Pesquisar este blog

15 fevereiro 2024

APODI/RN: GILBERTO OLINTO SOFRE ACIDENTE NA BR-405, PRÓXIMO A JUCURI

Um acidente de trânsito foi registrado na tarde desta quinta feira(15) na BR-405 próximo à comunidade de Jucuri.
Gilberto Olinto capotou seu carro, tipo Corsa Classic, que acoplanou na água que estava na pista e desceu um barranco, quando retornava de Mossoró com um irmão, uma irmã, dois senhores e um sobrinho. 
Todos saíram bem e houve apenas danos materiais, graças a Deus!

Lula: “A retomada das negociações de paz é uma causa universal”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou na tarde desta terça, 15 de fevereiro, durante sessão extraordinária da Liga dos Estados Árabes, no Cairo (Egito), e voltou a defender uma solução de paz para o conflito entre Israel e Hamas. Para ele, a única maneira de garantir um futuro digno para a população palestina é que ela possa ter seu território e sua autonomia reconhecidos pela comunidade internacional.

A posição do Brasil é clara. Não haverá paz enquanto não houver um Estado palestino, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas, que incluem a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como capital. A decisão sobre a existência de um Estado palestino independente foi tomada há 75 anos pelas Nações Unidas

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República

A posição do Brasil é clara. Não haverá paz enquanto não houver um Estado palestino, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas, que incluem a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, tendo Jerusalém Oriental como capital. A decisão sobre a existência de um Estado palestino independente foi tomada há 75 anos pelas Nações Unidas. Não há desculpas para impedir o ingresso da Palestina na ONU como membro pleno. A retomada das negociações de paz é uma causa universal. E é a nossa causa”, afirmou o presidente.

Lula criticou a ineficiência do sistema de governança global, que não consegue impedir a eclosão de conflitos, muitas vezes causados pelos próprios países que são membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU. Integrantes que além de agir contra decisões da entidade ainda têm poder de veto para barrar sanções mais efetivas.

É preciso repensar para que a gente aumente o número de países no Conselho de Segurança. É preciso acabar com o direito de veto. São os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU os países que produzem armas, que vendem armas e que ultimamente têm feito as guerras. Foi assim no Iraque, foi assim na Líbia. A Rússia não pediu para ninguém para invadir a Ucrânia”, destacou ele.

O secretário-geral da Liga dos Estados Árabes, o egípcio Ahmed Aboul Gheit, afirmou que os países integrantes da instituição ficaram muito felizes com o retorno do Brasil a suas relações “normais” com os países árabes, após o que qualificou como um período “turbulento”.

AUXÍLIO
Para o presidente Lula, a decisão de diversos países alinhados a Israel, de cortar o financiamento à UNRWA, a agência da ONU que presta auxílio aos refugiados da Palestina no Oriente Médio, pode ter consequências humanitárias graves. Ele anunciou que o Brasil seguirá apoiando a entidade.

No momento em que o povo palestino mais precisa de apoio, os países ricos decidem cortar a ajuda humanitária à Agência da ONU para os Refugiados da Palestina (UNRWA). As recentes denúncias contra funcionários da agência precisam ser investigadas, mas não podem paralisá-la. Refugiados palestinos na Jordânia, na Síria e no Líbano também ficarão desamparados. É preciso pôr fim a essa desumanidade e covardia. Meu governo fará novo aporte de recursos para a UNRWA. Exortamos todos os países a manter e reforçar suas contribuições”, declarou.

ATAQUES
No discurso, o presidente Lula voltou a reforçar a posição do Brasil sobre o conflito, condenando veementemente não apenas o ataque do Hamas contra Israel, mas também destacando que a resposta israelense tem sido desproporcional e causado perdas irreparáveis com vítimas majoritariamente civis, como mulheres, crianças e idosos.

O ataque do Hamas de 7 de outubro contra civis israelenses é indefensável e mereceu veemente condenação do Brasil. A reação desproporcional e indiscriminada de Israel é inadmissível e constitui um dos mais trágicos episódios desse longo conflito. As perdas humanas e materiais são irreparáveis. Não podemos banalizar a morte de milhares de civis como mero dano colateral”, lamentou.

O QUE É
A Liga dos Países Árabes é uma organização fundada em 1945 no Egito, com o objetivo de reforçar laços econômicos, sociais, políticos e culturais entre os seus integrantes. Foi criada por seis membros: Egito, Iraque, Transjordânia, Líbano, Arábia Saudita e Síria. Atualmente, conta com 22 Estados, com uma população superior a 450 milhões de habitantes. São eles: Arábia Saudita, Argélia, Bahrein, Catar, Comores, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Palestina, Síria (suspensa), Somália, Sudão e Tunísia.

VIAGEM
O presidente Lula passou pelo Egito para uma visita de Estado e foi recebido na manhã desta quinta pelo presidente Abdel Fattah Al-Sisi. Após a visita à sede da Liga Árabe, ele embarcou para Adis Abeba, capital da Etiópia, para participar como convidado da Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, nesta sexta-feira e sábado, dias 16 e 17.

*Agora RN

SÃO MIGUEL/RN: [VÍDEO] PERSEGUIÇÃO POLICIAL COM TIROS CONTRA DOIS HOMENS É REGISTRADA POR MORADORES

URGENTE: No início da tarde desta quinta-feira (15), moradores de São Miguel registram uma perseguição policial contra, supostamente, dois homens que fugiram da polícia no estado do Ceará, e entraram no Rio Grande do Norte.
Moradores gravaram o momento em que a polícia consegue abordar um dos foragidos em cima de um andaime em um prédio em construção.
Veja vídeo:
Os barulhos dos tiros também foram gravados em áudios pelos moradores.
A ocorrência ainda está em andamento e voltamos com mais informações em instantes.

*GRUPO CIDADÃO 190

APODI/RN: CHOVEU NA QUARTA FEIRA DE CINZAS

Após carnaval, a cidade de Apodi foi contemplada com uma chuvinha na noite de quarta feira de cinzas.
No bairro Bacurau I, o nosso pluviômetro registrou 12 milímetros.
As previsões indicam, que poderemos ter mais precipitações na cidade e região.

ÓTICA GOMES, O BEM ESTAR DA SUA VISÃO

Ala do PL vê possibilidade de prisão de Bolsonaro nos próximos dias

As bancadas Partido Liberal (PL) na Câmara e no Senado são unânimes em dizer que o partido é alvo de “perseguição política” sobre as recentes operações Polícia Federal contra integrantes da sigla, especialmente contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na avaliação dos integrantes da legenda, as últimas ações abrem caminho para uma prisão de Bolsonaro, considerando uma medida mais enérgica pode se dar nos próximos meses ou, a depender dos eventos seguintes, já nos próximos dias, semanas.

Além disso, os chamados ‘bolsonaristas’ temem prejuízo sem precedentes para o PL nas eleições municipais de outubro, a considerar o fato de que o cacique, Valdemar Costa Neto, está proibido de estabelecer contato com Bolsonaro.

Neste ano, a sigla do ex-presidente da República tem a meta ambiciosa de eleger ao menos 1.500 prefeitos em todo o país. Até o fim de 2023, por exemplo, o PL contava com 371 prefeituras.

Em março, como já estava no roteiro do partido, iniciaria a caravana de Bolsonaro pelo Brasil, com o objetivo de visitar todos os estados brasileiros. As andanças incluem cidades inteiras de alguns redutos chaves, como São Paulo, onde a direita conta com expressividade em locais como o interior paulista.

No entanto, com as ações aplicadas por Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), uma interrogação foi colocada nas agendas futuras do PL, considerando que qualquer movimentação política pode ser enquadrada, segundo a cúpula, como medida ilegal e, com isso, resultando em eventuais investidas judiciais.

*Jair Sampaio

MOSSORÓ/RN: FUGITIVOS DO PRESÍDIO FEDERAL PODEM TER ARROMBADO CASA NA ZONA RURAL; POLÍCIAS FAZEM BUSCAS

Uma granja foi alvo de criminosos durante a madrugada desta quinta-feira (15), na zona Rural de Mossoró. A suspeita é que os fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró tenham praticado o crime, mas até agora, eles não foram localizados.
A Polícia Militar, através do 2° Batalhão, está realizando diligências na localidade conhecida como Sítio Rancho da Caça, na Serra Mossoró, Oeste potiguar.
De acordo com o oficial do batalhão, os agentes receberam a informação por parte de moradores da região sobre o arrombamento. Uma equipe da PM foi enviada ao local para checar a denúncia. Ao chegar no endereço, os agentes de segurança confirmaram a ocorrência.
Segundo o comandante, peças de roupas, calçados e alimentos teriam sido levados da residência. Diligências estão sendo realizadas neste momento na região, com objetivo de identificar e localizar os suspeitos.
Uma operação de segurança que conta com o Gabinete de Crise foi deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte para auxiliar nas buscas pelos dois detentos que fugiram da unidade prisional. A fuga só foi percebida na manhã desta quarta-feira (14). Segundo as informações, uma “falha estrutural” teria facilitado para que os presos escapassem.

*Novo Notícias

CAMPO REDONDO/RN: COM CHUVA DE 210 MILÍMETROS AÇUDE MÃE D'ÁGUA TRANSBORDA

Após as fortes chuvas que caíram nas última horas em Campo Redondo-RN (nessa quarta-feira 14/02), o maior reservatório do município, o açude Mãe D’água, amanheceu transbordando (sangrando). A informação foi confirmada ainda na madrugada pelo vigilante noturno, Almir.
As chuvas que caíram nas cabeceiras dos principais rios que deságuam no açude ficaram acima dos 100 mm.
A chuva mais forte foi registrada no sítio Baldo, que fica a 10 km da cidade, onde foi registrado 210 mm. Esse é o terceiro ano seguido que o açude Mãe d’água transborda, fato que não acontecia há muitos anos.
A última vez que esse fato aconteceu foi na primeira década dos anos 2000, quando o reservatório chegou a transbordar quatro anos seguidos: 2008, 2009, 2010 e 2011.

*Blog JS

ÓTICA GOMES, O BEM ESTAR DA SUA VISÃO


MACAÍBA/RN: CRIME DE HOMICIDIO É REGISTRADO NA ZONA RURAL

O Município de Macaíba, localizada na Grande Natal, registrou um crime de homicídio nesta noite de Quarta-feira (14).
A principio, o site foi informado que a um homem foi assassinado a tiros na comunidade rural de Lagoa do Sitio, próximo ao Distrito de Traíras.
De acordo com um popular que chegou a conversar com a nossa equipe, o mesmo era bastante conhecido na região e atendia pelo o apelido de "Dudu".
A Policia Civil de Macaíba deverá investigar o caso.

*Conect TV

Pagamento do abono salarial PIS-Pasep começa nesta quinta; veja quem vai receber

Imagem caixa-divulgação

O pagamento do abono salarial em 2024 começa na quinta-feira (15) e segue até o dia 15 de agosto. Os primeiros a receber são os nascidos em janeiro.

Em 2024, terão direito ao abono salarial 24.874.071 profissionais, dos quais 21.982.722 são de empresas privadas e irão receber pela Caixa Econômica Federal, enquanto os outros 2.891.349 possuem vínculo público e irão receber pelo Banco do Brasil.

No geral, têm direito ao abono funcionários da iniciativa privada (PIS) e servidores públicos (Pasep) que trabalharam durante pelo menos 30 dias no ano-base e receberam até dois salários-mínimos por mês.

O banco de recebimento, data e os valores, inclusive de anos anteriores, estão disponíveis para consulta no aplicativo Carteira de Trabalho Digital e no portal Gov.br.

Quem tem direito?

Os valores distribuídos em 2024 terão 2022 como ano de referência. Esse intervalo de dois anos se dá por conta de um atraso no calendário do PIS/Pasep ocasionado pela pandemia. Antes, a diferença entre o período de pagamento e o de referência era normalmente de um ano.

*Istoé