Pesquisar este blog

05 outubro 2022

ATOR "DIONÍZIO DO APODI" CONTA A SITUAÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA; AINDA BEM QUE SOBREVIVEU

DIA PASSADO EU MORRI MAS HOJE EU NÃO MORRO (ou A CONFISSÃO DO ATOR NA HORA DA MORTE)
Ontem pela manhã, bem cedo, acordei com uma dor bem forte, que foi ficando maior até eu gritar (chamando minha companheira para ajudar) que eu iria desmaiar. E desmaiei. Nesse tempo de desmaio entre idas e voltas, tenho quase nenhuma recordação. Quando retornei mesmo, de verdade, estava sangrando na testa, que foi cortada, acredito que pela pancada da cabeça no chão quando desmaiei.
SAMU e amigues acionados, os últimos chegaram primeiro. Na UPA, depois da costura na minha testa, fui encaminhado para o Hospital Tarcísio Maia com uma solicitação de tomografia, e lá chegando, entre idas e vindas, sendo que a cada ida e a cada vinda, eu tinha que repetir toda a história que me aconteceu, tanto para o estudante de medicina como para o médico da vez, num cansaço que a gente fica doido para ir embora, e assim me foi feito, quando os médicos disseram que eu não precisava fazer tomografia mas precisava ir para casa e procurar um neuro para investigar (como? de que jeito? aonde? com que dinheiro?). Isso tudo acontecendo, e na TV do hospital, Fátima Bezerra discursava e comemorava, num programa de notícias, a sua reeleição para o governo do estado. Me botam pra ir embora, me sinto humilhado e nu, por sair do hospital e ninguém ter me dito nada, nem interesse em buscar o que provocou aquilo em mim, ao ponto da minha companheira ter vivenciado experiência tão terrível, me tendo por morto depois do desmaio. Senti aquilo tudo, vou em busca de atendimento e volto "apenas" com a testa costurada, e muito abuso de médicos, que quando indagados sobre qualquer dúvida nossa, ficavam cada vez mais irritados. Um deles, em um corredor, por um celular, discutia asperamente com alguém do outro lado da linha, enquanto eu aguardava ao lado o atendimento do médico furioso. Já fora do hospital, desolado, por não saber o que fazer, aparece um residente que presenciou o atendimento, e para consolar disse que não adiantava ficar ali porque seria gasto de dinheiro público sem necessidade, comigo(eu não acreditava que ouvia aquilo do futuro médico). E assim estou eu. Pensei, de imediato, nas pessoas mais simples, que não têm como rebater qualquer coisa, que se dirige a um médico como uma autoridade, chamando de doutor, como devem ser pisoteadas, pelos médicos no hospital, e ultimamente pela maior parte dos políticos que vão à periferia, "distribuindo bondade e esperança".
Cada vez me sinto mais abandonado pelo estado brasileiro, em todos os níveis. Como trabalhador de cultura do Brasil eu sou mal olhado em nível federal porque não há interesse, já que temos um governo que persegue artista, não à toa a Lei Paulo Gustavo que poderia ser um alento nesse final de ano, para quem não tem a quem pedir socorro, foi adiada pelo presidente; no plano estadual não há perseguição mas também não há sinal nenhum de vida, ou seja, não há nada. O governo do RN espera a Lei Paulo Gustavo, como nós trabalhadore(a)s da cultura estamos também; no municipal, em Mossoró, é bem mais difícil, horrível, porque há uma perseguição para qualquer trabalhador(a) da cultura que faz crítica à gestão, sendo impedido(a) de participar de qualquer ação municipal, com o nome no caderno dos excluídos. E eu não me vejo calado. Temos três esferas para nos amparar e somos maltratados nas três.
E esse abandono se alastra para todos os setores e segmentos. Imagine que hoje a gente vive de apresentar nos bairros, através do que é arrecadado no chapéu, e aí você adoece, e quem faz a apresentação por você? E isso é só uma fatia dos milhões de brasileiros e brasileiras que estão jogado(a)s ao relento, sem qualquer amparo. Daqui a 15 ou 20 anos, quanto(a)s irmã(o)s brasileiros estarão entrando numa idade mais avançada sem garantia nenhuma para sobreviver no restante de seus dias?
A Constituição nos garante saúde, mas quem garante o cumprimento da Constituição?
”...eu talvez seja o cara que você ama odiar
Inimigo do peito
Cá em casa quem morre se torna querido
Tido e havido por justo e inocente
Mas pode ir tirando o cavalo da chuva que eu não vou nessa de morrer
Só para agradar vocês…"
Vou passar uns dias afastado daqui, me recuperando para seguir. Com tudo isso, mesmo assim, acredito que podemos melhorar, mas para isso, só através de um debate profundo sobre nossos problemas, o que não acontecerá nessa estrutura política que nos esmaga, cheia de pensamento velho.
Vou ficar bem e volto em alguns dias!
Até logo!

IPEC: LULA TEM 51% CONTRA 43% DE BOLSONARO NA PRIMEIRA PESQUISA DO 2º TURNO

O primeiro levantamento feito pelo Ipec (antigo Ibope) no segundo turno, sob encomenda da TV Globo, divulgado na noite desta quarta-feira (5), coloca o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da disputa pela presidência da República, com 51% dos votos totais. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 43%.

O percentual de indecisos ficou em 2%. Os entrevistados que não sabem ou não responderam foram 4%.

O resultado daria a vitória a Lula, que seria eleito no dia 30 o próximo presidente da República. Em votos válidos, o resultado do Ipec é 54,2% a 45,8% a favor de Lula.

As entrevistas foram feitas de segunda (3) a quarta-feira (5). Foram ouvidas 2 mil pessoas em todos os estados do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo. O levantamento foi registrado no TSE com o número BR-02736/2022.

Erros no primeiro turno: entenda

No primeiro turno, o resultado do pleito diferiu das pesquisas, com mais votos do que o previsto para Bolsonaro. Elas estimavam no máximo 39% das intenções, mas ele chegou a 43% do eleitorado, ficando atrás de Lula, que teve 48%, dentro do indicado pelos levantamentos.

Com a possibilidade de vitória do ex-presidente Lula já no primeiro turno, como indicavam algumas pesquisas, parte dos eleitores antipetistas de Simone Tebet (MDB) e, principalmente de Ciro Gomes (PDT), decidiram declarar voto em Bolsonaro (PL) já no primeiro turno para garantir uma vaga ao mandatário na segunda etapa, segundo especialistas ouvidos pelo Brasil de Fato.

A hipótese é que a transferência adiantada de votos se deu principalmente entre os eleitores do ex-governador do Ceará, devido ao comportamento do pedetista de ataque ao ex-presidente Lula e ao Partido dos Trabalhadores, numa tentativa de angariar os votos de bolsonaristas.

Mayra Goulart, professora de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), afirma que Simone Tebet e Ciro Gomes organizaram suas respectivas campanhas em torno de estratégias e eleitores diferentes.

"Ciro Gomes se movimentou para ser um porta voz do antipetismo, na franja do eleitorado que não tem muita simpatia pelo Bolsonaro, mas que é, sobretudo, antipetista. Ele quis ser o Ciro que é inequivocamente antipetista, sem uma marcação bolsonarista e, de alguma maneira, com um ar de masculinidade e virilidade", argumenta Goulart.

Leia mais: Com melancólicos 3%, Ciro Gomes perde a quarta eleição presidencial e sinaliza fim de carreira

Na mesma linha, Carolina Botelho, pesquisadora do Doxa – Laboratório de Estudos Eleitorais, de Comunicação Política e Opinião Pública, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), afirma que antes mesmo do primeiro turno já foi registrada uma migração do voto de Ciro para Bolsonaro.

"Especula-se que parte dele tenha ido para Bolsonaro, assim como o da Tebet. Só que esse esvaziamento do Ciro já tem ocorrido ao longo do tempo. Isso ficou bastante claro no último mês", diz.

*Brasil de Fato

Ex-vereador ameaça Walter Alves: “você puxou para si um serpentário de cobras venenosas capazes de acabar com a sua vida”

O ex-vereador de Caicó Leleu Fontes (MDB) gravou um áudio que circula nos grupos de WhatsApp ameaçando o deputado federal e vice-governador eleito Walter Alves (MDB).

Leleu está indignado por Walter ter destituído o deputado estadual eleito Adjuto Dias da presidência do diretório do MDB de Caicó. “Você tem 24 horas para tornar sem efeito essa sua decisão de destituir do cargo da presidência do diretório do MDB de Caicó do deputado eleito, com mais de 50 mil votos, Adjuto Dias. Você só tem essa saída. Do contrário você vai ser procurado por uma legião, por uma militância de emedebistas convictos, de homens que não vai deixar isso barato não. Nós vamos ter procurar no RN como se caça rato”, disparou. “Você puxou para si um serpentário de cobras venenosas capazes de acabar com a sua vida”, ameaçou.

O ex-vereador comparou Walter ao ditador iraquiano Saddam Husseim, deposto do poder em 2003 durante uma guerra com os EUA. “Você pode se esconder como Saddam Hussein se escondeu, dentro de um buraco e a força de inteligência dos Estados Unidos localizou esse ditador. Ditador esse que você se inspirou. Nós aqui no Seridó estamos numa mobilização e você vai ficar sem andar nas estradas do Rio Grande do Norte. Seu vagabundo! Seu pilantra!”, ofendeu.

Ele ainda lembrou a forma traumática como o ex-presidente da Câmara dos Deputados Henrique Alves deixou o partido. “Eu quero aqui me dirigir ao deputado Walter Alves. Você humilhou e expulsou Henrique do MDB. Você negociou e vendeu o passe do MDB a Fátima Bezerra não respeitando os filiados desse partido histórico”, relembrou.

Ouça o áudio na íntegra:


*Blog do Barreto

DIA 11 DE OUTUBRO TEM BAILE DO GASPEC COM RADIOLA CLUB EM APODI!!!!

MOSSORÓ-RN: Mulher é encontrada morta ao lado de uma moto, um celular e uma pistola em uma estrada as margens da RN 013

A mulher identificada como Gracielly Any Stayne Lopes da Silva, 36 anos, moradora do Bairro Aeroporto, foi encontrada morta na estrada de barro que liga a RN 013 à estrada da Raiz na zona rural de Mossoró.
Ao lado corpo uma pistola calibre 9mm, um celular e uma moto Broz vermelha com motor ligado. O corpo foi encontrado por um recenseador do IBGE, que passava na estrada e se deparou com sena e comunicou o fato a Polícia Militar.
A equipe do ITEP realizou os procedimentos de perícia no local e em seguida recolheu o corpo para exames de necropsia no IML. O perito Benner Lemuel disse que há fortes indícios de suicídio.

*Fim da Linha

Motociclista morre após bater em ônibus na BR-304 no RN

Um motociclista morreu após colidir com um ônibus na BR-304, na altura do município de Caiçara do Rio do Vento, no interior do Rio Grande do Norte. Segundo a PRF, o acidente fatal aconteceu por volta das 5h15 da manhã desta quarta-feira (05), no Km 224 da rodovia federal.
A polícia não divulgou a identidade nem as circunstâncias do acidente. Apenas comunicou o ocorrido e que a vítima morreu no local. Outras vítimas não foram registradas.

Polícia Civil cumpre 10 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de tráfico de drogas no Oeste potiguar

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte cumpriu 10 mandados de busca durante uma operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (5) na região Oeste potiguar.
Segundo a corporação, a Operação "Na Rota do Tráfico" visa combater o tráfico de drogas na região de Patu. A ação foi comandada pela 7ª Delegacia Regional, sediada no município.
O cumprimento dos mandados resultou na lavratura de dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO´s) pelo crime de posse de drogas e um TCO pelo delito de agiotagem, além da apreensão de aparelhos celulares e cadernos com anotações.
"Essas apreensões subsidiarão a continuidade das investigações com relação ao tráfico de drogas", afirmou o delegado Paulo Cesário, que comanda a investigação.
A ação contou com apoio de mais de 50 policiais civis e militares. Nenhum suspeito ficou preso.

*Do G1 RN

CEARÁ: Aluno pega arma de CAC e dispara contra três estudantes em escola pública de Sobral, no Ceará

Um aluno com uma arma atirou em três estudantes de uma escola estadual em Sobral, no Ceará, nesta quarta-feira (5). Ao menos três pessoas foram feridas, segundo a polícia. A arma utilizada no crime pertence a um CAC (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador).

Inicialmente a polícia havia informado que o dono da arma era pai do jovem, porém a Secretaria da Segurança negou e informou que ainda apura a identidade do CAC. Os tiros foram disparados na Escola Estadual Professora Carmosina Ferreira Gomes, no Bairro Sumaré, em Sobral.
"A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social informa que um adolescente de 15 anos, suspeito de um ato infracional análogo ao crime de tentativa de homicídio em uma escola estadual, foi apreendido com uma arma de fogo registrada no nome de um CAC (colecionador, atirador desportivo e caçador), que seria familiar do jovem", disse a pasta, em nota.

Segundo a Santa Casa de Sobral, dois adolescentes foram baleados na cabeça e um deles está em estado grave de saúde e intubado. A segunda vítima está internada estável e a terceira foi baleada na perna e não há informações sobre seu quadro.

O atirador, de 15 anos, estuda na mesma sala de aula das três vítimas, onde cursam o 1º ano do Ensino Médio. O aluno havia ido para a aula no horário normal, levando livros e material escolar. O vigilante da escola não percebeu que ele estava com arma escondida sob o uniforme escolar. Por volta das 10h, ele fez os disparos que atingiu os colegas de sala.

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) lamentou o ocorrido e informou a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 6, responsável pela região, adotou imediatamente as providências necessárias para socorro das vítimas e acionamento do trabalho policial.

"Os três alunos foram levados para atendimento na Santa Casa de Misericórdia de Sobral e seus familiares estão sendo acolhidos pela equipe da Coordenadoria Regional, que inclui assistente social e psicóloga", disse a Seduc.

Ainda conforme a Secretaria, a pasta tem reforçado, constantemente, ações visando a segurança do ambiente escolar, tanto em termos físicos quanto psicológicos. Além disso, a secretária da Educação, Eliana Estrela, está se deslocando para Sobral para acompanhar a situação e prestar o apoio necessário.

*Do G1 CE

Mais votado para deputado estadual no RN, Wendell Lagartixa detona Styvenson em entrevista

O ex-policial militar Wendel Fagner Cortez de Almeida (PL), mais conhecido como Wendel Lagartixa, de 45 anos, foi eleito o deputado estadual mais votado de toda a história política do Rio Grande do Norte nas últimas eleições com mais de 88 mil votos.

Em uma das suas primeiras entrevistas como deputado eleito, para a 98 FM, de Natal, Wendel fez declarações pesadíssimas contra o senador Styvenson Valentim, inclusive revelando que ele mesmo já teria presenciado o também ex-PM com prostitutas dentro de viaturas.

Ainda segundo o candidato eleito, o senador não representa a ala militar do RN, e ele prefere ser representado por um cachorro do que por Styvenson.

Wendel Lagartixa foi preso no dia 20 de julho suspeito de participação em um triplo homicídio na Zona Norte de Natal, mas foi solto em setembro e participou ativamente de sua campanha. Na decisão, o juiz citou que a denúncia do MP não apresentou indícios de que crime tenha relação com grupo de extermínio.

*Difusora de Mossoró

GUAMARÉ-RN: MULHER É MORTA A TIROS DENTRO DE RESIDÊNCIA EM BAIXA DO MEIO, DISTRITO DE BAIXA DO MEIO

Na manhã desta quarta-feira (05), um crime de homicídio com caraterísticas de execução foi registrado pela Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal na comunidade de Baixa do Meio, maior distrito do município de Guamaré, interior do Rio Grande do Norte.
Segundo informações, homens encapuzados chegaram armados abordo de um carro ainda sem identificação, em uma residência localizada na Rua do campo, mas conhecida na comunidade como Puerão e ao identificar uma mulher de Natal, de nome Patrícia Miranda Galvão, mais conhecida por Patrícia (Paty), os criminosos entraram na casa e já foram atirando, ela ainda tentou se abrigar dentro do banheiro, mas foi perseguida e morta, vindo a óbito no local.
Segundo o Subtenente PM Jonhny Cruyff “a Polícia Militar foi acionada por populares, e estão realizando diligências nas extremidades, na tentativa de capturar os autores do homicídio. O local do crime foi isolado pelos os agentes de segurança até a chegada do ITEP”. Comentou.
Ainda não se sabe o que levou a motivação do crime, e segundo informação da policia militar, a mulher morta usava tornozeleira eletrônica. A Polícia Civil foi informada da ocorrência que será investigada pela 61ª Delegacia de Polícia Civil de Guamaré.

*Passando na Hora

DIA 11 DE OUTUBRO TEM BAILE DO GASPEC COM RADIOLA CLUB EM APODI!!!!

Homem se envolve em briga de trânsito após deixar filha na escola e é morto a facadas em Natal

Um homem de 30 anos foi morto a facadas durante uma briga de trânsito que aconteceu na manhã desta quarta-feira (5) no bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal. O crime aconteceu por volta das 7h30 na avenida Boa Sorte, em frente à escola onde a filha da vítima estuda.

De acordo com familiares, Alisson Barros dos Santos, de 30 anos, tinha ido deixar a filha de 10 anos na Escola Municipal Dalva de Oliveira e voltava para casa, quando um carro conduzido por um feirante que chegava ao local bateu na bicicleta dele.

Testemunhas relataram à polícia, que os dois homens começaram a discutir. O feirante, então, teria sacado uma faca peixeira e desferido três golpes na vítima.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para prestar socorro, mas Alisson morreu na via, em frente à escola onde a filha estuda. O autor do crime fugiu.

A Polícia Militar foi acionada e fez isolamento do local de crime até a chegada do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), que recolheu o corpo. O caso será investigado pela Polícia Civil.

*Do G1RN

Com 5 deputadas eleitas, Assembleia Legislativa do RN terá maior representatividade feminina da história

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte vai contar com a presença de cinco mulheres como deputadas a partir do próximo ano – a maior bancada feminina da história na Casa. O número representa um acréscimo de duas parlamentares em relação à atual legislatura.

Para as eleitas, embora seja um avanço importante, o número de deputadas ainda não é o ideal, visto que o Legislativo estadual tem 24 vagas. As mulheres representam 53% do eleitorado potiguar e serão 20,8% do parlamento.

A participação de cinco mulheres de uma vez na Casa Legislativa estadual é a maior desde 1966, segundo a série histórica do Tribunal Superior Eleitoral. Porém, segundo o Memorial da Assembleia Legislativa, essa é a maior bancada feminina registrada desde antes da década de 1960.

Segundo o jornalista Aluísio Lacerda, coordenador do Memorial do Legislativo, a primeira mulher eleita deputada no Rio Grande do Norte foi Maria do Céu Fernandes, em 1934. O maior número de mulheres no legislativo estadual antes da eleição deste ano havia sido de quatro parlamentares simultaneamente, marca alcançada em três oportunidades: nas eleições de 1998, 2002 e 2006.

*Do G1 RN

Natal irá sediar em 2024 o maior evento científico com foco em energia solar no Brasil

O Centro de Convenções de Natal (CCN) foi confirmado pela Associação Brasileira de Energia Solar – ABENS, como sede da próxima edição do Congresso Brasileiro de Energia Solar (Cbens), que será realizado no período de 27 a 31 de maio de 2024, na capital do Rio Grande do Norte.

De acordo com a pesquisadora e coordenadora do evento Samira Azevedo, sediar o congresso era um desejo antigo do CTGAS-ER e que o ISI-ER concretizou. “O CBENS é o maior congresso científico do Brasil na área de energia solar e tem como objetivo apresentar o estado da arte do desenvolvimento científico e tecnológico da conversão de energia solar, em particular no Brasil, promovendo a troca de informações e experiências entre universidades, institutos de pesquisa, empresas, órgãos governamentais, agentes do setor energético e associações da sociedade civil”.

A estimativa de público da 10ª edição do evento é de 1.000 pessoas, entre elas palestrantes, expositores e profissionais do setor de todo o país. Para a diretora de Operações do CCN, Ângela Braga, as ações de promoção e divulgação do destino voltadas para o segmento MICE impulsionam a busca do Centro de Convenções de Natal para sediar cada vez mais eventos técnico-científicos.

“Temas relacionados à sustentabilidade e ao uso consciente de recursos naturais interessam cada vez mais ao Rio Grande do Norte, uma vez que o estado é protagonista e líder nacional em produção de energia eólica. A confirmação de Natal como sede da 10ª edição do Cbens será uma oportunidade para que mais pessoas envolvidas com o tema conheçam nosso destino, incrementando a economia local em mais de 3 milhões de reais no período do evento”, declara a diretora do Centro de Convenções, Ângela Braga.

*Difusora de Mossoró