Pesquisar este blog

23 maio 2023

Dia Estadual do Brega é aprovado na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, à unanimidade, nesta terça-feira 23, um projeto de lei que institui no calendário oficial do Estado, o dia Estadual do Brega, a ser comemorado, anualmente, em 1º de junho. De autoria do deputado Ubaldo Fernandes (PSDB), o projeto visa, sobretudo, valorizar a cultura e fomentar um dos estilos musicais de maior relevância no Brasil.

“Esse projeto faz justiça aos tantos amantes desse gênero musical, compositores, intérpretes, músicos e apreciadores. A definição do dia 1º de junho é uma homenagem ao aniversário de Carlos Alexandre, o maior artista do gênero brega que o Rio Grande do Norte já teve, conhecido nacionalmente”, justificou Ubaldo Fernandes.

Ainda foi votado e aprovado à unanimidade o projeto de lei, de autoria do deputado George Soares (PV), que altera a lei complementar nº 272, de 03 de março de 2004. “O projeto contempla com a desobrigação da reposição florestal, o agricultor familiar que não utiliza a matéria-prima proveniente da supressão vegetal ou a destina para consumo, bem como o órgão responsável pela limpeza das margens e acostamentos das rodovias para melhorar a segurança do tráfego.

Também foi aprovado à unanimidade o projeto de lei, de iniciativa do Governo do Estado, que dispõe sobre o fundo estadual da habitação e de interesse social (FEHIS). Os deputados aprovaram requerimentos para realização de sessão solene e entrega de títulos honoríficos de cidadão Norte-Rio-Grandense.

Rio Grande do Norte amplia em 56% a frota de motocicletas nos últimos 10 anos

A frota de motocicletas, motonetas e ciclomotores do Rio Grande do Norte foi ampliada em 56%, nos últimos 10 anos (2022/2013). O levantamento foi divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), nesta terça-feira (23). A frota saiu de 387.505 motocicletas, em 2013, para 604.413, em 2022, o que resultou num incremento de 216.908 novos veículos de duas rodas nas ruas e rodovias estaduais.

A coleta de dados do setor de Estatística do Detran, constatou que a ampliação da frota de motocicletas foi ainda maior nas cidades do interior do estado. Nessa situação, o interior do RN contou com um aumento de 58,4%, saindo de 306.834 motocicletas, em 2013, para 486.028, em 2022. São quase 180 mil novas motocicletas incorporadas ao interior do estado em 10 anos.

Já em Natal, o aumento foi menor, porém substancial, já que chegou a ampliar a frota em quase metade, chegando a um incremento de 46,75% de novas motocicletas nas ruas da capital potiguar. Em 2013, Natal comportava 80.671 veículos de duas rodas, já em 2022, o número passou para 118.385, resultando num acréscimo de 37.714 novas motocicletas.

O levantamento do Detran também avaliou o número de condutores habilitados a conduzir motocicletas, motonetas e ciclomotores no Estado. No período de 10 anos (2022/2013), a massa populacional apta a conduzir motocicletas foi ampliada em 60,2%. São 214.376 novos condutores habilitados a conduzir veículos de duas rodas, ou seja, enquanto em 2013 o número de habilitados era de 355.856, em 2022 passou para 570.232 condutores.

Outro ponto considerável no estudo é o levantamento da quantidade de condutores habilitados a conduzir motocicletas e que dispõem da anotação de atividade remunerada na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Esse é um dos requisitos para o condutor se encontrar apto a exercer profissionalmente as funções de transporte onde o veículo utilizado é a motocicleta, a exemplo das profissões de motofretista, mototaxista, entre outros.

Nesse caso, o dado encontrado mostra que 20% de todos os habilitados a conduzir motocicletas no Estado possuem o registro de atividade remunerada na CNH. São mais de 114 mil profissionais com o requisito de exercer esse tipo de atividade com uso de motos.

Os dados contabilizados pelo Setor de Estatística do Detran apresentam um cenário importante, pois aponta para a necessidade de um sistemático desenvolvimento de políticas públicas de trânsito direcionadas a conscientização, educação, informação, capacitação, atualização e promoção da segurança viária focada nesse público. Atualmente, o número de motocicletas já responde por 40,8% de toda a frota estadual.

Nesse âmbito, o Detran vem implementando diversas campanhas educativas direcionadas a utilização segura da motocicleta no trânsito. São cursos e palestras de direção defensiva, pilotagem consciente, formação e atualização de motofretistas e mototaxistas, além de trabalhos em escolas da rede pública e privada, e inserções de informações educativas nos canais de comunicação, a exemplo da TV, rádio, jornais e internet (redes sociais, blogs e portais de notícias). Ainda no segundo semestre deste ano, o Detran deve levar ao interior do Estado novos cursos direcionados aos motociclistas profissionais.

*Jair Sampaio

SANTA CRUZ-RN: FIÉIS CELEBRAM O DIA DE SANTA RITA DE CÁSSIA

Fiéis celebraram durante toda a segunda-feira (22) em Santa Cruz (RN), no interior do Rio Grande do Norte (RN), o dia da padroeira da cidade, Santa Rita de Cássia. A cidade tem um santuário em homenagem à santa, onde também está a estátua com 56 metros de altura, inaugurada em 2010, maior que o Cristo Redentor.

Os festejos começaram nas primeiras horas da manhã. Fiéis subiram até onde fica localizada a estátua e participaram de celebrações e missas em uma programação especial para o Dia de Santa Rita.

No turno da tarde, houve uma procissão que reuniu milhares de fiéis nas ruas de Santa Cruz.

Santa Rita de Cássia é conhecida como santa das causas impossíveis e morreu num dia 22 de maio, em 1457. A relação do município de Santa Cruz com ela foi aproximada desde a sua fundação da cidade, com a criação de uma capela em homenagem à santa em 1825. O Santuário impulsionou o turismo religioso e mudou a rotina na cidade, com a atração de devotos de várias partes do país.
Fotos: Sergio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

*Do G 1 RN

PM que deu ordem para recuar no 8 de janeiro é preso em operação da PF

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (22), a 12ª fase da operação Lesa Pátria, que investiga os ataques terroristas às sedes dos três poderes da República, em Brasília, no dia 8 de janeiro. Os investigadores cumprem um mandado de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão.

De acordo com a TV Globo, o alvo é o major Flávio Silvestre Alencar, que deu ordem de recuo em frente a descida pro Supremo Tribunal Federal (STF). Ele já havia sido preso na 5ª etapa da investigação.

Os mandados foram expedidos pelo STF.

De acordo com a corporação, o objetivo dessa fase da investigação é identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os ataques na capital.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de:
  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • Golpe de Estado;
  • Dano qualificado;
  • Associação criminosa;
  • Incitação ao crime;
  • Destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
‘Lesa Pátria’

Na 11º fase da operação, deflagrada em 11 de maio, foram realizados 22 mandados de busca e apreensão relacionados a suspeitos de financiar os atos golpistas. As buscas aconteceram em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

Entre os alvos, estavam empresários, produtores rurais e CACs (colecionadores de armas, atiradores ou caçadores esportivos). Segundo a PF, a Justiça determinou o bloqueio de bens, ativos e valores dos investigados até o limite de R$ 40 milhões.

Ainda de acordo com a PF, nas dez etapas anteriores da Operação Lesa Pátria, foram cumpridos:
  • 65 mandados de prisão preventiva (sem prazo definido);
  • 4 mandados de prisão temporária (com prazo determinado);
  • 174 mandados de busca e apreensão;
  • 17 instaurações de inquérito policial.

CONVITE DE CANTORIA NO DISTRITO DE CÓRRGO!!!

PAU DOS FERROS-RN: Pai baleado pelo próprio filho durante desentendimento, morre no hospital da cidade

Morreu na noite desta segunda-feira 22 de maio de 2023, no hospital de Pau dos Ferros na região do Alto Oeste Potiguar, Francisco Neurivan da Silva, 45 anos que, segundo a Polícia Militar, foi baleado pelo próprio filho, caso registrado naquela cidade na noite do último domingo (21).

Ainda segundo informações da PM, pai e filho teriam iniciado uma discussão seguida de luta corporal dentro de casa e que terminou em tragédia. O filho teria pego uma arma de fogo após a briga e atirado várias vezes contra seu genitor. “Chinha”, como era mais conhecido, foi socorrido para o hospital da cidade, onde passou por cirugia.

Na noite de segunda feira (22) ele acabou tendo complicações no seu quadro clínico, evoluindo para óbito. Segundo informações da polícia, o filho suspeito de ter matado seu próprio pai, continua em local incerto e não sabido. A Polícia Civil de Pau dos Ferros, instaurou inquérito para investigar o caso e já solicitou a prisão preventiva dele junto à justiça.

*Fim da Linha

GROSSOS-RN: POPULAR É MORTO A TIROS EM VIA PÚBLICA

Um crime de homicídio por disparos de arma de fogo, foi registrado no final da manhã desta segunda feira 22 de maio de 2023, nas cidadede Grossos, região da Costa Branca do Rio Grande do Norte.
De acordo com a PM a vítima foi um homem identificado até o momento como “Galeguinho”. Ele foi morto com vários tiros no cruzamento da rua Expedicionário José Rocha com a Travessa Sebastião Nóia, no Centro da cidade.
Ainda de acordo com a polícia, a vítima caminhava em via pública quando foi surpreendida por um homem de moto, que se aproximou e efetuou vários disparos de arma de fogo em sua direção. Até o momento não há informações sobre a motivação do crime. A equipe do ITEP de Mossoró foi acionada para realização de procedimentos de perícia no local e remoção do corpo para exames em sua base. A Polícia Civil vai investigar o crime.

*Fim da Linha

UFRN abre concurso público com 34 vagas para Professores

Foto: Cícero Oliveira

Saiu no Diário Oficial da União desta quinta-feira (18) o edital do novo concurso público para docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(concurso UFRN).

O documento que regem a nova seleção é de nº 59/2023 do concurso de provas e títulos para 34 vagas no cargo de Professor do magistério superior, classes Adjunto, Assistente e Auxiliar para lotação nos campi de Natal, Santa Cruz, Caicó e Currais Novos e Macaíba.

A exigência da função é ter graduação na área de atuação, além de titulação em nível de especialista para Auxiliar, mestrado para concorrer na especialidade de Assistente e doutorado para classe Adjunto.

Os salários oferecidos variam entre R$ 3.010,35 e R$ 11.139,64, já incluso o valor do auxílio-alimentação que é de R$ 329,00 ou R$ 658,00 mensais, por jornada de trabalho de 20h e 40h, respectivamente.
Vagas para professores na UFRN

As chances são para disciplinas de:

Mecânica dos Sólidos, Teoria da Elasticidade e Dinâmica de Estruturas; Projeto Mecânico Assistido por Computador e Manutenção Indústria; Comunicações Óticas; Circuitos para Comunicação e Redes Inteligentes; Pesquisa Operacional e Engenharia Econômica; Física da Matéria Condensada Experimental: Espectroscopia Óptica; Ciências Atuariais/Demografia; Hematologia; Psiquiatria; Doenças do Sistema Gastrointestinal e Coloproctológico; Técnica Operatória; Infectologia; Saúde Coletiva; Ginecologia e Obstetrícia; Organização e Tratamento da Informação; Fundamentos do Serviço Social; Serviço Social e Política Social; Administração Geral; Artes/Artes Visuais/Gráfica; Didática e Ensino de Filosofia; Educação Matemática; Métodos Quantitativos para Contabilidade; Sistemas Móveis e Distribuídos; Infectologia/Semiologia e Prática Médica/Internato e Residência/Ensino, entre outras áreas.
Inscrições UFRN

As inscrições no concurso estarão abertas a partir do dia 05 de junho até às 23h59min do dia 30 de junho de 2023, apenas por meio do endereço eletrônico da Universidade – www.sigrh.ufrn.br. A taxa de inscrição varia entre R$ 50,00 e R$ 220,00, conforme o cargo e classe.

O concurso terá etapas de: Prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório;
Prova didática, de caráter eliminatório e classificatório;
Defesa de memorial e projeto de atuação profissional, de caráter eliminatório e classificatório e
Prova de títulos, de caráter classificatório.

A prova escrita, primeira etapa para todas as áreas, será aplicada no dia 15 de outubro de 2023, às 08h, no município de Natal-RN. As demais etapas do concurso serão realizadas no período de 16 a 31 de outubro de 2023, conforme calendário a ser divulgado.

Os candidatos realizarão uma prova escrita com duração de 4h e que consistirá em questões discursivas elaboradas pela CE ou pelo sorteio de pontos do programa.

*Fonte: Ache Concursos