terça-feira, 24 de março de 2020

Jair Bolsonaro: Brasil deve enfrentar coronavírus sem pânico ou histeria

Foto: Antônio Cruz
Em pronunciamento no rádio e na TV na noite desta terça-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o novo coronavírus (covid-19) está sendo enfrentado e pediu calma à população. "Sem pânico ou histeria, como venho falando desde o princípio, venceremos o vírus e nos orgulharemos”, disse o presidente.
Bolsonaro afirmou que as autoridades devem evitar medidas como proibição de transportes, o fechamento de comércio e o confinamento em massa. “Nossa vida tem que continuar. Os empregos devem ser mantidos. O sustento das famílias deve ser preservado. Devemos, sim, voltar à normalidade”, destacou.

O presidente voltou a dizer que o grupo de risco para a doença é o das pessoas acima dos 60 anos de idade e que não teria necessidade de fechamento de escolas, já que são raros os casos fatais de pessoas sãs com menos de 40 anos. Segundo ele, 90% da população não terá qualquer manifestação da doença, caso se contamine, e a preocupação maior deve ser não transmitir o vírus, "em especial aos nossos queridos pais e avós". Sobre os trabalhos das equipes de saúde em todo o país, coordenadas pelo ministro da Saúde, Henrique Mandetta, Bolsonaro confirmou que ocorreu um planejamento estratégico para manter um atendimento eficaz dos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS).
Jair Bolsonaro disse ainda acreditar na capacidade dos cientistas e pesquisadores para a cura dessa doença e falou que o governo recebeu notícias positivas sobre o uso da cloroquina no tratamento da covid-19. Ele aproveitou o pronunciamento para agradecer quem está na linha de frente no combate ao novo coronavírus. “Aproveito para render minha homenagem a todos os profissionais de saúde: médicos, enfermeiros, técnicos e colaboradores, que na linha de frente nos recebem nos hospitais, nos tratam e nos confortam.”


*Agência Brasil

MOSSORÓ-RN: TIROTEIO EM ASSALTO NO BAIRRO BELO HORIZONTE

Um tiroteio foi registrado na noite desta terça feira 24 de março de 2020, pela Polícia Militar, na Rua Dom Hélder Câmara, bairro Belo Horizonte em Mossoró. De acordo com as informações, uma família estava na esquina, e dois homens se aproximaram a pé e anunciaram o assalto. Os dois bandidos foram surpreendidos por dois populares que passaram atirar em direção aos dois. Mesmo assim eles ainda conseguiram levar um aparelho celular. Não se teve até fechamento da matéria informação de alguém baleado nas UPA'S da cidade. Todos os familiares passam bem.

*Passando na Hora. 

MOSSORÓ-RN: 36° HOMICÍDIO EM 2020 - CRIME DE HOMICÍDIO NA MAÍSA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO

A Polícia Militar registrou mais um crime de homicídio na noite desta terça feira 24 de março de 2020, em Mossoró no Rio Grande do Norte.
A ação criminosa ocorreu no Pólo Oziel Alves, na Maísa Zona Rural do município.
Segundo informações indivíduos chegaram na residência de Aldileno Lopes da Costa, por volta das 18:50 da noite e o chamaram pelo nome. Quando a vítima saiu para fora foi recebido por 5 disparos de arma de fogo e caiu sem vida na área da frente de sua casa.
Galego como era mais conhecido era morador recente da comunidade, a cerca de menos de 1 ano havia se mudado para o Oziel.
A polícia isola o local e aguarda a chegada do ITEP.

*Informações Maísa News/Passando na Hora. 

MOSSORÓ-RN: [VÍDEO] HOMEM É ENCONTRADO MORTO EM ESTABELECIMENTO COMERCIAL NO CENTRO DA CIDADE

O corpo de um homem ainda não identificado, foi encontrado na tarde desta terça feira 24 de março de 2020 no forro de um estabelecimento comercial na Rua Jerônimo Rosado no Centro de Mossoró no Rio Grande do Norte.
De acordo com as informações, funcionários de uma camisaria sentiram o mau cheiro e localizaram o corpo de um homem, no espaço entre o forro de gesso e as telhas do prédio.
O corpo de Bombeiros foi acionado para auxiliar no resgate do corpo. A suspeita inicial é de que o homem morreu de choque elétrico.
A PM isola o local aguardando o trabalho do ITEP e da equipe da Delegacia de Homicídios.



*Passando na Hora. 

MOSSORÓ-RN: POLÍCIA PRENDE TRÊS SUSPEITOS DE MATAREM MULHER APÓS ROUBO DE APARELHO DE TV

Policiais civis da Delegacia de Homicídios de Mossoró (DHM), com apoio das equipes da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos (DEFUR) e da Delegacia Especializada de Narcóticos (DENARC) do mesmo município, deram cumprimento, nesta segunda-feira (23), a mandados de prisão em desfavor de três homens suspeitos de praticarem de latrocínio contra Maria do Socorro Mendes de Oliveira.
Investigações da Polícia Civil descobriram que suspeitos decidiram matar a mulher, com disparos de arma calibre 38 e calibre 12, devido ao roubo de um aparelho de televisão. O crime ocorreu no dia 24 de dezembro de 2019, no bairro Aeroporto I, no município de Mossoró.(RELEMBRE)
A Operação deflagrada pela DHM resultou na prisão de: Kaio Gabriel de Albuquerque Melo, mais conhecido como "Boca Mole", 20 anos, o mandado em desfavor dele foi cumprido na Cadeia Pública de Caraúbas; Kalinton Caio de Souza Marcelino, mais conhecido como “Menor” e/ou “Boladão”, 20 anos, preso em sua residência, no bairro Aeroporto, no município de Mossoró; e Wesley Rodrigo de Almeida Costa, mais conhecido como “Corumba”, 21 anos, o mandado em desfavor dele foi cumprido na Cadeia Pública de Mossoró.
“Os investigados são suspeitos de integrarem uma facção criminosa existente em uma comunidade de Mossoró, chamada "Ouro Negro", que fica localizada no bairro Nova Bethania, onde realizamos a operação, para prender os suspeitos. Durante as investigações, a Polícia Militar conseguiu apreender as armas de fogo que teriam sido usadas pelos suspeitos e a DHM irá requisitar perícia de comparação balística”, detalhou o delegado Leonardo Germano.
A Polícia Civil solicita que a população envie informações de forma anônima através do Disque Denúncia 181 ou pelo WhatsApp da Delegacia de Homicídios de Mossoró por meio do número: (84) 9 8118-1478.


*Passando na Hora. 

Governo do RN antecipa pagamento de aposentados e pensionistas

O Governo do RN iniciará o pagamento do mês de março já nesta quinta-feira (26), antecipando em até cinco dias a última parcela da folha salarial deste mês para aposentados e pensionistas. A intenção é evitar aglomeração nas agências bancárias.
Todos os pensionistas e inativos da administração indireta serão os primeiros a receber, com depósito dos salários nesta quinta-feira (26). Na sexta (27) é a vez dos inativos da administração direta, além dos alunos soldados da Polícia Militar.
Os ativos das administrações direta e indireta receberão normalmente de acordo com o calendário de pagamentos estipulado no início do ano, com salários depositados nesta segunda-feira (31).
Os R$ 111 milhões do restante da folha correspondem aos 70% restantes dos servidores que recebem acima de R$ 4 mil (valor bruto) e o valor integral aos funcionários lotados em órgãos com recursos próprios.
Quem ganha abaixo deste valor já recebeu seu salário integral no último dia 14, além do adiantamento, também, de 30% a quem recebe acima desse valor e a integralidade do salário para a categoria da Segurança Pública.
 
*ASSECOM/SEPLAN.

EMPARN: BOLETIM DAS CHUVAS REGISTRADAS DE ONTEM PARA HOJE EM TODO O RN

Per.: das 7:00hs de 23/03/2020 as 7:00hs de 24/03/2020
No. Postos Existentes: 174 No. Postos sem Contato: 80
No. de Postos com Chuva: 32 No. de Postos sem Chuva: 62

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Barauna(Emater) 34,1
Assu(Emater/st. Casa Forte) 33,4
Ipanguacu(Emater) 31,0
Alto Do Rodrigues(Diba/baixo Assu) 24,0
Areia Branca(Emater) 20,4
Serra Do Mel(Prefeitura) 17,0
Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 17,0
Martins(Particular) 12,0
Assu(Particular) 10,8
Upanema(Prefeitura) 10,7
Riacho Da Cruz(Emater) 10,0
Antonio Martins(Emater) 9,0
Grossos 8,5
Carnaubais(Umbuzeiro) 8,0
Pendencias(Ana) 7,9
Olho D'agua Dos Borges(Particular) 6,3
Rafael Godeiro(Emater) 6,2
Lucrecia(Emater) 5,7
Porto Do Mangue(Prefeitura) 5,0
Umarizal(Fazenda Camponesa(partic)) 4,2
Janduis(Emater) 1,0

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Macau(Posto Nosso Barco) 15,2
Macau(Defesa Civil (ex-emater)) 11,6
Currais Novos(Sec Meio Amb. Ex Cersel) 10,7
Pedro Avelino(Base Fisica Da Emparn) 7,0
Sao Jose Do Serido(Associacao Usuarios Agua) 3,5
Sao Bento Do Norte(Prefeitura) 3,0
Florania(Sitio Jucuri) 2,6
Angicos(Prefeitura) 0,5
Parelhas(Emater) 0,5

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Bom Jesus(Particular) 3,1
Sao Paulo Do Potengi(Emater) 2,0

MOSSORÓ-RN: PESCADOR ENCONTRA CORPO EM AVANÇADO ESTADO DE DECOMPOSIÇÃO EM PASSAGEM DE PEDRAS, ZONA RURAL DO MUNICÍPIO

Um pescador da região de Passagem de Pedras, distante cerca de 9km de Mossoró, localizou na manhã desta terça feira 24 de março de 2020, um corpo em uma região de mangue no local.
Segundo informações, inclusive o local é de difícil acesso e tanto a Polícia como os Bombeiros tiveram dificuldades para chegar até o local exato e resgatar o corpo da região de mangue para as margens da estrada para que o ITEP fosse acionado para os trabalhos de perícia e remoção do corpo, que segundo informações já apresenta um avançado estado de decomposição.
Somente na sede do órgão será possível determinar as causas da morte. Circula informações que uma pessoas estava desaparecida em Mossoró. Mas até momento estamos sem identificação oficial.



Mais imagens


*Passando na Hora.

MOSSORÓ-RN: CARRO ROUBADO NAS IMEDIAÇÕES DO SANTA DELMIRA

Carro Celta de cor prata, e placa NNS-5230 de Mossoró, foi tomado de assalto ontem 23, na região do Santa Delmira em Mossoró. Quem souber paradeiro ligar urgente para o 190.

Xand Avião e esposa testam positivo para coronavírus

Xand já fez vários shows na capital potiguar
O cantor Xand Avião e a esposa, Isabele Temoteo, testaram positivo para coronavírus. O anúncio foi feito por meio dos stories, do Instagram, nesta terça-feira (24).
Logo após o Carnaval, Xand e sua família viajaram para os Estados Unidos para aproveitar uma temporada de férias. Eles retornaram ao Brasil e decidiram fazer os exames para detecção do coronavírus no dia 16 de março, após sentirem alguns sintomas. O resultado positivo do casal saiu nesta segunda (23). “A gente quer pedir a vocês que fiquem em casa, lavem bem as mãos com sabão, não saia prá nada, prá a gente poder passar por isso”, reforçou Xand.


*Agora RN.

MOSSORÓ-RN: Homem de 51 anos morre vítima de queda de nível no Bairro Nova Betânia

Francisco das Chagas da Cruz, de 51 anos de idade, morreu nesta segunda feira 23 de março de 2020, no Hospital Tarcísio Maia, vítima de queda de nível. O fato ocorreu na Rua João da Escóssia no Bairro Nova Betânia em Mossoró região Oeste do Rio Grande do Norte.
Segundo informações a vítima teria caído de um andaime e ainda chegou a ser socorrido para o HRTM, mas infelizmente não resistiu e foi a óbito naquela unidade hospitalar. O corpo de Francisco das Chagas, foi removido do necrotério do hospital e encaminhado para o Instituto Técnico Científico de Perícia (ITEP), onde foi examinado pela medicina legal.
Após os procedimentos no ITEP o corpo da vítima liberado e encaminhado por uma funerária para a cidade de Jucurutu, sua terra natal onde será enterrado. Baseado no laudo necroscópico do ITEP e por se tratar de morte violenta, o delegado José Vieira de Castro, da Segunda Delegacia de Polícia Civil, deverá instaurar inquérito para apurar o caso.


*Fim da Linha.

ANNE BEATRIZ, FILHA DO POETA JANAILSON CARDOSO FAZ HOMENAGEM AO APODI PELOS 185 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


VIÇOSA-RN: ONÇA É VISTA NA CIDADE; AGORA O POVO FICA EM CASA MESMO

Para quem achava que era brincadeira! Tá aqui a Prova. Uma onça foi flagrada em plena rua na cidade de Viçosa, no interior do Rio Grande do Norte.
Mais um motivo para a população do município ficar em casa, além do Coronavírus, agora tem mais esse fator... A onça.


*Márcio Melo.

PENDÊNCIAS-RN: Operação conjunta da PM, PF e PC resultam na apreensão de armas defogo

Na manhã desta terça-feira (24), a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, através da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar, participou de uma operação conjunta com a Polícia Federal e Polícia Civil de combate ao crime organizado na zona rural de Pendências e Alto do Rodrigues.
A operação foi desencadeada pela Força Tarefa de Combate ao Crime Organizado, composta pela Polícia Federal, Polícia Militar do RN e Polícia Civil, atuando em colaboração com a Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Durante a ação policial em um sítio da zona rural de Pendências, os agentes de segurança pública encontraram seis suspeitos com quatro armas de fogo, munições, vestimentas e materiais utilizados para a prática de crimes, como documentos de veículos e cartões.
Ainda na ação, dois suspeitos efetuaram disparos de armas de fogo contra os policiais, que revidaram a injusta agressão, atingindo os criminosos, que foram socorridos ao hospital da região.
Em continuação à operação, foram realizadas diligências na cidade de Alto do Rodrigues, localizando mais dois suspeitos de integrarem a organização criminosa, com os quais foram encontrados mais uma arma de fogo e motocicletas que teriam sido objeto de roubo.


*PM/ASSECOM/Repórter: CB GLAUCIA

GOVERNADORA CONFIRMA MAIS UM CASO DO COVID-19 NO RN. AGORA SÃO 14


TÓQUIO: OLIMPÍADA É ADIADA PARA 2021 A PEDIDO DO PRIMEIRO-MINISTRO DO JAPÃO

Shinzo Abe falando ao Parlamento em 2019 — Foto: AP Photo/Eugene Hoshiko
O primeiro-ministro japonês, Abe Shinzo, confirmou nesta terça-feira (24) que pediu ao Comitê Olímpico Internacional (COI) o adiamento de um ano dos Jogos Olímpicos, que estavam programados para o dia 24 de julho. A autoridade esportiva aceitou, e a competição foi postergada para 2021.
Abe fez o anúncio a jornalistas depois de uma conversa telefônica com o presidente do COI, Thomas Bach. Segundo ele, o COI aceitou o pedido.
O COI, então, confirmou em um comunicado o adiamento assinado em conjunto com o governo japonês:

"Na circunstância presente, e baseados na informação providenciada pela Organização Mundial da Saúde, o presidente do COI e o primeiro-ministro do Japão concluíram que os Jogos da 32ª Olimpíada em Tóquio devem ser reagendados para uma data para além de 2020, mas não depois do verão de 2021, para garantir a saúde de atletas, todos envolvidos nos Jogos e a comunidade internacional."

As Olimpíadas, portanto, deverão ser realizadas em 2021. Mesmo assim, o nome oficial do evento será Tóquio 2020, de acordo com o governador de Tóquio, Yuriko Koike.
Os Jogos Olímpicos foram adiados por causa da pandemia do Covid-19, que impactou a organização do evento e também a preparação dos atletas.
A conversa telefônica incluiu, além de Abe e de Bach, o governador de Tóquio, Yuriko Koike, e o líder da organização dos Jogos, Yoshiro Mori.
Abe pediu para que Bach tomasse uma decisão o mais rápido possível, segundo a NHK.
Essa é a primeira vez, na era moderna, que os Jogos Olímpicos são adiados. Eles foram cancelados em três ocasiões: 1916, 1940 e 1944, por causa da Primeira e Segunda Guerras mundiais.


Pressão de atletas

O Comitê Olímpico do Canadá havia publicado uma carta na segunda-feira (23) na qual informou que ia boicotar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos se eles fossem realizados em 2020. A Austrália também informou que não enviaria seus atletas.
Noruega e Grã-Bretanha pressionaram o COI e ameaçaram não participar dos Jogos.
Os comitês do Brasil, Eslovênia, Alemanha haviam pedido o adiamento, assim como as equipes norte-americanas de natação e corrida.

Eliminatórias congeladas

A maioria (78%) dos atletas era favorável a um adiamento, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo "The New York Times".
As medidas de contenção do coronavírus, que em muitos países incluem a proibição de viagens, interromperam os jogos eliminatórios para as Olimpíadas. Muitos dos atletas não podem sair de casa por causa das medidas de isolamentos impostas. Ainda assim, até o domingo (22), o COI tinha dito que só tomaria uma decisão em quatro semanas.


*Do G1.

COVID-19: NO BRASIL O NÚMERO DE MORTES SOBE PARA 34 E CASOS CONFIRMADOS SÃO 1.891

Foto: imagens.ebc.com.br
O número de mortes decorrentes do novo coronavírus (covid-19) ficou em 34, conforme atualização do Ministério da Saúde publicada hoje (23). Até ontem (22), o número de pessoas que vieram a óbito estava em 25. A taxa de letalidade no Brasil está em 1,8%.
Os falecimentos seguem concentrados em São Paulo e no Rio de Janeiro. Enquanto São Paulo registrou 30 pessoas que perderam a vida em decorrência da pandemia, foi no Rio de Janeiro que ocorreram as outras quatro fatalidades.
O total de casos confirmados saiu de 1.546 ontem para 1.891 hoje, um acréscimo proporcional de 22% e de 345 em números absolutos.
Como epicentro da pandemia de covid-19 no Brasil, São Paulo também lidera o número de pessoas infectadas, com 745 casos confirmados. Em seguida vêm Rio de Janeiro (233), Ceará (163), Distrito Federal (133), Minas Gerais (128) e Rio Grande do Sul (86).
Também registram casos confirmados Santa Catarina (68), Bahia (63), Paraná (56), Pernambuco (42), Amazonas (32), Espírito Santo (29), Goiás (23), Mato Grosso do Sul (21), Rio Grande do Norte (13), Acre (11), Sergipe (10), Alagoas (sete), Piauí (seis), Pará e Tocantins (cinco), Rondônia (três), Maranhão, Paraíba, Roraima e Mato Grosso (dois) e Amapá (um).
No início da semana passada, o ranking era liderado pelos estados do Sudeste e do Sul, além do Distrito Federal. O maior número de casos segue concentrado no Sudeste e no DF, mas a lista ganhou a presença do Ceará entre as primeiras colocações.


*Da Agência Brasil.