/* <![CDATA[ */ (function (doc

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

EX-VEREADORA DE APODI, SONETH FERREIRA É NOMEADA PARA CARGO NA PREFEITURA DE MOSSORÓ

Foto: Câmara Municipal de Apodi
A ex-vereadora de Apodi Soneth Ferreira (SD) foi nomeada para a função de gerente executiva de proteção social básica da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania, na gestão do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra. A portaria foi publicada no Jornal Oficial do Município (JOM) de Mossoró, edição do dia 29 de outubro.

Soneth ingressou oficialmente na vida pública no ano de 2012, quando disputou uma vaga na Câmara Municipal de Apodi, à época pelo PDT - Partido Democrático Trabalhista, sendo eleita no pleito de 07 de outubro daquele ano, com 1.044 votos, sendo a quarta mais bem votada dentre os demais eleitos.

Em 2016 colocou mais uma vez seu nome à disposição do povo apodiense, desta vez pelo PP(Partido Progressista), reelegendo-se com 1.507 votos, sendo inclusive a segunda mais votada daquele pleito. Na Mesa-Diretora da Câmara Municipal de Apodi ela exerceu a função de 2ª Secretária nos biênios 2015-2016 e 2017-2018.

No ano de 2018 disputou uma vaga na Assembleia Legislativa do RN, pelo partido Solidariedade(SD), conquistando 2.399 votos em todo o Estado. Na ocasião, ela foi a quarta mais votada na cidade de Apodi, com 1.240 votos.

Em 2020 não tentou a reeleição, encerrando sua passagem no legislativo apodiense.

*Informação: Fatos de Apodi

ENEM 2021: CARTÃO DE CONFIRMÇÃO COM LOCAL DE PROVA É LIBERADO; SITE APRESENTA INSTABILIDADE

Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já podem consultar o local de prova na página do participante, segundo inscritos. Alguns estudantes relatam, entretanto, que a página está apresentando instabilidade.

O local da prova é divulgado no cartão de confirmação de inscrição do exame. O documento traz, entre outras informações, o número de inscrição, a data e o horário em que a prova será aplicada.

LEIA TAMBÉM:

Enem: passo a passo de como consultar o local da prova

O cartão também registra que o participante deve contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas.

Procurado pelo g1, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, não confirmou a divulgação.

Enem 2021

A edição regular de 2021 do Enem acontece nos dias 21 e 28 de novembro, com 3.109.762 candidatos que tiveram a inscrição confirmada. O número é o menor desde 2005.

O baixo número de inscritos foi um resultado direto da proibição presente no regulamento do exame, que não permite que candidatos que se ausentaram sem justificativa da edição anterior tenha direito a isenção de inscrição na próxima edição.

Após o MEC decidir que manteria a proibição de isenção nestes casos, partidos e entidades acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) sob o argumento de que muitos candidatos que faltaram ao Enem 2020 estavam, por exemplo, com receio de pegar covid ou estavam com algum sintoma da doença.

O STF determinou, então, a reabertura de inscrições para quem perdeu direito à gratuidade por não ter comparecido em 2020.

A determinação garantiu a inscrição de 280.145 estudantes, que vão realizar o exame em 9 e 16 de janeiro de 2022. A prova para adultos privados de liberdade e jovens cumprindo medida socioeducativa que inclui privação de liberdade (Enem PPL) será aplicada na mesma data.

Cronograma das provas

Enem regular e digital: 21 e 28 de novembro
Enem para isentos em 2020 e PLL: 9 e 16 de janeiro de 2022.

*Do G1 SP

CEARÁ-MIRIM-RN: PREFEITURA EMITE NOTA SOBRE ESTADO DE SAÚDE DO PREFEITO JÚLIO CÉSAR

A respeito do quadro de saúde do prefeito de Ceará-Mirim, a Assessoria de Comunicação informa:

O prefeito Júlio César Câmara cumpria a agenda de trabalho desta quarta-feira (3),iniciada com uma entrevista à rádio 105 FM. Após isso, participou de uma reunião com o padre Neto para tratar sobre a festa da padroeira, quando teve um mal estar.. No caminho de Natal, o Prefeito precisou ser atendido de urgência no Hospital Extremoz onde recebeu os primeiros socorros tendo sido medicado e regulado via ambulância para o Hospital São Lucas, em Natal.
No momento, o prefeito está estabilizado, pressão arterial 8x5, sem febre, sendo submetido a novos exames no mesmo hospital, cumprindo repouso absoluto.


*Assessoria de Comunicação da PMCM

Deputado diz que Fátima não libera emendas em retaliação à CPI da COVID-19; "Mossoró sofre perseguição"

Questionando o não pagamento das emendas parlamentares por parte do Governo Fátima Bezerra (PT), o deputado Kelps Lima (SDD) declarou nesta quarta-feira (3), em pronunciamento na Assembleia Legislativa, que o posicionamento do Executivo é uma retaliação à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as ações do Governo voltadas à pandemia do novo Coronavírus.
“As emendas parlamentares não estão sendo pagas aos municípios potiguares por represália à CPI da COVID-19. Não tenho dúvida alguma. A governadora, através do líder do Governo na Casa, pediu aos deputados que enviassem as suas prioridades a serem pagas – e ele foi inclusive muito correto nas conversas conosco. Acontece que o Governo desmoraliza a sua liderança no momento em que fez com que ele empenhasse a sua palavra sem que fosse cumprida”, disse Kelps.

Direcionando-se aos munícipes de Apodi, Umarizal, Serra do Mel, Riachuelo, Assú, Macaíba, entre outros, o parlamentar declarou que “o dinheiro das emendas não está nas contas porque o Governo não aceita a CPI da COVID-19. O mesmo acontece em Mossoró, que também sofre perseguição. Cabe à governadora dar explicações a esses municípios”, observou.

Mesmo alegando represália por parte do Governo, o deputado Kelps Lima, que preside a CPI da COVID-19, assegurou que a comissão não irá se intimidar e que as investigações seguirão. “A governadora Fátima Bezerra prejudica as cidades por cunho politiqueiro, mas a CPI não vai parar por emendas parlamentares”, falou.

*Ismael Sousa

Sesap distribui mais de 133 mil doses de vacina contra Covid

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) distribui, na tarde de hoje (03), mais 133.818 doses de vacina contra a Covid-19, dando continuidade à Campanha Estadual de Vacinação.

São 46.524 doses do imunizante da Pfizer destinadas para aplicação da dose de reforço em trabalhadores da saúde (28.368 doses) e idosos acima dos 60 anos (18.156 doses). Mais 53.250 doses da Pfizer para ajuste da segunda dose na população com Astrazeneca/Oxford em atraso. E outras 34.044 doses para aplicação da primeira dose em adolescentes entre 12 e 17 anos.

Diante do elevado quantitativo de doses de Coronavac disponíveis nos municípios potiguares e conforme pactuado na Câmara Técnica da Vacina, a Sesap orienta que a população a partir dos 18 anos que ainda não tomou a primeira dose deve ser vacinada exclusivamente com o referido imunizante.

Mais Vacina

O Rio Grande do Norte recebeu, na manhã de hoje, um lote com 88.920 doses do imunizante da Pfizer, com doses para continuidade da vacinação dos potiguares.

Imunização

De acordo com a plataforma RN + Vacina, 79% dos potiguares já receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus, correspondendo a cerca de 2.513.352 de pessoas vacinadas; e, 57% da população já está totalmente vacinada. Já em relação aos adolescentes entre 12 e 17 anos, 56% dos jovens já receberam a primeira dose de imunizante.

*SESAP/ASSECOM

MOSSORÓ-RN: POLÍCIA CIVIL CONCLUI INQUÉRITO SOBRE HOMICÍDIO

Policiais civis da Delegacia de Homicídios de Mossoró (DHM) concluíram, nesta quarta-feira (03), um Inquérito Policial (I.P.) referente ao crime de homicídio, ocorrido no dia 17 de fevereiro de 2020, em Mossoró, que vitimou Francisco Tailson da Silva, conhecido como “Tuite”.

Segundo as investigações, Francisco Tailson foi morto após 15 golpes de faca no Bairro Aeroporto. Ao final do inquérito, o suspeito foi indiciado pela prática do crime de homicídio, ficando à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

*SECOMS/O Câmera

VIÇOSA-RN: ACIDENTE DE TRÂNSITO É REGISTRADO NA TARDE DESTA TERÇA-FEIRA NA RN-117

Um Acidente de trânsito foi registrado na tarde desta terça-feira, dia 02 de novembro de 2021, na RN-117 na altura da ponte do Riacho Dormentes, nas proximidades da cidade de Viçosa-RN envolvendo dois veículos.
De acordo com as informações recebidas pelo Blogue, através de nossos parceiros das redes sociais, mostram a dimensão do sinistro, que por sorte não houve vítimas fatais, apenas danos materiais.
Segundo as informações, as vítimas envolvidas neste acidente foram identificadas por Zé Sobrinho de Umarizal e Zé Cacetinho de Portalegre.

*Por Márcio Melo

ATENÇÃO! BAIXEIRO ESTÁ AVISANDO QUE NESSE ANO TEM LOTAÇÃO PARA CANINDÉ-CE

Baixeiro está avisando, que está com lotação marcada para Canindé-CE.
A lotação sairá no dia 23 de dezembro da Praça da Maternidade às 7 horas da noite. Preço da passagem: 100 reais. Interessado, procure Baixeiro na Baixa da Alegria ou Nalvinha nas Malvinas.
Ele lembra, que o ônibus é confortável.

APODI-RN: AULAS PRESENCIAIS SEM O TRANSPORTE ESCOLAR NA REDE ESTADUAL DE ENSINO

As aulas presenciais na rede estadual de ensino em Apodi estão acontecendo, mas não tem transportes para os alunos.
Com uma grande quantidade de estudantes morando na zona rural, muitos estão perdendo aulas, ou têm de se deslocarem por conta própria.
As autoridades se preocuparam em fazer as aulas presenciais voltarem, ainda na pandemia, mas não reivindicaram os transportes para os estudantes. Isso é prejuízo para a educação.
O problema é, que o município faz um convênio com o estado e contrata os transportes. Como as aulas da rede municipal não começaram, o convênio não acontece e os alunos estão tendo prejuízos na educação.

CAICÓ-RN: IDOSA É SALVA POR PM'S AO TENTAR SE JOGAR DE PONTE NA ZONA NORTE

Policiais militares da equipe da Operação abortaram uma tentativa de suicídio na noite dessa terça feira na zona norte de Caicó.
Uma mulher de 60 anos de idade, moradora do bairro Boa Passagem, se deslocava até uma ponte para desfazer-se da sua própria vida.
Os militares contaram que a vítima estava na posse de um lençol, o qual seria usado para o crime. Ela foi salva e levada para o hospital.
De acordo com relatos ouvidos pelo blog Jair Sampaio, a idosa passa por problemas de saúde (mental). Ela foi acolhida e não sofreu lesões.

*Jair Sampaio

NATAL-RN: CASA DURVAL PAIVA LANÇA CAMPANHA 'DIA DE DOAR'

Nesta quarta-feira, 3 de novembro, a Casa Durval Paiva, Hospital Varela Santiago, Amigos do Pêlo, APAE, AMICO, GACC, Instituto do Bem, Lar da Vovozinha, Instituto dos Cegos, Adote, Suvag e Casa do Menor Trabalhador convidam a sociedade para se mobilizar pelo #DiadeDoarRN, gerando uma grande corrente de generosidade, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas.

Rilder Campos, presidente da Casa Durval Paiva, ressalta a importância da iniciativa. “Todo dia é dia de doar e uma vez por ano, acontece uma grande celebração da doação. Doar, literalmente, nos faz sentir bem. O ato de doar contribui efetivamente com a transformação para o melhor da sociedade, das instituições e, principalmente, das pessoas. A doação pode ser com dinheiro, tempo, talento, roupa, brinquedo, comida ou o que você quiser. É um ato de desprendimento, renúncia, entrega e amor ao próximo”, comenta.

O Dia de Doar existe graças à união de cada pessoa que faz sua ação, seja doando ou estimulando a doação de indivíduos, empresas ou organizações. Oficialmente, a data é celebrada no dia 30 de novembro, mas o mês de novembro é dedicado para esta causa.

AVISO COLETIVA DE IMPRENSA

As instituições filantrópicas do Rio Grande do Norte – Casa Durval Paiva, Hospital Varela Santiago, Amigos do Pêlo, APAE, AMICO, GACC, Instituto do Bem, Lar da Vovozinha, Instituto dos Cegos, Adote, Suvag e Casa do Menor Trabalhador convocam a imprensa potiguar para uma entrevista coletiva no dia 03 de novembro (quarta-feira), no auditório da Casa Durval Paiva, a partir das 15h, para o lançamento da Campanha Dia de Doar 2021, que vai acontecer no dia 30/11, visando promover a cultura de doação junto a sociedade.

EQUADOR-RN: MOTORISTA MORRE DE ACIDENTE COM CAMINHÃO CAREGADO DE POSTES

Caminhoneiro morre vítima de acidente na RN-086 município de Equador/RN na manhã dessa quarta feira.
Uma carreta carregada com poste com placa do Pernambuco-PE tombou na Serra dos Quintos de Cima. Infelizmente o motorista morreu no local.
A polícia militar acionou o corpo de bombeiros de Caicó para tirar o corpo de dentro das ferragens.

CONVITE CANTORIA!!!


Medicamentos contra a Covid são testados no Rio Grande do Norte

Potiguares estão participando de testes com dois medicamentos que poderão ser usados no tratamento de casos da Covid-19, caso a eficácia seja comprovada.

Um dos estudos é com a droga proxalutamida, remédio usado no combate ao câncer de próstata. Oito pessoas já participam do estudo no estado e outras 12 ainda vão entrar, segundo o coordenador da pesquisa local, o infectologista Kléber Luz.

A outra pesquisa é com um antiviral produzido pela farmacêutica Pfizer. Em ambos os casos é necessário estar com a doença para participar.

Até o momento, não há nenhum medicamento com eficácia comprovada no combate à Covid-19.

Os dois estudos estão em fases iniciais e fazem parte de pesquisas globais. Na capital potiguar, elas são conduzidas pelo Centro de Pesquisa Clínicas de Natal (Cepclin) e para se voluntariar é necessário se inscrever pelo site (clique AQUI) ou através do telefone (84) 99913-0864.

Em fases anteriores da pesquisa, os dois medicamentos tiveram resultados consideráveis nos testes in vitro, que são feitos em laboratórios.

Proxalutamida

O ensaio clínico com proxalutamida acontece apenas com homens acima de 18 anos, porque o medicamento age em um receptor típico dos homens. Ele acontece na Ásia, na América do Sul e na África.

Ao todo, cerca de 760 pessoas devem participar do estudo no mundo, sendo 20 delas em Natal. Os testes são feitos para casos leves e moderados.

"O mecanismo de ação da droga é agir sobre um receptor do vírus, que é onde o vírus se liga. E esse receptor é típico dos homens. É um antiandrogênico que diminui a a possibilidade da expressão dessa fechadura que o vírus entra, se liga e se multiplica", explicou o infectologista Kléber Luz.
"Então, o resultado final vai ser uma menor multiplicação do vírus, se a droga funcionar, e consequentemente um curso clínico mais positivo das pessoas", disse.

As pessoas entram nos testes até o sexto dia com sintomas da Covid. A pesquisa começou há pouco mais de um mês

"O vírus usa dois receptores chamados ECA, do tipo 1 e tipo 2. Quando você toma esse remédio, o receptor tipo 2 diminui essa expressão. Ou seja, você fica menos suscetível ao vírus. Não é um remédio pra combater a multiplicação do vírus. É um remédio pra evitar que o vírus entre na célula", pontou.

Antiviral da Pfizer

Já os testes relativos ao antiviral da farmacêutica Pfizer, ainda sem nome, podem ter como voluntários pessoas que tiveram exame positivo e estão nos três primeiros dias de sintomas. Os estudos acontecem em 12 estados do país.

Segundo o pesquisador, a expectativa é que o antiviral reduza a capacidade de multiplicação do coronavirus, o que evitaria o agravamento do quadro de Covid.

"O objetivo dela é diminuir a protease. Quando o vírus está se mutiplicando, usa essas etapas para sofrer o processo de amadurecimento. O objetivo dessa droga é evitar que o vírus amadureça e, consequentemente, evitar sua multiplicação, o que é danoso para a pessoa", explica.

Kleber Luz ressalta que há dois ensaios clínicos envolvendo a medicação. O outro, que testa a capacidade de prevenção, recebe como voluntárias pessoas que não tomaram a vacina contra Covid e que moram com pacientes que testaram positivo para a doença, portanto estão expostas ao vírus.

*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: EMPRESÁRIO MORRE VÍTIMA DE INFARTO

O empresário André Henrique, proprietário da loja Microlins, em Mossoró, foi vítima de um infarto fulminante no início da noite desta terça-feira, 2 de novembro, e infelizmente não resistiu.
André, que era apaixonado pelo rádio, também era integrante da bancada do programa cidade em debate, da rádio Difusora, apresentado por Carlos Cavalcante.
Segundo informações o fato lamentável ocorreu no seu apartamento. A família está providenciando velório e sepultamento, que ainda serão divulgados.
Aqui deixamos os votos de pesar.

*Agenor Melo

NATAL-RN: PRF SALVA VIDA DE CRIANÇA ENGASGADA

Um bebê de menos de um ano de idade que estava engasgado e sem conseguir respirar foi salvo por um policial rodoviário federal na tarde desta terça-feira (2), feriado do Dia de Finados, em Natal.

O pequeno Josué estava com a mãe no bairro Mirassol, na Zona Sul da capital, por volta das 15h, quando uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) passou pela BR-101 e parou para prestar auxílio na beira da pista.

Os policiais realizaram os primeiros socorros e conseguiram liberar as vias aéreas do bebê. Em seguida, mãe e o filho, que já estava reanimado, foram levados para o hospital pela própria PRF para acompanhamento.

*Do G1 RN

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

NÃO procure evidência pessoal.
Reflita que, quanto mais exposto à visão alheia, mais se tornará alvo de crimes e inveja.
As vibrações negativas, mesmo que não façam mal, positivamente, poderão cansá-lo, no trabalho de defender-se.
Procure agir discretamente, embora com firmeza, deixando que os vaidosos e vazios se exponham numa evidência de que você, certamente, não necessita para brilhar.
O vidro comum brilha muito no sol, mas o brilho do ouro está escondido no cofre: nem por isso valerá menos que o vidro...

APODI-RN: MAIS UM ACIDENTE É REGISTRADO NA AVENIDA MOÉSIO HOLANDA

Aconteceu mais um acidente no início da noite desta terça feira, 27 de setembro de 2022 na Avenida Moésio Holanda, bairro Bacurau 1, Apodi-R...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA