Pesquisar este blog

14 março 2024

UPANEMA/RN: HOMEM É ENCONTRADO MORTO COM AS MÃOS AMARRADAS PARA TRÁS NA ZONA RURAL

Um homem sem identificação até o momento foi encontrado morto no final da manhã desta quarta feira 13 de março, no Sítio Caraúbas, na estrada que liga a BR 110 a 304 no município de Upanema, região Oeste do Rio Grande do Norte.
O homem estava com as mãos amarradas para trás, com um pano envolta da cabeça e apresentava marcas de violência. A equipe do Itep de Mossoró foi ao local e realizou procedimentos de perícia e em seguida recolheu o cadáver, em processo de decomposição, para exames no IML do órgão pericial.
A vítima não portava qualquer tipo de documento. De acordo com a perícia é possível que o homem foi morto e deixado no local há três ou quatro dias. A Polícia Civil de Upanema, vai instaurar inquérito para investigar o crime e tentar chegar a motivação bem como os autores.

*Fim da Linha

Carlos Eduardo tem 34%; Natália 14%; Paulinho 10%; e Rafael 10%, diz EXATUS

O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD) lidera a disputa pela Prefeitura Municipal do Natal com uma vantagem de quase 20 pontos percentuais em relação à segunda colocada, a deputada federal Natália Bonavides (PT), conforme pesquisa feita pelo Instituto EXATUS e divulgada pelo AGORA RN nesta quinta-feira 14.

Carlos Eduardo foi citado por 34,44% dos consultados no cenário estimulado – quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos eleitores, enquanto Natália obteve 14,97% das citações. Em terceira colocação, aparece o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), com 10,7%.

Em quarta e quinta colocações, surgem o ex-secretário municipal de Esporte e Lazer Rafael Motta (PSB) e a secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra (Republicanos), com 10,6% e 2,58%, respectivamente.

Dos 2 mil eleitores consultados pelo Instituto EXATUS para a pesquisa, 16,15% responderam que, diante dos nomes apresentados, preferem votar em “nenhum/branco/nulo”. Outros 11% disseram não saber em quem votar ou não quiseram responder à pesquisa.
Cenário espontâneo

O ex-prefeito Carlos Eduardo lidera também o cenário espontâneo – quando o eleitor diz o nome de seu pré-candidato preferido, com 15,81% das intenções de votos. Em segundo lugar, aparece Paulinho Freire, com 4,96% e, em terceiro, Natália Bonavides, com 4,51%. Em quarto lugar, está Rafael Motta, com 4,16% das intenções de votos; seguido pelo “candidato do prefeito Álvaro Dias”, com 1,64%.

A secretária Joanna Guerra vem em seguida, com 0,2%, e as vereadoras Brisa Bracchi (PT) e Ana Paula (MDB), ambas com 0,1%. Empatados em sétimo lugar, com 0,05% das citações, estão nomes como Robson Carvalho (União Brasil), Wendel Lagartixa (PL) e Chagas Catarino (PSDB). Não sabe ou não respondeu à pesquisa 29,76%. Já entre os que afirmaram votar branco/nulo/nenhum, 8,42%.

Rejeição

Foi perguntado aos eleitores em qual pré-candidato eles jamais votariam para prefeito de Natal. Para isso, foram apresentados os mesmos nomes dos pré-candidatos citados no cenário estimulado para intenção de votos e a resposta foi Carlos Eduardo, com 22,89%.

Em seguida, aparece Natália Bonavides com 11,89%; Paulinho Freire, com 11,4%; Rafael Motta, com 8,18% e Joanna Guerra, com 3,82% das citações.

Não sabem ou não quiseram responder à pergunta sobre rejeição para a Prefeitura de Natal 29,14% dos entrevistados. Outros 12,69% disseram não rejeitar nenhum dos nomes apresentados, podendo votar em qualquer um deles.

Dados do levantamento

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 12 de março, por uma equipe de 13 entrevistadores, dois supervisores e um estatístico, e que ouviram 2 mil eleitores em Natal . A margem de erro é de 2,19%, com 95% de confiança. O registro é o RN-04623/2024.

*Agora RN

PAU DOS FERROS/RN: PREFEITA MANDA DETONAR FÁTIMA BEZERRA

Em Pau dos Ferros (RN), a mídia controlada pela prefeita Marianna Almeida (PSD) está detonando a gestão do Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos. É uma forma de vingança ao PT, que não compareceu à reinauguração do Terminal Turístico Lindalva Torquato. A ordem é atingir a imagem do governo Fátima Bezerra na cidade do Alto Oeste.

CURRAIS NOVOS/RN: BOMBEIROS ENCONTRAM CORPO DE HOMEM QUE ESTAVA DESAPARECIDO

O corpo de José Orante Victor de Oliveira, trabalhador da mina Brejuí, em Currais Novos, foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta quinta-feira (14).
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o corpo de José Orante foi localizado por volta das 6:30 da manhã de hoje. Uma equipe do ITEP foi acionada ao local.
Considerada a maior mina de Scheelita da América do Sul, a Mina Brejuí iniciou a exploração das atividades em 1943, data da descoberta do minério no município de Currais Novos. Somente em 1954, a Mina Brejuí foi constituída pela empresa com o nome de Mineração Tomaz Salustino S/A, sendo concessionário o desembargador Tomaz Salustino Gomes de Melo.

*Ponta Negra News

APODO/RN: MAIS CHUVAS REGISTRADAS NA CIDADE E NOS SÍTIOS

Na noite de quarta feira, 13 de março de 2024 teve mais chuva molhando o território apodiense. Confira alguns registros:
Centro: 9 milímetros;
Bacurau I: 10 milímetros;
Sítio Ponta II: 12 milímetros;
Sítio Largo I: 10 milímetros
Sítio Largo II: 2 milímetros;
Sítio Barra: 11 milímetros;
Distrito de Córrego: 18 milímetros;
Sítio Retiro: 30 milímetros; e
Sítio Lagoa do Mato: 40 milímetros.

Filho de Gal Costa exige exumação e nova investigação sobre a morte da cantora

Gabriel Costa
, filho da falecida cantora Gal Costa, entrou na Justiça com um pedido de exumação do corpo da mãe. Ele pede a realização de uma necropsia para que, desse modo, se estabeleça a causa da morte da cantora, ocorrida em novembro de 2022.

De acordo com a colunista Monica Bergamo, há uma petição, assinada pelas advogadas Luci Vieira Nunes e Mariana Athaíde, apresentada na quarta-feira, 13 de março.

O documento atesta que a artista foi vítima de um infarto agudo do miocárdio e que já estava doente, com câncer de cabeça e pescoço. Entretanto, Gabriel quer uma definição da causa da morte. Ele pede também o translado dos restos mortais da mãe, de São Paulo para o cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.

Entenda o pedido do filho da cantora
O estudante deseja que Gal fique enterrada ao lado da mãe dela, Mariah Costa Penna, num jazigo perpétuo. Segundo ele, a própria cantora comprou o espaço para que as duas estivessem lado a lado depois da morte.

O fato de o corpo de Gal estar enterrado em um cemitério em São Paulo causou revolta entre seus amigos mais próximos. Além disso, a decisão da realização do funeral no Cemitério da Ordem Terceira do Carmo, no bairro da Consolação, em São Paulo, se deve a Wilma Petrillo, que se diz viúva da cantora.

Vale destacar que Gal Costa era filha única, criada apenas pela mãe. O pai formou outra família e nunca se aproximou dela, o que fez com que as duas se conectassem ainda mais
Porque Gabriel não tomou atitude antes

Gabriel ainda era menor de idade quando Gal Costa faleceu. Por esse motivo, o rapaz não pôde interferir. Atualmente com 18 anos, ele questiona na Justiça as declarações de Petrillo de que era mulher da cantora. Ele indaga ainda a fração do patrimônio de Gal reivindicada por Wilma.

Logo depois do falecimento da cantora, um dos primeiros a se manifestar contra o local do enterro foi o cantor e compositor Paulinho Lima, ex-empresário da artista.

“Gal Costa comprou um jazigo perpétuo no cemitério São João Batista no Rio de Janeiro, quando faleceu sua mãe. Neste cemitério, estão sepultados Carmen Miranda, Ary Barroso, Dorival Caymmi, Vinicius de Moraes, Cazuza, Glauber e Anecy Rocha, os membros da Academia Brasileira e a maioria dos grandes artistas e personalidades do nosso país. Gal, intuitiva como era até isso deve ter previsto”, iniciou ele.

“Não é justo que seja sepultada num jazigo que não é seu e que seja dificultada a chegada de seus fãs e amigos para homenagens e despedidas finais. Por que isso tudo está acontecendo? Quem deseja apagar e esconder essa pessoa amada por tantos? O que há por trás de tudo isso?”, questionou.
Desejo de Gal

A advogada sustenta que Gal manifestou o desejo de ser enterrada ao lado da mãe: “Como é sabido, antes mesmo do nascimento e até a morte, a pessoa humana goza da garantia do direito da personalidade”, afirmou Luci Vieira Nunes.

“Em caso de falecimento, subsiste a manifestação de última vontade expressada pela pessoa quando em vida, como é o caso do testamento e de disposição de última vontade acerca do sepultamento”, segue ela.

“Gal Costa, legitimamente, amparada no direito da personalidade e na proteção que a lei confere a todo indivíduo, deixou claro para amigos e familiares o seu último desejo de ser sepultada juntamente com sua mãe no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, cidade onde viveu por longos anos, apesar de seu apreço pela cidade de São Paulo, onde foi sepultada, como também pela cidade de Salvador (Bahia), sua terra natal”, disse ainda a advogada.

*Fonte: O Fuxico/98 FM de Natal

JANDUÍS/RN: Mesmo considerado um dos melhores prefeitos, Dr. Salomão é afastado do cargo pela justiça do RN

Uma notícia abalou a política do município de Janduís nas últimas 24 horas e está sob despacho, emitido nos autos 0100155-22.2015.8.20.0141, da juíza da Comarca de Campo Grande-RN, datada do último dia 12/03/2024, em desfavor do prefeito Salomão Gurgel e da Coleta Prestadora de Serviços LTDA.
A magistrada, Erika Souza Correa Oliveira, acolheu pedido do Ministério Público e mandou cumprir decisão por improbidade administrativa e a inelegibilidade do gestor.
“Determino que seja expedido ofício à Prefeitura Municipal e à Câmara de Vereadores…com vistas ao cumprimento da penalidade da perda do cargo ou função pública em relação a SALOMÃO GURGEL PINHEIRO, devendo informar a este juízo, em até 30 dias, as medidas efetivamente tomadas para este fim”, disse a Magistrada.
Os executados, além de terem sido condenados em sentença transitada em julgado, confirmada por todas as instâncias do Poder Judiciário, terão que ressarcir o erário público pelo dano sofrido, ou seja, o comprovado desvio de recursos públicos.
Salomão é considerado um dos melhores gestores que o município já teve. População torce para que o médico volte o mais breve possível a comandar os destinos da cidade.

*Por Focoelho

Açude Gargalheiras tem recarga de 1,6 milhão de m³ e atinge 13,35% de sua capacidade total

O Açude Marechal Dutra, o Gargalheiras, teve uma de suas recargas diárias mais significativas nesta quarta-feira (13). De acordo com medição de técnicos da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), o manancial teve um acréscimo de mais de 1,6 milhão de metros cúbicos de água represada.
De acordo com a medição realizada nas primeiras horas desta quinta-feira (14), o reservatório está com 5.931.000 m³ de água de volume atual, o que corresponde a 13,35% de sua capacidade total, que é de 44 milhões de m³.
No local, isso já teve implicação visual. O nível da água conseguiu superar por completo o nível das comportas e a tendência é o manancial seguir tomando recarga ao longo do dia.

*Blog do Anthony Medeiros

ÓTICA GOMES ATENDE EM FELIPE GUERRA!!!

Lembrando a todos os clientes que nesta SEXTA-FEIRA, dia 15/03/2024 é dia de atendimento na Ótica Gomes em FELIPE GUERRA.
Das 8:00 às 12:00 horas. Venha fazer sua consulta de vista e aproveitar nossas super promoções ✌🏼😎

Inscrições para o Fies vão até a próxima sexta-feira

Os interessados devem entregar documentação até a próxima sexta (15). Para se inscrever no Fies, é necessário que o estudante tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e possua renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

Social
Neste ano, o Fies disponibiliza 112.168 vagas para financiamento de curso superior. Dessas vagas, 67.301 são destinadas para o processo seletivo do primeiro semestre. O edital traz novidade com reserva de vagas para o que é chamado de Fies Social (Resolução 58 e Portaria 167 , ambas de 2024), com reserva de 50% das vagas de cada edição do Fundo para estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Estão nesse cadastro pessoas com renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Inclusive, segundo o Ministério da Educação, esse grupo poderá financiar até a totalidade dos encargos educacionais cobrados pela instituição de educação superior, o que é uma condição diferente do programa.

Áreas
Outra novidade desse edital é que, ao se inscrever no Fies, o estudante pode escolher até três opções de cursos de diferentes grupos de áreas do conhecimento. Antes, havia exigência de que os cursos escolhidos pertencessem a um mesmo agrupamento de áreas.

O MEC informou que fez uma revisão das áreas de conhecimento consideradas prioritárias pelo Fies e incluiu cursos com maior empregabilidade e maior média salarial, além de cursos de licenciatura e pedagogia, voltados à atuação na educação básica.

Resultados
Antes de entrar no ensino superior, Luana Marques era vendedora. A mensalidade do curso de fonoaudiologia, R$ 1,7 mil, assustou. Depois de ser contemplada pelo Fies, o trajeto de mais de uma hora de casa para a faculdade não ficava tão dolorido. O boleto era de R$ 250. Luana, um dia, sonhou que podia reconstruir o próprio caminho e ser útil para outras pessoas. A faculdade seria a primeira porta.

Nesta edição, o resultado do Fies sai no dia 21 de março. Os pré-selecionados devem complementar as inscrições entre 22 e 26 também deste mês. A lista de espera será divulgada do dia 28 de março a 30 de abril.

*Fonte: Agência Brasil