Pesquisar este blog

03 janeiro 2021

SERRA DO MEL-RN: POSSE DE PREFEITO, VICE E VEREADORES

Na sede da Câmara Municipal de Serra do Mel aconteceu a solenidade de posse do Prefeito, Vice-Prefeito e dos nove Vereadores. 

Na ocasião, também foi eleito o novo Presidente da Câmara Municipal, o jovem Thiago Freitas, que foi reeleito para o segundo mandato. 

Com formação de especialista em gestão pública, ele foi eleito por unanimidade. 

Todos os empossados discursaram e fizeram seus agradecimentos, firmando seus compromissos com o povo Serramelense.

Os poderes executivo e legislativo ficaram assim compostos. 

Prefeito - Josivan Bibiano (reeleito) 

Vice-Prefeito - Moabe Soares (eleito) 

Presidente - Thiago Freitas (reeleito) 

Vereador - Aécio Araújo (eleito) 

Vereador - Benigno Moura (reeleito) 

Vereador - Ozaide Cordeiro (eleito) 

Vereador - Eney Moura (eleito) 

Vereador - Jeú Costa (reeleito) 

Vereadora - Francisca Veras (eleita) 

Vereadora - Antonia Neta (reeleita) 

Vereadora - Irmã Lúcia (eleita)






*Toni Martins

ANVISA AUTORIZA IMPORTAÇÃO DE VACINAS PELA FIOCRUZ

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), anunciou neste sábado (2), que liberou a importação excepcional de 2 milhões de doses da vacina da Oxford/AstraZeneca contra o novo coronavírus pela Fiocruz. A decisão foi assinada na última quinta, 31 de dezembro, segundo a nota, mesmo dia em que a Fiocruz entrou com o pedido para importar o imunizante.

A importação é considerada excepcional porque o uso do medicamento ainda não foi autorizado formalmente pela agência, mas será trazido ao país para que a vacinação possa ser iniciada imediatamente após o uso ser liberado, possivelmente ainda neste mês. A Fiocruz disse que fará o pedido de utilização até o próximo dia 6,

"De acordo com o pedido da Fiocruz, a importação excepcional é uma preparação para antecipar a disponibilização de vacinas a partir do momento em que o seu produto estiver aprovado pela Anvisa", diz o comunicado da agência.

Como se trata de uma autorização emergencial, a Anvisa estabeleceu algumas regras. A mais importante é que todas as doses serão armazenadas pela Fiocruz, que tem parceria com a Oxford e a AstraZeneca, até que o uso seja liberado. 

Corrida para a vacinação 

A Anvisa estima que avaliará pedidos de uso emergencial de vacinas em no máximo dez dias. A diretora responsável pela área de vacinas, Meiruze Fritas, disse, em entrevista ao Estadão, que o aval pode ser dado até mais cedo, pois serão considerados os dados já apresentados pelas farmacêuticas. Com esta permissão, é possível começar a vacinação em grupos restritos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), como de profissionais de saúde ou idosos.

A ideia é distribuir 210,4 milhões de doses em 2021, que serviriam para imunizar mais de 105 milhões de pessoas. O governo investiu cerca de R$ 2 bilhões para a compra de doses e transferência de tecnologia para a Fiocruz. No PNI (Plano Nacional de Imunização), o governo prevê aplicar doses desta vacina em cerca de 50 milhões de brasileiros de grupos prioritários ainda no primeiro semestre.

"Essas vacinas serão fornecidas pelo Serum Institute of India, parceiro tecnológico da Fiocruz, fornecedor do PNI e ator central na produção e distribuição em escala global dessa vacina, inclusive por intermédio da iniciativa COVAX. No entanto, para levarmos a cabo essa operação, faz-se necessária a autorização prévia da Anvisa para importação dessa vacina em caráter de excepcionalidade", informa a Fiocruz à Agência Estado. Ao pedir a liberação da importação, o laboratório coloca como justificativa a "situação de emergência sanitária que requer o início da vacinação no menor prazo possível."

Responsável por coordenar o estudo clínico da vacina no Brasil, a médica Lily Yin Weckx disse ao Estadão que a primeira dose da vacina já mostra eficácia de cerca de 70% contra a doença, mas em intervalo curto.

"A gente ainda pode ficar com a média de eficácia de 70%. O estudo continua, teremos um ano de segmento para ver a persistência da proteção, dos anticorpos, de segurança, etc. O que é importante é que temos uma vacina segura, eficaz e que pode fazer a diferença na pandemia. Esses números de 60%, 70%, 80% são de proteção contra a doença covid. Mas se considerarmos doenças graves e hospitalização, a vacina foi capaz de evitar quase 100%. Entre as pessoas que foram vacinadas, nenhuma delas teve uma doença grave nem ficou hospitalizada por covid. Todas as hospitalizações ocorreram no grupo controle", disse a médica.

*Do R7/VNT Online

CARAÚBAS-RN: PARÓQUIA MANTÉM TRADIÇÃO E REALIZA 13ª CAVALGADA DE FORMA SIMBÓLICA

Mesmo diante da situação de isolamento imposta pela pandemia do novo Coronavírus, a Paróquia de Caraúbas deu um jeito de manter a tradição e realizar a 13ª Cavalgada de São Sebastião.
 
Após a Missa Dominical matutina, um grupo de poucos cavaleiros e amazonas acompanharam a imagem do Padroeiro que saiu de frente da sede da Rádio Centenário no Alto da Liberdade e percorreu as principais ruas da cidade. 
Ao final do cortejo, em frente à Igreja Matriz, o Pe. Íkaro Drêan deu a benção sobre os animais, cavaleiros e amazonas. 
 
Live e Leilão Virtual   
 
O restante do programação será virtual. Acontece live show com Tácio Faria e Banda, além do leilão virtual que já se tornou uma marca deste tempo atípico. Ao mesmo tempo, os fiéis podem comprar quentinhas com refeição ao preço de R$ 10,00 (dez reais) ao lado da Igreja Matriz e levar para almoçar em família enquanto curte a live pelo You Tube. 
Este é o primeiro evento alusivo à Festa de São Sebastião realizado em 2021.
Pascom
 
 


*Pascom/Miranda na Web

CORONAVÍRUS: RN REGISTRA MAIS 5 ÓBITOS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS; SOMA 3 MIL MORTES POR COVID-19

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste domingo (3). Foram mais 388 casos confirmados, totalizando 119.079. No sábado (2) eram 118.691 infectados. 

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 3.000 no total. Foram 5 (cinco) mortes ocorridas nas últimas 24 horas, pessoas que residiam em Mossoró, Natal, Guamaré, Caraúbas e São Gonçalo do Amarante. Óbitos em investigação são 474. 

Casos suspeitos somam 58.606 e descartados são 276.874. Recuperados são 68.394.

TIBAU-RN: MOTORISTAS SÃO NOTIFICADOS POR DIRIGIREM NAS AREIAS DAS PRAIAS

A Polícia Rodoviária Estadual notificou motoristas que dirigiam pelas areias das praias de Tibau neste domingo (3). 

Segundo a polícia, o patrulhamento nessas áreas visa coibir esse tipo de irregularidade que põe em risco a segurança dos banhistas.

É mais dinheiro saindo do bolso povo para os cofres do governo.

MARCELINO VIEIRA-RN: FAZENDA GUARDA MARCAS DA PASSAGEM DO BANDO DE LAMPIÃO EM 1927

Fazenda guarda marcas da passagem do bando de Lampião pelo RN, em Marcelino Vieira — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca
A Fazenda Califórnia, no Sítio Lajes, zona rural do município de Marcelino Vieira, é uma daquelas propriedades onde a terra não para de ser produtiva. São cerca de 15 hectares que recebem diversos cultivos ao longo do ano. Agora, é tempo de esperar o ponto certo para colher o feijão verde. A área onde o grão foi plantado já recebeu a batata-doce, meses atrás. Em outra parte, os maracujás estão crescendo e sementes de melancias serão plantadas para fazer um cultivo em consórcio e aproveitar ainda mais a área.

A fartura da produção se deve a boa oferta de água. A fazenda é privilegiada com três cacimbões. Em mais de trinta anos que foram construídos, os reservatórios nunca secaram. Mas não é só pela produtividade que a Fazenda Califórnia é conhecida. Existe outra história que chama atenção: a passagem do bando de Lampião no Rio Grande do Norte, em junho de 1927.  

É um capítulo da história conhecido por poucos. Naquele ano, antes de chegar em Mossoró, o bando de Lampião percorreu 13 cidades do estado, na região oeste. A casa grande da Fazenda Califórnia guarda um pedaço dessa passagem.  

Enquanto passavam por Marcelino Vieira, na época chamada de Vila Vitória, os cangaceiros foram até a Fazenda Califórnia. As marcas da passagem do bando estão presentes até hoje nas três portas de madeiras que dão acesso ao interior da casa. Até hoje é possível ver o desgaste da madeira provocado pelos canos das armas dos cangaceiros.

Iramar Oliveira, atual administrador da fazenda — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca
Segundo Iramar Oliveira, atual administrador da fazenda que foi herdada da família, a visita indesejada do bando de Lampião foi motivada por uma vingança. “A história que a gente conhece é que um homem estava levando seus animais para a cidade de Luiz Gomes e teria parado aqui na fazenda para descansar. A dona da casa, a senhora Liberalina, negou abrigo. Dias depois, o homem voltou com o bando de lampião para se vingar”, conta Iramar. Essa história é passada de geração em geração.

Por causa desse fato, a casa se tornou um espaço de visitação de curiosos e pesquisadores. A construção também é uma atração a parte. A casa tem mais de 150 anos e guarda aspectos da arquitetura bastante usados em casas daquela época. Paredes grossas, teto alto e até parte de um sótão de madeira, preservado até os dias de hoje. 

“Muita gente vem aqui. De vez em quando, chega estudante, professor, todo mundo querendo saber como foi a passagem de Lampião”, fala dona Maria Rita, responsável pelos cuidados da casa. “Eu acho muito bom receber o pessoal. Tem gente que só acredita quando vê a marca das armas nas portas”, diz a dona de casa que já recebeu até parentes de Lampião na residência.

Dona Maria Rita, responsável pelos cuidados da casa da fazenda Califórnia — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca

*Do G1 RN

ANGICOS-RN: ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL É REGISTRADO NA BR-304

Um homem morreu e duas pessoas ficaram feridas em um acidente na BR-304, em Angicos, na região Central do Rio Grande do Norte. Dois carros bateram de frente nas imediações do km 177. A vítima foi identificada como Erisson Raimundo do Nascimento Sá, de 34 anos.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu por volta das 16h30 deste sábado (2). Um Ford Ka e um Corolla bateram de frente. O condutor do Corolla morreu no local. Dois feridos em estado grave foram socorridos pelo Samu para Mossoró e Angicos.
Os carros ficaram completamente destruídos. Ainda não se sabe o que causou o acidente. 


*Do G1 RN

TIBAU-RN: HOMEM DE 29 ANOS MORRE VÍTIMA DE AFOGAMENTO

Um homem de 29 anos morreu afogado no final da tarde deste sábado (2) na praia do Ceará, em Tibau, município da região Oeste do Rio Grande do Norte. A vítima foi identificada como Demilkson Lucas Costa de Oliveira, natural do município de Mossoró.
De acordo com informações de populares passada para a Polícia Militar, o homem estava na praia com amigos e foi tomar banho de mar. Quando outros banhistas perceberam que ele estava se afogando, tiraram ele do mar. Demilkson Lucas ainda foi socorrido para a Unidade Mista de Saúde Santa Terezinha de Tibau, mas não resistiu.
O corpo da vítima foi levado para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) em Mossoró. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Mossoró. 

*Do G1 RN

CORONAVÍRUS: RN SE APROXIMA DE 3 MIL MORTES POR COVID-19

O Rio Grande do Norte chegou neste sábado (2) a 118.691 casos confirmados de Covid-19 e tem 2.995 vítimas da doença, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Duas mortes foram registradas nas últimas 24 horas - em Mossoró e Pedro Velho. Outros 474 óbitos estão sob investigação. O estado tem ainda 58.509 casos suspeitos e outros 276.319 descartados. 

Ocupação dos leitos críticos 

De acordo com a plataforma Regula RN, que monitora a situação dos leitos no estado em tempo real, a taxa de ocupação dos leitos críticos é de 66% em todo o estado. 

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

SEJA alegre e otimista.

Não perca tempo em olhar para trás, para ver o que já fez.

Olhe para frente e caminhe confiante e alegre, praticando o bem e ajudando a todos.

Dê a mão a cada criatura que se lhe aproxima, diga sempre uma palavra de conforto e carinho, tenha para todos um sorriso de bondade, e a verdadeira felicidade passará a constituir seu clima permanente de vida.