O policial militar da reserva Wendell Lagartixa (PL) se manifestou sobre a punição de dez dias de prisão em vídeo postado nas redes sociais.
Ele reconheceu que agrediu verbalmente o Sargento Silva. “A população de Paraú me comunicou que tinha um bocado de vagabundo tirando onda e eu pedi as fotos e o Sargento Silva entrou nos grupos e foi se queixar com a população e eu automaticamente quando soube fiz um vídeo chamando ele de covarde”, relatou.
No entanto, Lagartixa conta que fez outra postagem se retratando. “Eu fiz um vídeo me retratando e pedindo desculpa. Ele entendeu a minha posição que é de defesa do povo”, declarou.
Declarado inelegível pela Lei da Ficha Limpa por ter cometido crime hediondo (porte de arma de uso restrito), após ser tornar o candidato a deputado estadual mais votado da história do Rio Grande do Norte, Lagartixa disse que a punição é uma decisão política para enfraquecer suas pretensões de disputar a Prefeitura do Natal. “Isso que estão fazendo comigo é um problema político para interferir na minha candidatura a prefeito”, frisou.
Ele disse ainda que houve dois pesos e duas medidas porque a Sargento Rossana o chamou de “miliciano”.
Lagartixa passou por um Processo Administrativo Sumário (PADS) por ter ofendido o sargento da PM João Maria Silva de Souza em dezembro de 2021. A punição de dez dias de prisão seguiu o artigo 8º do Decreto 8.336/82 que trata do Regulamento Disciplinar da Polícia Militar do RN que prevê punições disciplinares para PMs da reserva.
Lagartixa, em sua defesa, evocou as Súmula nº 56 e no Informativo nº 687, ambos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que proíbe punições para militares da reserva em casos da esfera criminal.
Por 7 votos a 2, a Câmara Municipal de Felipe Guerra aprovou, na Sessão Ordinária da noite desta terça-feira (23.Mai.23), o Decreto Legislativo de n° 001/2023, por meio do qual a Casa acatou o Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (TCE-RN) – Processo de nº 003692/2020-TC – pela DESAPROVAÇÃO das contas do ex-prefeito Haroldo Ferreira de Morais (PSB), por aumento remuneratório de agentes políticos municipais durante a pandemia de Covid-19 (PFA 2020/2021), em ato de gestão conflitante com vedações trazidas pela Lei Complementar Federal 173/2020.
No caso em questão, na condição de ordenador de despesas, o então gestor sancionou um aumento de salário para vereadores, prefeito e vice-prefeito do município de Felipe Guerra na época em que a LCF 173/20 vedava aumento de gasto com pessoal. Tal ato acabou sendo alvo de apuração pelo TCE-RN e hoje foi julgado na Câmara Municipal.
Desta forma, sendo a Câmara Municipal o órgão competente para julgar as contas do prefeito, inclusive como ordenador de despesas, cabendo ao TCE apenas a emissão de parecer prévio, tem-se uma situação que, vindo a prevalecer, tornará o ex-prefeito Haroldo Ferreira inelegível por pelo menos 8 anos, com base na Lei Complementar nº. 135 de 2010, mais conhecida como Lei da Ficha Limpa.
Votaram em consonância com o TCE-RN os vereadores Max Morais, Márcio da Santana, Genilson Nogueira, Pedro Cabral, Djalma Junior, Mazinho da Pesca e Paulo Guilherme. Divergiram Luiza Pereira e Professor Berguinho.
A Polícia Civil estourou um depósito com carga de cigarros contrabandeados na zona rural de Mossoró, Oeste potiguar, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (24).
Em uma casa, os policiais encontraram e apreenderam 46.500 maços de cigarros, mas havia sinais que mais caixas tinha sido tiradas do local.
Nenhum suspeito foi preso no local, segundo as informações iniciais divulgadas pelo delegado Cidórgeton Pinheiro, da Delegacia de Macaíba, responsável pela investigação e operação.
De acordo com o delegado, a ação ocorreu dentro da 5ª fase da Operação Câncer Maligno. "Não houve prisões, mas foram colhidas provas que podem indicar os suspeitos responsáveis pela carga", informou.
Ainda de acordo com o delegado, a ação contou com o apoio da Receita Federal e da Polícia Penal.
