velhos
  53. Lagoa Nova
  54. Lajes
  55. Lajes Pintadas
  56. Lucrécia
  57. Luís Gomes
  58. Macau
  59. Major Sales
  60. Marcelino Vieira
  61. Martins
  62. Maxaranguape
  63. Messias Targino
  64. Mossoró
  65. Olho d'Água do Borges
  66. Paraná
  67. Paraú
  68. Parazinho
  69. Patu
  70. Pau dos Ferros
  71. Pedra Grande
  72. Pedra Preta
  73. Pedro Avelino
  74. Pendências
  75. Pilões
  76. Poço Branco
  77. Portalegre
  78. Porto do Mangue
  79. Pureza
  80. Rafael Fernandes
  81. Rafael Godeiro
  82. Riacho da Cruz
  83. Riacho de Santana
  84. Riachuelo
  85. Rio do Fogo
  86. Rodolfo Fernandes
  87. Ruy Barbosa
  88. Santa Cruz
  89. Santa Maria
  90. Santana do Matos
  91. São Bento do Norte
  92. São Fernando
  93. São Francisco do Oeste
  94. São Gonçalo do Amarante
  95. São Miguel
  96. São Miguel do Gostoso
  97. São Paulo do Potengi
  98. São Pedro
  99. São Rafael
  100. São Tomé
  101. São Vicente
  102. Serra do Mel
  103. Serra Negra do Norte
  104. Serrinha dos Pintos
  105. Severiano Melo
  106. Sítio Novo
  107. Taboleiro Grande
  108. Taipu
  109. Tenente Ananias
  110. Tenente Laurentino Cruz
  111. Tibau
  112. Timbaúba dos Batistas
  113. Touros
  114. Triunfo Potiguar
  115. Umarizal
  116. Upanema
  117. Venha-Ver
  118. Viçosa
*Do G1 RN

Factóides contra Prates e uma possível perda para o nordeste

O ministro Alexandre Silveira vai para os jornais atacar o presidente da Petrobras Jean Paul Prates sem reprimenda do PT. Confesso que não entendo como ninguém vai pra cima dele para que ele contenha os ânimos pouco civilizados. Não se administra nem uma bodega assim, imagina uma base de governo.

Trata-se de uma fritura desleal. Um blog petista cria um falso escândalo porque um parente distante - cunhado é parente? - de Prates administra órgão no RN, o Instituto Senai de Energias Renováveis. Qual é o problema? Zero. O profissional tem currículo para tanto, faz parte da organização e todas as verbas se encontram devidamente justificadas e empregadas. A preocupação não é com possível corrupção, até porque não há indício dela. A ação é de fritura desleal mesmo.

Será ruim para o Nordeste e óbvio pra o RN se Prates sair da Petrobras. Eólicas e energias geram emprego e renda por toda a nossa região e os que hoje querem o cargo de Prates anseiam jogar todos os investimentos da estatal em petróleo e gás, isto é, atividades hoje bem distantes do nordeste.

*FONTE: opotiguar.com.br

CAICÓ/RN: MORRE IRMÃ LÚCIA AOS 99 ANOS E PREFEITO DECRETA LUTO DE TRÊS DIAS

Dedicada à caridade, Irmã Lúcia Vieira morre aos 99 anos neste sábado na cidade de Caicó. De acordo com católicos ligados à religiosa, Irmã Lúcia chegou na Terra de Sant’ana em 1953.
A missão da Irmã em Caicó foi nobre e merece luto oficial: dar vida ao Abrigo e Dispensário Professor Pedro Gurgel, fundado a 16 de agosto de 1946 por Monsenhor Walfredo Gurgel.
O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, anunciou que vai decretar três dias de luto pela morte de Irmã Lúcia Vieira, que faleceu no final da tarde desde sábado, 6 de abril.

Morre Ziraldo, criador de ‘O Menino Maluquinho’, aos 91 anos

Morreu aos 91 anos o desenhista e escritor Ziraldo, criador de personagens como os de “O Menino Maluquinho” e “Turma do Pererê”.
A informação foi confirmada pela família do desenhista na tarde deste sábado (6). Ziraldo morreu dormindo, quando estava em casa, em um apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio, por volta das 15h.
Também chargista, caricaturista e jornalista, ele foi um dos fundadores nos anos 1960 do jornal “O Pasquim”, um dos principais veículos a combater a ditadura militar no Brasil.

*Toni Martins

Uern se mantém entre as melhores do país

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) manteve o conceito 4 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), referente a 2022. O valor máximo é 5.

Os dados divulgados nesta terça-feira, 02, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mantém a instituição entre as melhores universidades do país.

O resultado é ainda melhor que na última avaliação. Em 2018, a Uern registrou a nota de IGC Contínuo de 3,007 e agora subiu para 3,196.

Outros indicadores

Além do IGC, o Inep divulgou os outros dois itens que fazem parte dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. São eles: o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC).

No IDD, foram considerados os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Serviço Social, Direito Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Turismo, do Campus Mossoró; Ciências Econômicas e Administração, do Campus Pau dos Ferros; Ciências Contábeis, do Campus Patu; Ciências Econômicas, Campus Assú; e Turismo e Direito, Campus Natal.

Comparando com 2018, a maioria dos cursos subiu de 3 para 4, alguns mantiveram o 4, enquanto apenas três desceram um ponto.

No CPC, os mesmos cursos citados anteriormente, em sua maioria, se mantiveram na faixa 4. Outros subiram de 3 para 4, enquanto apenas um curso desceu de 5 para 4.

“Estamos aqui pra agradecer todo o esforço coletivo. Desde 2017, que isso é fruto de um trabalho de gestão, fruto de um trabalho de cada um e cada uma que faz a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Motivo de celebrar e dizer que o ano de 2024 começa com todo o gás e com toda a nossa vontade, disponibilidade e amor, que é do tamanho dos nossos sonhos”, comemorou a reitora Cicília Maia.

*Informações: Blog Saulo Vale

PRESIDENTE LULA DEVE VIR AO RIO GRANDE DO NORTE EM MAIO

O presidente Lula deve vir ao Rio Grande do Norte no próximo mês, maio, para inaugurar a Reta Tabajara. Foi o que afirmou o ministros das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, durante visita ao estado na manhã deste sábado durante vistoria feita as obras de finalização da reta, na altura do início da BR-304, no município de Macaíba, região metropolitana da capital.

Esta será a segunda visita oficial do presidente ao Rio Grande do Norte na atual gestão. No ano passado, Lula e o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, acompanharam o andamento da construção do Ramal do Apodi, uma das partes do Programa de Integração do Rio São Francisco (Pisf) no estado.

O ministro Alexandre Padilha também visitou o terreno onde será construído o Hospital Metropolitano do RN, em Emaús, no município de Parnamirim, que será uma das principais obras feitas com recursos do PAC no estado, com investimento é de R$ 260 milhões.

*Agora RN

ACARI/RN: VEÍCULOS CONGESTIONAM TRÂNSITO EM DIREÇÃO AO AÇUDE GARGALHEIRAS

As vias de trânsito em direção ao Açude Gargalheiras, no município de Acari, registraram congestionamento de veículos na manhã deste sábado. Desde a sangria do açude na última quarta-feira, 3, o fluxo de visitantes na região tem aumentado consideravelmente. A espera para chegar ao local, durou cerca de 1 hora.

A partir deste sábado, por orientação da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a circulação em Gargalheiras sofrerá modificações. A partir de agora, os veículos devem ser estacionados no campo de futebol próximo ao reservatório.

*Agora RN

CAICÓ/RN: EX-VIGILANTE É ASSASSINADO A TIROS NA ZONA NORTE; POLÍCIA INVESTIGA MOTIVAÇÃO

Foi registrado um crime de homicídio no bairro Boa Passagem, zona norte da cidade de Caicó, durante noite de ontem e madrugada de hoje. A vítima foi identificada como “Tenente”, um ex-segurança/vigilante, outrora atuante, mas que viu sua vida desmoronar ao se envolver com vício nas drogas, segundo relatos de amigos.
Tenente foi morto por desconhecidos e a motivação do crime ainda será esclarecida. Vizinhos onde a vítima foi encontrada caída após ouvirem tiros, disseram que o crime ocorreu ainda por volta das 23h30min dessa sexta feira, 05. A Polícia Militar cercou o local e acionou outros serviços.
Mesmo com o intenso trabalho de inteligência das polícias e a forte repressão contra o tráfico de drogas feito pela Polícia Civil, a Zona Norte tem setores listados como “áreas vermelhas”. Bocas de fumo, tráfico e homens do crime em geral se concentram, em sua grande maioria, em locais mais próximos da penitenciária estadual, que fica no bairro Samanaú (ZN).
Infelizmente, essa é uma realidade.

