terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

CONVITE DE CANTORIA NO SÍTIO CÓRREGO


ASSU-RN: Pai confirma que casal em carro tentou raptar sua filha e mais duas crianças

O pai de uma criança concedeu entrevista ao programa Microfone Aberto na 89 FM, confirmando que um carro com um casal, tentou raptar sua filha e mais duas crianças, na última sexta-feira, no bairro Parati 2000 em Assú, no Rio Grande do Norte.
Por questão de segurança, a identidade do pai é mantida em sigilo pela imprensa, como também seu endereço. Ele confirmou que sua filha estava na casa dos avós, com outras crianças brincando, quando um carro passou, parou e pediu para as meninas entrarem no carro, assim relatou o pai.
Um detalhe importante, é que o pai relatou que o casal ainda chegou a descer do carro para pegar as meninas, só que elas correram à tempo e o casal fugiu.
Abaixo, segue o áudio do morador relatando o caso que aconteceu com sua filha. O pai da menina, relatou que vai registrar um Boletim de Ocorrência mediante a situação.


*Assú Notícias.

SERRA DO MEL- RN: COLISÃO MOTO COM CAÇAMBA DEIXA UMA VÍTIMA FATAL ENTRE AS VILAS CEARÁ E RIO GRANDE DO NORTE

Um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado na tarde desta terça-feira, 18 de Fevereiro de 2020, no município de Serra do Mel, na região Oeste do Rio Grande do Norte.
Segundo as primeiras informações, um homem ainda não identificado, trafegava numa motocicleta do tipo Traxx quando acabou colidindo na traseira de uma caçamba. O acidente aconteceu entre as Vilas Ceará e Rio Grande do Norte.
A vítima não resistiu os ferimentos e morreu no local. A PM foi acionada e está no local aguardando a equipe do ITEP de Mossoró para fazer a remoção do corpo.


Mais imagens 


*Passando na Hora.

MOSSORÓ-RN: POLÍCIA CIVIL APREENDE DROGAS E PRENDE DUPLA

Policiais civis da Delegacia Especializada de Narcóticos (DENARC) de Mossoró realizaram, na manhã desta terça-feira (18), uma operação que resultou em uma grande apreensão no Loteamento Santa Helena, localizado no bairro Santo Antônio, no município de Mossoró.
De acordo com investigações, um grupo de suspeitos se encontrava em uma residência no bairro Santo Antônio. O local era utilizado para preparação e distribuição de drogas para pontos de comercialização na cidade. Durante a abordagem policial, seis pessoas tentaram fugir. No decorrer da fuga, dois homens foram presos: Marco Antônio Santiago da Silva, de 18 anos, e Vinicius Martins da Silva, de 19 anos.
Na residência, foram apreendidos mais de 900 (novecentas) porções de maconha, outras porções de maconha que ainda não tinham sido embaladas, dinheiro fracionado, apetrechos utilizados para o tráfico, como pequenos sacos plásticos e faca de corte, além de objetos eletrônicos. Também foram apreendidos três veículos, sendo eles um Toyota Hillux, uma motocicleta Honda Titan e uma motocicleta Traxx.
Os dois suspeitos presos, juntamente com todo o material apreendido, foram conduzidos para a DENARC, onde foram autuados pela suspeita da prática dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Eles foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.


*Passando na Hora. 

NATAL-RN: LEI IMPEDE QUE HOMENS AGRESSORES DE MULHERES ASSUMAM CARGOS PÚBLICOS

Legislação é baseada nos princípios da Lei Maria da Penha — Foto: Reprodução/TV Globo
Os homens agressores de mulheres que foram julgados e condenados não poderão assumir cargos públicos no município de Natal. É o que determina a Lei nº 7.015/2020 sancionada na quarta-feira (17) e publicada no Diário Oficial do Município.
A legislação é baseada nos princípios previstos na Lei Maria da Penha, de 2006. "Fica vedado o acesso a cargos públicos no Município de Natal, no âmbito da administração direta e indireta, para agressores de mulheres e meninas", diz trecho da medida.
Segundo a lei, os concursos públicos com vagas para cargos de livre nomeação e exoneração deverão exigir atestado de antecedentes criminais na lista de documentos obrigatórios. Ainda segundo o texto, o condenado pela prática só poderá ocupar cargos públicos em Natal após comprovação do cumprimento da pena. A norma foi proposta pelo vereador Fúlvio Saulo (SD). "A lei é de grande importância para o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher porque possibilita a garantia de que agressores não dividiram o mesmo espaço de trabalho com as mulheres. Espero que essa medida sirva de exemplo para outros municípios também", destaca Maria Tereza Gadelha, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem) da Defensoria Pública do RN.

LBV completa 70 anos de trabalho promovendo a Caridade Completa: a do corpo e da Alma

Em 1º de janeiro de 1950, Dia da Paz e da Confraternização Universal, nascia na cidade do Rio de Janeiro/RJ, Brasil, a Legião da Boa Vontade (LBV). Por isso, 2020 será um marco histórico na vida de colaboradores, voluntários, amigos, parceiros e detodos osque compartilham desse Ideal da Boa Vontade, que há 70 anos promove a Caridade Completa: a do corpo e da Alma.

Prestando contas ao povo
A LBV atua em todo o país, por meio de 82 unidades de atendimento: são Centros Comunitários de Assistência Social, abrigos para idosos, escolas de Educação Básica e escola de capacitação profissional. Em 2019, a Instituição alcançou a marca de 13,6 milhões de atendimentos e benefícios, impactando mais de 300 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social. Também beneficiou mais de 40 mil famílias somente no Natal, com cestas de alimentos não perecíveis e entregou, no início do ano letivo, 19 mil kits de material escolar para crianças e jovens em todo o país.
Ao longo do ano, milhares de atividades foram realizadas para crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e gestantes com foco na música, na dança, no esporte, no meio ambiente, na cidadania, na educação, na alimentação, na saúde, na geração de renda, no trabalho, na comunicação, na segurança e na garantia de direitos, visando à melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, de suas famílias e da comunidade onde vivem. Ações de reflexão, palestras e rodas de conversa também contribuíram para mudar destinos e transformar para melhor muitas histórias de vida.

Solidariedade sem fronteiras
Com o apoio de todos osque acreditam no seu trabalho, a LBV continua sua luta no enfrentamento aos desafios mundiais em prol das populações mais vulneráveis do país e incentivando valores como ética, solidariedade, compaixão, esperança e cidadania, com o diferencial da Espiritualidade Ecumênica. Cabe ressaltar estas palavras do diretor-presidente da Legião da Boa Vontade, José de Paiva Netto: “Quando administramos, devemos fazê-lo oferecendo o melhor de nós hoje. Contudo, sempre mirando o futuro, a almejar uma comunidade, um país, enfim, um mundo pacificado pelo esforço das pessoas de Boa Vontade. Isso quer dizer: agir de forma eficaz no presente, para que o amanhã seja a glorificação do que ousamos realizar agora”.
Conheça a LBV. Apaixone-se pelo trabalho e ajude a multiplicar a Boa Vontade nos corações! Saiba mais acessando: www.lbv.org.br.

MONTE ALEGRE-RN: HOMEM É TIRADO DE CASA E EXECUTADO A TIROS EM ESTRADA DE TERRA

Crime aconteceu na zona rural de Monte Alegre, na madrugada desta terça-feira (18) — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi
Um agricultor foi tirado de casa e executado a tiros em uma estrada de terra em Cobé, na zona rural de Monte Alegre, Grande Natal. O caso aconteceu na madrugada desta terça-feira (18). Durante o crime, os criminosos ainda levaram uma televisão.
A vítima foi identificada como Janilton Pedro da Silva, de 29 anos. O corpo do homem foi encontrado em uma estrada, durante a manhã, com o rosto desfigurado por tiros de arma de fogo.
Segundo a família, Janilton já havia sido preso suspeito de roubo, mas a motivação do crime ainda será investigada. Nenhum suspeito foi preso. A principal linha de da Polícia Civil é de execução.  


*Do G1 RN.

POETAS: JANAILSON CARDOSO E ZÉ ALBINO NO PROGRAMA VIOLAS AO AMANHECER!

Programa apresentado na Luta FM, 88,5 de Apodi!!!!

ÁGUA NOVA-RN: PREFEITO COMEÇA A ENTREGAR MATERIAL ESCOLAR AOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

A Prefeitura de Água Nova realizou na manhã desta segunda-feira, 17, as primeiras entregas dos materiais pedagógicos às crianças da rede municipal de ensino. Cerca de 450 crianças da Escola Municipal Manoel Raimundo receberam os materiais escolares.
O prefeito Ronaldo Souza, distribuiu os materiais junto com a secretária de Educação, diretora e vice-diretora da EMMR, primeira dama do município e o coordenador da secretaria de Educação.




*Por Barbosa Freitas/Nosso Paraná RN.

Reservatórios monitorados pelo Governo estão com 21,53% da capacidade total

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte monitora, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), 47 reservatórios com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pela segurança hídrica estadual. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais divulgado nesta terça-feira (18) indica que mesmo com as recentes chuvas os principais mananciais do Estado não receberam recarga expressiva. Apesar disso, as reservas hídricas superficiais totais continuam superiores ao apresentado mesmo período de 2019.
Em relação ao relatório apresentado no último dia 10 de fevereiro, o açude Itans, localizado em Caicó, que apresentava apenas 0,05% da sua capacidade, se apresenta como seco. Em 2019, neste mesmo período o manancial possuía 1,66% de sua capacidade.
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, com capacidade para 2,37 bilhões de metros cúbicos, atualmente está com 521.088.765 m³, correspondentes a 21,96%. No mesmo período do ano passado o reservatório estava com 476.585.733 m³, percentualmente, 19,86% da sua capacidade total.
Segundo maior reservatório do Estado, a Barragem Santa Cruz do Apodi, com capacidade para 599.712.000 m³, acumula atualmente 108.467.001 m³, o que corresponde a 18,09% do seu volume total. Em 2019, o manancial estava com 132.484.526 m³, percentualmente, 22,09% da sua capacidade total.
O açude Umari, localizado em Upanema, com capacidade para 292.813.650 m³, atualmente acumula 81.973.503 m³, percentualmente, 28% da sua capacidade total. Já no mesmo período do ano passado o reservatório estava com 98.297.416 m³, correspondentes a 33,57% do seu volume máximo.
As reservas hídricas superficiais totais do Estado atualmente são 942.298.261 m³, percentualmente, 21,53% da capacidade total de acumulo das bacias potiguares, que é de 4.376.444.842 m³. No mesmo período do ano passado o volume total das reservas hídricas monitoradas era de 932.099.976 m³, percentualmente, 21,29% da capacidade total.
Dos 47 reservatórios monitorados pelo Igarn, 12 permanecem com menos de 10% das suas capacidades, considerados em nível de alerta, percentualmente, 25% dos mananciais monitorados. Já os secos são 7, o correspondente a 14,89% dos reservatórios. No mesmo período do ano passado os mananciais em nível de alerta eram 9, percentualmente, 19,14% dos açudes monitorados. Os secos eram 8, percentualmente, 17% dos mananciais monitorados.
Os reservatórios com níveis inferiores a 10% são: Bonito II, localizado em São Miguel; Jesus, Maria, José, em Tenente Ananias; Lucrécia, localizado no município de Lucrécia; Malhada Vermelha, em Severiano Melo; Zangalheiras, em Jardim do Seridó; Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari; Passagem das Traíras, em São José do Seridó; Esguicho, em Ouro Branco; Cruzeta, localizado na cidade de Cruzeta; Dourado, em Currais Novos; Santa Cruz do Trairi, em Santa Cruz e Flechas, localizado em José da Penha.
Já os secos são: Santana, localizado em Rafael Fernandes; Pau dos Ferros, localizado em Pau dos Ferros; Pilões, localizado no município de Pilões; Inharé, em Santa Cruz; Trairi, em Tangará, Japi II, em São José do Campestre e Itans, localizado em Caicó. 


*ASSECOM/IGARN.

EMPARN: CHUVAS REGISTRADAS DE ONTEM PARA HOJE EM TODO O RN

Per.: das 7:00hs de 17/02/2020 as 7:00hs de 18/02/2020
No. Postos Existentes: 174 No. Postos sem Contato: 66
No. de Postos com Chuva: 55 No. de Postos sem Chuva: 53

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR

Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 103,7
Francisco Dantas(Emater) 98,0
Pau Dos Ferros(Particular) 86,0
Dr. Severiano(Emater) 74,0
Antonio Martins(Emater) 70,0
Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 62,5
Portalegre(Particular) 60,6
Vicosa(Prefeitura) 43,8
Umarizal(Fazenda Camponesa(partic)) 33,0
Martins(Particular) 31,2
Lucrecia(Emater) 27,3
Severiano Melo(Prefeitura) 25,0
Coronel Joao Pessoa(Emater) 22,0
Rafael Fernandes(Emater) 21,0
Ipanguacu(Emater) 17,0
Rafael Godeiro(Emater) 16,3
Joao Dias(Emater) 16,0
Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 13,0
Messias Targino(Prefeitura) 12,3
Olho D'agua Dos Borges(Particular) 12,0
Itau(Particular) 10,0
Riacho Da Cruz(Emater) 9,9
Agua Nova(Prefeitura) 9,0
Tibau(Prefeitura) 7,9
Janduis(Emater) 7,0
Venha Ver(Emater) 5,0
Jose Da Penha(Emater) 4,5
Caraubas(Particular) 4,4
Riacho De Santana(Emater) 3,0
Luis Gomes(Delegacia) 2,0
Sao Rafael(Particular Ii) 1,5
Sao Rafael(Emater) 1,2
Assu(Emater/st. Casa Forte) 0,3
Apodi(Base Fisica Emparn) 0,3

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Timbauba Dos Batistas(Prefeitura-fz. Timbauba) 50,0
Caico(Emater) 46,8
Caico(Acude Itans) 31,0
Santana Do Serido(Emater) 24,4
Florania(Sitio Jucuri) 21,5
Jardim Do Serido(Emater/passagem) 19,5
Caico(Acude Mundo Novo-emparn) 14,0
Fernando Pedroza(Emater) 13,3
Sao Vicente(Emater(ex-particular)) 12,3
Serra Negra Do Norte(Emater) 12,0
Sao Joao Do Sabugi(Emater) 7,5
Ouro Branco(Sindicato Trab.rurais) 3,5
Angicos(Prefeitura) 2,9
Sao Jose Do Serido(Associacao Usuarios Agua) 2,3
Sao Fernando(Emater) 2,2
Pedro Avelino(Particular) 0,9

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Santa Cruz(Emater) 1,1
Monte Alegre(Emater) 1,0

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 5,8
Montanhas(Prefeitura) 2,7
Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 2,0

MACAÍBA-RN: SUSPEITO DE HOMICÍDIO É PRESO PELA POLÍCIA CIVIL; VÍDEO MOSTRA O MOMENTO DO CRIME

Policiais civis da Delegacia Municipal de Macaíba deram cumprimento, na manhã desta terça-feira (18), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de Marcel Bruno Guedes Pereira, mais conhecido como “Bruno Espiga”, 31 anos, pela suspeita da prática do crime de homicídio qualificado. Ele foi preso no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Parnamirim.
O crime, que vitimou Diego Renato Linhares da Silva, mais conhecido como “Pombão”, 29 anos, foi cometido na manhã do dia 6 de janeiro de 2019, em via pública, na praça Chico do Sebo, no bairro do Centro, no município de Macaíba. Ainda na investigação, as imagens de vídeo colhidas permitiram a identificação do veículo e constatou-se que o mesmo pertence ao suspeito Marcel Bruno. O mandado de prisão foi expedido pela Comarca de Macaíba.
Imagens de câmera de segurança registraram o momento do crime. (Assista o vídeo no link abaixo)
Ele permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima através do Disque Denúncia 181 ou por meio do telefone da DM de Macaíba: (84) 98114 - 4042.




Vídeo AQUI!!!


*Passando na Hora.

SANTA MARIA-RN: POLÍCIA INVADE FESTA DE SUSPEITOS DE INTEGRAREM FACÇÃO CRIMINOSA E 31 PESSOAS SÃO LEVADAS A DELEGACIA

O crime foi registrado no interior do RN. — Foto: Klênyo Galvão/Inter TV Cabugi
A Polícia Civil conduziu 31 pessoas à delegacia em Natal após interromper uma festa, na cidade de Santa Maria, região Agreste do Rio Grande do Norte. Segundo policiais da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), a comemoração foi produzida por suspeitos de integrarem uma facção criminosa, na madrugada desta terça-feira (18).
Do grupo conduzido à Delegacia de Plantão em Natal, seis pessoas ficaram presas, enquanto as outras foram liberadas. Ao todo, 21 homens e 10 mulheres foram levadas para a delegacia. Ainda de acordo com os agentes, 14 delas têm passagem pela polícia, entre prisões e condenações. Um dos seis suspeitos presos era foragido da Justiça.
Foram apreendidas uma arma de fogo calibre 380, munições, drogas, dinheiro e 11 carros. A operação da Polícia Civil contou com o apoio do Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar (Bope).


*Do G1 RN.

LUZ NA INFÂNCIA: Deflagrada operação em 12 estados de combate à exploração sexual infantil

© Divulgação Ministério da Justiça e Segurança Pública
Policiais civis de 12 estados participam desde as primeiras horas da manhã desta terça-fera (18) da sexta fase da Operação Luz na Infância, que tem como objetivo de identificar autores de crimes de abuso e exploração sexual.
A operação está sendo coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e envolve ainda as agências de aplicação da lei da Colômbia, dos Estados Unidos, do Paraguai e Panamá.
Os policiais civis cumprem mandados judiciais de busca e apreensão de arquivos com conteúdo relacionado aos crimes de exploração sexual praticados contra crianças e adolescentes em endereços ligados aos investigados, nos estados de Alagoas, do Acre, Ceará, Rio de Janeiro, de Goiás, do Paraná, Rio Grande do Sul, de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, do Piauí e de Santa Catarina.

Agência Brasil.

NATAL-RN: Hemonorte lança campanha de doação de sangue para garantir estoque durante o carnaval

O Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte) lança nesta terça-feira (18), às 10h, a campanha "Hemofolia 2020, no batuque do coração". A ação visa aumentar o número de doações de sangue neste período para garantir o estoque durante o carnaval.
Segundo a coordenadora de captação do Hemonorte, Miriam Mafra, é necessário que o estoque, neste período, seja 30% superior ao do restante do ano. "No carnaval o número de doações tende a diminuir, enquanto as demandas aumentam. Precisamos aumentar o estoque em 30% para suprir todas as solicitações transfusionais”, explicou.
Podem doar sangue pessoas saudáveis entre 16 e 69 anos de idade - quem for menor de 18 anos precisa de autorização prévia do responsável legal.
Além disso, é necessário pesar acima de 50 quilos, ter repousado no mínimo 6 horas na noite anterior, evitar alimentos gordurosos antes da doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas antecedentes, se alimentar e portar um documento oficial com foto. As doações podem ser feitas na sede do Hemonorte, na Avenida Almirante Alexandrino de Alencar, no Tirol. O evento de lançamento nesta terça-feira (18) será animado pela orquestra de frevo do bloco Suvaco do Careca.


*G1 RN.

CAICÓ-RN: NOITE DE CHUVA NA CIDADE!


Moradores de Caicó, acabam de enviar vídeos ao BLOG DO BG, da Cidade completamente alagada com a chuva que cai neste momento.
A água já invadiu as calçadas do Centro e de vários bairros.


*Do BG.

EXTREMOZ-RN: Irmãos são executados a tiros na frente da mãe

Viatura da PM — Foto: Polícia Militar
Criminosos arrombaram a porta de uma casa e executaram dois irmãos a tiros na frente da mãe deles, na madrugada desta segunda-feira (17), em Extremoz, município da região metropolitana de Natal. As informações são da Polícia Militar. Ninguém foi preso.
De acordo com a PM, o crime aconteceu pouco antes das 4h na rua Novo Horizonte, nas Malvinas. As vítimas foram identificadas como José Eridan Bezerra da Silva, de 38 anos, e Ednaldo Bezerra da Silva, de 35 anos.
A mãe dos homens disse aos policiais que dois criminosos arrombaram uma porta que dá acesso ao quintal da casa, obrigaram os seus filhos a entrarem na sala e os mataram a tiros. Após o duplo homicídio, os bandidos fugiram. A viatura da PM acionou a Polícia Civil e o Instituto Técnico-Científico de Perícia, que recolheu os corpos dos irmãos. O caso ainda será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), porém a motivação do crime pode estar relacionado ao tráfico de drogas, porque, ainda segundo a PM, vizinhos teriam informado que os irmãos eram envolvidos na venda de entorpecentes.


*Do G1 RN.

GUAMARÉ-RN: GRANDE CARNAVAL ANIMADO E TRANQUILO, GARANTIA DO PREFEITO

O Carnaval de Guamaré (RN) é consolidado como um dos mais animados e tranquilos da Costa Branca Potiguar. A folia terá início nessa quarta-feira, 19, e segue até a quarta-feira, 26 de fevereiro, com uma programação que envolve todos os públicos.
Para o prefeito Adriano Diógenes, o carnaval de Guamaré é uma festa que reúne todas as camadas sociais. “Temos a participação de blocos da cidade, recebemos foliões vindos de outras regiões, e centenas de guamareenses que residem fora, mas que neste período carnavalesco não deixam de visitar a terrinha e dessa forma, participar do evento de maior cultural do município”, destacou.

PARANÁ-RN: Vereador sofre acidente ao colidir veículo contra animal

Por volta das 19h deste domingo(16), na BR 434, na altura do Sítio Saco, na zona rural do município de Joca Claudino Bernardino Batista, no alto sertão paraibano. O vereador Germano Fernandes de Morais Júnior(MDB) trafegava pela rodovia conduzindo o veículo Hilux, de cor prata, placa NOC-7840, com inscrição de José da Penha/RN, quando colidiu contra um animal bovino que estava na pista.
A vaca morreu com o impacto, enquanto o edil do município de Paraná-RN Junior de Agenor como é mais conhecido e mais três ocupantes do carro saíram ilesos. No sinistro resultou apenas danos matérias, ficando a parte frontal do veículo destruída.


Fonte: Nosso Paraná RN