A Receita Federal informou que auxiliou a polícia na localização do alvo e fará o apoio logístico para retirada e posterior destruição da carga de cigarros contrabandeados.
A Polícia Militar prendeu nesta terça-feira (24) um homem suspeito de estar vendendo atestados falsos, com carimbos de hospitais da rede pública de Natal - possívelmente, furtados desses locais. O caso foi destaque no programa Povo no Rádio e acontece menos de uma semana depois do secretário municipal de Saúde, George Antunes, afirmar que tem servidores do município que utilização de atestados falsos para não ir trabalhar.
No caso em questão trazido pelo repórter Sérgio Costa, o homem foi preso foi identificado como Rodolfo Damasceno Dionísio, de 27 anos. A prisão foi viabilizada por um policial, que agiu como falso interessado em conseguir um atestado falso. Assim que o documento foi entregue, Rodolfo foi preso em flagrante pela Polícia Militar.
Entre os carimbos encontrados, foram identificados carimbos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cidade da Esperança e do Hospital dos Pescadores. Além disso, foram identificados também equipamentos para falsificações de carteiras de estudante, certificado de COVID e certidão de conclusão do segundo grau, entre outros documentos.
Rodolfo disse ainda que foi a "primeira vez" que foi preso e que teve acesso a esses documentos apenas uma vez - ele não seria o responsável por produzi-los.
O evento acontecerá em Mossoró de 22 a 24 de junho e reunirá empresários de todo Estado
A Federação das Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte - FCDL RN promove de 22 a 24 de junho, no Requinte Buffet, a 21 ª Convenção do Comércio e Serviços do RN, o maior evento corporativo voltado para empreendedores, lideranças empresariais, estudantes e formadores de opinião. Com tema "Conexão: Tradição, Inovação e Empreendedorismo", o evento faz parte das comemorações dos 60 anos da CDL Mossoró, entidade anfitriã do evento. As inscrições do primeiro lote estão abertas com preços especiais no site, convençãofcdlrn.com.br
Serão mais de 20 palestras sobre vendas, liderança, sucessão familiar, marketing digital e tendências para o varejo. A Convenção traz pela primeira vez para Mossoró o economista e comentarista do Jornal da Manhã e programa Pânico da rádio Jovem Pan, Samy Dana. O ator e comediante Edmilson Filho, e o especialista em marketing Fernando Kimura em um verdadeiro show de conhecimento e experiências únicas. Traz ainda grandes empresários do RN com cases de sucesso, e painel sobre empreendedorismo feminino com empresárias de Mossoró que se destacam pela garra e liderança com que gerem suas empresas.
A expectativa é reunir cerca de 1.000 gestores do setor de comércio, indústria, turismo, agronegócio e serviços do Rio Grande do Norte para discutir sobre tendências e inovações do setor produtivo, lideranças, e a importância do Brasil nos mercados nacional e mundial.
A CDL Mossoró tem tradição na realização de eventos desse porte. Essa é a terceira vez que a entidade em parceria com a FCDL RN promove e realiza a Convenção Estadual, e assim como em edições anteriores proporcionará conhecimento, aperfeiçoamento profissional, visibilidade, network, negócios, cultura e lazer para lojistas, parceiros, apoiadores e patrocinadores do evento.
Na programação principal, 07 palestras magnas, além de 02 palcos simultâneos com temas diversos e curta duração. O formato é inédito e proporcionará muito network aos participantes.
A organização do evento programou ainda atividades culturais para os participantes que terão a oportunidade de vivenciar os eventos do Mossoró Cidade Junina, evento tradicional promovido pela Prefeitura de Mossoró e reúne milhares de pessoas no mês de junho para os festejos juninos.
A 21 ª Convenção do Comércio e Serviços do RN conta com apoio do Governo do Rio Grande do Norte, Prefeitura de Mossoró, FIERN, Fecomércio RN através do Sesc, Senac, Sebrae RN, AGN e Banco do Nordeste.
Programação
Conexão: Tradição, Inovação e Empreendedorismo
22/06/23
14:00 - 18:00
Credenciamento no Requinte Buffet
Início da entrega do material
21:00 - (OPCIONAL) Espetáculo Chuva de Bala
Igreja São Vicente
22:00 –Entrega Premiação Vitrine Junina
23:00 - Show do cantor Leonardo no Mossoró Cidade Junina (OPCIONAL).
23/06/23
07:30 - Abertura do Credenciamento
08:30 - Abertura 21ª Convenção do Comércio e Serviços do RN
09:30 - Os Desafios da Sucessão familiar com Gentil Negócios e Grupo A Construtora
10:30 - Experiência do cliente
Palestrante Fernando Kimura
11:20 - História inspiradora com "Toinho" da Ster Bom
12:00 - Intervalo livre
13:30 - Apresentação das delegações do Estado
14:00 - As pendências do Varejo em 2023
Palestrante Fred Alecrim
15:00 – Cenário Econômico, onde estamos e para onde vamos.
Palestrante Samy Dana
16:00 - Painel com mulheres que inspiram
Apresentação de Michelle Rincon
Stela Maris - Diretora Executiva da TCM Telecom.
Ana Brownie - Proprietária da Império doce e da Ana Brownie
Lucineide Queiroz – Diretora Financeira dos Supermercados Queiroz
17:00 - Direto de Holliúdy
Palestrante Edmilson Filho
18:30 - Show de encerramento com Alex do Acordeon
24/06/23
(Opcional) Passeio Turístico
ROTA DO SAL + LITORAL DA COSTA BRANCA
Para fazer a reservar do passeio enviar para o e-mail continentecostabranca@hotmail.com ou entrar em contato diretamente com Oberi Penha 84 98787-9325
Segue a programação:
08:00
08:30 - Briefing na recepção do Hotel
09:00 - Saída para visitação à Salina
10:30 - Chegada na Salina Santa Clara – Grupo Socel Mossoró
11:25 - Conhecer processo de produção do sal – fotos e compras na Loja de souvenirs
11:40 - Saída para a cidade praia de Grossos (via praia de Tibau)
13:00 - Chegada em Grossos
13:30 - Almoço na Barraca da Maria Lucia´s (praia da Barra)
15:00 - Saída para o cais – Prainha
Embarque no passeio de Balsa pelo Rio Ivipanim
com atração musical (panorâmico - mangues e salinas)
16:30 - Chegada à Ponta do Pontal - Areia Branca
(Parada para banho de mar e fotos)
17:00 - Retorno ao cais – visita ao ponto turístico Moinho Holandês
Retorno à Mossoró – hotéis de origem
Noite livre – Projeto “Boca da Noite”
Encerramento das festividades juninas de Mossoró
Inclusos no passeio:
- Transfer rodoviário: hotel /Salina/Praia/hotel
- Guia credenciado
- Atração musical na Balsa – Netinho Santos e Banda
- Almoço em Grossos
- Água mineral (Transfer ônibus)
- Kit turístico da Costa Branca
Obs.: Passeio à Salina e à praia recomenda-se roupas claras e leves, tênis, óculos de sol, boné e protetor solar.
-Bebidas alcoólicas NÃO incluso no pacote.
Assessoria de Comunicação e Relacionamento com a Mídia
Vinicius Rafael Silva de Araújo, de 21 anos, volta a sentar no banco dos réus, nesta quarta feira 24 de maio em Mossoró, para ser julgado pelo homicídio praticado contra Bruno Alysson do Nascimento, crime ocorrido no dia 5 de abril de 2022, na Rua Emílio Castelar, no bairro Barrocas.
A vítima, que era homossexual, foi morta por estrangulamento dentro de sua própria casa. Bruno Alysson foi encontrado com um fio enrolado em volta do pescoço. (Relembre o caso) O julgamento está previsto para ser iniciado às 9h00min, no Fórum Municipal Desembargador Silveira Martins em Mossoró.
A sessão de julgamento será presidida pelo Juiz Vagnos Kelly Figueiredo de Medeiros e terá na acusação, representando o Ministério Público, o promotor de justiça, Ítalo Moreira Martins. Já a defesa do réu, ficará a cargo da advogada Maria Clívia Duarte.
Histórico
Vinicius Rafael já foi condenado em julgamento anterior, a 18 anos de prisão, pelo homicídio em que foi vítima o também homossexual, Hadirson Kaio Marcelino da Silva, crime ocorrido no dia 9 de maio de 2022. O corpo dele que era fisioterapauta foi encontrado em um matagal no Loteamento Três Vinténs, próximo a rotatória do Santa Delmira. (Relembre o Caso)
De acordo com investigação da DHPP os crimes praticados contra as duas vítimas, além de Vinicius, teve a participação de um menor de idade. Eles conheceram as vítimas através de uma aplicativo de relacionamento. Saíam para fazer o programa e depois matavam as vítimas, alegando que elas se negavam a realizar o pagamento.
Um veículo do tipo Saveiro Cross, e duas motos com queixas de roubo, foram recuperados pela Força Tática do 2º Batalhão, na noite desta segunda feira 22 de maio, na região conhecida como Lagamar, no bairro Santo Antônio em Mossoró no Rio Grande do Norte.
De acordo com informações da PM, no momento que os policiais entraram na área de mata em busca do veículo, indivíduos que estavam no matagal passaram a efetuar disparos contra a guarnição.
Foi necessário o revide a injusta agressão e no confronto um suspeito de 19 anos, ficou ferido no confronto e foi socorrido ao hospital. O suspeito ferido foi preso e os veículos recuperados e apresentados na delegacia da Polícia Civil de plantão para os procedimentos.
O Diário Oficial do Estado desta terça-feira (23) publicou Lei 11.440, de 22 de maio de 2023, sancionada pela governadora Fátima Bezerra, criando o programa "Abaixe o Tom", contra o assédio moral e o constrangimento moral no âmbito da administração pública estadual direta, indireta, fundações públicas e autarquias no Estado do Rio Grande do Norte.
Considera-se assédio moral toda ação, gesto ou palavra que tenha por objetivo ou efeito constranger ou humilhar o servidor público civil, praticada de modo repetitivo e prolongado, durante o expediente do órgão ou entidade, por servidor público civil, abusando das prerrogativas conferidas em virtude de seu cargo ou de influência pessoal, situação profissional, conhecimento, experiência, com danos ao ambiente de trabalho, ao serviço prestado ao público e ao próprio usuário, bem como à evolução da carreira ou à estabilidade funcional do servidor constrangido.
Já o constrangimento moral se configura quando ocorre qualquer atitude abusiva por parte da chefia em relação ao subordinado, do subordinado em relação ao agente que está em posição de chefia ou entre colegas de trabalho.
A apuração do assédio será feita de forma imediata por provocação da parte ofendida ou de ofício pela autoridade que tiver conhecimento da prática de assédio moral ou de constrangimento moral, mediante sindicância ou processo administrativo.
De acordo com a lei, fica assegurado ao servidor acusado da prática de assédio moral ou de constrangimento moral o direito de ampla defesa das acusações que lhe forem imputadas, nos termos das normas específicas de cada órgão da administração ou fundação, sob pena de nulidade.
Comprovado o assédio moral, ficará o infrator sujeito a advertência, suspensão de até 90 dias, destituição do cargo de confiança ou função, multa e demissão. Na aplicação das penalidades serão considerados os danos que delas provierem ao ofendido e para o serviço público prestado ao usuário, bem como as circunstâncias agravantes e atenuantes e os antecedentes funcionais do infrator e do ofendido.
Paralelamente à sanção da Lei 11.440/23, a Secretaria de Estado da Administração anunciou a criação de um grupo de trabalho para revisar a legislação de combate a outras formas de violência nas repartições públicas estaduais. A Portaria nº 1.088, que designa os servidores para compor o grupo, também foi republicada nesta terça-feira (23) no Diário Oficial do Estado.
Para o secretário da Administração, Pedro Lopes, que assina a portaria, trata-se de uma iniciativa essencial para garantir o exercício digno do trabalho realizado pelos agentes públicos. "É fundamental combater toda e qualquer forma de assédio, ao mesmo tempo em que devemos procurar promover a cultura do respeito e relações harmoniosas no ambiente público. Para isso, o Governo do Estado pretende desenvolver orientações e diretrizes para enfrentamento de condutas que possam causar danos à dignidade e integridade do servidor.
SE suas palavras forem ásperas e duras, se em todas as criaturas você descobrir um adversário, a vida se tornará uma tortura! No entanto, repare que a Terra é uma escola sagrada. E você poderá ser feliz, se conseguir ver em todos a boa vontade que os anima. Atraia para sua convivência amigos devotados, por meio de suas palavras, mas sobretudo de seus pensamentos voltados sempre para o amor e o serviço do próximo.