/* <![CDATA[ */ (function (doc

sábado, 1 de maio de 2021

MOSSORÓ-RN: POLÍCIA MILITAR RECUPERA DOIS VEÍCULOS ROUBADOS E PRENDE ASSALTANTE

Policiais do 2° BPM de Mossoró, sob o comando do 1° Sargento Almeida, fiscal de operações, conseguiram recuperar dois veículos, um deles, tinha sido tomado de assalto minutos antes, houve perseguição e uma intensa troca de tiros. 

Os elementos em fuga, entraram com o carro dentro de uma mata de dificil acesso, próximo a bácia de captação do santa Helena e do terreno de Hugo da vacaria. 

Os dois veículos foram ultilizados em vários crimes na cidade de Mossoró, foram eles 1 (um) Sandero de Placas: NNO-8867 (Mossoró) Preto, tomado de assalto no Bairro Nova Mossoró, na quinta feira, dia 29 de Abril em um arrastão, e um Cerato de Placas: PFC-7H77 Branco tomado de assalto, minutos antes, por trás do posto estrela Dalva. 

Após o confronto, um dos assaltantes usando tornozeleira eletronica foi preso, João Vitor da Silva Vieira outros dois conseguiram fugir do cerco policial. o suspeito foi conduzido para delegacia de plantão e reconhecido por todas as vítimas como o autor dos crimes, junto aos seus comparsas que serão investigados pelo mesmo delito.



*Texto/Capital web rádio/Passando na Hora

Brasília e outras capitais registram manifestações no Dia do Trabalho

Várias capitais registram manifestações com a presença de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) neste sábado, 1º de Maio, em que se comemora o Dia do Trabalho. 

Em Brasília, o ato ocorre no gramado da Esplanada, com participação de integrantes e apoiadores do governo, como o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente.

Em São Paulo, os manifestantes se concentram na avenida Paulista, com bandeiras e faixas em apoio ao presidente.

VEJA MAIS: VÍDEO E FOTOS: Manifestantes se reúnem em Natal pelo direito ao trabalho

*Do BG

 

NATAL-RN: Garis protestam contra falta de material e condições de trabalho

Um grupo de garis se reuniu na manhã deste sábado (1º) em Natal para protestar contra a falta de condições de trabalho. 

Entre as cobranças eles apontaram a falta de fardamentos e EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual). Uma das faixas cita a falta dos EPI´s deste 2015. 

Outras imagens divulgadas pelo grupo mostram EPI´s vencidos e uma estante praticamente sem fardamentos disponíveis. 

Em frente ao prédio da Urbana, eles também exigiam a vacinação contra a Covid-19.

*Do BG

NATAL-RN: Protesto do SINTE-RN e CUT pelo Dia do Trabalho

Imagens do protesto na manhã deste sábado (1/5) do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE/RN) e da CUT-RN pelo Dia do Trabalho.


*Do BG

SÃO JOÃO DO SABUGI-RN: LUTO - SARGENTO DA PM QUE ESTAVA DESAPARECIDO É ENCONTRADO MORTO

A Polícia Militar do Seridó Potiguar está de luto após confirmação da morte do Sargento PM Nóbrega, em São João do Sabugi. 

O militar estava desaparecido há mais de 24 horas e a última vez que foi visto passou no sítio Juá, divisa de São João com Caicó.

“Desde o assalto dos Correios em São João ele ficou impressionado e não conseguiu mais trabalhar, ficou depressivo”, disse um familiar. 

RIACHO DE SANTANA-RN: AÇUDES ESTÃO PERTO DE SANGRAR

Açudes de Riacho de Santana estão perto de sangrar para o Açude da Gangorra, em Rafael Fernandes.
Da Gangorra desce para a barragem de Pau dos Ferros. 

*Grupo Cidadão 190

PAU DOS FERROS-RN: CARRETEIRO IGNORA AVISO E AVENIDA FICA INTERDITADA

Carreteiro ignora aviso e Av. da Independência fica interditada, em Pau dos Ferros.

Nesta sexta-feira (30), mais um carreteiro ignorou o aviso de limite de peso de 10 toneladas da Av. da Independência e a carreta ficou presa, obstruindo a via, em Pau dos Ferros.

Faz parte da rotina do Pauferrense o risco provocado pelas carretas que insistem em tentar subir o "Alto da Telern" com peso acima de 10 toneladas.

Mesmo com um aviso explícito no semáforo do Banco do Brasil proibindo a subida de grandes carretas, alguns motoristas insistem em descumprir as regras de trânsito e colocam em risco tanto os transeuntes como os moradores das casas que ficam localizadas na subida do "Alto da Telern".

O trânsito agora a noite é lento, não tem sinalização e inspira cuidado de quem for passar pelo local. O ideal é não arriscar passando ao lado da carreta e fazer um trajeto alternativo arrodeando pela rua Lafayete Diógenes. 

*Grupo Cidadão 190

MOSSORÓ-RN: DEFESA CIVIL MONITORA PONTOS CRÍTICOS DURANTE FORTE CHUVA

Foto: Ismaquias Peixoto
A Defesa Civil alerta à população mossoroense sobre a previsão de fortes chuvas na cidade. É recomendado não estacionar veículos em baixo de árvores e evitar trafegar em regiões de baixo relevo, onde existe o risco de alagamentos.

A previsão é que nos próximos cinco dias, a cidade registre rajadas de ventos e fortes chuvas. As equipes estarão de prontidão neste final de semana para qualquer eventualidade. Nesta sexta-feira (30), a Defesa Civil registrou 50mm de chuva.

O coordenador da pasta, Alcivan Gama, explica que realiza o monitoramento de diversos pontos críticos na cidade. “Estamos monitorando vários pontos críticos, mapeando como área vermelha. A Defesa Civil faz um relevante trabalho, detecta os locais críticos de alagamentos e elabora um relatório. De acordo com a gravidade da situação, o problema é solucionado em parceira com a Secretaria de Infraestrutura”, relatou.

Durante as chuvas desta sexta-feira (30), as equipes estiveram supervisionado diversas regiões do município, em especial as áreas vermelha. O secretário de segurança, Cledinilson Morais, esteve de perto acompanhando o trabalho das equipes.
Além do risco de alagamentos, os profissionais realizam o acompanhamento de prédios, árvores e casas com risco de desmoronamento. A região ribeirinha recebe a visita técnica das equipes diariamente, o trabalho preventivo visa minimizar os impactos causados pela chuva. 

O diretor executivo de mobilidade, Luís Correia, destaca que os condutores devem redobrar a atenção ao trafegar por áreas críticas de alagamentos, “Nesse momento é muito importante o condutor redobrar a atenção. Os agentes de trânsito realizam um trabalho preventivo junto a Defesa Civil, estamos prontamente preparados para qualquer eventualidade. Caso seja preciso, estaremos alertando os condutores sobre perigo de alagamentos naquela região. Caso o condutor não consiga visualizar o asfalto e note que a água submergiu os pneus do veículo, não enfrente, retorne para o local mais alto daquela via”, destacou.

A Defesa Civil faz o monitoramento de mais de 80 pontos críticos de alagamentos. Obras de drenagem realizadas pela Secretaria de Infraestrutura estão a todo vapor, quando finalizadas vão proporcionar um melhor escoamento das águas, evitando alagamentos. 

É necessário a contribuição da população, para o bem coletivo. Faça o descarte do lixo de maneira responsável. Não jogue o lixo em via pública, pois o material dispersado de maneira irregular pode causar a obstrução de galerias e córregos. A população pode contar com a Defesa Civil entrando em contato pelo telefone 199.

*Passando na Hora

Governo do RN assina acordo que garante projeto da transposição do São Francisco

O governo Fátima Bezerra deu um passo importante na quinta-feira (29) para garantir a chegada das águas da transposição no Rio Grande do Norte, ao assinar o pré-acordo da operação comercial do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF). Espécie de termo de compromisso, resultante de um longo processo de negociação, o pré-acordo também foi assinado pelos governadores dos demais estados receptores: Camilo Santana, do Ceará; João Azevedo, da Paraíba; e Paulo Câmara, de Pernambuco. 

Em reunião virtual conduzida pelo ministro Rogério Marinho e pelo Advogado Geral da União, André Mendonça, a governadora Fátima Bezerra cobrou do Governo Federal a chegadas das águas através da conclusão do Eixo Norte bem como o início das obras do ramal Apodi/Mossoró que vai beneficiar Mossoró e municípios adjacentes, onde vivem hoje cerca de 800 mil pessoas.

"Estabeleci uma condição para assinar esse pré-acordo: que o Governo Federal viabilize o ramal Apodi/Mossoró. O São Francisco já trouxe conquistas importantes para nós, como a Barragem Oiticica, que está sendo construída na Bacia Piranhas/Açu e que deve ser concluída ainda este ano se não houver contingenciamento de recursos federais. Mas precisamos tornar realidade o outro ramal até porque queremos que as águas do São Francisco beneficiem o Rio Grande do Norte como um todo", disse a governadora durante a reunião. Também ficou acertado que a tarifa somente será cobrada três anos depois da chegada das águas ao Rio Grande do Norte.

As águas da transposição devem chegar ao RN pela Bacia do Piranhas no início de 2022. O ramal que vai levar água para as regiões Oeste e Alto Oeste do RN é uma obra de R$ 1,5 bilhão. Terá 115 quilômetros de extensão, partindo da Paraíba até o município de Luiz Gomes e descendo por gravidade no leito do Rio Mossoró.

Ao classificar o ato como um momento histórico para o Nordeste, Fátima fez uma homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tirou o projeto do papel, em 2007: "essa obra vem sendo esperada há século, e não há como negar o papel histórico que o então presidente Lula teve, a ousadia de iniciar a transposição. Eu sei a dor da seca, as consequências impiedosas que a seca traz. O São Francisco significa vida para nós, cidadania, dignidade e respeito. É o sonho do sertanejo de ter água em quantidade e qualidade e como um vetor de promoção do desenvolvimento, trazendo emprego e dignidade para o nosso povo". Fátima disse ainda que o governo do RN vai trabalhar para que o custo da água baixe ainda mais, que seja compatível com a realidade do ponto de vista de promover o desenvolvimento econômico.

Pelo Rio Grande do Norte, participaram da reunião o vice-governador Antenor Roberto, os secretários do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti e Carlos Nobre (adjunto), o diretor-presidente do Igarn, Francisco Auricélio de Oliveira, o assessor especial da Semarh, Paulo Varela. 

TRANSPOSIÇÃO 

Apontado como solução para o problema da escassez de água do Nordeste desde o Império (1840), idealizado no início do século passado quando as secas começaram a atingir com maior intensidade a população e a economia rural do seminário nordestino, o projeto da transposição foi resgatado em 1994 e iniciado em julho de 2007 no segundo governo do presidente Lula.

O projeto foi abraçado, desde o início, pela bancada do Rio Grande do Norte e pelos diversos segmentos da sociedade. No Congresso contou com o importante apoio da hoje governadora Fatima Bezerra. Primeiro como deputada federal e depois como presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano do Senado. 

Com mais de 600 quilômetros de calhas, organizadas em dois eixos para levar água a 12 milhões de pessoas, as obras da transposição são compostas por 14 aquedutos, 27 reservatórios, nove estações elevatórias, quatro túneis e 18 vilas produtivas rurais, quatro delas no Rio Grande do Norte.

Em março de 2016, uma caravana socioambiental organizada pelo Regional Nordeste II, da CNBB, e liderada pelo arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, fez a rota inversa da transposição, partindo da barragem Armando Ribeiro até o ponto de captação da água do Rio São Francisco, em Cabrobó/PE. Naquela época, a previsão era de que as águas chegariam ao RN no primeiro semestre de 2017.

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

A vida é um canto eterno de beleza!

Os homens complicam a vida e dificultam a existência, porque se acreditam diferentes uns dos outros.

Mas a vida é uma só e os homens todos são irmãos.

Portanto, não antagonize os outros.

Distribua amor e compreensão a todos os que se chegam a você.

Faça como o sol, que se dá a todos igualmente, em raios benéficos de luz e de calor.

MOSSORÓ-RN: Forte chuva derruba estrutura metálica de loja de veículos seminovos; Não houve feridos

A forte chuvas que caiu na tarde desta sexta-feira (30), em Mossoró, derrubou a estrutura metálica da área de seminovos de uma concessionária (veja vídeo abaixo).
Em nota enviada ao blog, a Concessionária Terrasal, esclareceu que não houve nenhum ferido no acidente ocorrido e que logo isolou a área, como medida de segurança.
Veja a nota:
NOTA DE ESCLARECIMENTO 

A Concessionária Terrasal informa que na tarde desta sexta-feira, dia 30, em função de uma forte chuva na cidade de Mossoró, a estrutura metálica da área de seminovos cedeu, por volta das 17h. 

Informamos que não houve nenhum acidente com colaboradores ou clientes, e que, logo após o ocorrido, todas as medidas de segurança foram tomadas, como isolamento do local e acionamento do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.  

A todos, o nosso agradecimento e estima. 

Mossoró, 30 de abril de 2021 

Diretoria Terrasal

*JBelmont

APODI-RN: MAIS UM ACIDENTE É REGISTRADO NA AVENIDA MOÉSIO HOLANDA

Aconteceu mais um acidente no início da noite desta terça feira, 27 de setembro de 2022 na Avenida Moésio Holanda, bairro Bacurau 1, Apodi-R...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA