/* <![CDATA[ */ (function (doc

sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

APODI-RN: BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO HOJE

APODI-RN: SEXTA FEIRA DE TARDE CHUVOSA

A tarde de sexta feira, 28 de janeiro de 2022 foi de chuva na cidade de Apodi-RN.

No bairro Bacurau I, o pluviômetro marcou 20 milímetros.

Com as chuvas caídas na região, o clima está agradabilíssimo! 

ASSU-RN: HOMEM É TIRADO DE CASA, RAPTADO E EXECUTADO A TIROS

No início da madrugada desta sexta-feira, 28 de janeiro de 2022, por volta das 00;30hs o Copom recebeu a informação de que uma invasão a domicílio teria acontecido no conjunto Irma Lindalva em Assú.
Segundo informações, elementos encapuzados e armados, em um veículo tipo HB20 de cor verde, teriam invadido a residência da vítima que fica localizada no Conjunto Irmã Lindalva, raptado o mesmo e em seguida saíram em direção ao Parati 2000.
Alguns minutos depois, foram ouvidos vários disparos de arma de fogo, a polícia realizou patrulhamento e o corpo da vítima de nome, Leonardo Borges da Silva Junior, 22 anos de idade, foi localizado crivado de balas no conjunto Parati 2000. Leonardo já possuía passagem pelo setor policial, sendo preso pela ultima vez, no dia 02/01/2022 por furto de fios de cobre e alumínio em Assú.
Viaturas da RPs 01 e 02 e GTO realizam varias diligências, mais até o momento não foi localizado o veículo e nem os atiradores.

*Passando na Hora

CORONAVÍRUS: RN registra 11 óbitos por covid-19 nas últimas 24 horas; Novos casos são 2.396

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta sexta-feira (28). São 419.885 casos totalizados. Na quinta-feira (27) eram contabilizados 415.433, ou seja, 4.452 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 2.396 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.686 no total. Onze (11) óbitos foram registrados nas últimas 24 horas no RN (Areia Branca, Monte Alegre, Caicó, Santa dos Mato, Marcelino Vieira, Cruzeta, Natal e Mossoró). Na quinta (27), eram 7.668 mortes. A Sesap não registrou outros óbitos após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.505.

Recuperados são 385.311. Casos suspeitos somam 6.895 e descartados são 858.471. Estimativa de casos em acompanhamento: 26.888.

*Do BG

NATAL-RN: Maior UTI Covid do RN tem 95% de internados com vacinação incompleta

Foto: Julianne Barreto
O Hospital Giselda Trigueiro (HGT) é a principal unidade de referência da rede coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para combate à Covid-19, com 22 leitos de UTI. Até o início da tarde dessa quinta-feira (27), o HGT contava com 19 pessoas internados, das quais 18 – aproximadamente 95% – não completaram o esquema de vacinação.

Destes 18 sem a vacinação, metade não tem registro de ter tomado sequer uma dose, sendo sete intubados e outro traqueostomizado. Ampliando o levantamento para outras unidades de referência, que estão entre as maiores da rede Covid da Sesap, não se altera o quadro de ampla maioria de não vacinados entre os internados.

Uma média incluindo, além do HGT, os hospitais Geral João Machado (HGJM), Rafael Fernandes, em Mossoró, e Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, em Pau do Ferros, aponta para 75,5% dos internados com esquema vacinal incompleto.

“Esses dados só reforçam a necessidade da vacinação. A rede de saúde está sofrendo uma pressão neste momento, muito em parte por conta de quem não se vacinou ou não atentou para completar sua vacinação. Por isso, reforçamos o apelo aqui para toda sociedade a respeito da proteção, da procura pela vacina, que é segura e claramente eficaz”, afirmou o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia.

A vacinação está liberada para todos os potiguares a partir dos 5 anos. Para aqueles acima de 18 anos, a vacinação de reforço está liberada após quatro meses da segunda dose. As doses estão disponíveis em quantidade suficiente nas salas de vacinação espalhadas por todos os municípios.

*Do BG

ASSU-RN: CONHECIDO COMO "BAGACEIRA" É BALEADO E MORRE AO DAR ENTRADA NA UPA

Por volta das 12;30hs desta quinta-feira, 27 de janeiro de 2022, a polícia militar foi acionada com a informação de que vários disparos de arma de fogo teriam sido efetuados contra uma pessoa entre as comunidades de Baviera e Santa Clara, na zona rural de Assú.
Segundo informações, ao chegar no local, os policiais do GTO encontraram a vítima baleada, de início parecia que estava morto, foi quando a pessoa se mexeu, com isso os policiais resolveram prestar socorro de forma bastante rápida para a UPA do Alto São Francisco.
Ao dar entrada na UPA, a vitima não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Trata-se de Rodolfo Domingos dos Santos, 30 anos de idade, mais conhecido por "bagaceira".
Ainda de acordo com as informações, os tiros teriam sidos efetuados por elementos que estavam abordo de um carro tipo gol de cor branca, de duas portas, com cerca de três elementos no seu interior. Logo após os tiros, os elementos seguiram pela RN 016, sentido a cidade de Carnaubais.
De acordo com a policia, Rodolfo era autor de vários delitos em Assú; assalto a farmácia, entre outros, como também uma tentativa de assalto que culminou com a vitima, um mototaxista baleado na perna, fato esse ocorrido no dia 21/01/2022 conjunto Feliz Assu.

*Passando na Hora

Ufersa estende suspensão de atividades presenciais até sexta-feira (4)

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) prorrogou até 4 de fevereiro a suspensão das atividades presenciais da instituição. A medida foi tomada devido ao crescente aumento de casos de Covid-19 e Síndromes Gripais.
A Ufersa informa que o trabalho continuará sendo no formato remoto até a próxima sexta-feira (4) - exceto manutenção, engenharia, limpeza, vigilância, almoxarifes, recepcionistas, motoristas, tradutor, intérprete de Libras, auxiliar de enfermagem, designer gráfico e técnico em automação.
Quanto às atividades de pesquisas, a recomendação da universidade é para que aconteçam apenas aquelas que necessitem impreterivelmente de forma presencial, como por exemplo, o setor de alimentação dos animais e atendimento interno e urgências do Hospital Veterinário, bem como do atendimento do Ambulatório de Medicina. A orientação é para que o máximo de atividades aconteça de forma remota, evitando o contato de pessoas e a consequente proliferação de contágios.

*Do G1 RN

VAMOS CUIDAR DO NOSSO LIXO; O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

APODI-RN: [VÍDEO] APODIENSE, MILONGA ESTÁ NO HOSPITAL PRECISANDO DE UMA UTI

*Galera, vamos ajudar essa Família!*

*CONFIRA ⤵️*

Bom dia meus irmãos, o nome de meu pai é LUIS NUNES SISENANDO (MILONGA), internado desde domingo no hospital regional em Apodi, vítima de uma AVC.
Desde domingo estamos na luta por uma UTI para ele. Infelizmente até agora nada.
O vídeo é do meu irmão, o nome dele é BENHUR SISENANDO, o quadro de pai piorou ontem, onde uma infecção nos rins já o atingiu.

*VEJA O VÍDEO ⤵️*

https://www.instagram.com/reel/CZRgTzaqeZ1/?utm_medium=copy_lin
k

APODI-RN: ACIDENTE É REGISTRADO NO SÍTIO PONTA I

Na manhã desta sexta feira, 28 de janeiro de 2022 aconteceu um acidente no sítio Ponta, Apodi-RN.
Segundo informações, um senhor conhecido por Nicássio entrou inesperadamente, e Antônio Preto(filho de Seu Aldenor da Barra) acabou se chocando com o seu transporte. O acidente foi inevitável.
O SAMU foi acionado e prestou socorro à vítima levando para o Hospital Regional Hélio Morais Marinho, em Apodi.
Ainda segundo informações, Antônio Preto sofreu fratura num pé e foi encaminhado para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró.

APODI-RN: CHUVAS REGISTRADAS NA CIDADE E NAS COMUNIDADES RURAIS

A tarde de quinta feira, 27 de janeiro de 2022 foi de chuva na cidade de Apodi e região. Chuvinha fina, mas o suficiente para deixar o chão bem molhado.
Chuvas registradas:
  • Na rua 7 de Setembro(Cento): 11 milímetros;
  • Santa Rosa I: 15 milímetros;
  • Bairro Bacurau I: 14 milímetros;
  • Sítio Ponta II: 10 milímetros; e
  • Sítio Largo II: 08 milímetros.

MOSSORÓ-RN: HOMEM SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NA FAVELA DO FIO

A Polícia Militar registrou mais um crime de tentativa de homicídio no início da tarde desta quinta feira, 27 de janeiro de 2022, em Mossoró no Rio Grande do Norte.
De acordo com as informações, a vítima identificada como Jardel Nonato da Silva Sobrinho, conhecido como "Macaquinho", foi alvejada com tiros na cabeça e nas costas. Ele foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), e seu estado de saúde é considerado grave.

*Passando na Hora

MOSSORÓ-RN: HOMEM É BALEADO NO DOM JAIME CÂMARA

A Polícia Militar registrou na manhã de quinta feira, 27 de Janeiro, uma ocorrência de disparos de arma de fogo no bairro Dom Jaime Câmara em Mossoró, onde a pessoa de Hustembergue Pereira Dantas, 33 anos de idade foi atingido por dois disparos, um na coxa e um no ombro.
Segundo informações, cerca de três indivíduos realizavam um assalto numa padaria, de onde levaram vários pertences das vítimas e uma motocicleta do local e saíram atirando.
A vítima que estava próximo ao local e foi atingido por bala perdida. A policia ainda não sabe, se realmente foi bala perdida ou uma tentativa de homicídio.
Hustembergue foi socorrido para Unidade de Pronto Atendimento do Alto de São Manoel e transferido por uma equipe do Samu para o Hospital Regional Tarcísio Maia. Segundo informações seu estado de saúde é estável.

*O Câmera

CNTE vence batalha pelo reajuste do piso do magistério vinculado à Lei 11.738

O governo federal anunciou na tarde de hoje (27), através da Secretaria de Comunicação Social do Ministério da Educação, o novo valor do piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica, que em 2022 passará à quantia de R$ 3.845,63 – aumento de 33,24% em relação ao praticado em 2020. Lembramos que em 2021 o governo congelou o reajuste do piso (0%).

Com esse anúncio, consubstanciado nos itens 3 e 6 do acórdão exarado na ação direta de inconstitucionalidade nº 4848, do Supremo Tribunal Federal, todos os Estados, DF e Municípios devem atualizar os vencimentos iniciais das carreiras do magistério retroativamente a 1º de janeiro de 2022, a fim de pagar minimamente o piso nacional aos/às professores/as com formação em nível médio, na modalidade Normal. Diz os referidos itens do acordão do STF:

“(...) 3. A previsão de mecanismos de atualização é uma consequência direta da existência do próprio piso. A edição de atos normativos pelo Ministério da Educação, nacionalmente aplicáveis, objetiva uniformizar a atualização do piso nacional do magistério em todos os níveis federativos e cumprir os objetivos previstos no art. 3º, III, da Constituição Federal. Ausência de violação aos princípios da separação dos Poderes e da legalidade. (...)
6. Pedido na Ação Direita de Inconstitucionalidade julgado improcedente, com a fixação da seguinte tese: “É constitucional a norma federal que prevê a forma de atualização do piso nacional do magistério da educação básica”. (grifamos)

Embora o reajuste do piso do magistério (art. 5º, parágrafo único da Lei 11.738) seja autoaplicável, tornou-se tradição o seu anúncio anual pelo MEC, para melhor orientar os gestores públicos responsáveis pelo pagamento do piso e demais vencimentos de carreira aos profissionais do magistério e da educação básica em geral. E a nota divulgada hoje pelo MEC cumpre essa tradição iniciada em 2010.

Tal como em anos anteriores, e conforme destacado no acórdão do STF, a nota é medida uniformizadora e suficiente para os gestores subnacionais cumprirem com as obrigações definidas na lei do piso do magistério. Nos casos de desobediência da Lei, os sindicatos podem acionar a justiça.

A CNTE congratula a todos/as os/as trabalhadores/as em educação, especialmente suas 52 entidades filiadas, que se manterão engajadas nas mobilizações convocadas pela CNTE para os meses de fevereiro e março com o objetivo de atingirmos 100% de cumprimento da lei do piso em todo o país.

A CNTE agradece também o empenho das Comissões de Educação e Cultura, além das Frentes Parlamentares de Educação, todas da Câmara dos Deputados, que se esforçaram prontamente em comprovar a plena vigência da Lei 11.738 – até então questionada pelo Governo Federal e por entidades municipalistas –, produzindo brilhante nota técnica a respeito de um direito fundamental que se mantém preservado na Emenda Constitucional nº 108, que criou o FUNDEB permanente.

Nos manteremos unidos/as e fortes na luta em defesa da educação pública e pela valorização de seus profissionais!

Brasília, 27 de janeiro de 2022
Diretoria da CNTE.

AUXÍLIO BRASIL: CAIXA PAGA HOJE CADASTRADOS COM NIS FINAL 9

A Caixa paga nesta sexta-feira (28) o Auxílio Brasil a beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) final 9. O valor mínimo do benefício é R$ 400. As datas seguirão o modelo do Bolsa Família, que pagava os beneficiários nos dez últimos dias úteis do mês.

Em janeiro, 3 milhões de famílias foram incluídas no programa, aumentando para 17,5 milhões o total atendido. Segundo o Ministério da Cidadania, serão gastos R$ 7,1 bilhões neste mês com o Auxílio Brasil.

O beneficiário poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e o Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.
Confira o calendário:

Final do NISDia do pagamento1 18 de janeiro
  • 2 19 de janeiro
  • 3 20 de janeiro
  • 4 21 de janeiro
  • 5 24 de janeiro
  • 6 25 de janeiro
  • 7 26 de janeiro
  • 8 27 de janeiro
  • 9 28 de janeiro
  • 0 31 de janeiro
Auxílio Gás

O Auxílio Gás também é pago hoje – retroativamente – às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com NIS final 9. O benefício segue o calendário regular de pagamentos do Auxílio Brasil.

Com duração prevista de cinco anos, programa beneficiará 5,5 milhões de famílias até o fim de 2026, com o pagamento de 50% do preço médio do botijão de 13 quilos a cada dois meses. Atualmente, a parcela equivale a R$ 52. Para este ano, o Auxílio Gás tem orçamento de R$ 1,9 bilhão.

Só pode fazer parte do programa quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.
Benefícios básicos

O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga emprego ou tenha filho que se destaque em competições esportivas, científicas ou acadêmicas.

Podem receber o benefício famílias com renda per capita até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e até R$ 200, em condição de pobreza.

A Agência Brasil elaborou guia de perguntas e respostas sobre o Auxílio Brasil. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão critérios para integrar o programa social, os nove tipos diferentes de benefícios e o que aconteceu com o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que vigoraram até outubro.

*Agência Brasil

BOLSONARO ANUNCIA REAJUSTE DE 33,24% NO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

O presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou na tarde desta quinta-feira (27) o reajuste de 33,24% no piso salarial dos professores da educação básica. O aumento leva em consideração o valor por aluno pela variação da inflação nos últimos dois anos, conforme prevê a Lei do Magistério.
Segundo o presidente, mais de 1,7 milhão de professores, dos estados e municípios, que lecionam para mais de 38 milhões de alunos nas escolas públicas serão beneficiados.
Bolsonaro já havia afirmado na noite dessa quarta-feira (26) que iria "seguir a lei". Governadores não querem 33%. Eu vou dar o máximo que a lei permite, que é próximo disso", afirmou Bolsonaro a apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada.
Governadores e prefeitos pressionaram o governo federal a tentar modificar a lei e o cálculo do reajuste, como forma de evitar o reajuste dos professores e minimizar o impacto nos cofres de Estados e municípios.

*Fonte: Tribuna do Norte

APODI-RN: BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO HOJE


Professor Luis Carlos Noronha pode ser o 1º apodiense eleito para deputado estadual do RN

O professor Luís Carlos tem os apoios do ex-prefeito Pinheiro e de Kelps em Apodi Por participar de uma nominata de pequenos numa partido pe...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA