/* <![CDATA[ */ (function (doc

domingo, 16 de janeiro de 2022

CHUVAS INTENSAS: Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta para 68 municípios potiguares

Mais um alerta de chuvas intensas foi emitido para municípios do Rio Grande do Norte pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso deste domingo (16) se estende até o fim da manhã desta segunda-feira (17).

De acordo com o Inmet, podem ocorrer chuvas de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia em 68 municípios do estado. Além disso, podem ocorrer ventos de até 60 km/h, corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A orientação do instituto é para que, em caso de rajadas de vento, a população não busque abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. O motoristas também devem evitar o estacionamento perto de torres de transmissão e placas de propaganda.

Veja os 68 municípios do RN em alerta:

Assú
Afonso Bezerra
Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Alto do Rodrigues
Antônio Martins
Apodi
Areia Branca
Augusto Severo
Baraúna
Caraúbas
Carnaubais
Coronel João Pessoa
Doutor Severiano
Encanto
Felipe Guerra
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Governador Dix-Sept Rosado
Grossos
Ipanguaçu
Itajá
Itaú
Janduís
Jardim de Piranhas
João Dias
José da Penha
Lucrécia
Luís Gomes
Macau
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Messias Targino
Mossoró
Olho d’Água do Borges
Paraná
Paraú
Patu
Pau dos Ferros
Pendências
Pilões
Portalegre
Porto do Mangue
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Rodolfo Fernandes
São Fernando
São Francisco do Oeste
São João do Sabugi
São Miguel
São Rafael
Serra do Mel
Serra Negra do Norte
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Taboleiro Grande
Tenente Ananias
Tibau
Timbaúba dos Batistas
Triunfo Potiguar
Umarizal
Upanema
Venha-Ver
Viçosa

*Portal da Tropical

Henrique visita São João do Sabugi e Caicó e conquista apoios importantes na corrida à Câmara Federal

Final de semana foi de visitas do ex-ministro Henrique Alves ao Seridó, especialmente em Caicó e São João do Sabugi. O Potiguar volta a buscar a vida pública, muito provavelmente como candidato à Câmara Federal.

Em Caicó ele recebeu apoio do vereador Lobão, fiel escudeiro do MDB na cidade, além de outras importantes lideranças locais. Lobão recebeu Henrique em sua residência e fez questão de ratificar ajuda na campanha.

Em São João do Sabugi, o prefeito Aníbal foi enfático, disse que seu voto é do bacurau original: “Filho de Aluísio Alves representa minha luta por melhorias na minha cidade”. Ele ainda levou para a reunião o prefeito de Ipueira.

Galego Paiva, prefeito da Ipueira-RN, é um importante aliado que Henrique conquista em sua visita ao Seridó. Para o gestor, seu município tem passado dificuldades sem um representante à altura na Câmara Federal, e vê em Henrique a oportunidade de conquistas.
Além de Lobão, Aníbal, Galego Paiva, outras lideranças acompanharam Henrique: Adjuto Dias, filho do prefeito de Natal, Álvaro Dias, também estava ladeando o ex-ministro, e também vereadores de Ipueira e São João do Sabugi integraram a comitiva de apoio.

*Jair Sampaio

RIO DE JANEIRO: MORRE A ATRIZ FRANÇOISE FORTON, AOS 64 ANOS

A atriz Françoise Forton morreu aos 64 anos neste domingo (16), no Rio. Ela estava internada há quatro meses na Clínica São Vicente, onde lutava contra um câncer. Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro no dia 8 de julho de 1957, filha de pai francês e mãe brasileira.

Sua estreia foi em 1969, na novela “A última valsa”, da Globo. Em mais de cinquenta anos de carreira na TV, fez inúmeras novelas, como “Estúpido cupido” (“1976”), “Bebê a bordo” (1988), “Tieta” (1989), “Meu bem, meu mal (1990), “Perigosas peruas” (1992), “Explode coração” (1995), “O clone” (2001) e “I love Paraisópolis” (2015).

Sua carreira no cinema também teve mais de cinco décadas, com filmes como “Marcelo Zona Sul” (1970), “Jardim de Alah” (1988) e “Coração de Cowboy” (2018). Ela deixa o filho Guilherme Fourton Viotti e o viúvo Eduardo Barata, produtor cultural.

