Pesquisar este blog

01 fevereiro 2024

GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA COM AGENDA EM APODI E MOSSORÓ

A governadora Fátima Bezerra e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, participam nesta sexta-feira (02), em Apodi, da inauguração de um centro de testagem de máquinas agrícolas. Os equipamentos foram doados por empresas chinesas. A iniciativa encerra a programação da Parceria Brasil-China, evento que envolve seminários e capacitações voltadas para a modernização da agricultura familiar.
O centro de testagem foi criado a partir de uma parceria entre Governo do Estado, Consórcio Nordeste, Universidade Agrícola da China (UAC), Instituto Internacional Para Cooperação Popular (IAPC – BAOBAB) e indústrias chinesas. A ação, que acontece às 15h, na Comunidade Baixa Fechada, em Apodi, tem por objetivo o avanço da agricultura familiar e promover qualidade de vida ao trabalhador rural.

O centro de testagem em Apodi vai receber mais de 30 máquinas. Os equipamentos serão utilizados por pequenos produtores agrícolas pelo período mínimo de um ano. A iniciativa deve beneficiar cerca de 150 famílias.

O encerramento da programação da Parceria Brasil-China também terá a presença de uma comitiva chinesa. O grupo é formado por pesquisadores e empresários da área de implementos agrícolas. A comitiva está visitando cidades potiguares desde o último dia 25.

A visita busca aprofundar a cooperação entre os dois países no campo da ciência e tecnologia da mecanização da agricultura familiar e promover intercâmbio tecnológico e produtivo com o Brasil. Uma das metas da parceria é aumentar a produção potiguar de milho e arroz em pelo menos 20%.

No sábado (03) pela manhã, às 8h30, a governadora Fátima Bezerra e o ministro Paulo Teixeira terão agenda na cidade de Mossoró. Os dois visitarão o maior assentamento rural do Estado, o Projeto de Assentamento Maisa.

A agenda terá ainda visita a produção da Agrovila Pomar, onde será possível ver de perto os resultados da produtividade agrícola dos assentamentos da região. Em seguida, haverá espaço para uma entrevista coletiva com as autoridades presentes.

Em seguida, a governadora Fátima Bezerra fará uma visita à sede da Agrícola Famosa, maior produtora e exportadora de frutas in natura do Brasil.

*FONTE: thaisagalvao.com.br

SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN: PRF APREENDE 70 MIL MAÇOS DE CIGARROS CONTRABANDEADOS

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, na madrugada desta quinta-feira (01), nas proximidades do Km 75 da BR 101, em São Gonçalo do Amarante/RN, uma carga com 70 mil maços de cigarros contrabandeados avaliada em 245 mil reais.
Nas proximidades do km 75 da BR 101, em São Gonçalo do Amarante/RN, policiais rodoviários federais encontraram no interior de uma Ducato de cor branca, uma carga com 70 mil maços de cigarros contrabandeados, estimada em 245 mil reais.
O veículo foi abandonado pelo motorista numa área de vegetação. A ocorrência foi encaminhada à Superintendência da Polícia Federal do Rio Grande do Norte.
No ano de 2023 a PRF apreendeu mais de 2,7 milhões de maços de cigarro contrabandeados no Rio Grande do Norte.

CAMPEONATO CARIOCA 2024: PLACAR DE MAIS UMA RODADA

A quinta rodada do Campeonato Carioca de Futebol começou ontem, quarta feira(31).
Veja o placar:
Ontem
Botafogo 1 x 1 Portuguesa-RJ
Nova Iguaçu 2 x 0 Vasco da Gama
Sampaio Corrêa 0 x 2 Flamengo
Hoje
Madureira 3 x 0 Boavista
Volta Redonda 2 x 0 Audax Rio
Fluminense 4 x 1 Bangu

CARAÚBAS/RN: JOVEM É MORTO A TIROS NO CONJUNTO RENASCER

Um crime de homicídio foi registrado a tiros nesta quinta-feira (01), na Conjunto Renascer em Caraúbas, oeste do RN.
Segundo informações, um jovem identificado como Lucas Sales conhecido como Lucas de Zeca, natural da região do Santo Antônio, foi executado com cerca de 20 tiros.
A vítima era proprietário de um corte de castanha no local e já tinha sofrido duas tentativas de assassinato.
Autores e motivações desconhecidas.

*Informação: João Marcolino

APODI/RN: MORRE JÚNIOR DE TOUCA

Lamentamos informar o falecimento do Sr. Antônio de Oliveira Júnior (Júnior de Touca), ocorrido durante a noite no hospital da capital, pessoa bastante conhecida na cidade de Apodi.
Júnior passou por um procedimento cirúrgico e teve complicações. O mesmo não resistiu e veio a óbito.
A Câmara Municipal de Apodi aprovou moção de pesar na sessão desta quinta feira, 1º de fevereiro de 2024 em homenagem a Júnior de Touca.
Aos familiares e amigos as nossas condolências.

PATU/RN: SERVIDOR DA CAERN É TRANCADO E CRIMINOSOS FURTAM ESTAÇÃO DE ÁGUA DA CIDADE

Um servidor da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) foi trancado em uma sala durante um assalto no início da manhã desta quarta-feira, na Estação de Bombeamento 5, localizada no município de Patú, distante 321 quilômetros de Natal.
De acordo com a assessoria de imprensa da Caern, o servidor é responsável por cuidar do Sistema de Água da companhia. Ele foi surpreendido com a chegada dos criminosos que o renderam por volta das 6h, e fizeram com que ele ficasse trancado em uma das salas da estação.
O servidor só foi liberado após a chegada de outro trabalhador que renderia a vítima no local. Em seguida, a Polícia Militar foi acionada. Até o momento, ninguém foi preso.
Segundo a Caern, os criminosos levaram cabos de energia, ferramentas, derrubaram o transformador e reviraram o alojamento.
Apesar dos estragos, a companhia afirmou que o abastecimento na cidade de Patú está normalizado. Um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil sobre o caso.

*Fonte: Novo Notícias

Rogério Marinho pede “anistia” para “apaziguar” País após operações da PF

O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), disse nesta quarta-feira 31 que ele e outros parlamentares da oposição apresentaram ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), um conjunto de propostas para resguardar as prerrogativas dos congressistas. A reunião com Pacheco ocorreu após dois deputados do PL serem alvos de operações da Polícia Federal nas últimas semanas. Marinho também defendeu um processo de anistia como uma forma de “apaziguar” o País.

O senador não explicou quais seriam todos os itens dessa agenda. Limitou-se a dizer que o fim do foro privilegiado estaria nessa pauta e que seria preciso haver a definição de uma agenda comum entre Câmara e Senado para que o assunto avance.

Para que isso ocorra, Marinho disse que os parlamentares da oposição pediram que Pacheco dialogue com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para garantir que essa pauta avance também na Câmara.

O líder da oposição defendeu que seja levada adiante uma agenda que “fortaleça as prerrogativas dos parlamentares”. Para ele, “se trata de resguardar a democracia e reafirmar as prerrogativas do Congresso”. Nas últimas semanas, operações atingiram os deputados Carlos Jordy (PL-RJ) e Alexandre Ramagem (PL-RJ), aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Marinho disse ser favorável à discussão de um processo de anistia como uma forma de “apaziguar” o País. “De 1890 para cá, houve 40 processos de anistia. A ex-presidente Dilma foi presidente porque foi anistiada. Miguel Arraes e Leonel Brizola foram governadores porque foram anistiados. Vários parlamentares exerceram mandatos porque foram anistiados. Essa é a cultura do Brasil, do apaziguamento, sem que haja possibilidade de que aqueles que cometeram crimes sejam processados da maneira adequada, mas dentro da lei, e não se considerando uma perseguição a um grupo político”, afirmou.

*Agora RN

Prazo para inscrições no Prouni é prorrogado até sexta-feira

O prazo para os interessados em participar do processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni) fazerem sua inscrição será ampliado em um dia. As inscrições vão terminar às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (2) pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

São oferecidas 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais (100%) e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes.   

Para se inscrever de forma gratuita, o participante precisa ter cadastro no login único do governo federal e criar uma conta no gov.br. Os resultados estarão disponíveis em 6 de fevereiro (primeira chamada) e 27 de fevereiro (segunda chamada). 

Para participar do Prouni, é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. O estudante também não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem, nem ter participado do exame na condição de treineiro.

*Fonte: Agência Brasil