*Jair Sampaio

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, vem ao RN nesta segunda-feira (8) inaugurar 1ª fase da Infovia Potiguar

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, vai cumprir agenda em Natal nesta segunda-feira (8). Junto com a governadora Fátima Bezerra, ele vai participar da inauguração a 1ª fase da Infovia Potiguar.

Segundo o Governo do Estado, o projeto vai levar internet para escolas públicas da rede básica de ensino, instituições de ensino superior federais e estaduais, hospitais de ensino e órgãos públicos do interior do Rio Grande do Norte.

Ainda de acordo com o Estado, a 1ª fase da Infovia Potiguar vai viabilizar o acesso às cidades de Ceará-Mirim, João Câmara, Mossoró, Pau dos Ferros e São Gonçalo do Amarante.

Ainda em Natal, após esta primeira agenda, o ministro Juscelino Filho participa da entrega de computadores à Escola Municipal Carlos Bello Moreno, no Bairro Neópolis, e da Blitz da Telefonia Móvel em Natal, no bairro Areia Preta.

*98 FM de Natal

ATENÇÃO! QUINTA FEIRA TEM ATENDIMENTO NA ÓTICA GOMES EM APODI!!!

Lembrando a todos os clientes que QUINTA-FEIRA, dia 11/04/2024 é dia de atendimento na Ótica Gomes Apodi.
De 8:00 às 12:00 horas. Venha fazer sua consulta de vista e aproveitar nossas super promoções ✌🏼😎

LULA: “COMPANHEIROS QUE ESTÃO PROTESTANDO VÃO LEVANTAR PLACA AGRADECENDO”, APÓS MANIFESTAÇÃO NO CEARÁ

Após manifestantes levantarem cartazes contra o governador Elmano de Freitas (PT) em evento em Iguatu, no Ceará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil passa por um momento em que protestos críticos a governos podem ser feitos.

“Eu vi os companheiros com suas placas, protestando, e acho maravilhoso que vocês protestem, porque houve um tempo em que não era possível protestar ou levantar placas. Quando governamos de forma democrática, é importante protestar, reivindicar, e se possível, atenderemos. Se não for possível, diremos que não podemos, e a vida continua”, afirmou o presidente.

Lula afirmou que as placas de protesto eventualmente se tornarão placas de elogio no futuro, quando ele retornar ao Ceará. “Quando eu voltar para viajar de trem”, referindo-se à conclusão da Ferrovia Transnordestina. “E vou me encontrar com todos vocês. Os companheiros que estão levantando as placas de protesto vão levantar uma placa agradecendo, porque tudo estará resolvido para o povo brasileiro”, afirmou Lula.

Após manifestantes levantarem cartazes contra o governador Elmano de Freitas (PT) em evento em Iguatu, no Ceará, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Brasil passa por um momento em que protestos críticos a governos podem ser feitos. pic.twitter.com/w5m2hJT4qY— 98 FM Natal (@98FMNatal) April 5, 2024

“Se não pensa na educação do Ceará, faremos o mesmo na hora de votar”, dizia um cartaz segurado por um adolescente. “Elmano, conheça o significado de valor e respeite o professor”, afirmava outro cartaz.

Os cartazes foram recolhidos. Um segurança da Presidência da República abordado pelo jornal O Povo afirmou que os cartazes são proibidos por “poluírem” o ambiente e por ocultarem os rostos de qualquer pessoa que eventualmente possa querer praticar atentado contra as autoridades presentes.

Os servidores do Detran já haviam sido proibidos de entrar no local com faixas, mas os estudantes conseguiram entrar com o material, que posteriormente foi retirado.

Lula visitou Iguatu (CE) nesta sexta-feira, no Centro-Sul cearense, em meio a um cenário de tensão política. O presidente visitará as obras da Ferrovia Transnordestina, em Iguatu.

*98 FM de Natal