Pesquisar este blog

22 setembro 2021

RODOLFO FERNANDES-RN: HOMEM É MORTO A TIROS QUANDO JOGAVA BOLA

Na cidade de Rodolfo Fernandes a Polícia Militar registra assassinato na noite desta quarta feira, 22 de setembro de 2021.
De acordo com informações um homem acaba de ser morto a tiros na cidade
A vítima foi identificada apenas por Pequeno, que de acordo com informações, o mesmo estava jogando bola em uma quadra esportiva, quando foi surpreendido pelo atirador.
A cidade já conta nove assassinatos no ano de 2021, uma média de um por mês. Até o momento, ninguém sabe os motivos, nem os autores do crime.
A Polícia Militar faz o isolado do local do crime, até a chegada da equipe do ITEP, que deve realizar os trabalhos de perícia e recolher o corpo para a sede do órgão, para ser necropisiado e liberado para o sepultamento.

APODI-RN: NOTA DE FALECIMENTO

É com tristeza, que informamos o falecimento de Antônio Nascimento, conhecido por Toinho de Caimbão ocorrido nesta tarde de quarta-feira, 22 de setembro de 2021.

O mesmo estava internado no Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró e veio a óbito.

Aos familiares, os nossos sentimentos!

POLÍCIA CIVIL PROCURA SUSPEITO POR HOMICÍDIOS PRATICADOS NO INTERIOR DO RN

A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) divulgou, nesta quarta-feira (22), imagens que podem auxiliar na identificação e, posteriormente, na localização de Edson Flávio de Oliveira Lima, mais conhecido como “Edinho”, 40 anos.
Ele, que já está foragido da Justiça do Rio Grande do Norte pela suspeita da prática do crime de homicídio praticado no bairro Soledade, no município de Caicó, agora também é apontado como suspeito do crime que vitimou Manoel Andrade de Brito Júnior, na última segunda-feira (19), em Serrinha, na cidade de São Gonçalo do Amarante.
A vítima do crime praticado no dia 19 deste mês foi identificada como moradora de Canto de Moça, distrito de Ielmo Marinho.
Em desfavor de Edson Lima, há em aberto um mandado de prisão, expedido pela 3ª Vara da Comarca de Caicó.
Segundo as investigações, ao todo, ele é suspeito de praticar três homicídios, sendo dois em Caicó e um em São Gonçalo do Amarante.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181, que possam auxiliar na localização do suspeito.

*Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOM*

Após repercussão, Xandy Avião pede desculpas a Cremosinho

O episódio envolvendo Xandy Avião e Cremosinho movimentou as redes sociais de todo o país nessa quarta feira, 22. O cantor de Apodi-RN emitiu nota dando sua versão e na mesma pede desculpas ao humorista caicoense.
Xandy expulsou Cremosinho do palco de um evento que ele promovia na cidade de Fortaleza na noite dessa terça feira, 21. O artista foi cancelado na web após vídeos mostrarem as cenas. O julgamento do público foi imediato.

MOSSORÓ-RN: AMBULÂNCIA QUE TRANSPORTAVA GRÁVIDA BATE EM VACA NA RN 117 PRÓXIMO À CIDADE

Uma ambulância da prefeitura de Olho D'água dos Borges que transportava uma mulher grávida bateu em uma vaca que atravessou a RN-117, na noite de terça-feira (21) no Oeste potiguar.
Quatro pessoas estavam no veículo e, apesar da colisão forte, não se feriram gravemente. Porém uma técnica de enfermagem foi levada ao hospital, para passar por exames, porque estava sentindo dores.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Olho D'água dos Borges, o acidente aconteceu entre os municípios de Governador Dix-Sept Rosado e Mossoró, por volta das 18h.
A ambulância seguia com destino a Mossoró e era ocupada pelo motorista, uma técnica de enfermagem, a paciente grávida e a mãe dela, que estava como acompanhante.


G1-RN

NOTA DE FALECIMENTO E DETALHES DO VELÓRIO DE ANTÔNIO MARTINS, EX-SAMU DE MOSSORÓ. ELE MORREU EM NATAL DE UM INFARTO.

Este é Antônio Martins. O "Nenem" carinhosamente chamado por colegas de trabalho na época do SAMU de Mossoró.
Conseguiu seguir para capital do estado, onde trabalhava atualmente em um hospital de Natal, após sofrer um acidente de moto e perder parte da perna. Martins sempre bastante querido não só em Mossoró, como em Natal, morreu na noite desta terça feira 21, vítima de um infarto fulminante.
O velório em Mossoró, está previsto para às 10:00hs em frente ao Cemitério São Sebastião no Centro de Mossoró. Às 15:30hs haverá uma celebração e em seguida o sepultamento. Aos colegas de trabalho, amigos, parentes e familiares, nossos sinceros votos de pesar.

*Passando na Hora

Xandy humilha humorista caicoense Cremosinho em evento em Fortaleza e internet reage

A internet não fala em outro assunto: Xandy Avião expulsa Cremosinho do palco em um evento na cidade de Fortaleza. Humorista caicoense subiu ao palco por convite do forrozeiro Zé Vaqueiro.

A festa aconteceu nessa terça feira, 21, no qual o cantor humilhou o garoto caicoense que estava no local a convite… “Você tem outros atributos! Eu já vi uma foto sua nu [SIC…]“, arrota o forrozeiro.

Organizada pelo próprio Xandy, a festa era para apresentar os artistas que são empresariados por ele, como Zé Vaqueiro, João Gomes, e tantos outros garotos que fazem sucesso com o público jovem.

Segue o vídeo: https://youtube.com/shorts/m-k248cioq0?feature=share

O vídeo tomou rapidamente as redes sociais e as críticas ao cantor também: Confira algumas reações do público…

1 Comentário

Gilvan set 9, 2021, 12:42 pmResponder

Xande não humilha os outro pq vc veio da lama e da lama vc pode voltar sarja mais úmilde vc faz sucesso por causa do povo

*Jair Sampaio

CORONAVÍRUS: RN registra 02 óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas em Vera Cruz e Caicó; 53 novos casos

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quarta-feira (22). São 367.954 casos totalizados, sendo 53 confirmados nas últimas 24h horas.
Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.327 no total, sendo 02 registrados nas últimas 24 horas em Vera Cruz e Caicó. Na terça-feira(21) eram 7.324. A Sesap ainda registrou 01 morte após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.328.
Recuperados são 259.490. Casos suspeitos somam 175.121 e descartados são 730.474. Em acompanhamento, são 95.140.

Concurso da Assembleia Legislativa do RN é autorizado pela mesa diretora; confira vagas

A mesa diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte autorizou a realização de concurso público com 47 para cargos efetivos vagos do quadro de pessoal. A autorização foi publicada no Diário Oficial desta quarta (22).

As vagas são para técnico e analista legislativo. O próximo passo é a definição e contratação da empresa organizadora do concurso. A previsão é que o concurso aconteça em 2022.

As vagas para o cargo de Analista Legislativo terão remuneração inicial de R$ 7.725,75 mais auxílio alimentação e auxílio saúde. Já as vagas para o cargo de Técnico Legislativo terão remuneração inicial de R$ 4.139,75, mais auxílio alimentação e auxílio saúde.

Confira abaixo o quadro de vagas

  • 13 vagas para Técnico Legislativo, especialidade Apoio Administrativo, com requisito de escolaridade de nível médio;
  • 3 vagas para Técnico Legislativo, especialidade Contabilidade, com requisito de escolaridade de nível médio e certificado de curso profissionalizante correlato;
  • 1 vaga para Técnico Legislativo, especialidade Edificações, com requisito escolaridade de nível médio e certificado de curso profissionalizante correlato;
  • 5 vagas para Técnico Legislativo, na especialidade Tecnologia da Informação, com requisito de escolaridade de nível médio e certificado de curso profissionalizante correlato;
  • 1 vaga para Técnico Legislativo, especialidade Tecnologia de Sistema, com requisito de escolaridade de nível médio e certificado de curso profissionalizante correlato;
  • 10 vagas para Analista Legislativo, especialidade Processo Legislativo, com requisito de escolaridade de nível superior;
  • 1 vaga para Analista Legislativo, especialidade Arquitetura, com requisito de escolaridade de nível superior, com graduação em Arquitetura;
  • 3 vagas para Analista Legislativo, especialidade Contabilidade, com requisito de escolaridade de nível superior, com graduação em Contabilidade;
  • 1 vaga para Analista Legislativo, especialidade Engenharia Civil, com requisito de escolaridade de nível superior, com graduação em Engenharia Civil;
  • 1 vaga para Analista Legislativo, especialidade Engenharia Elétrica, com requisito de escolaridade de nível superior, com graduação em Engenharia Elétrica;
  • 1 vaga para Analista Legislativo, especialidade Medicina, com requisito de escolaridade de nível superior, com graduação em Medicina e especialização em Cardiologia;
  • 3 vagas para Analista Legislativo, especialidade Administração, com requisito de escolaridade de nível superior, com graduação em Administração;
  • 4 vagas para Analista Legislativo, especialidade Tecnologia da Informação, com requisito de escolaridade de nível superior na área de Tecnologia da Informação ou de qualquer outro curso superior com pós-graduação na área de Tecnologia da Informação.
*Do G1 RN

Aulas presenciais em universidades públicas no RN só voltam em 2022

Foto: Alex Régis
Sem aulas presenciais desde março de 2020, momento da chegada da pandemia do coronavírus, as atividades nas universidades públicas de ensino do Rio Grande do Norte vão continuar no formato remoto em 2021 e só retornarão de forma presencial em 2022, segundo apontam gestores e pró-reitores de graduações das três instituições federais de ensino do Estado.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) deverá iniciar o segundo semestre de 2021 no dia 18 de outubro e já definiu que as aulas serão no formato virtual. A diferença para os outros semestres é a oficialização da possibilidade de atividades práticas presenciais, “desde que garantidas as condições de biossegurança e observadas as normas relativas à emergência em saúde pública”, disse o reitor José Daniel Diniz Melo em carta assinada no último dia 13 de setembro.

De acordo com a professora Maria das Vitórias Sá, pró-reitora de Graduação da UFRN, o atual semestre só deverá ser encerrado em fevereiro de 2022. Até lá, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) deverá se reunir e avaliar o retorno presencial no semestre 2022.1, previsto para começar em março do ano que vem.

“Neste próximo semestre, vamos continuar no formato remoto e as atividades práticas podendo ser realizadas de forma presencial. Ele se encerra 28 de fevereiro. Já em 2022.1, que se inicia em 28 de março, o Consepe vai avaliar as questões de biossegurança e podemos voltar. Mas não temos isso aprovado ainda”, explica.

Segundo a coordenadorado Diretório Central de Estudantes da UFRN (DCE/UFRN), Letícia Corrêa, uma pesquisa foi feita com pouco mais de 3 mil estudantes da UFRN. Segundo ela, cerca de 70% deles estão vacinados com pelo menos uma dose.

“Óbvio que não gostamos do ensino remoto, é consenso. Os alunos têm rendimento baixo, tivemos evasão estudantil, com os alunos tendo dificuldade de acompanhar as aulas, mas ao mesmo tempo defendemos que o retorno presencial seja feito com qualidade, cuidado e que não coloque a vida de ninguém em risco”, comenta, acrescentando ainda que defende um retorno gradual das atividades na UFRN.

O caso da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) é parecido. As aulas na instituição estão suspensas desde 17 de março de 2020. O pró-reitor de graduação da Ufersa, Sueldes de Araújo, aponta que o retorno está previsto para 17 de janeiro de 2022, de forma gradual. “Continuaremos tendo disciplinas no formato remoto. Cerca de 30 a 35% delas”, cita.

“A data está fechada, caso não haja mudanças estruturais na pandemia. Já estamos preparando a universidade para receber os alunos em janeiro de 2022”, acrescenta. Segundo ele, disciplinas e turmas com atividades práticas presenciais estão podendo funcionar.

Na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), o retorno até poderia acontecer em 2021, segundo o pró-reitor de ensino de graduação, Wendson Medeiros. No entanto, o aperto do calendário semestral, que se coincide com o fim de ano e período de férias fez com que a instituição adiasse o retorno presencial para janeiro. A UERN irá voltar com 100% dos alunos nas salas de aula.

“O semestre 2021.2 se inicia no final de novembro. Do dia 30 ao dia 06 é o planejamento. Daí até o dia 23 temos aulas, tem o recesso natalino e férias docentes. Em dezembro nosso público e alunos deverão estar vacinados com duas doses. Para garantirmos esse retorno seguro, em fevereiro quando voltarmos das férias, as aulas já voltam de forma presencial”, cita.

Ainda de acordo com Wendson Medeiros, uma resolução foi publicada no último dia 09 de setembro estabelecendo que, mesmo com o retorno presencial, caso haja situações de o professor não conseguir ser imunizado “por motivo alheio a sua vontade”, poderão ser desenvolvidas atividades remotas.

IFRN pode iniciar volta gradual em novembro

O Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) trabalha com a possibilidade de retornar às atividades presenciais nas primeiras semanas de novembro. A oficialização dessa medida depende de uma aprovação no Conselho Superior do IFRN (Consup), que se reunirá na próxima sexta-feira (24).

“A proposta que está nessa minuta e esperamos que não tenhamos grandes alterações é que voltemos no segundo semestre, primeira semana de novembro, em formato misto. Estabelecemos que vamos retornar com 30% até chegarmos em 100%”, explica a diretora pedagógica do IFRN, Amélia Reis. Ainda de acordo com Amélia Reis, a prioridade da instituição neste primeiro momento será para alunos e disciplinas com atividades práticas.

Estado e Natal

A Secretaria Estadual da Educação e Cultura autorizou, na última segunda-feira (20), o aumento do número de alunos nas aulas presenciais para até 60% da capacidade das escolas. De acordo com o secretário Getúlio Marques, a previsão é de que até 4 de outubro, a rede volte a funcionar com 100% da capacidade, de acordo com o calendário divulgado pela pasta. As aulas voltaram no final de julho na rede estadual.

Na rede municipal de Natal, as aulas estão acontecendo no formato híbrido desde o dia 14 de julho. De um total de 74 Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEIs), 55 já retornaram presencialmente. Das 72 escolas, 50 já voltaram.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), o retorno nas salas de aula já está na casa dos 50% nos CMEIs, com o restante das turmas no formato não presencial. Já nas escolas, esse retorno está limitado a 30%, com um revezamento semanal entre os estudantes. 

*Fonte: TRIBUNA DO NORTE

Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, é diagnosticado com covid-19

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi diagnosticado com covid-19. Queiroga está em Nova York para acompanhar o presidente Jair Bolsonarona 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

Segundo a CNN, o ministro confirmou a informação e disse que permanecerá nos Estados Unidos por 14 dias isolado e não retorna para o Brasil com a comitiva presidencial.

Este foi o segundo caso confirmado de covid-19 na comitiva brasileira. Mais cedo, um diplomata já havia sido diagnosticado com a doença, e que teria, segundo fontes do Itamaraty, contato com 30 funcionários do consulado brasileiro em Nova York e outros profissionais na cidade encarregados da logística da viagem do presidente.

Conforme apurou a Exame, as fontes de dentro do Itamaraty disseram que não existe um protocolo para situações desse tipo. É importante lembrar que o presidente Jair Bolsonaro não se vacinou.

Quase 200 mil doses de vacinas contra a Covid são distribuídas no RN

Fotos: Divulgação/Sesap
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) distribui nesta terça-feira (21) um novo lote de vacinas contra a Covid-19. Com o apoio logístico das forças de segurança, estão sendo entregues aos municípios 194.990 doses de imunizantes.
Neste lote segue mais uma parte para o reforço na imunização de idosos e, pela primeira vez, dos imunossuprimidos. São pouco mais de 24 mil doses da Pfizer, sendo 15.846 para os idosos acima dos 70 anos e 8.196 voltadas aos imunossuprimidos. Outras 89.688 doses do mesmo laboratório estão sendo destinadas para completar o esquema vacinal da população em geral.

O restante do lote conta com 41.150 Coronavac/Butantan e 40.110 AstraZeneca/Fiocruz, todas para segunda dose, incluindo, no caso da AstraZeneca, grupos como os trabalhadores do setor industrial, do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e dos Correios, assim como o restante da população que tomou este imunizante.

A plataforma RN+ Vacina registrava, até o início desta tarde, 3.579.211 doses aplicadas no estado. São pouco mais de 2,27 milhões de pessoas que receberam pelo menos a primeira dose e 1,3 milhão que completaram o esquema de imunização ou tomaram a dose única, apontando, respectivamente, para coberturas de 85% e 48% do público estimado.