Pesquisar este blog

14 junho 2021

Criador dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, Carlos Terena, morre aos 66 anos

O criador e coordenador-geral dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, Carlos Terena, morreu aos 66 anos no Distrito Federal. Internado há 17 dias em um hospital particular de Ceilândia, ele não resistiu às complicações provocadas pela Covid-19. O óbito foi confirmado neste sábado (12). 

Natural de Aquidauna (MS), Carlos é indígena da etnia Terena. Ele também foi criador do Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas (Conplei) e servidor aposentado da Fundação Nacional do Índio (Funai). 

Carlos Terena será sepultado nesta segunda-feira (14), no cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul. A cerimônia fúnebre está prevista para começar às 12h.  

Legado 

Em nota, a comissão organizadora dos Jogos lamentou a morte do indígena. “Carlos Terena será sempre lembrado por sua coragem, intrepidez, inteligência e sabedoria ancestral”, disse a entidade. 

“Deixa um grande legado de história e companheirismo”, disse a Conplei. 

Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas ocorrem desde 2015. Este ano, entretanto, a competição foi suspensa devido à pandemia de Covid-19. 

Carlos Terena considerava a realização dos jogos uma quebra de preconceitos, conforme disse em uma entrevista do Governo do Maranhão, em 2017.

Pandemia 

O mais recente boletim epidemiológico da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) mostra que o 706 indígenas morreram no país, por Covid-19. Segundo o levantamento, há 49.520 casos confirmados da doença e 46.857 recuperados – 94,6% do total. 

No Distrito Federal, hão 8.955 mortes confirmadas pela doença e 417.279 casos confirmados. Neste domingo (13), a Secretaria de Saúde confirmou mais 18 óbitos e 1.150 infectados.

*Jair Sampaio

MOSSORÓ-RN: 77ª MORTE VIOLENTA EM 2021 - CRIME DE HOMICÍDIO NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO

A Polícia Militar registrou mais um crime de homicídio no início da tarde desta segunda feira 14 de junho de 2021, em Mossoró no Rio Grande do Norte.

A ação criminosa aconteceu próximo ao Motel Raízes no Bairro Santo Antônio. A vítima identificada como Pedro Igor de Lima Rebouças, 21 anos de idade trafegava na garupa em uma motocicleta e foi morta a tiros. 

De acordo com as informações, Pedro Igor que residia no Conjunto Abolição III, estava praticando um assalto junto com um comparsa.

Um popular que passava no local, ao presenciou a ação criminosa, reagiu atirando contra a dupla. 

Pedro Igor foi alvejado com um único tiro e morreu na hora. local. O outro suspeito do assalto que ainda não foi identificado, conseguiu fugir e possivelmente tenha saído ferido. 

Veja vídeo:


*Passando na Hora 

ACARI-RN: ENTREVISTA COM MULHER QUE ATROPELOU E MATOU CRIANÇA DE 10 ANOS

O garotinho Natan Pablo Félix da Costa, 10 anos, foi atropelado e morto na estrada de acesso a Gargalheiras, em Acari no Rio Grande do Norte neste domingo, 13 de junho de 2021. (RELEMBRE)
A condutora do veículo que matou Natan disse em entrevista (vídeo abaixo) que não viu a a criança. Alexsandra Oliveira de Araújo, tem 30 anos e é natural de Capela-AL.
Chocada, população de Acari recolheu-se em casa desde a notícia da morte de Natan. Parques de diversões foram desarmados em respeito a dor da família.

Veja vídeo:


*Passando na Hora

APODI-RN: BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO ONTEM


Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social lança revista digital com estatísticas de mortes violentas ocorridas no RN

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), por meio da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), está lançando nesta segunda-feira (14) a revista digital Última Análise – Boletim Estatístico de Condutas Violetas Letais Intencionais. Esta é a primeira versão do periódico, que será publicada mensalmente no site da SESED, trazendo as estatísticas mais recentes da violência no Rio Grande do Norte. 

Nesta edição, que inclusive já está online (https://cutt.ly/NnGOpLk), é possível acessar todas os dados de Condutas Violentas Letais Intencionais (CVLIs) ocorridos ao longo do mês de maio, comparando também com os dados registrados nos primeiros quatro meses do ano. O mês de maio foi finalizado no Rio Grande do Norte com uma queda de 20,9% no índice de CVLIs, a segunda maior redução do ano.

Coordenador da COINE e editor da revista, o Prof Me Ivenio Hermes acrescenta que todo o conteúdo da revista é aberto à consulta pública, e pode ser utilizado como fonte oficial do Governo do Rio Grande do Norte e da própria SESED quanto a dados referentes ao total de homicídios dolosos, mortes por intervenção policial, casos de lesão corporal seguida de morte, latrocínios e feminicídios ocorridos em território potiguar. 

“A revista Última Análise chega para a sociedade norte-rio-grandense como um marco na transparência da divulgação de dados sobre CVLIs. O material apresentado em cada edição é uma construção acadêmica e institucional que contribuirá para o conhecimento científico em análises criminais servindo como subsídio técnico para gestores, pesquisadores, estudiosos da área, imprensa, enfim, para a sociedade civil como um todo”, destacou.

A Última Análise é produzida pela COINE em parceria com o com o Observatório da Violência do Rio Grande do Norte (OBVIO) – instituto que contabiliza e analisa os crimes contra a vida no estado.

SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

NATAL-RN: MOTO DERRAPA NA PISTA E BATE EM MICRO-ÔNIBUS NO VIADUTO DO QUARTO CENTENÁRIO

Uma moto derrapou na pista e bateu em um micro-ônibus na manhã deste domingo no viaduto do Quarto Centenário, na Zona Sul de Natal. 

Estavam na moto um homem de 25 anos e uma mulher, de 19 anos, que está grávida de 2 meses. Eles caíram da moto e ela machucou a perna, sendo encaminhada para o pronto-socorro Clóvis Sarinho. 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PFR), o acidente aconteceu por volta das 7h. A moto derrapou na pista e bateu na lateral do ônibus, derrubando seus dois ocupantes. No micro-ônibus, sequer a lataria teve maiores danos. 

O acidente fez a moto vazar óleo na pista. O Corpo de Bombeiros foi acionado e colocou areia no trecho para evitar novas derrapagens na pista. O motorista do micro-ônibus permaneceu no local.

*Do G1 RN

APODI-RN: CASA PARA VENDER NO BAIRRO BETEL

Vende-se uma casa na rua Vereador Eudócio Magno, 167 (Rua do Peba).

Interessado, falar com Baixeiro na rua Manoel João Dantas, 584, Baixa da Alegria. Telefone: (84) 9 9135-3403.

Preço da casa: R$ 38.000,00 (Trinta e oito mil reais).

ANGICOS-RN: CAPOTAMENTO NA RN-263 DEIXA UM MORTO E UM FERIDO

Um homem morreu e outro ficou ferido em um capotamento de um carro na RN -263, entre os municípios de Angicos e Afonso Bezerra. 

As informações são que, o motorista de um fiat teria perdido o controle da direção do veículo em uma curva e foi arremessado para fora do carro vindo a óbito no local. 

O acidente aconteceu no fim da tarde deste domingo (13/6). O automóvel modelo Fiat Uno saiu da pista e capotou em uma ribanceira abaixo. 

O condutor do veiculo foi identificado, trata-se de Clodomilson da Silva conhecido por “Cocó”, de 41 anos que morreu no local. 

Já o outro ocupante do carro, Francisco Eugênio de Souza Júnior, 23 anos foi socorrido pela equipe do Samu conduzido ao Hospital Municipal e após os procedimentos transferido para o Hospital Tarcísio Maia em Mossoró.

Ambos são funcionários do Supermercado Rede Ideal J. Edílson no Alto do Triângulo em Angicos.

Os Policiais do NORE e da 2ª Companhia de Polícia Militar estiveram no local, onde realizaram os procedimentos até a chegada dos peritos do Instituto Técnico-Científico de Perícia - ITEP, para remoção do corpo.

*Passando na Hora

ACARI-RN: CRIANÇA DE 10 ANOS MORRE APÓS SER ATROPELADA POR MOTORISTA ALCOOLIZADA

Menino estava brincando de bicicleta, quando foi atingido por carro na tarde de domingo (13). Motorista fugiu do local, mas foi localizada e detida alcoolizada, segundo a polícia. 

Uma criança de 10 anos morreu após ser atropelada na tarde deste domingo (13) em Acari, na região Seridó potiguar. 

A motorista suspeita do atropelamento, que estava alcoolizada, foi presa pela polícia. Nathan Pablo Félix, de 10 anos, estava brincando, andando de bicicleta em uma pista de ciclismo. 

Segundo a polícia, o menino havia se sentado em uma calçada, para ajeitar a corrente da bicicleta, quando um carro teria sobrado em uma curva e o atingido. 

Segundo a Polícia Militar, a motorista era uma mulher de 30 anos, que fugiu do local do acidente sem prestar socorro à vítima. 

Ela foi localizada e detida momentos após o atropelamento e testes do bafômetro apontaram que ela estava alcoolizada. 

Ainda de acordo com a polícia, antes do atropelamento, a mulher estava bebendo em casa e seguia para o açude Gargalheiras, quando o atropelamento aconteceu. A mulher foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil de Caicó e deve ser ouvida na manhã desta segunda-feira (14).

*Do G1 RN

130 concursos públicos com inscrições abertas reúnem 16,3 mil vagas no país; veja lista

Pelo menos 130 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (14) e reúnem 16.289 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 30.404,42 no Ministério Público de Minas Gerais. 

CONFIRA AQUI A LISTA COMPLETA DE CONCURSOS 

Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Entre os concursos abertos em órgãos federais, estão:

Exército, com o total de 440 vagas de ensino médio para preparação de cadetes e 170 para formação de oficiais;

Marinha, com 263 vagas para a escola de formação de oficiais.

Nesta segunda-feira, pelo menos 22 órgãos abrem o prazo de inscrições para 2.944 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Só na Polícia Militar de Minas Gerais são 1.653 vagas. Os salários chegam a R$ 16.597,78 na Prefeitura de Brusque (SC). Veja abaixo as informações de cada concurso:

Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado de Alagoas

Inscrições: até 21/07/2021
4 vagas
Salários de até R$ 2.535,00
Cargos de nível médio e superior
Veja o edital 

Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico (BA)

Inscrições: até 18/06/2021
2 vagas
Salários de até R$ 3.100,00
Cargos de nível superior
Veja o edital 

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

Inscrições: até 18/06/2021
5 vagas
Salários de até R$ 1.650,00
Cargos de nível fundamental
Vagas para Lorena (SP)
Veja o edital 

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)

Inscrições: até 25/06/2021
5 vagas
Salários de até R$ 1.650,00
Cargos de nível fundamental
Vagas para Ponta Grossa (PR)
Veja o edital 

Polícia Civil do Ceará

Inscrições: até 19/07/2021
500vagas
Salários de até R$ 3.732,86
Cargos de nível superior
Veja o edital 

Polícia Militar de Minas Gerais

Inscrições: até 14/07/2021
1.653 vagas
Salários de até R$ 3.962,23
Cargos de nível superior
Veja o edital 

Prefeitura de Alto Jequitibá (MG)

Inscrições: até 18/06/2021
5 vagas
Salários de até R$ 1.550,00
Cargos de nível médio
Veja o edital 

Prefeitura de Araçariguama (SP)

Inscrições: até 07/07/2021
27 vagas
Salários de até R$ 3.723,97
Cargos de nível superior
Veja o edital 

Prefeitura de Brusque (SC)

Inscrições: até 05/07/2021
15 vagas
Salários de até R$ 16.597,78
Cargos de nível médio e superior
Veja o edital 

Prefeitura de Campinápolis (MT)

Inscrições: até 16/06/2021
24 vagas
Salários de até R$ 1.154,49
Cargos de nível fundamental, médio e superior
Veja o edital 

Prefeitura de Curitiba (PR)

Inscrições: até 18/06/2021
131 vagas
Salários de até R$ 2.532,61
Cargos de nível superior
Veja o edital 

Prefeitura de Ibiá (MG)

Inscrições: até 13/07/2021
15 vagas
Salários de até R$ 2.080,07
Cargos de nível fundamental, médio e superior
Veja o edital 

Prefeitura de Itaquitinga (PE)

Inscrições: até 24/06/2021
13 vagas
Salários de até R$ 8.500,00
Cargos de nível superior
Veja o edital 

Prefeitura de Juara (MT)

Inscrições: até 22/06/2021
5 vagas
Salários de até R$ 1.550,00
Cargos de nível médio
Veja o edital 

Prefeitura de Pedro Avelino (RN)

Inscrições: até 18/06/2021
3 vagas
Salários de até R$ 1.100,00
Cargos de nível fundamental
Veja o edital 

Prefeitura de Rio Largo (AL)

Inscrições: até 15/06/2021
100 vagas
Salários de até R$ 1.100
Cargos de nível fundamental
Veja o edital 

Prefeitura de Rodolfo Fernandes (RN)

Inscrições: até 18/06/2021
88 vagas
Salários de até R$ 12.000,00
Cargos de nível fundamental, médio e superior
Veja o edital 

Prefeitura de Rolândia (PR)

Inscrições: até 18/06/2021
19 vagas
Salários de até R$ 10.949,20
Cargos de nível superior
Veja o edital 

Prefeitura de Severiano Melo (RN)

Inscrições: até 16/06/2021
64 vagas
Salários de até R$ 12.500
Cargos de nível médio e superior
Veja o edital 

Prefeitura de Touros (RN)

Inscrições: até 16/06/2021
11 vagas
Salários de até R$ 2.200,00
Cargos de nível médio e superior
Veja o edital 

Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia

Inscrições: até 18/06/2021
55 vagas
Salários de até R$ 2.729,78
Cargos de nível superior
Veja o edital 

Secretaria de Justiça do Estado do Espírito Santo (Sejus-ES)

Inscrições: até 21/06/2021
200vagas
Salários de até R$ 2.988,13
Cargos de nível médio
Veja o edital 

*Com informações: https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!!

ESPALHE por todos a alegria que vive dentro de você.

Seja sua alegria contagiante e viva, a fim de expulsar a tristeza de todos os que o cercam.

A alegria é uma tocha de luz acesa, iluminando todos os nossos atos e servindo de guia aos que se chegam a nós.

Se em você houver luz e você deixar abertas as janela de sua alma, por meio de alegria, todos os que passarem pela estrada em trevas serão iluminados por sua luz.