*Do G1

TAIPU/CEARÁ-MIRIM-RN: MOTOCILISTA E PASSAGEIRA MORREM EM COLISAO NA BR-406

 Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Um homem de 53 anos e uma mulher de 45 morreram na noite de sexta-feira (14) após a moto em que estavam colidir com um carro na BR-406, entre os municípios de Taipu e Ceará-Mirim, no interior do Rio Grande do Norte.
O carro tinha dois ocupantes, que seguiam no sentido da capital Natal. Ele colidiu de frente com a motocicleta, que estava no sentido oposto, em direção à João Câmara.
O motociclista e a mulher, que estava na garupa, foram arremessados por vários metros e morreram na hora. Na batida, a moto chegou a pegar fogo.
Os ocupantes do carro tiveram ferimentos leves - o motorista foi socorrido em uma ambulância e o passageiro foi levado pelo pai ao hospital com escoriações no rosto.
Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

*Do G1 RN

NOTA PÚBLICA DA CNTE repudia nova tentativa de golpe contra o piso do magistério

Ilegalidades e conchavos marcam mais uma tentativa de golpe contra o piso do magistério

Em nota divulgada ontem (14) pela Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação, o governo federal se posicionou extraoficialmente pela revogação parcial da Lei 11.738, que regulamenta o piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica, especialmente em relação ao artigo que define o critério de atualização anual do piso. Pela interpretação do MEC, o reajuste será novamente nulo (0%) em 2022, tal como ocorreu em 2021.

A intenção de zerar o reajuste do piso, em 2022, havia sido previamente anunciada após a reunião entre a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime, o MEC e o FNDE, realizada no dia 22/12/2021. Em Carta-Aberta assinada pelo presidente da Undime, foi relatada a artimanha dos gestores sobre o reajuste do piso e também a expectativa de conferir efeito retroativo à Lei 14.276, para compensar despesas da subvinculação de 70% do Fundo da Educação Básica – Fundeb, o que acabou não acontecendo em razão de veto imposto pelo Ministério Público Federal. Desta vez, o MEC optou por não ouvir a Procuradoria da República (MPF) acerca da vigência da lei do piso, mas tão somente sua própria consultoria jurídica.

A CNTE mantém o entendimento de plena vigência da Lei 11.738 e lutará pela aplicação do reajuste de 33,23% ao piso do magistério, em todos os entes da federação, seguindo a determinação da ADI 4848, STF. É mais que sabido que uma lei votada, sancionada e vigente não pode ser revogada ou alterada pela administração pública. O princípio da legalidade insculpido na Constituição Federal também não autoriza o Poder Executivo a interpretar normas legais a seu bel prazer. Claramente, o MEC extrapolou competências exclusivas do Congresso Nacional e do Poder Judiciário. Isso porque o parlamento não concluiu a votação do PL 3.776/08, que pretende alterar o reajuste do piso para o INPC, tampouco a justiça foi acionada para se posicionar a respeito da vigência da Lei 11.738.

Diante de mais esta tentativa de golpe contra a lei do piso do magistério, a CNTE tomará as medidas pertinentes para reverter a orientação inconsistente e ilegal do MEC e para cobrar a aplicação imediata do reajuste do piso das professoras e dos professores em todos os estados e municípios do país.
Brasília, 15 de janeiro de 202 

Diretoria da CNTE

Operação Lei Seca autua 52 motoristas por embriaguez ao volante em praias do RN

A Operação Lei Seca autuou 52 condutores por embriaguez ao volante entre a noite de sábado (15) e a madrugada deste domingo (16). A Polícia Militar realizou blitz em três localidades em que haviam festas: Barra do Rio, no litoral Norte, e Pirangi e Cotovelo, no litoral Sul.
Também houve operação ao longo do dia na praia de Pipa, em Tibau do Sul.
Segundo a PM, 1.616 condutores foram abordados nas ações de fiscalização, sendo 52 notificados por alcoolemia e outros 45 autos por infrações diversas, totalizando 97 autos de infração de trânsito. Não houve prisões.
Os condutores autuados por alcoolemia serão penalizados com multa no valor de R$ 2.934,70 e a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: FAMÍLIA PROCURA HOMEM QUE ESTÁ DESAPARECIDO

Familiares de Francisco Sérgio da Costa Luz, 58 anos, estão a sua procura.
De acordo com as informações o mesmo foi visto pela última vez na quinta feira (13) saindo da Pedra Branca com um calção fino tipo de jogar bola preto com uma listra verde, boné azul.
Caso tenha alguma informação entre em contato com o telefone (84) 99910-5428.

CORONAVÍRUS: RN REGISTRA 02 ÓBITOS POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS; 160 NOVOS CASOS

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste domingo (16). São 394.291 casos totalizados. No sábado (15) eram contabilizados 394.011, ou seja, 280 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 160 confirmados nas últimas 24 horas.

Segundo a Sesap, os dados divulgados hoje são parciais em dificuldade no acesso ao sistema Esus-VE, que passou parte do sábado (15) intermitente, dificultando a inserção de registros.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.602 no total. Dois (02) óbitos foram registrados nas últimas 24 horas no RN (um em Mossoró e outro em Macaíba). No sábado (15), eram 7.599 mortes. A Sesap registrou outro óbito após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.460.

Recuperados são 380.396. Casos suspeitos somam 116.916 e descartados são 838.068. Estimativa de casos em acompanhamento: 6.293

MOSSORÓ-RN: IDOSO É VÍTIMA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO POR ARMA BRANCA NA COBAL

Uma tentativa de homicídio por arma branca (faca) foi registrado no início da manhã deste domingo, 16 de janeiro de 2022, no mercado público da Cobal, situado no bairro Paredões em Mossoró.
Segundo informações, a vítima identificada como Raimundo Miguel da Silva Filho, de 69 anos, (foto acima) foi atingido com várias facadas no momento que vendia verduras e frutas na Cobal.
O autor do atentado conhecido como "Amador", (foto e vídeo abaixo) foi preso o comerciante ferido foi levado para o Hospital Regional Tarcísio Maia, onde foi entregue consciente e orientado.
Segundo a GCM, a motivação do atentado está relacionada entre uma desavença entre a vítima e o acusado.
No dia 18 de agosto de 2021, o Senhor Raimundo Miguel teria esfaqueado dois homens na Cobal após um desentendimento. Ele foi preso em flagrante.
Uma das vítimas feridas no ano passado é filho do acusado que foi preso na manhã de hoje após tentar matar Raimundo Miguel.
Ainda segundo informações, o acusado teria indo na Cobal apenas para vingar o atentado do filho Daniel da Silva Benício de 27 anos que foi esfaqueado pelo idoso em agosto de 2021.
(RELEMBRE)
O agressor não teve êxito e ainda acabou preso e deverá responder por homicídio na forma tentada, ou por lesão corporal grave, vai depender do entendimento do delegado.
Veja vídeo:

*Passando na Hora

MOSSORÓ-RN: 8ª MORTE VIOLENTE EM 2022 - PRESO MONITORADO POR TORNOZELEIRA ELETRÔNICA É EXECUTADO NA ZONA RURAL

O crime aconteceu por volta de 00h20min, deste domingo 16 de janeiro de 2022, no Sítio Pau Branco, região da Maísa na zona rural de Mossoró no Oeste do Rio Grande do Norte.
De acordo com a PM o apenado do regime semiaberto monitorado por tornozeleira eletrônica, identificado, como Franthiago de Oliveira Dantas, o "Boladão" 22 anos, era morador da Vila Brasília em Serra do Mel/RN, estava no Bar de Edmar, durante um forró, naquela comunidade quando foi assassinado com tiros de escopeta calibre 12 na cabeça.
Policiais do destacamento da Maísa, foram ao local e passaram a isolar o corpo até a chegada das equipes da Delegacia de Plantão e do ITEP. Os trabalhos de perícia foram realizados e depois o corpo foi recolhido para ser examinado no Instituto de Medicinal Legal (IML)
Ainda não há informações sobre a motivação do crime. Frantiago tinha condenação por porte ilegal de arma de fogo (artigo 12) e recebeu o benefício da justiça de cumprir a pena no regime semiaberto, monitorado por equipamento eletrônico. A Polícia informou que a vítima era faccionada do Sindicato do Crime.
A PM realizou diligências naquela região, mas não conseguiu localizar os suspeitos do assassinato. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar mais esse homicídio. Mossoró chega aos 8 assassinatos nos 16 dias de janeiro de 2022.
No dia 29 de novembro de 2017, Franthiago foi preso em companhia de um menor de idade portando arma de fogo no Conjunto Vingt -Rosado em Mossoró. (RELEMBRE)
Em março de 2019, Franthiago voltou a ser preso em companhia de outro indivíduo portando arma de fogo em frente a prefeitura de Serra do Mel. (RELEMBRE)

MAIS IMAGENS

*Fim da Linha/Passando na Hora

APODI-RN: CHUVA DE 55 MILÍMETROS NA CIDADE NA NOITE DE SÁBADO

O município de Apodi, situado na região Oeste Potiguar registrou boa  chuva na cidade e comunidades rurais.
Confira alguns registros:
Na rua 7 de Setembro(Centro): 55 milímetros;
No bairro Bacurau I: 54 milímetros;
No sítio Ponta II: 37 milímetros;
No sítio Barra I: 40 milímetros;
No sítio Barra II: 34 milímetros; e
No sítio Largo: 32 milímetros.

UPANEMA-RN: PREFEITURA CANCELA CARNAVAL 2022

A prefeitura de Upanema anunciou no sábado (15) que decidiu não promover programação carnavalesca de inciativa pública municipal neste ano de 2022.

“Apesar da melhora no quadro epidemiológico, não ocorrência de novos óbitos nos últimos seis meses, ainda permanece o alerta para com a saúde da população, quando ainda persiste o surgimento de novos casos de contaminações pela variante Ômicron, exigindo assim uma postura de equilíbrio do poder público no direcionamento das suas ações”, disse a prefeitura em comunicado.

Chuvas no RN atingem média de janeiro em apenas 14 dias

Em todo o Rio Grande do Norte (RN) já choveu 57.9 milímetros nas duas primeiras semanas do ano, quase o esperado para todo o mês de janeiro (60.3 ). A média inclui o volume de todos os municípios juntos. Na região Oeste as chuvas têm sido mais intensas e já estão acima do esperado para todo o mês com mais de 78 milímetros. A previsão é de que o até abril chova dentro da normalidade ou acima do esperado no RN.

Mesmo a quadra chuvosa do semi-árido ocorrendo somente a partir de março, o mês de janeiro de 2022 vem registrando bons volumes de chuva e boa distribuição em todas as regiões. A justificativa está na Zona de Convergência Intertropical, que está atuando no estado e trazendo condições favoráveis para chuvas.

Nesta semana, a rede de monitoramento meteorológico do RN, que conta com 291 estações, sendo 15 plataformas de coleta de dados (PCD), 99 pluviômetros automáticos e 177 pluviômetros manuais, registrou chuvas em todas as regiões Estado com 62 municípios com chuvas normais, 37 acima do normal, 8 chuvosos, 29 secos e 7 muito secos.

Até esta sexta-feira (14), em 24 municípios o índice pluviométrico já supera os 100 milímetros, segundo dados da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

*Tribuna do Norte

VAMOS CUIDAR DO NOSSO LIXO; O MEIO AMBIENTE AGRADECE!


CORREIOS DECIDEM MANTER OS PREÇOS DAS ENCOMENDAS

Foto: Elza Fiúza
Os Correios anunciaram a manutenção dos preços das encomendas nacionais e internacionais. Em nota, a estatal informou que preços de serviços como Sedex e PAC, além de serviços de importação e exportação, não sofrerão reajuste. Além disso, em 420 cidades haverá a redução dos valores praticados a partir do próximo dia 31.

Para o presidente dos Correios, Floriano Peixoto, a estatal deve incentivar o crescimento da economia nacional. “Nesse momento de recuperação econômica, é importante dar apoio às atividades de quem quer produzir, gerar valor, principalmente os micros e pequenos empreendedores que atuam no comércio eletrônico”.

De acordo com os Correios, a mudança no comportamento do consumidor, com o aumento das compras feitas pela internet, impulsionadas também pela pandemia, fizeram os Correios registrarem um aumento de 40% no volume de encomendas em relação ao ano anterior.

“Medidas como a redução de prazos de entrega nos principais trechos do país, a criação de produtos específicos para o comércio eletrônico e a diversificação de canais de atendimento levaram os Correios a projetar um novo recorde de lucro para 2021 (que será divulgado em breve)”, informou a estatal.

*Fonte: Agencia Brasil/Patu em Foco

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

PROCURE descobrir o seu caminho na vida.
Ninguém é responsável por nosso destino, a não ser nós mesmos.
Nós é que temos que descobrir a estrada e segui-la com os nossos próprios pés.
Desperte para a vida, para a verdadeira vida.
E, se deseja a felicidade, lembre-se: você é o único responsável por seu destino.
Supere as dificuldades, vença os obstáculos e construa sua vida.

MOSSORÓ-RN: Adolescentes são apreendidos após arrastões e atirarem contra policiais militares

A Polícia Militar apreendeu nesta noite de quarta feira 10 de agosto de 2022, dois adolescentes, um de 15 e outro de 17 anos, um revolver ca...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA