Pesquisar este blog

25 abril 2022

CARAÚBAS-RN: BLOGUEIRO E PROFESSOR JOÃO MARCOLINO SOFRE MAIS UMA TENTATIVA DE HOMICÍDIO NA SUA CIDADE

No início da tarde desta segunda-feira 25, o Blogueiro da cidade de Caraúbas João Marcolino, sofreu uma tentativa de homicídio naquele município. Segundo informações, o blogueiro estava na Rodoviária de Caraúbas, quando um homem armado se aproximou e começou a atirar em sua direção.
Após ser baleado o mesmo foi levado para o Hospital Regional de Caraúbas, onde recebeu os primeiros atendimentos naquela unidade hospitalar, o médico de plantão após avaliar seu estado de saúde, transferiu o mesmo para Mossoró.
João Marcolino foi atingido com disparos de calibres 12 e 9mm. O estado de saúde dele é considerado estável. A motivação do crime será investigada pela Polícia Civil.
Essa não é a primeira vez, que o Blogueiro sofre tentativa de homicídio. A tentativa é calar a sua voz e suas publicações.
Estamos na torcida pela sua recuperação, João Marcolino.

IFRN: 10º Leilão de animais do Campus Apodi

No dia 10 de maio às 8 horas da manhã , será realizado o 10º Leilão de animais do Campus Apodi. No total serão leiloados 37 lotes totalizando 41 animais, sendo 3 lotes de ovinos, 23 de caprinos e 11 bovinos. O evento tem como objetivo a redução do quantitativo de animais, para uma melhor adequação as necessidades acadêmicas do IFRN Campus Apodi.

As inscrições serão realizadas no dia do evento, iniciando às 7 horas da manhã, sendo necessário no ato da inscrição documento original com foto e CPF. Os lances serão verbais, a partir do preço mínimo estabelecido para cada lote, considerando-se vencedor o licitante que oferecer a maior oferta. O valor do lance deverá ser pago da seguinte forma: 10% no ato da arrematação e 90% até 24 horas após.

Devido a pandemia o evento presencial será realizado em local aberto de livre circulação. Os usuários devem obrigatoriamente fazer uso de máscara.

MARCAÇÃO DE HORÁRIOS PARA VISITAÇÃO

Os interessados em participar do leilão poderão realizar visita antes do evento (em horário marcado e apenas 1 pessoa por vez), entrando em contato através dos números (84) 4005-4101 e 99932-2224.

SERVIÇO

O QUÊ? 10º Leilão de animais

QUANDO? dia 10 de maio às 8h

ONDE? IFRN/Campus Apodi

ACESSE:

EDITAL DO LEILÃO E TERMO DE REFERÊNCIA

CATÁLOGO DE ANIMAIS

APODI-RN: CHUVAS REGISTRADAS DE DOMINGO PARA SEGUNDA

Acidade de Apodi teve chuva registrada no final de semana. Domingo, 24 de abril de 2022 caíram chuvas na cidade e nas comunidade rurais.
Veja:
Bacurau I: 05 mm
Sítio Ponta II: 10 mm
Sítio Barra: 05 mm

VAMOS CUIDAR DO NOSSO LIXO; O MEIO AMBIENTE AGRADECE!


PAU DOS FERROS-RN: RAIO MATA DOIS ANIMAIS

Dois animais morreram depois de serem atingidos por um raio durante uma forte chuva registrada na cidade de Pau dos Ferros, no Alto Oeste, no último sábado (23). De acordo com dados da Emparn, foram registrados 62 mm de chuva, além de fortes ventos.

A morte de um boi e um jumento ocorreu na comunidade rural do Perímetro irrigado. O proprietário explica que o boi era de uma fazenda próxima. “A chuva não foi brincadeira não. Matou o jumento e o boi do vizinho. Deu um raio e caíram bem pertinho um do outro. As roças são vizinhas”.

Várias ruas da cidade ficaram alagadas e em um dos pontos um carro foi arrastado pela enxurrada. De acordo com a Defesa Civil do Município, era um ponto de passagem de águas fluviais.

”No caso dos vídeos postados por populares em que um veículo foi arrastado pela correnteza é um ponto de passagem de águas fluviais que, devido ao grande volume, demanda um pouco mais de tempo para realizar o escoamento das águas”, explicou o coordenador da Defesa Civil, Valécio Diógenes.

Segundo a Defesa Civil, pelo menos cinco ocorrências foram registradas. Na Rua 25 de Março, uma craibeira tombou. Ninguém ficou ferido. Ainda durante a noite do sábado, equipes da defesa civil com ajuda dos bombeiros, removeram a árvore do local.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, não houve desalojados e em poucas horas a água escoou.

*Do G1 RN

NATAL-RN: Caminhão de coleta de lixo tomba e garis ficam feridos na Zona Leste

Um caminhão de coleta de lixo tombou na manhã desta segunda-feira (25), em Petrópolis, na Zona Leste de Natal. Dois garis ficaram feridos e foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros.

O acidente aconteceu durante a coleta de lixo no final da Rua Trairi, já no início da subida da Avenida João XXIII. Fiscais da STTU e policiais do CPRE foram acionados.

Os garis foram levados para a emergência, mas, segundo o Corpo de Bombeiros, tiveram apenas escoriações leves. Ainda não se sabe o que causou o acidente.

Em nota, a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) informou que "solicitou explicações à empresa terceirizada sobre o ocorrido e aguarda resposta para as devidas providências".

*Fonte: G1 RN

FELIPE GUERRA-RN: FAMÍLIA ENCONTRA JACARÉ DE MAIS DE 2 METROS NO QUINTAL DE CASA

Uma família de Felipe Guerra, cidade a 350 quilômetros de Natal, levou um susto na noite do último sábado (23) ao encontrar um jacaré de mais de dois metros de comprimento no quintal de casa.

A agricultora Carla Alves, de 26 anos, contou que os pais já estavam dormindo quando por volta das 21 horas os cachorros da casa começaram a latir. "Minha mãe pediu pro meu pai ir olhar o que era e quando ele abriu a porta deu de cara com o jacaré", disse.

A família acredita que o jacaré veio do rio que fica perto da casa deles. Eles contaram que essa foi a primeira vez que um jacaré apareceu por lá.

A Companhia Independente de Proteção Animal (Cipam) foi acionada e capturou o animal por volta da meia noite. A Cipam informou que, com o auxílio de órgão ambientais, vai providenciar a soltura do animal em ambiente adequado.

Ainda de acordo com a Cipam, trata-se de um jacaré-de-papo-amarelo, adulto, que mede dois metros e seis centímetros.

*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: URGENTE! SUSPEITO DE MATAR ADVOGADO A TIROS SE ENTREGA NA DELEGACIA DE HOMICÍDIOS

Ialamy Gonzaga conhecido como “Junior Preto”, suspeito de ter matado a tiros o advogado Eliel Ferreira Cavalcante Júnior de 25 anos, se apresentou na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), na manhã desta segunda feira 25 de abril de 2022. Após se entregar, o delegado da especializada, Rafael Arraes e seue policiais, deram cumprimento ao mandado de prisão, expedido pela justiça em seu desfavor

Eliel Júnior, que estava prestes a receber a carteira da OAB, foi assassinado em via pública, com cerca de 9 tiros de pistola 9mm, na noite de 09 de abril deste ano na Rua Francisco Bernardo, próximo aos Correios no Bairro Boa Vista. Durante as investigações a equipe da DHPP chegou ao principal suspeito do crime, mas não conseguiu localizá-lo tendo em vista que o mesmo fugiu após o crime.

Após ser preso, Júnior Preto foi ouvido em depoimento pelo delegado Arraes e em seguida encaminhado ao ITEP onde se submeteu a exame de corpo de delito e em seguida conduzido à Cadeia Pública Juiz Mnaoel Onofre de Souza, onde ficará a disposição da justiça. O delegado deverá convocar a Imprensa na tarde de hoje para falar sobre a prisão de Junior Preto.

Eliel Junior foi morto a tiros.

*Fim da Linha 

Eleições 2022 no RN: partidos definem chapas para deputado federal. Veja nomes

Os partidos políticos fazem as contas sobre o potencial de voto de cada pré-candidato as oito vagas de deputado federal no Rio Grande do Norte, mas as principais legendas já estão, praticamente, com as chapas montadas para as eleições de outubro, com a definição de apenas uma federação, reunindo PT, PV e PC do B.

Pré-candidatos a deputado federal

Nominatas prévias para disputa das vagas na Câmara dos Deputados no Rio Grande do Norte por partidos

Federação do PT/PV/PC do B:
Natália Bonavides, Fernando Mineiro, Petrônio Spinelli, Samanda Alves, José Emerson Francelino, Fernando da Antifa (PT), Milklei Leite, Elma Souza (PV), Pedro Gorki e Tércia Leda (PC do B).

MDB:
Garibaldi Filho, Heliane Duarte, Pio X Fernandes, Kaline Amorim, Iron Júnior, João Maria de Paiva, Marina Trindade, Fabricio Torquato, Mara Cavalcanti.

Solidariedade:
Kelps Lima, Francisco de Assis Souto, Lawence Amorim, Ana Paula Araújo, Nilda Silva da Cruz, Igor Targino, Gilvan Alves, Salismar Correia.

PSB:
Rafael Motta, Henrique Eduardo Alves, Diego Américo, Pablo Aires, Janeayre Souto, Léo Souza, Isabel Medeiros e Tatiana Pires.

União Brasil:
Benes Leocádio, Carla Dickson, Paulo Freire e Sandra Rosado.

Republicanos:
Jaime Calado, Marcia Maia, Victor Hugo, Diogo Silva, Fernandinho das Padarias, Saúde Paiva, Adão Eridan, Raiane Cartaxo.

PL:
João Maia, General Girão, Robinson Faria e Roberta Lacerda.

PP:
Beto Rosado e Mara Costa, Major Brilhante, Jeronimo do Sertão, Karla Veruska, José Lins, Kericles Alves.

PSDB:
Kleber Fernandes, Michael Borges, Abidene Salustino, Gideon Ismaias, WBiranilton Pezão, Assis do Hospital, Estácio Rubinstein, Júlia Ferreira, Wanderleya Firmino, Delkiza Cavalcanti.

*Tribuna do Norte

NÍSIA FLORESTA-RN: POPULARES ENCONTRAM CORPO DE MOTOQUEIRO ACIDENTADO

O corpo de um motoqueiro foi encontrado, durante a manhã desta segunda-feira 25, em Nísia Floresta, na Região Metropolitana de Natal. Segundo a Polícia Militar, provavelmente, a vítima caiu na estrada sozinho e ele não conseguiu pedir socorro devido estar em uma área isolada.

O caso foi registrado nas primeiras horas da manhã, quando dois homens encontraram o corpo. Tanto a moto, quanto a vítima estavam em Tabatinga, nas proximidades da Lagoa de Arituba.

“Faleceu aqui, acho que foi ontem de noite”, disse um dos populares que encontrou o corpo, por meio de vídeo divulgado nas redes sociais.

*Agora RN

BBB22: ELIEZER É O 17ºELIMINADO DO PROGRAMA COM 65,76% DOS VOTOS

Eliezer foi eliminado do 'BBB 22' neste domingo, 24, com 65,76% dos votos, no último paredão da temporada. O brother disputava a permanência na casa com Arthur Aguiar, que foi o segundo mais votado com 21,15%, e Douglas Silva, que ficou com 13,09%.
Durante sua passagem no programa, Eliezer se relacionou com Maria e Natália. Além disso, também criou um forte vínculo de amizade com Vyni. O designer fazia parte do grupo "lolipopers", que não caiu nas graças do público e teve todos os seus integrantes eliminados assim que bateram no paredão - a única exceção foi Eli, que conseguiu escapar algumas vezes da berlinda mas não o suficiente para chegar à final do programa.
Agora, Arthur e Douglas se juntam a Paulo André na disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão. A final do reality show ocorrerá nesta terça-feira, 26. Pela primeira vez desde 2015, um homem vai vencer o programa.

Estadão Conteudo/Tribuna do Norte

CIDADE FM! A RÁDIO DE APODI!


Caern e Idema promovem curso para radialistas de rádios comunitárias

Caern e Idema promovem curso para radialistas de rádios comunitárias - Foto: Ascom/Idema
Esta sexta-feira (22) foi um dia importante para o setor de rádio comunitária potiguar. Uma ação realizada pelo Governo Estado, por meio da Caern e do Idema, promoveu um curso de educação ambiental para radialistas. O curso foi ministrado durante o primeiro Encontro Estadual de Rádios Comunitárias, realizado em Macaíba pela Associação Brasileira de Rádios Comunitárias – Abraço Brasil e a Abraço Potiguar.

A manhã teve início com a apresentação cultural do operador da Caern e Cordelista, Jailson Nascimento. Na sequência, foi realizada a Apresentação do Curso “Educação Ambiental com Radialistas: concepção, objetivos e conteúdos”, com Iracy Wanderley, Subcoordenadora de Planejamento e Educação Ambiental do Idema e Marília Lima, Socióloga da Gerência de Qualidade e Meio Ambiente da Caern.

Os participantes também puderam aprender mais sobre saneamento básico, com a apresentação de Canindé Morais – Gerente de Qualidade e Meio Ambiente da Caern. Encerrando as apresentações da manhã, os assessores de comunicação Paulo Freire (Caern) e Danny Nunes (Idema) trocaram ideias com os radialistas, no centro da discussão estavam os temas: credibilidade, Fake News e acesso às informações.

A senadora Zenaide Maia esteve presente no evento e destacou o trabalho que tem sido realizado no senado para fortalecer as rádios comunitárias. A parlamentar ressaltou ainda a importância desta modalidade de comunicação, por serem veículos que estão próximos da população. O presidente da Abraço Brasil, Jeremias dos Santos, pediu à senadora atenção para um projeto de lei que possibilita que a rádio comunitária possa comercializar anúncios, contribuindo assim com o financeiro dos veículos.

Uma dinâmica de engajamento marcou o início das atividades da tarde. Na sequência Geyson Galvão, Coordenador da Central de Atendimento do Idema, apresentou “Os instrumentos de gestão ambiental do IDEMA”. Iracy Wanderley e Marília Lima fizeram outra participação, desta vez para falar sobre “Ferramentas de educação socioambiental adotadas pela Caern e pelo Idema para o engajamento e a proteção ao meio ambiente”. O ponto alto da tarde ficou por conta da Atividade Prática: produção de spots de Rádio.

“Esta formação já é um marco aqui no RN. Este é o primeiro curso voltado para os radialistas de rádios comunitárias do RN e já despertou inclusive um interesse nacional. É um resultado extremamente satisfatório para a área de educação ambiental que a partir de agora colherá frutos da ação”, comemora Marília Lima.

O diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, participou da solenidade de encerramento e entrega de certificados. No total participaram 50 radialistas. “A sinergia entre a Caern e o Idema tem feito uma grande diferença no alcance das atividades de Educação Ambiental. São iniciativas que já alcançam todos os territórios do RN. Uma parceria que só fortalece um dos objetivos do Governo do RN, que é o desenvolvimento sustentável”, finalizou.

As formações em Educação Ambiental seguirão ao longo do ano. O calendário de eventos é divulgado, mensalmente, pela Caern e pelo Idema.

*98 FM de Natal

INSS começa a pagar o 13º de aposentados e pensionistas; veja como consultar os benefícios

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber nesta segunda-feira (25) a primeira parcela do 13º salário. Os pagamentos serão feitos junto com os benefícios referentes a abril.

Entre os dias 25 de abril e 6 de maio, serão liberados benefícios aos grupos de aposentados e pensionistas. Confira mais abaixo os calendários de pagamento dos benefícios.

O calendário leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Atualmente, são mais de 36 milhões de pessoas com direitos a benefícios do INSS no país – mais de 60% recebem um salário mínimo.

Para quem ganha o benefício no valor do salário mínimo, o piso nacional passou para R$ 1.212 desde 1º de janeiro. Por lei, aposentadorias, auxílio-doença, auxílio-reclusão e pensão por morte pagas pelo INSS não podem ser inferiores a 1 salário mínimo.

Já os aposentados e pensionistas que recebem benefícios acima do salário mínimo tiveram reajuste de 10,16% na remuneração – o teto dos benefícios do INSS passou de R$ 6.433,57 para R$ 7.087,22.

Como consultar os benefícios

– Uma maneira simples de fazer a consulta dos benefícios do INSS é através da central de atendimento por telefone, no número 135. Ao ligar, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h;
– O segurado pode acessar o site Meu INSS, que reúne diversos serviços digitais do INSS. Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de “Extrato de Pagamento” e você terá acesso ao seu extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício;
– A consulta do benefício também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível para download para Android e iOS. Assim como no acesso pelo site, de início, é necessário fazer o login, e então, todos os serviços disponíveis e histórico das informações do beneficiário serão listados.

*Com informações do G1

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

SE alguém queixar-se da vida a seu lado, responda com palavras de encorajamento.
Não aumente o peso a quem já sente demasiado o peso que carrega.
Se alguém se lamenta da vida, procure mostrar os lados bons e belos da existência.
Não contribua com suas próprias lamentações para o desânimo do companheiro.
Reanime-o com esperança e com bom ânimo, com palavras de incentivo e coragem.
Talvez desse remédio dependa a cura de seu coração desalentado.