Pesquisar este blog

07 junho 2023

Papa passou por três horas de operação “sem complicações”, diz Vaticano

O papa Francisco passou por uma operação de três horas nesta quarta-feira (7) que transcorreu sem complicações, informou o Vaticano em comunicado.

“A cirurgia foi concluída: ocorreu sem complicações e durou três horas”, disse o breve comunicado.

Ele foi operado na parede abdominal sob anestesia geral, informou o Vaticano.

O pontífice, de 86 anos, foi internado nesta quarta no hospital Gemelli, em Roma, para tratar de uma hérnia abdominal, informou o Vaticano em comunicado mais cedo.

Ainda de acordo com o comunicado, sua equipe médica havia decidido nos últimos dias que a cirurgia era necessária e que ele deveria ficar no hospital por “vários dias” para se recuperar.

O papa, que comemorou o 10º aniversário de seu pontificado em março, costuma usar uma cadeira de rodas ou uma bengala para andar por causa de dores persistentes no joelho.

Em julho de 2021, ele teve parte de seu cólon removido em uma operação destinada a tratar uma doença intestinal dolorosa chamada diverticulite. Ele disse no início deste ano que a condição havia retornado.

No ano passado, o papa disse que não queria operar o joelho porque a anestesia geral para a cirurgia do cólon trouxe efeitos colaterais desagradáveis.

*Fonte: CNN

RN tem a menor taxa de analfabetismo do Nordeste, diz IBGE

O Rio Grande do Norte tem a menor taxa de analfabetismo do Nordeste, segundo o IBGE. No estado tem cerca de 298 mil pessoas com 15 anos ou mais são analfabetas, o que corresponde a 10,5% da população nessa faixa etária. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (7) e fazem parte do módulo Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua.

Segundo a pesquisa, a faixa etária com o maior número de potiguares analfabetos é acima de 60 anos. São 153 mil idosos que não sabem ler e escrever, o que representa 51% dos analfabetos do estado.

Essa também é a faixa com a maior quantidade ao nível nacional. Dos 9,5 milhões de analfabetos no Brasil, 5,1 milhões tem idade maior que 60 anos.

Taxa de Analfabetismo no Nordeste

Estado Taxa
Piauí 14,8%
Alagoas 14,4%
Paraíba 13,6%
Maranhão 12,1%
Ceará 12%
Sergipe 11,7%
Pernambuco 11,0%
Rio Grande do Norte 10,5%

Fonte: IBGE

Apesar de ter a menor taxa de analfabetismo entre os estados do Nordeste, o Rio Grande do Norte está com uma taxa bem acima da média nacional que é de 5,6%.

Etnias e gêneros

Entre as etnias, no Rio Grande do Norte, 70,1% dos analfabetos são pretos ou pardos. Esse percentual significa 209 mil pessoas. Entre os brancos, o percentual de 29,9% representa 89 mil pessoas.

Na qualificação por gênero, são 173 mil homens analfabetos com 15 anos ou mais, número que representa 58,1% do total.

Entre as mulheres, a condição de alfabetismo é menor e está em 41,9%, são 125 mil pessoas sem ler e escrever.

*Do G1 RN

Luizinho da Usina, que matou comerciante em Jucurutu é preso na tarde desta quarta (7)

Operação conjunta entre Polícias Civil e Militar prendeu o foragido LUIZINHO DA USINA.
A prisão ocorreu na tarde desta quarta-feira (7) no Sítio Loca, zona rural de Jucurutu (RN).
Após ser capturado, Luizinho da Usina foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil onde será autuado.

O LÁZARO DO SERIDÓ

José Luiz Ferreira Lima, 35 anos, estava foragido. Ele é acusado de atirar contra várias pessoas que estavam numa lanchonete em praça pública na cidade de Jucurutu.
Inicialmente, Luizinho atingiu na cabeça o comerciante Rilton Xavier, proprietário do estabelecimento que faleceu na terça (30), em Natal, onde estava internado.
Outros disparos atingiram Aléssio Cordeiro de Medeiros, 37 anos, que ficou paraplégico. Após o fato, Luizinho fugiu com destino ignorado.
A polícia realizou diligências na tentativa de prendê-lo e um cerco policial foi montado na tarde da última segunda (5), que o identificou no sítio Curral Velho, mas ele foi detido somente nesta quarta (7).

*Jair Sampaio

MOSSORÓ-RN: 39ª/40ª MORTE VIOLENTA EM 2023 - JOVENS QUE ESTAVAM DESAPARECIDOS SÃO ENCONTRADOS MORTOS EM ÁREA DE MATA

Os dois jovens identificados como Arielisson de Souza Moura e Vicente Matheus, que estavam desaparecidos há dez dias, foram encontrados mortos, no início da tarde desta quarta feira 7 de junho de 2023, em uma região de mata nas proximidades do Loteamento Por Sol em Mossoró no Oeste Potiguar.

As duas motos das vítimas foram encontradas na mesma região, mas distante dos corpos já em decomposição. A distância de um corpo para o outro é de aproximadamente 50 metros.

Os dois rapazes foram vistos pela última vez há cerca de 10 dias, juntos em um bar no Bairro Santo Antônio. Vicente Matheus trabalhou de vigia de rua na região do Abolição V, mas havia deixado o trabalho.

Até o momento não há informações sobre a motivação dos crimes. A DHPP vai investigar o caso. Com o duplo homicídio, Mossoró chega aos 40 assassinatos em 2023.

