Pesquisar este blog

21 dezembro 2022

NATAL-RN: Policial Militar é morto no bairro de Igapó

Um PM foi baleado e morto na noite desta quarta-feira (21). O crime aconteceu na rua Antônio Galdino, no Igapó, Zona Norte de Natal.
Segundo informações do Via Certa Natal, dois indivíduos atiraram diversas vezes contra o sargento e levaram a arma dele. É o segundo caso de assassinato de um policial militar nesta semana em Natal.

*Do BG

Estella Dantas, jornalista potiguar, assume Ministério das Comunicações

A jornalista potiguar Estella Dantas foi nomeada ministra das Comunicações pelo presidente Jair Bolsonaro. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (21). A jornalista vai substituir o ex-ministro Fábio Faria, exonerado nesta terça-feira (21).

Profissional experiente, Estella assumiu a Secretaria Executiva do Ministério das Comunicações em agosto de 2021. Antes, ela era a chefe de gabinete do então ministro Fábio Faria.

“Temos a oportunidade de realizar de verdade. E as entregas do Ministério das Comunicações são muito importantes para o país, especialmente na área de telecomunicações”, disse.

Sobre uma das áreas mais marcantes nesse período em que esteve ao lado do então ministro Fábio Faria, a jornalista Estella Dantas destaca a chegada do 5G, implantado em todas as capitais do país. “A chegada do 5G, por exemplo, é um marco, vai transformar o setor produtivo brasileiro nos próximos anos”, ressalta.

*Informações: TV Ponta Negra

Quadro de Pelé piora e médicos dizem que câncer prejudica rins e coração

O ex-jogador de futebol Pelé tem apresentado piora no quadro médico, informou o boletim do Hospital Israelita Albert Einstein divulgado nesta quarta-feira (21). De acordo com os médicos, o câncer de cólon do Rei do Futebol tem causado disfunções nos rins e no coração.

“Edson Arantes do Nascimento apresenta progressão da doença oncológica e requer maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca”, diz o boletim. “O paciente segue internado em quarto comum, sob os cuidados necessários da equipe médica.”

Pelé está internado desde o dia 29 de novembro, quando visitou o hospital para reavaliar o tratamento quimioterápico e foi diagnosticado com uma infecção respiratória. Desde então, o ex-jogador tem reagido bem ao quadro infeccioso, embora não esteja mais respondendo à quimioterapia.

O craque está em cuidados paliativos, recebendo medidas de conforto para aliviar dores e falta de ar.

Pelé passou por uma cirurgia para a retirada do tumor em 4 de setembro do ano passado. Ele chegou ficar estável após a cirurgia, mas teve de retornar para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 17 de setembro, depois de um quadro de instabilidade respiratória.

Quando se recuperou, foi encaminhado para a unidade de tratamento semi-intensivo.

Em postagem no Instagram, a filha de Pelé, Kely Nascimento, afirmou que os dois passarão o Natal no hospital e, em tom de brincadeira, disse que transformarão o quarto “em um sambódromo”.

“Família do insta, o nosso natal em casa foi suspenso. Nós decidimos com os médicos que, por várias razões, será melhor a gente ficar por aqui mesmo, com todo esse cuidado que esta nova família Einstein nos dá!!”, escreveu ela.

CNN Brasil

FCDL RN afirma que reajuste do ICMS dificulta o desenvolvimento econômico do RN

Lamentavelmente o projeto de lei de autoria do executivo estadual que aumenta a alíquota modal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) como medida de reequilíbrio fiscal e das contas públicas foi aprovado na assembleia legislativa com 12 votos a favor e 11 contra.

O resultado preocupa os empresários que veem como reflexo da medida o aumento de preço dos produtos, alta da inflação e encolhimento do poder de compra do consumidor.

O projeto aprovado hoje teve duas emendas impositivas encartadas. A primeira estabelece o aumento da alíquota de 18% para 20% pelo período de abril a dezembro de 2023. A segunda, determina que caso o Governo Federal efetue a reposição das perdas ocorridas em função das perdas incidentes sobre combustíveis, energia elétrica e telecomunicações , o projeto fica inócuo. Resta agora à classe empresarial e aos contribuintes em geral, torcer para que o governo federal realize o pagamento das reposições, para que não seja a população mais uma vez penalizada a pagar impostos .

A Federação das Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte, entidade que congrega 36 CDLs no RN, classifica a decisão do aumento como incompatível para um Estado que precisa crescer e desenvolver a economia. Reforça ainda que não existe perda de arrecadação do ICMS no RN. Baseado em dados da próprio SET/RN , ficou comprovado que durante o ano de 2022, mesmo com a redução do ICMS dos combustíveis, o aumento de arrecadação deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado ,até novembro, é de crescimento de 6,1% e não perda. Portanto, não há justificativa real para esse aumento.

Afrânio Miranda

Presidente da FCDL RN

SERRA DO MEL-RN: CÂMARA DE VEREADORES QUITA DÉCIMO TERCEIRO DOS SERVIDORES E ANTECIPA FOLHA DO MÊS DE DEZEMBRO

Os servidores da Câmara Municipal de Serra do Mel receberam o pagamento integral do 13º salário nesta Terça-feira, 20 de dezembro. A informação foi repassada pelo presidente do legislativo THIAGO FREITAS.
A intenção do colegiado é contribuir com o bem estar dos servidores e fazer com que o período natalino seja aquecido, e o comércio local possa tomar força nas vendas.
De acordo com o setor financeiro da casa legislativa Serramelense, os valores já se encontram nas contas dos servidores. A quitação dos valores é um compromissos da gestão com todos os colaboradores.
"Estamos trabalhando para alcançar a satisfação do povo, bem como, fazer girar a economia do nosso município, e por fim, dizer que não existe prazer maior, que ver nosso servidor feliz". Disse Thiago Freitas, vereador e presidente da CMSM.

*Nivaldo Oliveira

PINHEIRO SISTEMAS ELÉTRICOS


HEMONORTE CONVOCA DOADORES, PORQUE ESTOQUE DE SANGUE ESTÁ EM ESTADO CRÍTICO NO RN

O Hemonorte está com um estoque de bolsas de sangue considerado crítico. A situação é “extremamente preocupante”, segundo o diretor-geral da unidade Rodrigo Vilar. O estoque que era para ser de 800 bolsas neste período do ano está na casa das 100 bolsas e a demanda é crescente. Há insuficiência de todos os tipos sanguíneos e o Hemonorte tenta sensibilizar a população para as doações tendo em vista o mês de janeiro, que é um período historicamente de alta demanda.

De acordo com o Hemonorte, devido a baixa no banco de sangue, a distribuição de bolsas precisou ser limitada a casos de urgência e emergência. A medida prejudica a realização de procedimentos eletivos, diz Rodrigo Vilar. “A gente manteve uma entrada mais ou menos regular de doadores, porém a demanda do Estado de um modo geral cresceu demais. A gente está vivendo um período de muito consumo de sangue sem crescimento do número de doadores. Dezembro era um período que a gente conseguia se preparar para janeiro, que é um período de baixa por causa das férias”, comenta o diretor.

Para se ter uma ideia, atualmente Natal tem uma demanda de aproximadamente 200 bolsas por dia, mas o número de doadores não ultrapassa a casa dos 130. “Todo dia a gente tem um déficit. A gente está sem saber o que mais fazer para chamar, convocar a população para que faça sua doação antes do período de festas e depois também porque o sistema de saúde não para, a necessidade da população não diminui porque as pessoas estão de férias. A gente conta com a solidariedade das pessoas para evitar esse sufoco que estamos passando”, complementa.

Maior doador de sangue do Rio Grande do Norte, Flávio Celestino completou 31 anos como doador em 2022 e convoca os potiguares a se solidarizarem com a causa. “É um gesto muito importante que todos deveriam fazer, faço isso há muitos anos e é sempre uma alegria poder contribuir com o próximo. Acho que ajudei um pouco a salvar algumas vidas, isso não tem preço. Já doei neste mês e no próximo irei doar novamente. É um hábito que tenho de doar todos os meses”, afirma Flávio Celestino.

No mês passado, o Hemonorte chegou a fazer uma campanha durante a Semana Nacional do Doador de Sangue e promoveu uma série de ações, mas os resultados ficaram abaixo do esperado. A esperança, diz Rodrigo Vilar, é que o fim de ano possa sensibilizar a população. “É importante demais mesmo que as pessoas busquem fazer esse gesto. A gente sabe o que está saindo, mas o que está entrando não está sendo suficiente, então pedimos encarecidamente pela solidariedade das pessoas”, comenta.

Os interessados em doar sangue podem se dirigir à sede do Hemonorte localizado na Avenida Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h ou no espaço Hemonorte no Partage Shopping, que funciona de segunda a sexta das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Requisitos para doar sangue
  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
  • Apresentar documento de identificação com foto (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe), serão aceitos documentos digitais com foto;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
  • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres;
  • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Entenda a tabela de doação de sangue

Sangue tipo A+
Doa para: AB+ e A+
Recebe de: A+, A-, O+ e O-;
Sangue tipo A-
Doa para: A+, A-, AB+ e AB-
Recebe de: A- e O-
Sangue tipo B+
Doa para: B+ e AB+
Recebe de: B+, B-, O+ e O-
Sangue tipo B-
Doa para: B+, B-, AB+ e AB-
Recebe de: B- e O-
Sangue tipo AB+
Doa para: AB+
Recebe de: A+, B+, O+, AB+, A-

*Tribuna do Norte

PT se une ao PL por cassação de Moro, e ex-juiz fala em ‘choro de perdedor’

A Federação Brasil da Esperança no Paraná, que reúne os diretórios estaduais de PT, PV e PC do B, apresentou ao Tribunal Regional Eleitoral paranaense uma ação de investigação judicial contra o senador eleito Sergio Moro (União Brasil-PR). A articulação solicita a cassação do mandato do ex-juiz e a quebra de seu sigilo fiscal e bancário por gastos realizados durante a pré-campanha deste ano.

A iniciativa une a federação ao PL de Jair Bolsonaro, que no início deste mês acionou a Justiça contra Moro pelas mesmas razões.

Segundo a legenda do presidente da República, Moro iniciou sua campanha quando ainda era filiado ao Podemos e pretendia concorrer à Presidência. No limite do prazo, o ex-juiz foi para o União Brasil e se lançou ao Senado.

O problema, argumentam os advogados do PL, é que a prestação de contas do ex-juiz não considerou o período anterior à troca de partido -acusação que é endossada pela Federação Brasil da Esperança no Paraná.

“Os investigados, principalmente o senador eleito Sergio Moro, perpetraram diversos atos de abusos, desde a possível prática de ‘caixa dois’ e abuso de poder econômico, fatos estes que, por si só, levam à necessária e urgente apuração de suas atitudes ilícitas, até as irregularidades na prestação de contas”, afirmam PT, PV e PC do B na ação, que também pede a investigação dos suplentes do senador eleito.

“Em atitudes que se estendem desde a filiação de Moro ao Podemos até sua candidatura ao Senado pelo Paraná, pelo União Brasil, há indícios de que o investigado utilizou de recursos do fundo partidário e do fundo especial de campanha, além de outras movimentações financeiras suspeitas, para a construção e projeção de sua imagem enquanto pré-candidato”, dizem ainda.

Procurado pela reportagem por meio de sua assessoria de imprensa, Sergio Moro classificou as acusações como “especulações fantasiosas”.

“A ação do PT é mero choro de perdedor e reflete o medo do partido de enfrentar uma oposição inteligente e democrática no Senado. Nada tememos, pois especulações fantasiosas não afetam a regularidade de nossas ações”, diz Moro, em nota.

De acordo com a ação, o ex-ministro da Justiça deveria ser investigado por supostamente usar recursos do Podemos e do União Brasil para se projetar na véspera das eleições sem declará-los.

“O Podemos, desde novembro de 2021, passou a custear a ‘carreira política’ de Moro, que, a partir dali já era pré-candidato, passou a encampar uma vasta agenda de viagens e eventos de articulação política, tudo também divulgado amplamente em suas mídias sociais”, diz a ação.

“É importante notar que, dos vídeos e postagens, Moro é acompanhado de amplo staff pessoal de assessores e auxiliares, os quais, novamente, não se tem notícia de quem são, quanto e se receberam recursos ou quem custeou suas despesas pessoais e a serviço do futuro candidato. E tudo, como se nota, a serviço de sua futura campanha eleitoral”, continua.

Em uma citação na abertura da ação, os advogados dos diretórios estaduais de PT, PV e PC do B fazem uma espécie de provocação ao elencar uma frase dita por Moro durante palestra na Universidade de Harvard, no Estados Unidos, em 2017. “Para mim, a corrupção para financiamento de campanha é pior que para o enriquecimento ilícito”, diz o trecho atribuído a ele.

Para os advogados Luiz Eduardo Peccinin, Dylliardi Alessi, Priscilla Conti Bartolomeu e Jeancarlo de Oliveira Coletti, que assinam a ação contra o ex-juiz, o caso do senador eleito se assemelha ao da ex-senadora Juíza Selma (Podemos-MT), que teve o mandato cassado em 2019 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A corte superior manteve uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, que concluiu que a então candidata e seu primeiro suplente omitiram da Justiça quantias expressivas usadas para pagar despesas de campanha no período pré-eleitoral.

Entre essas despesas havia a contratação de empresa de pesquisa e de marketing para produção de vídeo, jingles e fotos antes do início oficial da campanha, o que é vedado pela legislação.

Com 678,5 mil votos, a senadora se elegeu em 2019 pelo PSL adotando um forte discurso de combate à corrupção, o que lhe rendeu o apelido de “Moro de saia”. Posteriormente, Selma migrou para o Podemos.

*MÔNICA BERGAMO – FOLHAPRESS

TERESINA-PI: Forte explosão destrói restaurante e outros imóveis na Zona Leste da capital piauiense

Uma explosão destruiu um restaurante e deixou outros imóveis danificados na manhã desta quarta-feira (21), por volta das 6h30, na rua professor Joca Vieira, no bairro de Fátima, na Zona Leste de Teresina.

O local ainda tinha chamas por volta das 8h e vários estabelecimentos e residências próximas ficaram bastante danificados com a força da explosão. Uma pessoa ficou ferida sem gravidade e foi socorrida por moradores de um prédio residencial.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e está no local. Moradores da região informaram que ouviram uma grande explosão e sentiram o chão tremer.

O estabelecimento é o Vasto Restaurante, que faz parte do grupo Coco Bambu e foi inaugurado recentemente. Ele fica ao lado do Coco Bambu, que também teve sua estrutura afetada.

O tenente do Corpo de Bombeiros, Everton, informou que no local havia dois funcionários e um deles teve ferimentos leves e foi encaminhado ao hospital e o outro não se machucou.

Ele informou que estão isolando a área que ainda tem cheiro forte de gás, mas que não há risco de novas explosões. Chorando muito, a auxiliar de cozinha Maria Osmarina estava muito comovida com a situação ao chegar ao local de trabalho e ver a destruição.

O oficial do bombeiro afirma ainda que a “região está colapsada” e que acionou a engenharia para avaliar todos os imóveis do entorno.

*Fonte: G1

COLUNA DO RN: A política de preços da Petrobras pode deixar de ter paridade internacional

Um dos cotados para dirigir a empresa é do RN e não simpatiza com a política PPI
Foto: Jessica Bahia Melo
Um dos apontados como favorito para a presidência da Petrobras é o senador Jean Paul Prates do PT aqui do estado. Jean é crítico da política de Preço de Paridade de Importação (PPI), criada no governo Temer. Ele já chegou a propor várias alternativas para a compensação do preço dos combustíveis, fazendo com que o consumidor não sentisse tanto.

Uma das propostas sugeridas por Prates quando ele era relator de um PL que buscava frear o reajuste constante dos combustíveis, foi excluida durante as negociações no plenário do Senado. O restante do projeto, contudo, foi aprovado pela Casa no início deste ano e agora tramita na Câmara. Um projeto que realmente tem um impacto positivo para o consumidor final, porém não pode ser aplicado de imediato somente com a ideia e sem a confirmação.

O senador Rogério Carvalho, também do PT, apresentou o texto que propõe a criação de um sistema de bandas de preços para limitar o reajuste dos derivados de petróleo e gás de cozinha ao consumidor final, que nesse caso, seria o mais prejudicado. O projeto também pede um auxílio combustível para motoristas autônomos de baixa renda. Ainda existe também a previsão da criação de um tributo na exportação de combustíveis que iria para um "Fundo de Estabilização" dos preços. Essa receita compensaria os preços em casos de altas bruscas, em comparação ao mercado internacional.

O que resta saber agora é 2 fatores, 1 é se o Jean Paul será realmente o indicado para assumir a estatal, e caso se configure, se ele vai lutar para aplicar as medidas que tanto lutou enquanto senador, principalmente a da não paridade internacional.

*Coluna assinada pelo Jornalista Rállyson Nunes - DRT - 2233/RN.

CONVITE DE CANTORIA!!!

MOSSORÓ-RN: 162ª MORTE DE FORMA VIOLENTA EM 2022 - JOVEM É BALEADO E MORTO APÓS SAIR DE CAMPO DE FUTEBOL NA ESTRADA DA RAIZ

Mossoró, cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte, vive uma violência sem controle, onde pessoas estão sendo assassinadas em pequeno espaço de tempo. Na noite desta terça feira 20 de dezembro de 2022, mais um homicídio por arma de fogo é registrado.

A vítima foi Lucas Matheus Gomes de Souza de 20 anos, baleado na Rua Francisco Pascoal no Bairro Santo Antônio após deixar o campo de futebol “Raizão”, onde participava de um torneio. Ao sair do campo em direção a sua casa, foi surpreendido por um criminoso de moto, que efetuou vários tiros em sua direção.

A Guarnição do inspetor Macedo da Guarda Civil, realizava patrulhamento nas imediações quando foi parada pela vítima baleada que pedia socorro. De imediato os GCMs socorreram o rapaz para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro, mas infelizmente o jovem não resistiu.

Uma Unidade de Suporte Avançado (ALFA) do SAMU ainda foi a UPA para transferir a vítima para o Hospital Tarcísio Maia e apesar de ter sido intubado e de todo esforça realizado pela equipe comandado pelo médico intervencionais, Dr. Igor Max, o jovem acabou não resistindo.

Até o momento não há informações sobre a motivação do crime. Não existe qualquer registro de antecedentes criminais contra o jovem Lucas Matheus. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o crime.

O corpo da vítima será removido por uma funerária e encaminhado ao IML do ITEP onde passará por exame de necropsia e depois será liberado para os familiares. Mossoró chega aos 162 assassinatos em 2022.
*Fim da Linha

RIO DE JANEIRO: ATOR PEDRO PAULO RANGEL MORRE OS 74 ANOS

Morreu no fim da madrugada desta quarta-feira (21) o ator Pedro Paulo Rangel. A informação foi confirmada pela família.

O artista de 74 anos estava internado no CTI da Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio, para tratar uma descompensação do quadro de enfisema pulmonar, desde o dia 30 de novembro. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Entre os trabalhos mais marcantes de Pedro Paulo estão as novelas “Gabriela” (1975), “Saramandaia” (1976), “Vale Tudo” (1988), e o humorístico “TV Pirata” (1988).

Carreira

Nascido no Rio de Janeiro em 29 de junho de 1948, Pedro Paulo Marques Rangel era morador do Rio Comprido, na Zona Norte da cidade, quando teve o primeiro contato com o teatro, aos 11 anos. Fascinado com a descoberta, decidiu ser ator. Foi nessa época que escreveu uma peça para que pudesse atuar: “Quando os Pais Entram de Férias”.

Mais tarde, no grupo de teatro da Igreja de Santa Terezinha, conheceu o ator Marco Nanini, com quem estudaria no Conservatório Nacional de Teatro, atual Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

O primeiro contato de Pedro Paulo com o teatro profissional foi em 1968, na peça “Roda Viva”, de Chico Buarque, sob a direção de José Celso Martinez Corrêa.

Depois de passar pela TV Tupi de São Paulo, o ator estreou na TV Globo em 1972, na novela “Bicho do Mato”. Seu primeiro personagem de sucesso foi Juca Viana, em “Gabriela”. Na novela, Pedro Paulo protagonizou o primeiro nu masculino da televisão, numa cena que mostrava o casal Juca e Chiquinha (Cidinha Millan) sendo atirado na rua, depois de ser flagrado na cama.

Após várias peças de teatro e alguns filmes durante a década de 70 e o início dos anos 80, como “Menino do Rio” (1982), Pedro Paulo voltou a trabalhar na TV Globo.

Convidado por Jô Soares, o ator participou de esquetes no programa humorístico “Viva o Gordo” (1982). O resultado agradou e ele foi convidado para integrar o elenco da segunda temporada de “TV Pirata” (1988).

Em 1992, um novo papel marcou a carreira de Pedro Paulo Rangel, o homossexual Adamastor, de “Pedra sobre Pedra”. Em seguida, ele fez as novelas “O Mapa da Mina” (1993) e “A Indomada” (1997), além da minissérie “Engraçadinha”.

Entre outras obras do ator estão as novelas “Pedra Sobre Pedra”, “Vale Tudo”, “A Indomada”, “Saramandaia”, “O Cravo e a Rosa” e “Belíssima”, além de seriados e minisséries, como “A Muralha”, “Você Decide”, “A Diarista”, “Os Aspones” e “Sob Nova Direção”.

*Do G1

Fábio Faria é exonerado do Ministério das Comunicações

O governo federal publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (21) a exoneração do ministro das Comunicações, Fábio Faria.

De acordo com a publicação, Faria, de 42 anos, pediu demissão do cargo que assumia desde junho de 2020.

Filiado ao Partido Progressistas, ele é filho do ex-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, e casado com a apresentadora Patrícia Abravanel, filha do empresário Silvio Santos.

Faria assumiu seu primeiro mandato como deputado federal aos 29 anos, em 2007, pelo Paritdo da Mobilização Nacional.

Na Câmara desde que foi eleito pela primeira vez, Faria já ocupou a liderança do partido na Casa e o posto de vice-presidente entre 2013 e 2015. O parlamentar é formado em administração de empresas pela Universidade Potiguar (UnP).

*CNN Brasil