|
Gavião-carijó foi resgatado nesta quinta-feira (19) — Foto: Divulgação/Semdes |
Guardas municipais resgataram nesta quinta-feira (19) um filhote de gavião, do tipo gavião-carijó, que caiu no quintal de uma casa no bairro Potengi, na Zona Norte de Natal.
A guarnição do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal foi acionada pelo morador da residência, que percebeu que a ave havia caído do ninho, que em um coqueiro.
A primeira ação dos guardas ao encontrar a ave foi analisar os sinais vitais e se havia algum tipo de ferimento que comprometesse a saúde do filhote.
“O animal estava em ótimas condições e bastante ativo, vocalizando o som típico de filhote de gavião-carijó. Ele foi devidamente acomodado e protegido para ser conduzido aos cuidados necessários”, disse Isaac Cruz, coordenador do Grupamento de Ação Ambiental.
O filhote de gavião foi levado ao centro de triagem do Ibama em Natal. Lá, o animal vai passar por uma avaliação veterinária para análise das condições de saúde. Após os cuidados necessários, ele será devolvido à natureza.
A Guarda Municipal diz que caso alguém se depare com um animal silvestre fora do habitar natural, a recomendação é ligar para o Ciosp, através do número 190.
Gavião-carijó
O gavião-carijó é uma espécie comum em todo território brasileiro, assim como na Argentina e México.
Por ser uma ave rapina, ele tem um papel indispensável no equilíbrio da fauna, como regulador da seleção e, assim, evita uma superpopulação de roedores e aves pequenas, como é o caso dos ratos e pombos nos centros urbanos.
A ave adulta mede de 31 a 41 centímetros de comprimento.
*Do G1 RN