/* <![CDATA[ */ (function (doc

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

APODI-RN: NESSE MOMENTO A PROCISSÃO COM A IMAGEM DA PADOEIRA PERCORRE AS RUAS DA CIDADE

Os fieis católicos estão em procissão pelas ruas da cidade de Apodi. Nesse ano, o povo percorre a pé. Diferente do ano passado, que devido a pandemia, houve um carreata. 
Pessoas pagando promessas, caminhando descalço e demonstrando a fé na padroeira Nossa Senhora da Conceição. 

APODI-RN: PERCURSO DA PROCISSÃO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, HOJE

A procissão nesse ano retorna ao seu modo tradicional.
Um dos momentos mais esperados da Festa da Padroeira.
Saída às 17h, da Igreja Matriz.
Viva Nossa Senhora! Viva!

Segue o percurso:
  • Saindo da Matriz
  • Dix Sept Rosado
  • Almirante Barroso
  • Adrião Bezerra
  • BR 405
  • Marechal Floriano
  • São Vicente
  • Nossa Senhora da Conceição
  • Igreja Matriz.

IPANGUAÇU-RN: CARRO DE ESCOLTA DE EQUIPAMENTOS EÓLICOS BATE DE FRENTE COM CAMINHÃO NA RN-118

Acidente aconteceu na RN-118, na zona rural de Ipanguaçu. — Foto: Cedida / Assu Notícias
Um carro que fazia escolta de equipamentos de uma empresa de energia eólica bateu de frente com um caminhão na RN-118, no município de Ipanguaçu, na manhã desta quarta-feira (8). Apesar da gravidade do acidente, ninguém ficou ferido.

O acidente aconteceu por volta das 5h40, em um trecho próximo a localidade sítio Baldum, na zona rural do município.

De acordo com informações do Núcleo de Operações Rodoviárias Estadual, o Fiat Mobi seguia em direção à cidade de Ipanguaçu e o caminhão Mercedes vinha em sentido contrário quando bateram de frente. A polícia não informou o que teria provocado a colisão.

O carro ficou no meio da via e o caminhão foi parar às margens da RN, próximo às casas da comunidade. Os condutores dos veículos não tiveram ferimentos e permaneceram no local.

Ainda de acordo com a polícia rodoviária, a documentação dos dois veículos e dos condutores estava regular. Os veículos foram retirados e a via liberada.

Caminhão foi parar próximo as casas da comunidade. — Foto: Cedida / Assú Notícias

*Do G1 RN

CARNAUBAIS-RN: GOVERNADORA CUMPRIRÁ AGENDA NA CIDADE NA PRÓXIMA SEXTA FEIRA


CONVITE DE CANTORIA!!!!

NATAL-RN: HOMEM MORRE EM INCÊNDIO DENTRO DE CASA NA ZONA OESTE

Um homem morreu durante um incêndio que aconteceu na casa em que morava na madrugada desta quarta-feira (8) no bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal.

Vizinhos relataram que ainda tentaram apagar o fogo e abrir a porta do imóvel para resgatar a vítima, mas o teto caiu, bloqueando a passagem.

O homem foi identificado inicialmente pelos vizinhos como João Batista, mais conhecido como "Gogó".

"Eu moro na rua aqui do lado e quando cheguei o fogo já estava todo alastrado, consumindo o teto da casa, os móveis. Já tinha umas pessoas tentando apagar o fogo com uma mangueira. Eu mandei ligarem para o Corpo de Bombeiros e fiquei com um balde. Também chamamos um vizinho que tem um extintor, o que deu uma amenizada", contou um dos vizinhos, o conferente João Batista.
Homem morreu durante incêndio em casa no bairro Felipe Camarão, em Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado por volta das 4h para a ocorrência na Travessa Lucena. Quando a equipe chegou ao local, a população já tinha controlado o incêndio, porém o corpo de um homem foi localizado dentro do banheiro do imóvel.

Os bombeiros ainda localizaram uma caixa de isopor com água, que ele pode ter usado para combater o fogo.

A corporação ainda informou que a causa do incêndio será investigada, mas vizinhos relataram que o homem costumava fazer fogo à noite, o que pode ter provocado as chamas.

A Polícia Civil e o Instituto Técnico-Científico de Perícia foram ao local para dar início à investigação e recolher o corpo da vítima.

*Do G1 RN

SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN: SUSPEITO DE ESTUPRAR E MATAR JOVEM DE 27 ANOS É PRESO PELA POLÍCIA CIVIL

Policiais civis da Delegacia Municipal (DM) de São José de Mipibu deram cumprimento, nesta terça-feira (07), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de Cláudio Mailton Gomes do Nascimento, mais conhecido como “Tiquinho”, 31 anos. Ele foi detido no distrito do Mendes, em São José de Mipibu, pela suspeita da prática de homicídio qualificado.
O crime, que foi cometido dia 26 de novembro deste ano, onde vitimou Cícera Vera Lúcia de Alencar Paiva, 27 anos. (RELEMBRE)
O mandado de prisão foi expedido pela Vara Única da Comarca de São José de Mipibu. Segundo as investigações, o suspeito teria dado uma carona à vítima, por volta das 18h, no bairro Taborda, em São José de Mipibu, conduzindo a vítima para uma região de matagal, onde teria praticado o estupro e, em seguida, o homicídio.
O corpo de Vera Lúcia foi encontrado no dia 29 de novembro, na barragem da comunidade do Pau-Brasil. Anteriormente, Claudio Mailton havia sido detido pelo crime de estupro contra uma mulher e uma criança.
Ele foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN - SECOMS.

PORTO DO MANGUE-RN: PM DE PORTO DO MANGUE RECUPERA VEÍCULO COM QUEIXA DE ROUBO

A VTR 1220 da composta pelo 1° Sgt Miguel, 3° Sgt Fernandes e o 3° Sgt Glênio, se encontrava em patrulhamento de rotina, por volta das 11hs em uma estrada carroçável na comunidade do alagamar na cidade de Porto do Mangue e encontraram um veículo tipo gol cor vermelho de placa 0VZ 33 44 ano 2014 da cidade de Carnaubais-RN.
Foi realizada a consulta e foi constatado que o veículo foi roubado no último dia 05. por volta das 19h00 na comunidade de bela vista no município de Carnaubais.

*Passando na Hora

MOSSORÓ-RN: PM RECUPERA VEÍCULO ROUBADO QUE USAVA PLACAS DE UM CARRO DE POLICIAL DE NATAL

Policiais militares do 2º BPM foram acionados pelo CIOSP, na noite desta segunda feira 06 de dezembro para uma área localizada entre a Favela do Fio e o Conjunto Redenção na zona Oeste de Mossoró.
Ligações via 190 chegaram na Central de Comando da PM dando conta de um confronto armado entre facções criminosas rivais, naquela região deixando a população assustada. Durante a intervenção policial, os grupos rivais se dispersaram, pondo fim a troca de tiros e fugiram com destino ao Redenção.
A PM realizou diligências em todo o núcleo habitacional, mas não conseguiu prender nenhum suspeito, mas em contra partida, recuperou um carro modelo Volkswagen Gol de cor vermelha, que estava com placas clonadas e tinha queixa de roubo.
De acordo com a Polícia Militar, o veículo estava com placas OJV-0785 registrado para Natal em nome de um subtenente do 1° Batalhão de Polícia Militar da capital do estado. Os elementos acabaram abandonando o carro. O veículo foi encaminhado à delegacia de Plantão da Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

*Fim da Linha

PARNAMIRIM-RN: ADOLECENTES INFRATORES FAZEM MOTIM EM CENTRO SOCIOEDUCATIVO

Adolescentes infratores fazem motim em centro socioeducativo na Grande Natal — Foto: Cedida
Adolescentes infratores realizaram um motim na tarde desta terça-feira (7), no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Pitimbu, localizado em Parnamirim, na Grande Natal. Com barras de ferro, os internos promoveram um quebra-quebra na unidade, mas nenhum deles conseguiu fugir.
Barras de ferro e pedaços de madeira foram usados pelos menores no motim – Foto: Cedida

De acordo com os agentes educadores, os adolescentes estavam em duas salas de aula – cinco internos em cada. Eles pegaram as barras de ferro dos cobogós e das cadeiras, além de pedaços de madeira, e conseguiram arrombar as grades das salas e o portão principal da unidade.

Os agentes educadores pediram a ajuda aos policiais penais da Penitenciária Estadual de Parnamirim, e conseguiram conter o motim, que durou uma hora e meia, sendo controlado às 17h30.

Além das salas de aula, a biblioteca e a sala dos instrumentos também foram depredadas – livros jogados ao chão e armários derrubados.

*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: FESTA DE SANTA LUZIA CONTA COM APOIO DO TRÂNSITO E DA GUARDA MUNICIPAL

A Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM) reforçou o esquema de segurança para a Festa de Santa Luzia 2021. Representantes e organizadores do evento participaram de reuniões com o corpo técnico do Departamento de Mobilidade e Segurança da SESDEM para traçar a atuação da secretaria durante o evento. Este ano a programação promovida pela Diocese de Mossoró conta com reforço das equipes de trânsito e da Guarda Civil Municipal.

As festividades da padroeira de Mossoró acontecem anualmente de 3 a 13 de dezembro, tendo várias ações durante o período. O novenário que ocorre no adro da Catedral de Santa Luzia, no centro da cidade, é prestigiado por centenas de fiéis todas as noites. Para garantir a segurança dos devotos, a secretaria realizará intervenções nas imediações da igreja a partir das 18h.

De acordo com Luís Correia, diretor executivo de Mobilidade, o município vai intensificar a atuação dos agentes de trânsito na orientação e organização do fluxo de veículos. “O número de pessoas que tradicionalmente procuram esse evento é extremamente alto. Então, é fundamental a presença do agente de trânsito e a presença da secretaria para que possamos planejar e organizar o trânsito durante as festividades”, comentou Luís Correia.

Além das intervenções durante as novenas na Catedral, o trânsito municipal também participará das atividades com a Pedalada da Luz, Motorromaria, Caminhoneiros da Luz e a procissão da padroeira que ocorrerá no dia 13 de dezembro, finalizando os festejos da virgem de Siracusa.

O diretor de Mobilidade destaca ainda que “Nesse momento em que temos a promoção desses eventos, vamos garantir a segurança de todos por meio das intervenções. Sendo assim, os devotos da padroeira de Mossoró estarão assistindo a programação em segurança. Neste ano mais agentes estarão empenhados no trabalho de organizar o trânsito”, completou.

Titular da Secretaria de Segurança, Cledinilson Morais enfatiza que “A festa de Santa Luzia é muito importante para a nossa cidade. A festa mobiliza pessoas de várias regiões do país, que vêm a Mossoró acompanhar a procissão. Durante a realização dos eventos vamos contar com os batedores, na promoção da segurança dos devotos. Os agentes de trânsito vão promover o deslocamento de forma segura de cada um dos participantes”, explicou Cledinilson.

*O Câmera

PORTALEGRE-RN: HOMEM É MORTO A GOLPES DE FACA PEIXEIRA

Um crime de homicídio por arma branca, a conhecida faca peixeira foi registrado na noite desta terça feira, 07 de dezembro de 2021, na cidade de Portalegre região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte.
A vítima foi identificada apenas como "Ronaldo", que após ser ferido ainda chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu dentro da ambulância do município.
De acordo com informações da Polícia Militar daquela cidade, o principal suspeito de ter matado a vítima a facadas é o preso de justiça monitorado por tornozeleira eletrônica, Antônio Carlos Nobre, conhecido como "Antônio de Mocinha" que fugiu após o crime.
A Polícia ainda não sabe qual teria sido a motivação do crime. O acusado cumpria pena por crime de roubo e a cerca de 15 dias ganhou progressão de pena, saindo do regime fechado para o semi-aberto monitorado por tornozeleira eletrônica.
O corpo da vítima foi encaminhado para IML do ITEP, unidade de Pau dos Ferros, onde será examinado e depois liberado para os familiares. A Polícia Civil da cidade vai investigar o crime.

*Fim da Linha

UFRN: Alunos de medicina questionam atividade de extensão com cunho religioso

Um ação de extensão com cunho religioso chamou atenção de estudantes de medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A atividade está sendo ofertadas aos alunos, que questionaram que a disciplina “Construção do Reino de Deus” estaria ferindo o caráter laico do estado. A instituição, por sua vez, defende a prática e diz que a ação está envolvida em uma disciplina optativa da grade do curso.

Em nota, a instituição afirmou que a oferta da atividade foi aprovada pelo Departamento de Medicina Clínica (DMC) do Centro de Ciências da Saúde (CCS). A Universidade destacou que o evento atende os requisitos, destacando o “pluralismo de ideias e concepções pedagógicas”.

Em entrevista ao portal O Globo, o estudante de medicina da instituição, Marcelo Carvalho, relatou que a disciplina começou a ser ministrada em maio e deve ser concluída até o próximo dia 15 de dezembro. Ele faz críticas à oferta por parte da instituição e fala que, independente de qual religião seja a iniciativa, o espaço acadêmico não é “para isso”. “É bem controverso uma instituição que se diz laica promover um curso na área médica amparado em premissas religiosas”, afirma o estudante.

Os alunos reagiram à publicação sobre a disciplina pedindo que ela fosse denunciada por ferir o princípio constitucional de estado laico. “Isso é sério? A UFRN está virando uma igreja neopentecostal?”, comentou um estudante. “Num curso de Teologia, eu ja teria achado precária a justificativa (da disciplina), mas em um curso de medicina?”, pergunta outro aluno.

Podem se matricular na ação de extensão alunos e, inclusive, não-alunos que se interessarem. A descrição afirma que a turma comporta até 220 alunos e que a disciplina é auto-financiada pelso responsáveis, não utilizando recurso público.

A reportagem tentou contato com o professor responsável pelo curso, mas não obteve retorno. O espaço da reportagem está aberto para suas considerações.

Confira a descrição completa do curso
“A Universidade tem a vocação institucional da busca do conhecimento em qualquer vertente que ele se apresente. Um dos conhecimentos mais significativos para a humanidade, foi aquele trazido por Jesus, que se dizia filho de Deus e comprovava isso com a produção de fenômenos que estasvam acima da capacidade humana do seu tempo e até os dias atuais, conforme relatos aceitos majoritariame pela maioria das pessoas que é informada.Ele explicava que veio ao mundo a pedido do Pai (Deus), assumir a personalidade do Cristo (Messias, Salvador) para ensinar a humanidade sobre o Amor, e a partir daí construir a família universal que seria a base para a construção do Reino de Deus, uma sociedade civil harmônica e sintonizada com a vontade de Deus.A importância de sua vida foi importante, a humanidade reconhece, pois dividiu o calendário em antes e depois do seu nascimento, nos fatos pré e pós Cristo.Muitas teses, livros, religiões foram desenvolvidas a partir dessas circunstâncias, que pretendem envolver o mundo e tornar realidade o Reino de Deus, a partir da Reforma Íntima feita por cada pessoa em seu próprio coração, tornando-se um cidadão do Reino de Deus, mesmo que esse reino não esteja ainda vigente na sociedade.A Universidade (UFRN) seguindo a sua vocação de procura do conhecimento e de sua aplicabilidade no meio social, procura a partir da disciplina opcional “Medicina, Saúde e Espiritualidade (MSE)”, oferecida pelo Departamento de Medicina Clínica (DMC) do Centro de Ciências da Saúde (CCS), aprofundar o conhecimento da proposta da construção do Reino de Deus para verificar sua aplicabilidade no meio social, com a contribuição de várias fontes de saber que sintonizam para a proposta”.

*Jair Samapio

TRF ANULA CONDENAÇÃO DE HENRIQUE

Henrique Alves está livre em sentido amplo. Ontem, o Tribunal Regional Federal da 1a Região acatou argumento da defesa do ex-ministro para reconhecer a incompetência da Justiça Federal para processar e julgar a ação penal referente à Operação Sepsi.
Com isso, torna-se nula a sentença do juiz da 10a Vara Federal de Brasília que o havia absolvido do crime de corrupção passiva, mas o condenara por lavagem de dinheiro. O processo deverá ser, agora, remetido para a justiça eleitoral do RN.

… para dar o próximo passo

Isso equivale a dizer que Henrique Alves está sem condenação em qualquer esfera ou grau de jurisdição. “É o povo do RN quem poderá melhor julgá-lo, caso ele decida ser candidato nas próximas eleições”. Disse Marcelo Oliveira, advogado de defesa do ex-ministro. 

*As informações são de Rosalie Arruda.

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

Não perca sua serenidade!
Quando a irritação nos move, a saúde se descontrola, os órgãos se perturbam e sofremos terrivelmente.
Se o amigo o traiu, se sua parenta inventou uma calúnia, se aquele a quem você ajudou cometeu uma injustiça, uma ingratidão, perdoe!
São pessoas enfermas: tenha pena deles.
Mas você, não perca sua serenidade, não dê a entender que foi atingido!

Concurso da Fundase/RN tem inscrições prorrogadas; salários chegam a R$ 3.967

As inscrições para o concurso público de Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase) foram prorrogadas até 15 de...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA