Pesquisar este blog

04 janeiro 2022

UERN emite Nota de Pesar e decreta luto oficial por servidora falecida nesta segunda-feira (03)

A universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) emitiu Nota de Pesar nesta terça-feira (04) e anunciou luto oficial de três dias pelo falecimento da servidora Patrícia Daniele da Paz Bezerra, da Faculdade de Letras e Artes do Campus Central (Fala), vítima de um infarto nesta segunda-feira (03). Patrícia era filha da professora de música Hulda Nunes da Paz, vitimada pela Covid-19 em dezembro de 2020.

CONFIRA NOTA DA UERN:
A Uern externa seu profundo pesar pelo falecimento da técnica-administrativa Patrícia Daniele da Paz Bezerra, lotada na Faculdade de Letras e Artes do Campus Central (Fala), na madrugada desta segunda-feira (04). Patrícia era também egressa do Curso de Comunicação Social da Uern.
O velório acontecerá nesta terça-feira, 4, no cemitério Morada da Paz, em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, a partir das 8h. O sepultamento será realizado no mesmo local, às 13h.
Em sinal de luto, a bandeira da Universidade está a meio mastro e foi decretado luto oficial de três dias.


Nas redes sociais, amigos lamentaram o falecimento da jovem.

Daniele foi meu braço direito no Conservatório, tudo de burocrático ela resolvia para mim, era uma amiga cheia de ternura, conselheira e simplicidade. Há uns três meses estive com ela, conversamos sobre a partida da sua mãe Hulda para o outro plano, e agora, recebo a péssima notícia do seu falecimento. Como pode? O que está acontecendo? (Maestro Vivi).

Meus sentimentos a todos os familiares e amigos. Para mim já foi um choque grande a partida de Hulda e agora a filha também. Que Deus, na sua infinita bondade, acolha a filha, assim como acolheu a mãe. (Ivanaldo Xavier, jornalista).

*Portal Difusora

EMPARN: BOLETIM DAS CHUVAS REGISTRADAS NA REGIÃO OESTE POTIGUAR

Boletim pluviométrico diário das 03hs de 04/01/2022
(Período dos dados: das 07hs de 03/01/2022 às 07hs de 04/01/2022).

Município--------------Precipitação (mm)
  1. Mossoró-----------------------------56.5
  2. Triunfo Potiguar--------------------50.8
  3. Upanema----------------------------35.9
  4. Caraúbas-----------------------------33.2
  5. Caraúbas-----------------------------31.4
  6. Mossoró------------------------------30.0
  7. Campo Grande----------------------27.0
  8. Janduís-------------------------------22.0
  9. Paraú---------------------------------17.2
  10. Coronel João Pessoa---------------15.4
  11. Coronel João Pessoa---------------15.0
  12. Encanto--------------------------------9.4
  13. Rafael Fernandes---------------------9.1
  14. Venha-Ver-----------------------------7.2
  15. São Francisco do Oeste-------------6.2
  16. Umarizal------------------------------4.6
  17. Baraúna-------------------------------4.3
  18. São Rafael----------------------------4.2
  19. Olho d'Água do Borges-------------4.0
  20. Riacho da Cruz-----------------------4.0
  21. São Rafael-----------------------------4.0
  22. Olho d'Água do Borges--------------3.4
  23. Ipanguaçu------------------------------3.0
  24. Baraúna---------------------------------2.6
  25. Itaú--------------------------------------1.8
  26. Carnaubais-----------------------------1.6
  27. Francisco Dantas----------------------1.6
  28. Severiano Melo-----------------------1.2
  29. Alto do Rodrigues--------------------1.0
  30. José da Penha-------------------------0.8
  31. Luís Gomes---------------------------0.8
  32. Patu------------------------------------0.8
  33. Taboleiro Grande--------------------0.6
  34. Pendências----------------------------0.2
Observação: Mais uma vez a EMPARN não divulga a chuva registrada em Apodi.

SINTRAPMA REALIZOU ASSEMBLEIA COM OS PROFESSORES PARA DISCUTIR RATEIO DO FUNDEB

Os professores municipais se reuniram mais uma vez, na manhã desta segunda-feira (03),no auditório do SINTRAPMA para discutir sobre o rateio do FUNDEB, o prefeito negou mais uma vez o rateio ,argumentando que já superou o percentual de 70% da destinação dos recursos do FUNDEB.

O SINTRAPMA solicitará a folha de pagamento do FUNDEB e o balancete anual para análise.

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) trata-se de uma cesta de impostos usada no financiamento da educação. Conforme as novas regras do formato aprovado em 2020, 70% dos recursos precisam ir para a folha de pagamento de profissionais da Educação e o restante usado em investimentos nessa área – o que inclui pagamento de abono (ou 14º salário) aos trabalhadores.

Por regra, 70% dos recursos do Fundeb devem ser utilizados para pagamento dos servidores da Educação.

O sindicato entregará oficio esta semana no gabinete do prefeito com a campanha salaria 2022 solicitando reajuste salarial para todos os servidores públicos municipais.

CORONAVÍRUS: RN REGISTRA 02 ÓBITOS POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS; 244 NOVOS CASOS

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (4). São 387.919 casos totalizados. Na segunda (3) eram contabilizados 387.542, ou seja, 377 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 244 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.577 no total. Dois óbitos foram registrados nas últimas 24 horas, em Mossoró e Pedro Avelino. Na segunda (3) eram 7.573 mortes. A Sesap não registrou óbitos após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.421.

Recuperados são 378.194. Casos suspeitos somam 112.433 e descartados são 819.039. Estimativa de casos em acompanhamento somam 2.148.

NATAL-RN: PASTOR EVANGÉLICO QUE SE RECUSAVA A TOMAR VACINA MORRE DE COVID-19

Morreu nesta terça-feira (4) em Natal, aos 59 anos, o pastor Paulo Eduardo de Lima, dirigente da Congregação Centenário, da Igreja Assembleia de Deus, na Zona Norte da capital potiguar. Diagnosticado com Covid-19, o pastor estava internado desde dezembro no Hospital dos Pescadores tratando complicações da doença, vindo a óbito nesta terça.

Amigos do pastor informaram ao Portal da 98 FM que ele se recusava a receber a vacina contra a Covid-19. Segundo eles, o pastor declarava que não via necessidade na imunização. Ele era hipertenso e diabético, condição que eleva as chances de morte em caso de contaminação por Covid.

Pelas redes sociais, fiéis lamentaram a morte do pastor e se solidarizaram com a família. Nas mensagens, eles destacam o trabalho evangelizador e o perfil de Paulo Eduardo.

“Um ser humano como eu não tinha conhecido. Bom, cuidadoso com todos, visitava e cuidava de todos, não media esforços para cuidar das ovelhas e de todos que ele sabia que precisavam”, escreveu Vilma Nunes. “Quem dera todos os pastores fossem iguais a ele: um pastor prestativo, que nunca esquecia de visitar suas ovelhas”, postou Lindomar Dantas.

Em nota, a Assembleia de Deus destacou que Paulo Eduardo de Lima era “marido dedicado, pai amoroso e crente fiel, pacífico e pacificador, que sentindo o perfume do céu expressou à sua família o desejo de ir ao seio do seu amado Senhor”.

*Portal da 98FM

VAMOS CUIDAR DO NOSSO LIXO; O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

Helicóptero e bombeiros militares do RN retornam a Natal após 9 dias de missões humanitárias na Bahia

O helicóptero Potiguar 01, da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) do Rio Grande do Norte retorna nesta terça-feira (4) a Natal. Ao longo de 9 dias, a equipe da aeronave cumpriu 25 missões de salvamento e ajuda humanitária a vítimas de enchentes na Bahia.

Além do resgate de pessoas ilhadas e socorros médicos, também foram realizados o transporte de equipes da defesa civil, saúde, bombeiros e policiais que precisavam chegar a locais de difícil acesso, e várias entregas de donativos e mantimentos, como alimentos, água potável, colchões e roupas a moradores de comunidades afetadas pelo rompimento de pontes e barragens.

Segundo o major William Danilo, um dos pilotos do Potiguar 01, serão aproximadamente sete horas de voo da Bahia até Natal, com a previsão de três paradas para reabastecimento.

Já em território potiguar, a equipe do Centro Integrado de Operações Áreas (CIOPAER) deverá concentrar as atenções à Operação Verão, desenvolvida pelo Governo do Estado, e que será lançada na manhã desta quarta-feira (5), na barreira de fiscalização rodoviária de Pium, na Grande Natal.

*Bombeiros também voltam*

Além dos 10 policiais do CIOPAER, equipe que controla o Potiguar 01, a SESED ainda enviou 8 bombeiros militares para ajudarem nas operações de resgate e auxílio humanitário na Bahia.

Os bombeiros militares foram equipados com dois botes para salvamento. A equipe voltou ao RN em um caminhão da corporação, chegando a Natal na manhã desta terça (4).

Médicos descartam nova cirurgia, mas Bolsonaro não tem previsão de alta

A obstrução intestinal pela qual o presidente Jair Bolsonaro está internado em São Paulo no Hospital Vila Nova Star, desde a madrugada de segunda-feira (3), se desfez.

Em nota divulgada nesta terça (4), a equipe médica descartou a necessidade de realização de cirurgia, mas ainda não há previsão de alta hospitalar. “A evolução do paciente clínica e laboratorialmente segue satisfatória e será iniciada hoje uma dieta líquida”, informou o boletim.

Na noite de segunda-feira (3), os médicos já haviam informado que Bolsonaro apresentou melhora após a passagem de uma sonda nasogástrica.

De acordo com o hospital, Bolsonaro não apresentava febre e dor abdominal. O presidente realizou uma curta caminhada pelos corredores e permaneceu em tratamento clínico.

O médico-cirurgião Antônio Macedo declarou, também nesta segunda-feira, que acreditava não ser necessário submeter Bolsonaro a uma cirurgia.

Macedo, que atende o presidente desde o atentado a faca de 2018, explicou que só teria a certeza dessa avaliação inicial quando fizesse um diagnóstico completo em Bolsonaro.

O médico chegou ao Hospital Vila Nova Star por volta das 06h10 desta terça-feira (4).

*CNN Brasil/BG

TIBAU-RN: HOMEM SEM IDENTIFICAÇÃO É ENCONTRADO MORTO EM VIA PÚBLICA NA CIDADE

Um homem sem identificação até o momento, foi encontrado morto na manhã desta terça feira, 04 de janeiro de 2022, em via pública na cidade de Tibau, distante 42 Km de Mossoró, na região da Costa Branca Potiguar. Após ser isolado pela PM local, o corpo do desconhecido foi recolhido após os procedimentos de perícia realizados pela equipe do ITEP de Mossoró e encaminhado a unidade do órgão para exame necroscópico.

De acordo com a perícia, devido a rigidez apresentada no cadáver, é bem possível que a morte do homem tenha ocorrido no início da noite de segunda feira (03) e que somente na manhã de hoje é que o corpo foi localizado. Ainda segundo a perita Roberta Lícia, não foram encontrados sinais externos de violência no corpo e que a causa da morte provalmente tenha sido por causas naturais.

Mas oficialmente só será definida após o exame de necropsia a realizado no IML do ITEP em Mossoró. Populares relataram que a vítima, é de Mossoró e teria passado o dia bebericando pela praia e a noite pedalava sua bicicleta (encontrada ao lado do corpo), quando passou mal e morreu.

*Fim da Linha

TIBAU-RN: FORAGIDO DA JUSTIÇA É PRSESO PELA POLÍCIA MILITAR

Na noite de segunda feira, 03 de janeiro de 2022, a pessoa de Francisco Antônio Batista e Silva, foragido da justiça foi recapturado pela Polícia Militar do município de Tibau-RN.
De acordo com informações, Francisco que é natural de Mossoró, estava com dois mandados de prisão em aberto desde 2019. Os Policiais foram atender a uma ocorrência de violência doméstica, mas ao chegarem no local, a mulher teria desistido de representar contra o companheiro, ao ser verificado seu nome, o mesmo informou que há vários anos estava foragido da justiça e nas várias vezes que foi abordado repassava o nome falso. Segundo ele já teria utilizado dessa estratégia no mínimo umas cinco vezes.
Francisco Antônio foi conduzido a Delegacia de Plantão em Mossoró, onde foi apresentado ao Delegado, que após ouvi-lo, encaminhará o mesmo a cadeia pública.

Médico de Bolsonaro chega ao Brasil para avaliar necessidade de cirurgia

Depois de chegar ao Brasil durante a madrugada, o cirurgião Antônio Luiz Macedo se dirigiu ao hospital Vila Nova Star, na Zona Sul de São Paulo, na manhã desta terça-feira (4). O médico, que operou o então candidato a presidente Jair Bolsonaro em 2018, vai avaliar se Bolsonaro vai precisar passar por nova operação.

No domingo, logo após o almoço, o presidente se sentiu mal. Ele foi transferido de Santa Catarina para a unidade de saúde paulistana na segunda (3). No Vila Nova Star, foi diagnosticada uma obstrução intestinal.

Segundo o último boletim médico, o presidente “apresentou melhora clínica após a passagem da sonda nasogástrica, evoluindo sem febre ou dor abdominal”. Bolsonaro fez uma curta caminhada. A princípio, não há recomendação pela cirurgia. Macedo estava nas Bahamas e interrompeu as férias para avaliar o quadro do presidente, que recebeu uma facada em 2018, tendo perdido parte do intestino em decorrência deste episódio.

Desde então, Bolsonaro já passou por quatro cirurgias relacionadas a este ferimento e outros dois procedimentos não relacionados a este caso: a retirada de um cálculo na bexiga e uma vasectomia. Em julho de 2021, o presidente foi hospitalizado devido a soluços persistentes.

*Do G1

MOSSOÓ-RN: DEFESA CIVIL MONITORA CHUVAS E INTENSSIFICA TRABALHO PREVENTIVO

Com a chegada do período chuvoso, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) intensificou o trabalho de monitoramento de áreas críticas e prevenção a desastres naturais. O Departamento de Monitoramento, Alerta e Desastres acompanha o cenário meteorológico da região e monitora diariamente os pontos críticos da cidade.
Saiba mais: https://www.prefeiturademossoro.com.br/noticia/defesa-civil-monitora-chuvas-e-realiza-trabalho-preventivo-a-desastres
Fotos: Divulgação (SESDEM)

VAMOS CUIDAR DO NOSSO LIXO; O MEIO AMBIENTE AGRADECE!


MINISTRO DA SAÚDE DIZ: "VACINA PEDIÁTRICA DE COVID PODE CHEGAR AO BRASIL NO DIA 10"

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta segunda-feira à tarde que as doses de vacina pediátrica de Covid podem chegar ao Brasil no dia 10 de janeiro, destacando que a pasta tomará uma decisão na quinta-feira e que não deverá haver “nenhuma novidade especial”.

“A partir do dia 10 de janeiro essas doses podem começar a chegar ao Brasil. Então, pode ficar tranquilo, todos os pais e mães que queiram vacinar seus filhos que tenham entre 5 e 11 anos, podem”, disse ele, em entrevista na porta do ministério.

Segundo o ministro, as doses de vacina da Pfizer chegam ao país em uma semana, mas precisam ter o lote aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, serem distribuídas para Estados e municípios antes de serem efetivamente usadas.

APODI-RN: SEGUNDA FEIRA TEVE TARDE CHUVOSA

A tarde de segunda feira, 03 de janeiro de 2022 foi bastante chuvosa na cidade e em várias comunidades rurais do município de Apodi-RN.
No bairro Bacurau I, o pluviômetro marcou 65 milímetros. No sítio Ponta II, a chuva foi de 55 milímetros e no centro da cidade a precipitação foi de 50 milímetros.
O importante é, que a chuva chegou para molhar a terra e para renovar a esperança do agricultor.

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

O que importa antes de tudo é o momento presente.
O que foram nossos pais não tem importância: o que vale é o que você é agora.
O momento presente é o criador de seu amanhã.
Sua felicidade está baseada em seus pensamentos de hoje.
Somos escravos do ontem, mas somos donos de nosso amanhã!
Preste muita atenção ao momento que passa, ao que você está fazendo AGORA, porque do "agora" depende seu "amanhã".