*Fim da Linha

MOSSORÓ-RN:CAMINHÃO TANQUE EXPLODE DENTRO DE OFICINA

Um caminhão tanque explodiu dentro de uma oficina na manhã dessa quarta-feira (07), as margens da BR-405, em Mossoró. A explosão aconteceu enquanto um serviço de solda era realizado. Uma pessoa ficou ferida.
O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado até o local para realizar o socorro, a vítima foi encaminhada ao Hospital Regional Tarcísio Maia.
De acordo com o SAMU, o homem estava realizando um reparo, embaixo do veículo, quando aconteceu a explosão. Ele teve ferimentos no rosto, com edemas e pequenos sangramentos, “estava consciente, porém um pouco desorientado”, ressaltaram.
“Deixamos ele no [Hospital] Tarcísio Maia estável, com sinais vitais dentro da normalidade, já com acesso venoso com soro fisiológico, e em protocolo de imobilização para trauma”, afirmou SAMU.
O acidente aconteceu durante uma solda em um dos tanques do veículo. “O caminhão estava vazio, mas fica apenas o “cheiro” de combustível. Segundo relatos na cena, ele tava fazendo reparos com solda, o que provocou a explosão devido a atmosfera de combustível que fica, de forma residual”, conta o SAMU.


Texto/Tcm

CONVITE DE CANTORIA NO DISTRITO DE CÓRRGO!!!

Papa Francisco é hospitalizado para realizar cirurgia de emergência no intestino nesta quarta-feira

O Papa Francisco, de 86 anos, passará por uma cirurgia de emergência sob anestesia geral, na tarde desta quarta-feira no hospital Gemelli, em Roma, devido ao risco de obstrução intestinal, informou o Vaticano em comunicado. A operação acontece por causa do agravamento dos sintomas apresentados pelo pontífice, que deverá ficar internado por “vários dias” para se recuperar do pós-operatório.

De acordo com o comunicado do Vaticano, ele será operado na parede abdominal sob anestesia geral. Mais cedo, o pontífice participou da audiência semanal na praça São Pedro, no Vaticano, onde não fez nenhuma menção à operação planejada.

“A operação agendada nos últimos dias pela equipe médica que assiste o Santo Padre, tornou-se necessária devido a uma laparocele que está causando síndromes suboclusivas recorrentes, dolorosas e agravadas. A permanência na unidade de saúde durará vários dias para permitir o curso normal do pós-operatório e a recuperação funcional completa”, diz a nota divulgada à imprensa.

*O Globo/BG

NATAL-RN: ITEP IDENTIFICA MULHER ENCONTRADA MORTA EM LIXÃO NA ZONA LESTE

O setor de Papiloscopia, do Instituto Técnico e Científico de Perícia conseguiu identificar o corpo da mulher encontrado em um lixão no bairro das Rocas no final da manhã desta terça-feira (06). Nayara Vitória Araújo Matias, de 19 anos foi morta com vários tiros que atingiram o rosto e o tórax, além de sofrer tortura.
As informações foram confirmadas pelo próprio instituto na manhã desta quarta-feira (07). De acordo com a família de Mayara, a jovem estava desaparecida desde o domingo e até uma campanha foi realizada para que buscas fossem feitas, mas através de uma ligação o pai de Mayara tomou conhecimento que o corpo dela estava em uma rua no bairro das Rocas.
A DHPP já iniciou o trabalho investigativo para descobrir o que motivou o crime.

*Portal BO.

IPUEIRA-RN: EX-VEREADOR QUE JÁ PRESIDIU A FECAM MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE NA RN-118

Morreu em um acidente de carro na noite de terça-feira (06) o ex-vereador de Ipueira e ex-presidente da Federação da Câmaras do Rio Grande do Norte (Fecam/RN), Diego Macedo.
Segundo informações de populares, o carro em que estava Diego vinha na estrada que liga Ipueira a São João do Sabugi e caiu em um açude.
Diego é filho dos ex-prefeitos de Ipueira, Cessa e Anifrâncio Macedo. Sua filha, Isa Macedo, atualmente é vereadora na cidade.
Populares que passaram pelo local, observaram o veículo submerso e acionaram a Polícia Milita.
Lamentável o acontecimento!

MOSSORÓ-RN: PARTAGE SHOPING SEDIA EXPOSIÇÃO SOBRE ANIMAIS MARINHOS

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, o Partage Shopping Mossoró sedia a II Exposição Conhecendo os Animais Marinhos para Proteger, de 05 a 11 de junho, em parceria com o Laboratório de Monitoramento de Biota Marinha do Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A exposição gratuita, que ficará localizada em frente à Ri Happy, tem por objetivo informar e levar conscientização ambiental através dos recursos disponibilizados pelo Projeto Cetáceos, para o público de todas as idades que estejam visitando o shopping.

Nesta segunda edição a exposição foi ampliada, com animais taxidermizados, contendo ossos de baleias e tartarugas, além de um golfinho completo montado.

Para a interação dos visitantes, são disponibilizados diferentes recursos como os óculos com imagens de animais marinhos em 3D, Projeção virtual em 3D dos animais marinhos, jogos em computadores, jogos de reconhecimento dos sons dos animais marinhos e atividades lúdicas como o Twister marinho (jogo de perguntas e respostas), Oficina de pintura, jogo da fotoidentificação das baleias jubartes, jogo da memória marinho; Espaço para foto ecológica e muito mais.

*Saulo Vale

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

SE tiver que discutir, faça-o com serenidade.
Lembre-se de que seu adversário tem os mesmos direitos que você, de fazer-se ouvido.
Ouça-o com a mesma atenção que gosta de receber.
Não tumultue a discussão: os direitos dele são iguais aos seus.
E, quem sabe, muitas vezes a razão estará com ele.
Então, discuta com serenidade, e conquiste fama de sábio e de homem bem educado.