Pesquisar este blog

07 novembro 2023

CARAÚBAS-RN: ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LOURENÇO GURGEL EMITE NOTA PESAR PELO FALECIMENTO DE ALUNA

DETRAN/RN: CALENDÁRIO DE MUTIRÃO PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES PRÁTICOS DE DIREÇÃO VEICULAR

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio Grande do Norte realiza uma ação itinerante para aplicação de exames práticos de direção veicular com foco em atendimentos aos usuários residentes no interior do Estado.

As ações já foram realizadas nas cidades de Passa e Fica e Nova Cruz nesta segunda-feira (6), e em Goianinha nesta terça-feira (07). No cronograma do departamento, outras 25 cidades serão contempladas com os exames, que acontecem durante todo o mês de novembro.

Confira a programação por município:
  • Arês e São José do Mipibu (08/11)
  • Extremoz (09/11)
  • Ceará-Mirim e João Câmara (10/11)
  • São João do Sabugi e Caicó (13/11)
  • Caicó (14/11)
  • Jucurutu e Santana do Matos (16/11)
  • Assú (17/11)
  • Lagoa Nova e Currais Novos (20/11)
  • Santa Cruz e Tangará (22/11)
  • Jaçanã e Santa Cruz (23/11)
  • Acari, Parelhas e Jardim do Seridó (24/11)
  • Patu e Alexandria (27/11)
  • São Miguel e Pau dos Ferros (28/11)
  • Pau dos Ferros (29/11)
  • Umarizal e Caraúbas (30/11)

Mutirão em Natal

Além da ação itinerante dos exames práticos pelo interior do RN, o departamento de trânsito também está realizando mutirões sequenciados na pista de exames práticos, localizada na sede do órgão em Natal. Para este caso, estão sendo contemplados os usuários que possuem processos de habilitação que vão vencer até 31 de dezembro deste ano.

Os exames para o mutirão acontecem nas sextas-feiras, das 14h às 17h, e aos sábados, das 8h às 17h. É necessário agendar o serviço por meio do Portal de Serviço do Detran. Na aba Agendamentos, em seguida Habilitação, seguido por Mutirão "CNH". Basta escolher a categoria da habilitação, o local de atendimento e as datas disponíveis.

A prova prática de direção veicular é a última etapa do processo de habilitação para que o cidadão possa ter direito à CNH. 

*Do G1 RN

PARABÉNS VANIA BESSE!!!

Os parabéns hoje vão para a amiga "Vania Besse"! Ela que é assessora da LBV e reside em Recife-PE.
Desejamos muita paz, saúde e vida longa. 
Feliz aniversário, Vania!!!

CAICÓ-RN: MAIS UMA CABELEIREIRA PERDE A VIDA DE FORMA PRECOCE

Manhã triste para amigos e familiares de Nova Cabeleireira, que tinha um salão muito bacana na rua Senador José Bernardo, ali próximo ao CDS. A profissional foi achada sem vida no local de trabalho.
Nas redes sociais, os parentes, clientes e pessoas próximas deixam mensagens de despedida da cabeleireira. Corpo de Nova será necropsiado pelo Itep e a morte será investigada pela Polícia Civil
No último domingo, 04, Caicó perdeu a cabeleireira Meire Félix, que também nos deixou de forma precoce após bariátrica mal sucedida.

*Jair Sampaio

NATAL-RN: Método Taylor Swift - Professora usa clipes de cantora pop para ensinar botânica a alunos

Taylor Swift e botânica. Duas paixões da professora Gláucia Lidiane que, juntas, estão revolucionando a forma de ensinar sobre plantas a alunos do Rio Grande do Norte.

O 'Método da Taylor', criado por Gláucia, que é bióloga, mestra e doutoranda em Sistemática e Evolução pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), consiste em mostrar a crianças, jovens e adultos, através dos clipes da cantora, que as plantas estão em todos os lugares e merecem atenção, cuidado e respeito.

"Se as plantas são essenciais para a vida na terra existir, controlando temperatura, participando do ciclo da água, deixando as cidades menos quentes, evitando mortes, fornecendo alimentos e extratos para fazer remédio, objetos, casas etc, por que ignoramos e rejeitamos elas? A ideia desse método é a galera abrir os olhos e treinar o cérebro/a visão para enxergar as plantas, por que a partir daí eu consigo trabalhar outros temas essenciais da biologia", explicou a professora.

Criação do método

De acordo com Gláucia, tudo começou em 2020, quando o álbum Folklore foi lançado. "Eu vi no vídeo da música 'Cardigan' que tinha muitas coisas com plantas, e eu poderia usar isso para dar aulas futuramente", contou.
Em 2021, durante a graduação, Gláucia estagiou dando aulas para uma turma de ensino médio em uma escola pública em Natal. No entanto, ela se deparou com uma resistência dos alunos com relação ao assunto.

"Em todos os níveis de ensino (do fundamental ao superior), existe um 'ódio' às plantas e ao ensino delas, que vários autores chamam de 'cegueira botânica': a incapacidade dos humanos de perceber as plantas no ambiente. Se você der um passeio no Centro de Biociências e perguntar aos alunos, a maioria vai dizer que detesta botânica. Eles acham chato, desinteressante, sem graça, que tem muitos nomes difíceis e não conseguem relacionar com o nosso dia a dia", pontuou a bióloga.

Foi a partir daí que Gláucia deu início ao 'Método da Taylor', com o objetivo de ensinar sobre as plantas de uma forma descontraída.

"Eu lembrei dos vídeos da Taylor e usei eles para ajudar os alunos a 'enxergarem' as plantas no ambiente, como um facilitador do ensino. Utilizamos 3 músicas, e isso não só ajudou eles a perceberem as plantas dos assuntos que íamos estudar, mas foi uma forma de nos conectarmos num período tão difícil como o da pandemia", lembrou a professora.

Ampliação

Finalizado o estágio, Gláucia se questionou se havia mais músicas da Taylor Swift que falavam sobre plantas. Ela revelou que, ao pesquisar, viu que a cantora possui um vasto conhecimento botânico.

"Fui estudar toda a discografia e videografia dela e percebi que, na verdade, a Taylor tem, até o momento, umas cinquenta músicas onde ela cita alguma referência ao reino das plantas, como raízes, galhos, árvores, jardim, grama, lavanda, margarida, folha, estações do ano, flores, espinhos, tipos de fruto e muito, muito, mais", contou.

A descoberta fez com que Gláucia buscasse a orientação da professora Aline Mattos, do Departamento de Educação da UFRN, que a acompanhou ao longo das aulas em que o 'Método da Taylor' foi aplicado. "Foi ela quem topou essa ideia desde o nascimento", disse.

Reconhecimento

O método foi crescendo e, em setembro deste ano, Gláucia o aplicou em uma aula para alunos da UFRN. "Ministrei ele para uma turma de licenciatura em Biologia, na disciplina de estágio supervisionado para a formação de professores do ensino médio", contou.
Além disso, a bióloga também foi convidada para palestrar em um simpósio de ciências na UFRN - o Café com Darwin, onde o método foi apresentado.

Material didático em andamento

De acordo com Gláucia, um material didático físico sobre o 'Método da Taylor' está sendo elaborado junto ao Centro de Educação da UFRN. A ideia, segundo a professora, é que ele possa ser usado em aulas para os ensinos fundamental 2, médio e superior, e que seja, inclusive, traduzido para o inglês.

"Esse material didático vai contar todo o meu percurso, e vamos falar de todas as plantas que a Taylor cita [em suas músicas]. E eu sei que é praticamente impossível, mas, um dia, quando esse material didático estiver em inglês e impresso, eu adoraria entregar uma cópia para a Taylor", desejou a bióloga e fã.

*Do G1 RN

VEM AÍ, FESTA DE SANTA LUZIA 2023 NO SÍTIO PONTA II

ALEXANDIRA COMPLETA 93 ANOS DE EMANCIPÇÃO POLÍTICA! PARABÉNS!!!!


[VÍDEO] POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO PRENDE MULHER FORAGIDA ACUSADA DE LATROCÍNIO NA SERRA DO MEL

Por meio de um trabalho de integração e uma rápida troca de informações entre a Polícia Civil do Rio Grande do Norte; através da equipe de sua 42ª Delegacia de Polícia Civil; e a PM/PE; com a ação de seu Setor de Operação de Inteligência NI 3ªCIPM e NI.OP. PAZ foi realizada, na tarde de hoje (06) a prisão da latrocida foragida Cinthya Nartinelly Costa de Oliveira.
De acordo com o que aponta as investigações, Cinthya Costa é considerada a principal suspeita de ter cometido um crime de latrocínio que ceifou a vida de Antônio Lisboa de Lima, mais conhecido como “Pula Pula”.
A Polícia Militar de Pernambuco informou que, após análise de dados e informações repassadas pela PC/RN, disponibilizou recursos com o objetivo de cumprir, fielmente , o mandado de prisão temporária em desfavor da suspeita. Ainda de acordo com a PM/PE, ela estava escondida, se passando por paciente em recuperação, em uma clínica de narcóticos anônimos na cidade de Itambé PE.
Após receber voz de prisão, ela foi apresentada a uma Autoridade Policial competente para realizar os procedimentos de praxe em solo Pernambuco. Agora a Polícia Civil do Rio Grande do Norte irá trabalhar para trazer a acusada para onde ela deve responder por seus atos criminosos.
DISQUE DENUNCIA
A Policia Civil pede que a população de Areia Branca continue enviando informações por meio das denuncias anônimas, através do disque denuncia do número de telefone e WhatsApp Disque Denuncia: 84 - 9.8136.6735 com garantia de SIGILO ABSOLUTO.


*Passando na Hora

UMARIZAL-RN: HOMEM FOI ASSASSINADO EM VIA PÚBLICA NA MANHÃ DE SEGUNDA-FEIRA(6))

Um crime de homicídio foi registrado na tarde desta segunda feira 6 de novembro de 2023, na conhecida “feira dos bichos” na cidade de Umarizal, região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte.
De acordo com a Polícia Militar, a vítima, identificada apenas como Assis de Guilherme, foi morto a tiros. A PM foi acionada e isolou a área do crime até a chegada das equipes do Itep e da Polícia Civil.
Até o momento não há informações sobre motivação e autoria do crime. Os assassinos fugiram do local, após matarem a vítima e não foram localizados, apesar das buscas na região realizadas pela PM.
Após a realização da perícia, o corpo de Assis de Guilherme foi recolhido e encaminhado pelo rabecão para o Instituto Médico legal da unidade pericial de pau dos Ferros. A Polícia Civil vai investigar o crime.

*Fim da Linha

NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE: ESTADOS TÊM ATÉ O DIA 6 DE DEZEMBRO PARA EMITIREM DOCUMENTO

O governo federal decidiu prorrogar para o dia 6 de dezembro o prazo para que os estados e o Distrito Federal comecem a emitir uma nova Carteira Nacional de Identidade. O limite de dados para a adequação era até ontem, segunda-feira (6).

Inicialmente na segunda-feira o governo havia informado que o prazo seria prorrogado até 11 de janeiro de 2024. Mais tarde, atualizou a informação para 6 de dezembro.

A mudança no prazo atende a um pedido dos estados. Até ao momento, segundo o Ministério da Gestão e Inovação, foram emitidos 2 milhões de novas carteiras de identidade.

MOSSORÓ-RN: Prefeitura abre inscrições para curso de Eletricista em Sistemas de Energias Renováveis em parceria com o IFRN

A Prefeitura de Mossoró, em parceria com o IFRN, está com inscrições abertas para o curso de Eletricista em Sistema de Energias Renováveis, integrando o programa “Qualifica Mais Energife”. São oferecidas 20 vagas, com carga horária de 200 horas, e as aulas iniciarão em 7 de dezembro.

O curso terá duração de 60 dias, com aulas de segunda a sexta, das 19h às 22h. Os interessados, com idade mínima de 18 anos, devem se inscrever na Gerência de Programas e Projetos da SEMASC, localizada na rua Pedro Alves Cabral, nº 1, bairro Aeroporto, até 24 de novembro. O horário de atendimento é das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Para a inscrição, é necessário apresentar cópias dos documentos RG, CPF, folha resumo do Cadastro Único com Número de Identificação Social (NIS), comprovante de residência atualizado em Mossoró, além do histórico ou declaração escolar. Os interessados também precisam preencher o formulário de inscrição fornecido pela gerência no ato da inscrição.

*Difusora de Mossoró