Pesquisar este blog

24 agosto 2022

BOA NOTÍCIA SOBRE A ROCHA DA LADEIRA DO APODI

Amanhã isso será resolvido.
Até agora agente do DENIT não tinha tomado as providências porque estava esperando uma liberação.
E estavam questionando também, o tempo que da BR-405 seria interditada.

CANDIDATOS, FILHOS DO APODI!!!!

Muito decepcionado com os políticos! E Apodi tem 5 candidatos na eleição de 2022.
Mesmo decepcionado, gostaria de saber as propostas de todos 5, Gilvan Alves, Saúde de Bevenuto, Carol Gurgel, Luís Carlos e Neilton Diógenes, o que vocês têm de propostas para a EDUCAÇÃO, SAÚDE, TRÂNSITO DE APODI E AS RÁDIOS COMUNITÁRIAS?
Quem for defensor desses candidatos, diga a eles, que eu quero saber!
Na saúde, o Apodi teve a Maternidade fechada e ninguém fez nada para ela funcionar;
Na educação, os estudantes do IFRN estão pagando o transporte e ninguém ajuda com um centavo;
No trânsito, não temos sinalização, apenas os AMARELINHOS para apreender as motos dos pobres, de vez em quando e não se ver melhoramentos nas condições de tráfego; e
Nas rádios comunitárias, ninguém defendendo o funcionamento de uma emissora comunitária, que foi o primeiro veículo de comunicação da cidade, que oportunizou muita gente, inclusive os políticos. Falem aí CANDIDATOS FILHOS DO APODI!!!!

Meu e-mail: erivanmorais3@gmail.com

Traficante é preso com droga, farda da polícia e 'simulacro' de fuzil no RN

Um homem de 25 anos foi preso em flagrante com seis quilos de maconha, farda da Polícia Militar do Rio Grande do Norte e um "simulacro" - objeto que simula uma arma - com formato de fuzil. O caso aconteceu na terça-feira (23) em Parnamirim, na Grande Natal.

Segundo a Polícia Civil, o homem é investigado por integrar uma organização criminosa que atua no estado e já cumpria pena em regime semiaberto, com uso de tornozeleira eletrônico, por causa de duas condenações.

Ainda de acordo com a corporação, o homem também responde por um processo em andamento, e seguia sendo investigado pela Polícia Civil.

Durante uma diligência na casa dele, no bairro Passagem de Areia, os policiais encontram a droga além de uma balança de precisão, fardamentos da Polícia Militar do RN, munições e o simulacro de fuzil.

Ele foi autuado em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse ilegal de munições e receptação e encaminhado ao sistema prisional.

*Do G1 RN

NATAL-RN: Turista é arremessado de buggy após veículo bater em poste

Um buggy bateu em um poste na manhã desta quarta-feira (24) em Natal e um dos passageiros foi arremessado na rua. O acidente aconteceu na Avenida Fabrício Pedroza, em Areia Preta.
Além do motorista, estavam no veículo quatro turistas de Porto Alegre que iam para um passeio nas dunas de Genipabu. O motorista informou que faltou freio.
"Peguei a ladeira e o carro faltou freio. Tentei jogar o carro contra a parede e vim segurando até o poste. Aqui estava um engarrafamento grande e eia atropelar vários carros. Aí o turista voou por cima e caiu no chão", explicou Maurício Souza Neto.
Segundo ele, o veículo estava com a manutenção em dia.
Um dos turistas que estava no buggy contou que não teve tempo de fazer nada. "Foi tudo muito rápido. Logo que entrou na descida faltou freio e ele jogou o carro pra cima do poste", disse o turista Gabriel Meneghel.
O passageiro que foi arremessado do carro foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os outros passageiros e o motorista tiveram ferimentos leves.

*Do G1 RN

IFRN emite nota de esclarecimento sobre manifestações políticas no Campus: “Respeitamos todas as normas eleitorais”

Após a publicação da matéria no BLOGDOBG, em que mostrava alunos do IFRN de Apodi manifestando suas posições partidárias, o Instituto emitiu uma nota de esclarecimento e afirmou “que as imagens veiculadas neste blog foram feitas em espaço público, não cabendo, portanto, responsabilização da Instituição sobre o ocorrido”.

Entenda: FOTOS: IFRN de Apodi “vira” comitê político do PT

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) esclarece que segue as orientações sobre as restrições aplicadas a agentes públicos durante o período eleitoral, contidas na Lei das Eleições nº 9.504/1997 e, ainda através das:
• Resolução n° 23.610/2019 do TSE;
• Instrução Normativa SECOM/SG-PR n° 1, de 11 de abril de 2018;
• Cartilha de Condutas Vedadas aos Agentes Públicos em Eleições 2022, da Advocacia-Geral da União – AGU; e
• Resolução n° 7/2002, da Comissão de Ética Pública.

No caso do Campus Apodi, destacamos que as imagens veiculadas neste blog foram feitas em espaço público, não cabendo, portanto, responsabilização da Instituição sobre o ocorrido.

O IFRN reafirma seu compromisso com a oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade e o respeito a todas as normas eleitorais.

FOTOS: IFRN de Apodi “vira” comitê político do PT

Fotos: Cedidas
Alunos do IFRN do Campus Apodi divulgaram em suas redes sociais qual a preferência política para esta eleição. Como podemos ver nas fotos, o Instituto “virou” comitê político do PT.
Os estudantes seguram bandeiras do candidato à presidência Lula, como também dos candidatos a deputado estadual e federal aqui no estado: Isolda e Mineiro, todos do PT.
Segundo informações que chegaram ao blog na manhã desta quarta-feira (24), as fotos foram feitas ontem (23) e espalhadas pelos próprios alunos.
Confira:

*Do BG

MOSSORÓ-RN: 111ª MORTE VIOLENTA EM 2022 - HOMEM DE 33 ANOS É EXECUTADO A TIROS AO LADO DO VUCO-VUCO NO BOM JARDIM

Mossoró cidade da região Oeste Potiguar, registra mais um homicídio a bala e eleva para 111 o número de assassinatos no município em 2022. O crime aconteceu por volta das 10h50min desta quarta feira 24 de agosto, na Avenida Rio Branco ao lado da Feira Livre do Vuco-Vuco, no Bairro Bom Jardim.

A vítima foi identificada como Maxmyliano Silva de Medeiros, “Sassá”, 33 anos. Ele foi morto com vários tiros de pistola calibre 380. De acordo com a polícia, o mesmo estava em um local de vendas de motos, quando foi surpreendido pelo atirador, que chegou e ao se aproximar, começou a disparar em sua direção.

Testemunhas relataram para a Polícia Civil, que um carro de cor prata, parou em frente a tenda onde estava a vítima e um dos ocupantes, desceu e executou o Sassá, Ele após receber o primeiro tiro, tentou correr, mas sem êxito. De acordo com a polícia, Sassá respondia na justiça por tráfico de drogas e roubo.

Após a perícia o corpo de Maxmyliano Silva de Medeiros foi recolhido e encaminhado para exames de necropsia no IML do Itep. Ainda não há informações sobre motivação e autoria do crime. A DHPP vai investigar o caso.
*Fim da Linha

Comitê do Ceres discute a educação integral no estado

O Departamento de Educação (Deduc), do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), realiza, no dia 1º de setembro, a partir das 8h30, a 19ª Reunião Ampliada do Comitê Territorial de Educação Integral do RN, que discutirá o fortalecimento da educação integral do estado.

A atividade acontece na Escola Municipal 7 de Setembro, localizada no município de São Francisco do Oeste, no Alto Oeste potiguar. Interessados em participar podem se inscrever, gratuitamente, pelo Sigaa.

Apesar de ser voltada para professores, gestores, coordenadores, supervisores e estudantes que atuam com educação integral, o debate é aberto ao público interessado no tema, uma vez que pretende mobilizar o máximo de pessoas em torno do tema discutido.

Realizado por meio do projeto de extensão Articulação de ações integradas em educação integral com interface na decolonialidade, o Comitê atua em torno de ações que ampliam e reforçam as possibilidades da construção de uma política pública de educação integral. Por isso, atua com debates acerca da temática e com mapeamento, participação e elaboração de cursos e eventos que possibilitem a discussão e a troca de experiências diante do assunto.

PRÓXIMO SÁBADO TEM BREGÃO DA 87!!!!

Ciro fala por 30 minutos no “JN”; Bonner e Renata, por 10

Foto: Reprodução
O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, falou durante 29min54s dos 40 minutos de entrevista desta 3ª feira (23.ago.2022) ao Jornal Nacional, da emissora de TV Rede Globo. O restante do tempo (10min06s) foi ocupado pelas perguntas dos apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos. Leia a transcrição da entrevista do pedetista ao JN.

Na sabatina, Ciro se concentrou em explicar a viabilidade das propostas de seu plano de governo. Foi questionado sobre como financiá-las e como obter apoio do Congresso, dada a ausência de alianças de sua candidatura com outros partidos.

O telejornal de maior audiência do país começou a receber na 2ª feira (22.ago) os principais candidatos ao Palácio do Planalto. O 1º havia sido o presidente Jair Bolsonaro (PL). O Jornal Nacional entrevistará o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na 5ª (25.ago) e a senadora Simone Tebet (MDB) na 6ª (26.ago).

Ciro falou por mais tempo que Bolsonaro, que teve 24min37seg da “posse de bola” na sabatina na 2ª. Os apresentadores do telejornal ficaram com 15min23seg. A 1ª pergunta desta 3ª, feita por Renata Vasconcellos, durou 26 segundos e teve 63 palavras. Na 2ª, Bonner demorou 49 segundos e usou 110 palavras no questionamento inicial a Bolsonaro.

“Tenho um programa de renda mínima com status constitucional como ferramenta da Previdência. Para que eu viabilize isso, tenho que confrontar aqueles que mandaram no Brasil esses anos todos”, disse o ex-ministro e ex-governador do Ceará ao ser perguntado sobre o tom de suas críticas a Lula e Bolsonaro.

Os principais assuntos tratados pelos mediadores do JN foram: defesa da democracia; custo do programa de renda mínima; relação com o Congresso; risco de plebiscitos à democracia representativa; reeleição; meio ambiente e Amazônia; combate ao crime organizado.

*Poder 360

ANGICOS-RN: SOGRA E NORA MORREM APÓS CAPOTAMENTO NA BR-304

Duas pessoas morreram e outras três ficaram feridas em um acidente que aconteceu na BR-304 em Angicos, na região Central do Rio Grande do Norte, na tarde desta terça-feira (23). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, as vítimas eram sogra e nora.
Ainda de acordo com a corporação, o veículo modelo Astra seguia com cinco ocupantes e capotou na altura do quilômetro 181 da rodovia, por volta das 15h30. A causa do acidente ainda será investigada.
Uma das vítimas é uma mulher de 80 anos que era mãe do condutor do veículo. Ela ficou presa às ferragens e morreu no local do acidente, antes de qualquer socorro médico.
A outra vítima era a cunhada do condutor, nora da idosa, e tinha 42 anos. Ela chegou a ser socorrida ao hospital, mas não resistiu, segundo a PRF.
As identidades das mulheres não foram informadas pela polícia.
Estrada que cruza o Rio Grande do Norte de Leste a Oeste ligando suas duas principais cidades - Natal e Mossoró - a BR-304 lidera o número de mortes entre as rodovias federais no estado, segundo levantamento feito pelo g1 RN com base nos dados oficiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
De janeiro de 2020 a maio deste ano, o Rio Grande do Norte teve 241 mortes nas sete estradas federais que cortam o estado. Somente a BR-304 foi responsável por 67 óbitos - quase 28% do total.

*Do G1 RN

Casos de violações dos direitos de crianças no RN têm aumento de 119% no 1º semestre de 2022

O Rio Grande do Norte registrou um aumento de 119% nos casos de violações dos direitos das crianças nos seis primeiros meses de 2022. Os dados foram levantados pelo Instituto Santos Dumont (ISD) junto ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH).

Em números absolutos, foram 4.911 violações registradas no primeiro semestre, contra 2.235 casos registrados no mesmo período do ano passado. O número de violações não foi o único que apresentou crescimento: as denúncias no Rio Grande do Norte foram de 555 em 2021 para 958 em 2022, um aumento de 72.6%.

As violações dos direitos humanos da criança consistem em qualquer interferência que se comete contra a integridade física e psíquica, desde maus tratos físicos até a omissão do cuidado que seria necessário para que a criança tenha um desenvolvimento saudável, explica Alexandra Lima, assistente social do ISD.

O cenário de crescimento do índice segue uma tendência nacional de aumento dos casos de violações. No Brasil, o panorama foi de um crescimento de 125% em relação ao primeiro semestre do ano anterior.

Segundo especialistas, esse cenário tem sido reforçado pelo contexto da vulnerabilidade socioeconômica crescente no Brasil desde o começo da pandemia da covid-19.

Os casos de denúncias e violações registradas contra esse grupo, atualmente maiores que os índices para adolescentes e idosos, surgem em um contexto mais amplo, que ultrapassa a violência em si.

Canais e contatos de atendimento e denúncias:
Para denúncias anônimas, disque 100
Delegacia Especializada na Defesa da Criança e Adolescente do RN: (84) 3232-6184
Conselho Tutelar Natal Zona Norte: (84) 3232-7789
Conselho Tutelar Natal Zona Sul: (84) 3232-8458
Conselho Tutelar Parnamirim: (84) 3644-8326
Conselho Municipal dos Direitos Criança Adolescente - Natal: (84) 3223-3333
Conselho Municipal dos Direitos Criança Adolescente - Parnamirim: (84) 3644-8327.

*Do G1 RN

AGENDA DOS CANDIDATOS AO GOVERNO DO RN NESTA QUARTA(24)

Nesta quarta-feira (24), pelo menos, cinco candidatos ao Governo do RN cumprem agenda política. Confira a programação divulgada pelas assessorias:

Antonio Bento (PRTB):
Não informada

Clorisa Linhares (PMB):
08h30 – Inauguração do comitê 35 e adesivaço, em Mossoró
12h00 – Almoço com correligionários, em Mossoró
19h00 – Reunião com amigos e apoiadores, em Tibau

Danniel Morais (PSOL):
Não informada

Fábio Dantas (Solidariedade):
19h00 – Reunião com Tiago da Auto-Escola e Lincoln em Felipe Camarão, na zona Oeste de Natal

Fátima Bezerra (PT):
08h00 – Gravação para programa eleitoral
09h00 – Bandeiraço e adesivaço na Ponte de Igapó, na zona Norte
14h00 – Entrevista na TV Câmara, na Câmara Municipal de Natal
14h30 – Recebe lideranças de Jardim de Angicos, João Câmara, Caiçara do Rio dos Ventos e São José de Mipibu, no comitê

Nazareno Neris (PMN):
Não informada

Rodrigo Vieira (Democracia Cristã):
Não informada

Rosália Fernandes (PSTU):
09h30 – Acompanha candidata a vice, Socorro Ribeiro, em debate sobre educação pública, no auditório do Sinte/RN
12h30 – Entrevista ao programa Boa Tarde RN, na TV Band

Styvenson Valentim (Podemos):

18h00 – Entrevista na 98 FM, em Candelária-Natal/RN.

Números da dengue e Chikungunya diminuem no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou nesta terça-feira (23), o mais recente boletim epidemiológico das arboviroses no Rio Grande do Norte, referente ao período compreendido entre a Semana Epidemiológica 1 até a 32, encerrada em de 13 de agosto de 2022. O boletim traz um panorama do cenário epidemiológico das arboviroses até o momento.

No que diz respeito à dengue, foram notificados, até a Semana Epidemiológica 32, 45.142 casos de dengue no RN, dos quais 7.512 foram confirmados, 38.109 casos considerados prováveis, 7.033 descartados, 9 óbitos confirmados e 21 em processo de investigação. A incidência apresentada foi de 1070,21 casos prováveis por 100.000 habitantes.

Com relação à Chikungunya, foram notificados no RN, até a Semana Epidemiológica 32, 15.605 casos da doença, sendo confirmados 2.798 casos, 12.681 casos considerados prováveis, 2.925 descartados e dois óbitos confirmados. A incidência foi de 356,12 casos prováveis por 100.000 habitantes.

Já no que diz respeito à Zika, entre a semana epidemiológica 1 e 32 de 2022 no RN, foram notificados 6.553 casos da doença, sendo confirmados 468 casos, 4.167 casos considerados prováveis, 2.386 descartados e nenhum óbito confirmado. A incidência foi de 117,02 casos prováveis por 100.000 habitantes.

Com relação a casos de Zika em gestante, houve 20 casos confirmados em 2022, por critério laboratorial. O quantitativo de casos de Zika em gestantes é destacado na análise do cenário epidemiológico, devido à ocorrência de síndromes congênitas associadas ao Zika Vírus.

*Jair Sampaio

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

CULTIVE a alegria em dose máxima.
Alegria, porem, não é barulho: é um estado de alma de quem sente em si a plenitude da vida.
A alegria provém de dentro de nós mesmos, da consciência tranquila, do cumprimento exato de nossos deveres, e vibra em nós apesar de todos os sofrimentos, calúnias e injúrias.
Seja alegre sempre e, quando a tristeza quiser encobrir o sol de sua vida, entoe um cântico de louvor ao pai, e a luz brilhará novamente em você.

Faleceu nesta terça-feira (23) em Mossoró o cantor Vicente Santiago aos 66 anos

Faleceu na tarde desta terça-feira (23) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Santo Antônio o cantor mossoroense Vicente Santiago, aos 66 anos. Segundo informações do comunicador e também músico Horlando Perez, que acompanhou durante muito tempo o seu estado de saúde, chegando inclusive a levantar campanhas de solidariedade, Vicente estava internado há cerca de uma semana e não resistiu há uma série de complicações pelas quais vinha passando nos últimos anos.

“Devido a vários problemas que ele vinha enfrentando desde 2021, teve um ataque cardíaco, foi safenado, depois veio a covid-19, se acidentou e por último agora foi uma questão renal, fazia hemodiálise, passou dois dias sem fazer, porque ele não tinha como ir a hospital e não conseguiu vaga, então, o coração velho não resistiu mais”. Comentou o amigo.

Vicente Santiago chegou a gravar um compacto simples no ano de 1985 intitulado “Pra você se divertir”. Segundo Horlando, um sucesso local: Mossoró perdeu um dos seus maiores músicos locais. Teve uma trajetória brilhante, tendo ganhado dois concursos valorosos, o ‘Mais Bela Voz’, da Rádio Rural de Mossoró e o ‘Revelação do Oeste’, pela Rádio Difusora de Mossoró, promovido pelo saudoso Jota Belmont. Vicente não teve a sorte de fazer sucesso no Brasil, mas tinha talento pra isto. Estamos todos de luto, nossa música está de luto”. Lamentou. Com uma voz forte e marcante, Vicente era considerado por alguns como o “Tim Maia mossoroense” e embalou muitas madrugadas da cidade.

Ainda não há confirmação sobre local de velório e sepultamento. Logo que obtivermos esta informação, repassaremos aos nossos leitores e ouvintes.

Radialista Jota Belmont e Vicente Santiago. Foto: Acervo de Lindomarcos Faustino.

*Difusora de Mossoró