sábado, 9 de maio de 2020

MOSSORÓ-RN: 75° HOMICÍDIO EM 2020 - JOVEM MORTO COM TIROS NA MAISA

Mossoró, a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, localizada na região Oeste do estado, registra o segundo homicídio deste sábado 09 de maio de 2020. O crime aconteceu por volta das 19h50min, no Projeto de Assentamento Oziel Alves, na região da Maisa, zona rural do município.
Idalécio Praxedes de Farias, 34 anos, natural de Mossoró RN, foi executado com cerca de oito tiros de revolver, na calçada da residência de sua namorada. De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, a vítima tinha acabado de chegar na casa, quando dois homens em uma motocicleta chegram e executaram a vítima.
A Polícia ainda não sabe qual teria sido a motivação do crime. Idalécio Praxedes, não tinha registros de antecedentes criminais no sistema da justiça Potiguar. A Perita Criminal Roberta Lícia, informou que foram identificadas 8 perfurações de tiros no corpo da vítima, dos quais quatro foram na cabeça se caracterizando uma execução.
Após os procedimentos de perícia no local do crime, o corpo de Idalécio Praxedes Farias, foi removido e encaminhado para exames no ITEP. Este é o 11º homicídio registrado nos 9 primeiros dias de maio e 75º do ano de 2020. A Delegacia de Homicídios vai investigar o caso.

VER GALERIA DE FOTOS COMPLETA


*Fonte: Fim da Linha 

RN TEM 87 MORTES POR CORONAVÍRUS E 1.919CASOS CONFIRMADOS DA DOENÇA

Em 24 horas, o Rio Grande do Norte registrou seis novos óbitos e 98 casos confirmados de Covid-19, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde divulgados na manhã deste sábado (9). Com isso, o estado chega a 87 mortes pela doença e 1.919 pessoas com o novo coronavírus. Outras 30 mortes estão sob investigação, para que se identifique se foram causadas pelo vírus.
Até esta sexta-feira (8), o estado registrava 1.821 casos confirmados do novo coronavírus e 81 óbitos de Covid-10. Os novos óbitos ocorreram em Natal (2), Apodi, Mossoró, Grossos e Canguaretama.


Situação do coronavírus no RN

  • 87 mortes
  • 1.919 casos confirmados
  • 6.696 suspeitos
  • 5.370 descartados
  • 662 recuperados 
As mortes registrados estão espalhados em 28 municípios. Os que não estão na lista de municípios são de pessoas que faleceram no estado, mas moravam em outro local. Natal e Mossoró registram o maior número de mortes.

*G1 RN

Bolsonaro chama jornalistas de "idiotas" e publica vídeo no qual diz que churrasco no Alvorada era fake

(Foto: Divulgação)
247 - Jair Bolsonaro atacou novamente a imprensa neste sábado (9) chamando jornalistas de "idiotas" em seu Twitter.
Bolsonaro também publicou vídeo no qual diz a apoiadores que o churrasco da morte era fake. Ele também provocou o MBL por ter entrado com ação na Justiça para cancelar o evento.
"Alguns jornalistas idiotas criticaram o churrasco fake, mas o MBL se superou, entrou com ação na Justiça", escreveu Bolsonaro.


*Brasil247

Roberto Jefferson atentou contra a Lei de Segurança Nacional e pode ser preso pelo STF

(Foto: Twitter)
247 – O ex-deputado Roberto Jefferson cometeu um crime gravíssimo, nesta manhã, ao convocar, armado, um golpe bolsonarista. "DE CRIME ELE ENTENDE! Depois de ser condenado no esquema do mensalão, Roberto Jefferson claramente pratica o crime previsto no artigo 23, da lei de segurança nacional: “Incitar à subversão da ordem política ou social”. Que o Ministério Público não se acovarde", postou o professor de direito constitucional Flávio Martins, em seu twitter. A jornalista Vera Magalhães também defendeu seu indiciamento:

*Brasil247

Congresso Nacional decreta luto de três dias pelos mais de 10 mil mortos pela Covid-19

(Foto: Pedro França/Ag. Senado)
247 - O Congresso Nacional, nas figuras do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, decretou neste sábado luto oficial de três dias pela marca de 10 mil mortos pela Covid-19 no Brasil.
Ficam, portanto, durante o período de luto, proibidas quaisquer celebrações, comemorações ou festividades.
A bandeira do Brasil em frente ao Congresso ficará a meio mastro a partir das 14h.
O ato foi publicado no Diário Oficial do Congresso neste sábado (9). Segundo a medida, ficam proibidas quaisquer celebrações, comemorações ou festividades enquanto durar o luto.
“No momento em que o país atinge a triste marca de dez mil mortes oficiais da Covid-19, o Congresso Nacional também sofre a dor de tantas famílias brasileiras que perderam seus entes queridos, sem poder render-lhes as justas homenagens. É uma tragédia que nos devasta mais a cada dia. Dez mil pessoas, amadas e importantes para outras pessoas, cheias de sonhos, tiveram suas vidas interrompidas”, diz nota oficial assinada por Maia e Alcolumbre.
O texto também afirma que o “Parlamento, que representa o povo e o equilíbrio federativo desta nação, não está indiferente a este momento de perda, de tristeza e de pesar”. Segundo o texto, a situação é “singular”, com “nossas cidades paradas, nossas crianças sem aulas, nosso povo assustado”. A nota diz que o Congresso Nacional tem feito sua parte “ao tomar medidas legislativas de suporte às pessoas, aos governos e às empresas”.
Ainda segundo os presidentes da Câmara e do Senado, a prioridade agora é proteger a vida dos brasileiros.
“Mesmo chorando a morte dos nossos irmãos e irmãs brasileiros, conclamamos todos a manter as recomendações das autoridades de Saúde, diminuindo o ritmo dessa terrível doença, enquanto nos preparamos para um retorno seguro e definitivo à normalidade”, recomenda a nota.

MOSSORÓ-RN: 74° HOMICÍDIO EM 2020- [VÍDEO] ATAQUE A TIROS DEIXA UM MORTO E DOIS BALEADOS NO ABOLIÇÃO I

A Polícia Militar registrou uma ocorrência na manhã deste sábado 8 de maio de 2020, onde uma pessoa foi morta a tiros e duas baleadas na cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte.
A ação criminosa ocorreu na rua Dracon de Albuquerque próximo a Praça da Baixinha no bairro Abolição I. Uma vítima identificada como Pablo Rutiney Rodrigues, 31 anos, conhecida como "Maguila" morreu no local.
O piloto da moto identificado como "Bruno", correu para o interior de uma residência e foi socorrido baleado na perna para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).
Uma outra vítima ainda não identificada até o momento que ia passando no local do ataque, foi ferida por bala perdida e socorrida por populares para o Hospital Regional Tarcísio Maia.
De acordo com informações de testemunhas ele saiu consciente e orientado. A polícia ainda não tem informações sobre a motivação do crime.
No dia 14 de agosto de 2018, Pablo Rutinei foi preso com mais de um quilo de cocaína no Abolição IV em Mossoró. (RELEMBRE)
Com mais esse assassinato, Mossoró contabiliza 74 homicídios em 2020.






Mais imagens 
Veja vídeo:

*Passando na Hora

APODI-RN: GAROTO KAIO GEOVANIO ESTÁ DE ALTA!

O Kaio Geovânio teve melhoras na sua saúde e agora está de alta hospitalar. Familiares e amigos se alegram e agradecem a Deus pela vitória!
De Salome Diogenes:
Boa noite a todos, passando para avisar que Deus fez um milagre na vida desse guerreiro @kaiogeovanio, ele já está de alta hospitalar, não por já está curado, mas por conta dos riscos dentro do hospital, ainda continua em tratamento. Pedimos a compreensão de todos, pois ele não poderá receber visitas, ainda falta fazer mais duas ressonâncias para fechar diagnóstico... Continuamos a ajudar nosso guerreirinho!

APODI/FELIPE GUERRA-RN: HOMEM INVESTIGADO PELA POLÍCIA FEDERAL É PRESO PELA POLÍCIA CIVIL E MILITAR

Policiais civis da Delegacia Municipal de Apodi, com o apoio do Grupo Tático Operacional da Polícia Militar e da Força-Tarefa da Polícia Federal de Mossoró, por meio da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça (SEOPI/MJ), prenderam, nesta sexta-feira (08), Jeferson Freitas da Silva, 37 anos, e Josias Romualdo da Silva Júnior, 26 anos.
Jeferson Freitas foi detido no município de Apodi, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, pela suspeita da prática do crime de tráfico de drogas. Josias Romualdo foi preso em Felipe Guerra, pela suspeita da prática do crime de integrar organização criminosa. De acordo com investigações, ele era fugitivo da "Operação Extração", conduzida pela Polícia Federal.
Os suspeitos foram encaminhados ao sistema prisional, onde ficarão à disposição da Justiça.

*Fonte: Icém Caraúbas/Santana Notícia

NATAL-RN: 97% DOS LEITOS DE UTI DO HOSPITAL GISELDA TRIGUEIRO ESTÁ OCUPADO POR PACIENTES DE COVID-19

Hospital Giselda Trigueiro está com todos os leitos de UTI para pacientes de coronavírus ocupados. — Foto: Quézia Oliveira/Inter TV Cabugi
A ocupação dos leitos gerais de UTI voltados para pacientes de coronavírus chegou a 97%, na rede pública de Natal, na manhã desta sexta-feira (8), de acordo com dados repassados pela Secretaria Estadual de Saúde. São 36 leitos ocupados, dos 37 leitos gerais em funcionamento - ou seja, apenas um vago. De acordo com a Secretaria de Saúde do estado, o município de Mossoró opera perto dos 90% da capacidade.
Ao todo, o estado tem cerca de 125 leitos para pacientes de Covid-19, sendo que parte deles é voltado para pacientes específicos, como ortopédicos, de obstetrícia, ou infantis, por exemplo. Com isso, os 85 leitos gerais (que existiam durante a manhã) para pacientes que não se enquadram nesses grupos ficam mais escassos.
"Nós estamos em uma situação de pressão de leitos em Natal e Mossoró e a boa notícia, enquanto houve uma diminuição em Pau dos Ferros e Caicó", confirmou no final da manhã o secretário adjunto de Saúde, Petrônio Spinelli.
No Hospital Giselda Trigueiro - referência para tratamento de doenças infectocontagiosas em Natal - todos os 27 leitos estavam ocupados na manhã de sexta. No Hospital da Polícia Militar, dos 10 leitos gerais (sendo quatro abertos durante a manhã), 9 já estavam ocupados.
Para evitar um "colapso" com falta de leitos para pacientes graves na região metropolitana, o secretário afirmou que o governo vai emprestar equipamentos à Prefeitura de Natal para abrir leitos de UTI durante o fim de semana no Hospital Municipal de Natal, que já tem 11 pacientes de coronavírus internados.
"Fizemos um entendimento. Vamos emprestar equipamentos para que possam ser abertos 14 leitos com respiradores. Esperamos que isso consiga segurar o fim de semana sem colapso na região metropolitana. No entanto fica muito claro que vamos entrar na próxima semana ainda com pressão gigantesca", afirmou.
O estado espera conseguir abrir mais 10 leitos no Hospital da PM na próxima semana. A Sesap também anunciou conclusão de uma chamada pública para mais 30 UTIs, sendo 10 em Macaíba e 20 no Hospital João Machado, em Natal, mas ainda não há data prevista para eles começarem a operar.
A capital ainda tem outros 17 leitos públicos de UTI para pacientes para comorbidades específicas. O Hospital Santa Catarina, na Zona Norte da capital, tem cinco de obstetrícia, ou seja, para pacientes grávidas, sendo que apenas um está ocupado. No Deoclécio Marques, são 7 de ortopedia, todos desocupados, e ainda há cinco UTIs cardiovasculares no Hospital Rui Pereira, também desocupadas.

Mossoró
Até às 9h desta sexta-feira (8), a ocupação dos leitos de UTI geral de Mossoró chegava a 88%. Dos 27 leitos de UTI geral disponíveis, 24 estavam ocupados. No Hospital Tarcísio Maia, dos 17 leitos, apenas um estava desocupado. No Hospital São Luiz, das 10 UTIs, 8 estão em uso. O secretário afirmou que pelo menos 10 leitos devem ser aberto nos fim de semana, nesta última unidade.
O município ainda tem outros 10 leitos maternos (todos desocupados) e três pediátricos, também livres.
A situação é menos dramática nas regiões de Pau dos Ferros, no Alto Oeste, onde os 4 leitos gerais estão disponíveis, e Caicó, onde apenas 5 dos 17 leitos gerais estão sendo ocupados.


*Do G1 RN

BOA NOTÍCIA: GOVERNO ACERTA COM PROFESSORES ESTADUAIS PROPOSTA DE REAJUSTE DO PISO SALARIAL

O Governo do Estado alcançou um importante passo na política de valorização dos profissionais da rede estadual de Educação em todo o Rio Grande do Norte nesta sexta-feira, 08, após formalizar em diálogo permanente e com a anuência do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN) as diretrizes para implantação do novo piso salarial do magistério potiguar.
O reajuste será aplicado na remuneração de ativos, aposentados e pensionistas, sem distinção. O pagamento será parcelado da seguinte forma: 3% no mês de junho, 3% em outubro e 6.36% em dezembro, totalizando o acumulado de 12,84%. A proposta havia sido apresentada em reunião na última quinta-feira (07), pela gestão da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) em reunião com a direção do sindicato.
Desde a primeira reunião com a categoria, a governadora Fátima Bezerra sempre reiterou o compromisso do pagamento do piso salarial do magistério, reivindicação considerada justa e legítima pela gestora. “Apresentamos uma proposta que traduz nosso compromisso, sempre reafirmando o respeito à valorização e à dignidade dos profissionais da educação. Mesmo enfrentando uma crise inimaginável, uma pandemia sem precedentes na história do Brasil e do mundo com todas as suas consequências e imensos desafios, com redução drástica de receitas- a nossa equipe se empenhou buscando caminhos e mantendo o diálogo com o SINTE para garantir esse reajuste”, disse.
Apesar da grave situação econômica, que, em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus apresenta uma queda de arrecadação prevista de R$ 250 milhões, entre o início do mês de março e o próximo dia 10 de maio, se comparada com 2019, o governo apresenta valores no limite da possibilidade de cumprimento e da garantia da continuidade do pagamento dos salários em dia, em respeito aos seus servidores.
Esta vai ser a primeira vez que os aposentados recebem no mesmo período que os ativos e o mesmo percentual”, destacou a diretora do Sinte, Fátima Cardoso, ressaltando que a proposta do Governo tem um conteúdo diferente e que foi aceita levando em consideração o contexto de pandemia atual.
A sugestão apresentada foi elaborada junto à equipe econômica do governo e garante que todos os professores e especialistas, independentemente do nível, tenham o mesmo percentual de reajuste nos seus vencimentos. “Dessa forma honraremos a palavra empenhada com a categoria dentro deste ano e manteremos a execução racional dos recursos do Governo do RN com a folha de pessoal”, frisou o secretário Getúlio Marques, titular da SEEC.
Durante a reunião da última quinta, a SEEC também apresentou a forma de pagamento do retroativo, que será em 11 parcelas com início em 2021. De acordo com a proposta, 40% do retroativo será pago em seis parcelas iguais, de fevereiro a julho, e os 60% restantes serão pagos, também, em cinco parcelas iguais, de agosto a dezembro. “Tanto no reajuste como no retroativo, estamos tratando de maneira igualitária os nossos professores e profissionais do magistério da ativa, os aposentados e pensionistas, que tanto contribuíram com a educação do Estado", pontuou Getúlio Marques. Os gestores da SEEC reforçaram aos representantes da categoria que, em caso de arrecadação extraordinária de fontes da Educação, o retroativo poderá ter seu pagamento antecipado.

Data-base
Acatada a proposta, um projeto de lei será encaminhado à Assembleia Legislativa para que seja aprovado o reajuste. O secretário de Educação informou que, neste texto, será incluído um parágrafo que instituirá a data-base dos educadores. Com isso, os vencimentos de professores e especialistas serão atualizados anualmente, no mês de janeiro, a partir do ano de 2021, conforme legislação em vigor à época e negociação entre governo e representação da categoria. “Com isso será possível fazer a correção salarial sem a necessidade de publicação de lei específica”, pontuou Getúlio Marques.

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

SEJA atencioso e compreensivo.
Quantas vezes a pessoa que vem falar com você traz problemas recônditos, escondidos no âmago da alma!
Mantenha-se sereno, você que já vislumbrou a luz do entendimento fraterno.
Conserve equilíbrio, quando alguém se apresenta perturbado.
Seja atencioso e compreensivo: o mundo está repleto de enfermos, e você tem saúde moral.

APODI-RN: SAIU MAIS UM BOLETIM DO CORONAVÍRUS

Saiu mais um Boletim sobre o Novo Coronavírus (COVID-19).
Até hoje, sexta-feira (08/05), são 293 notificações, sendo 31 suspeitos (10,5%), 204 descartados (69,7%) e 58 confirmados (19,8%).
Dos pacientes confirmados 43 estão curados (74,2%), 13 em tratamento (22,4%) e 2 chegaram a óbito (3,4%).
Lembrar que o aumento de notificados é devido a grande quantidade de testes rápidos que o município adquiriu, além da parceria com a IMT-RN/UFRN, onde estão sendo realizados 20 testes (swab) por dia, ou seja, uma média de 100 exames por semana, mais os testes rápidos. O exame s estão sendo realizados nos pacientes sintomáticos com problemas respiratórios, profissionais da linha de frente da saúde e segurança, idosos sintomáticos e pessoas que tiveram contato com pacientes positivos.

APODI-RN: MOSSOROENSE INTEGRANTE DE FACÇÃO CRIMINOSA É PRESO PELA PM NA BR 405

O Grupo Tático Operacional (GTO), da Polícia Militar, prendeu um homem de 25 anos nesta sexta-feira (8), na BR 405, km 71 já próximo da fazenda “Reis Magos”, no município de Apodi, no Oeste do Rio Grande do Norte.
De acordo com a Polícia Militar, uma guarnição do GTO de Apodi, realizava patrulhamento pela BR 405 e quando estava próximo da fazenda Reis Magos, se deparou com uma dupla que trafegavam em uma motocicleta, sentido Apodi/Felipe Guerra e que apresentaram comportamento muito suspeito. Feito uma abordagem e logo após foi constatado junto a polícia civil do município, que um dos suspeitos identificado como Josias Romualdo da Silva Júnior, vulgo Lagartixa ou Magrão, 25 anos, natural de Mossoró, possuía passagem no sistema carcerário do Estado.

Ainda segundo a Polícia Militar, Josias Romualdo é integrante com batismo em uma facção criminosa e está com dois mandados de prisão em Aberto nas comarcas de Pau dos Ferros e Mossoró.
Diante do fato, ele foi recambiado pela polícia civil de Apodi, até a cadeia pública “Manoel Onofre de Souza”, em Mossoró, onde ficará à disposição da Justiça.

*Icém Caraúbas 

MOSSORÓ-RN: ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA RN 015 SAÍDA PARA BARAÚNA

Um acidente com vítima fatal foi registrado na noite desta sexta feira, 08 de maio de 2020, na RN 015 próximo Fazenda São João as na RN 015, na saída de Mossoró para Baraúna na região Oeste do Rio Grande do Norte.
De acordo com as primeiras informações, a vítima identificada como Josimar Batista do Santos, 45 anos de idade conhecida como "Mane", morador da Comunidade da Barrinha seguia em moto Traxx na RN em direção a sua residência, quando foi quando colidiu sua moto Traxx, na lateral do cavalo de uma carreta carregada de cimento.
Com a violência do impacto, a vítima teve um dos braços esmagado e morreu na hora.
Uma equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), foi acionada para os procedimentos de perícia e remoção do corpo.

*Passando na Hora 

MOSSORÓ-RN: 73° HOMICÍDIO EM 2020 - Homem é morto a tiros no Bairro Belo Horizonte

Na tarde desta sexta-feira 8 de maio de 2020 a cidade de Mossoró registra mais um homicídio provocado por disparos de arma de fogo. O crime aconteceu na Rua Capitão Firmino no Bairro Belo Horizonte.
Um jovem de 21 anos, identificado como Francisco de Assis Cabral Eufrazio foi alvejado por vários disparos de arma de fogo e morreu no meio da rua.
Segundo a polícia o jovem estava arrumando uma casa que seria sua nova moradia, quando os atiradores chegaram.
A vítima correu por cerca de 35 metros, mas foi perseguida e morta. Ainda não há informações sobre a motivação do crime. Este é o 73° homicídio em Mossoró no ano.


*Fim da Linha