sexta-feira, 24 de julho de 2020

APODI-RN: VAMOS AJUDAR!!!!


MOSSORÓ-RN: MARTINS COELHO É PRÉ CANDIDATO A VEREADOR PELO CIDADANIA

Martins Coelho ( pré-candidato a vereador de Mossoró-RN) Valdemir Martins da Costa, mais conhecido como Martins Coelho, nascido em 19 de junho de 1949, natural de Aracati-CE. Filho de Origenys Coelho e Geralda Martins da Costa. Casado com Maria José Batista da Costa e dessa União nasceram quatro filhos: Fábio Batista Martins, Claudia Batista Martins, Cleide Batista Martins( in memoriam) e Carla Batista Martins. Martins sempre foi um batalhador para manter a sua sobrevivência seus primeiros trabalhos foram realizados em Aracati (sua terra Natal), como funcionário da loja Vivã, onde exercia a função de vendedor de colchões, almofadas e etc... Chegou a Mossoró em junho de 1957 vindo trabalhar também com colchões, junto ao empresário Chico Martins, tempos depois foi trabalhar como motorista do padre Joaquim Alfredo Simonetti na matriz do alto de São Manoel. Em certo momento padre Alfredo teve que ir fazer uma cirurgia no estado de São Paulo e no seu lugar ficou seu irmão, Monsenhor Américo Vespúcio Simonetti, celebrando as missas, nas quais Martins Coelho ajudava como coroinha, foi então que Monsenhor Américo gostou muito de sua voz e sugeriu que ele fosse fazer um teste, com o radialista Every Costa na rádio Rural de Mossoró e logo ele foi aprovado, começando a trabalhar como locutor e controlista de mesa. Permaneceu por onze anos na rádio Rural e foi dispensado por causa da história do arroz (1º de Abril - dia da mentira). Em seguida foi tentar a vida em Goiânia-GO, onde trabalhou na rádio Anhanguera e na rádio Brasil Central, com o locutor Conrado Oliveira. Não se adaptou e retornou a Mossoró e foi convidado a voltar para a rádio Rural. Depois foi para rádio Tapuyo, para a rádio libertadora e por último para rádio Difusora, onde está até os dias atuais, com o programa Show do Povo, todas as tardes de Segunda a Sexta-feira. A relação do pré candidato a vereador Martins Coelho com a política, sempre aconteceu de forma indireta, pois sempre procurou está em contato com o povo, escutando as dificuldades e tentando ajudá-los com suas possibilidades, através do seu condutor de trabalho que é o rádio. Decidiu participar dessa eleição como pré candidato a vereador, depois de ter passado momentos difíceis de saúde e constatar as dificuldades que o nosso povo enfrenta no seu dia a dia nessa área e em outras a mais. Martins Coelho é pré candidato a vereador pela primeira vez, pelo partido Cidadania. 

*Fonte: Blog do Cleiton Albino

Laboratório de Geografia Humana promove debate sobre a Reserva Ponta do Tubarão

Foto: Ronaldo Diniz/ acervo do Idema
“Reserva Ponta do Tubarão: 17 anos de criação, histórias e desafios”. Esse é o tema do 8º encontro do “Conversatório: Diálogos sobre o mundo contemporâneo”, promovido pelo Laboratório de Geografia Humana (LAGHUM), vinculado ao Departamento de Geografia (DGE), Campus Central da UERN.
O debate sobre a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Ponta do Tubarão será realizado nesta sexta-feira, 24 de julho, às 16h, com transmissão pelo Instagram @laghum1 e pelo Canal do Youtube.
Os debatedores serão: Leonlene de Sousa Aguiar (diretor do Idema); Luiz Ribeiro Itá (Reserva Ponta do Tubarão); Prof. Dr. Rodrigo Guimarães (DGA/PPGEO/UERN); Prof. Dr. Ramiro Camacho (NUC/IDEMA/RN); Dr. Rafael Camilo Laia (NUC/IDEMA/RN). A mediação é da profa. Dra. Maria Betânia Ribeiro Torres (DGA/PPGCISH/UERN).
Ponta do Tubarão – A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual (RDS) Ponta do Tubarão foi criada através da Lei Estadual n° 8.349 de 18 de julho de 2003, nos municípios de Macau e Guamaré, litoral setentrional do RN. Com quase 13 mil hectares de extensão, a RDS Ponta do Tubarão tem como objetivos resguardar o modo de vida tradicional, assegurar atividades baseadas em sistema sustentável de exploração de recursos naturais, estas desenvolvidas tradicionalmente ao longo de gerações e adaptadas às condições ecológicas locais e que desempenham papel fundamental na proteção da natureza e na manutenção da diversidade biológica.

*Fonte: Idema/RN

RN registra 46.683 casos confirmados de Covid-19 e 1.666 mortes pela doença

O Rio Grande do Norte tem 46.683 casos confirmados e 1.666 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). O boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (23) aponta ainda que outros 198 óbitos estão sob investigação.
São 630 casos novos e 16 óbitos a mais em relação aos dados do dia anterior - eram 46.056 casos confirmados e 1.650 mortes até quinta-feira (23).
O estado registrou ainda 58.714 casos suspeitos e outros 72.645 descartados. O número de pacientes recuperados no RN segue em 22.901.
O Rio Grande do Norte conta hoje com 485 pessoas internadas com Covid-19, sendo 318 na rede pública e 167 na rede privada. Quanto aos leitos críticos (semi intensivo e UTIs), a taxa de ocupação na rede pública é de 76,97% e na rede privada de 61%.
O RN já realizou 127.203 testes do novo coronavírus, sendo 55.871 RT-PCR e 71.332 testes sorológicos.
Números do coronavírus no RN:

  • 46.683 casos confirmados
  • 1.666 mortes
  • 22.901 confirmados recuperados
  • 58.714 casos suspeitos
  • 72.645 casos descartados
RN tem 127 mil testes de coronavírus — Foto: Pedro Vitorino/Cedida
*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: [VÍDEO] HOMEM VAI ACOMPANHAR PRIMO BALEADO NO HRTM, E ACABA DETIDO PORTANDO ENTORPECENTE.

O Sargento Sidney usando de toda sua experiência, avistou um jovem sentado em um dos bancos da Praça do HRTM(Hospital Regional Tarcísio Maia), e resolveu abordá-lo. Com ele a polícia encontrou um papelote com maconha. O jovem identificado apenas como "Barata", informou ser usuário e que estaria ali apenas acompanhando seu primo que teria sido baleado minutos antes ver matéria anterior. Na ocasião o Sargento Sidney e Barbosa da viatura do Santo Antônio, veio em apoio ao SAMU que conduziu dois baleados no bairro. Devido a ousadia do indivíduo, a polícia resolveu conduzir o mesmo até a Delegacia, onde deverá ser ouvido e em seguida liberado. O Jovem alegou o tempo todo ser usuário, e que na correria se esqueceu de guardar a droga em casa antes de ir ao hospital ver o estado de saúde de seu primo. Ele deverá ser liberado na Delegacia, pois a quantidade de drogas que estava com o jovem, não condiz com o tráfico.

*Passando na Hora

MOSSORÓ-RN: [VÍDEO] ATAQUE A TIROS DEIXA DOIS BALEADOS NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO

O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), registrou uma dupla tentativa de homicídio no início da tarde desta sexta feira, 24 de julho de 2020, em Mossoró no Rio Grande do Norte.
De acordo com as informações, duas pessoas foram baleadas na rua Raimundo Nogueira do Couto no bairro Santo Antônio. Policiais Militares do Grupo Tático Operacional (G.T.O), foram em apoio a ocorrência, juntamente com a viatura do Sargento Sidney e Barbosa que solicitou o apoio ao CIOSP.
´De acordo com o Sargento Sidney que ficou a frente da ocorrência, os criminosos chegaram em um veículo de cor prata na casa de Lucas Gabriel da Silva, 19 anos, esse segundo o policial, conhecido como "Rei do crime" e efetuaram vários disparos. Ele foi atingido com tiros no abdômen, tórax e coxa direita. Seu estado de saúde é considerado grave, segundo o Médico Intervencionista do SAMU Dr. Dixon Fradick. "Apesar dele está consciente e orientado, as perfurações são em regiões perigosas e seu estado de saúde inspira bastante cuidados" Disse ele.
Francisco Jeferson da Silva, 19 anos de idade, que estava na casa junto com Lucas, foi atingido com um tiro sem saída no tórax pelas costas. Segundo Dr. Dixon, ele não corre tanto risco de morte como o Lucas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi acionado, e enviou duas viaturas para o local e os dois foram entregues a equipe médica do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), para uma melhor avaliação. Lucas deverá passar por procedimentos cirúrgicos.



Veja vídeo: 

*Passando na Hora 

OCUPAÇÃO REDUZ A 74% E FILA DE PACIENTES À ESPERA DE LEITOS PARA COVID-19 NO RN É ZERADA

Dados são os disponibilizados pela plataforma Regula RN na manhã desta sexta-feira (24).
Liga vai receber leitos no RN — Foto: Sandro Menezes
A taxa de ocupação dos leitos de UTI para pacientes de Covid-19 chegou ao percentual de 74% na manhã desta sexta-feira (24) no Rio Grande do Norte - um dos índices mais baixos desde o início da pandemia. Os dados são do Regula RN - o sistema que administra e monitora os leitos públicos para tratamento de coronavírus. Na manhã da última segunda-feira (20), o índice era de 86%.
Outro número relevante apontado pelo sistema na manhã desta sexta (24) era a fila de pacientes à espera de leito, que estava zerada. De todas as regiões de Saúde do estado, a Seridó era a única que se encontrava com taxa de ocupação de leitos superior a 80% - parâmetro utilizado pelo governo para definir sobre a continuidade do processo de reabertura econômica.
A região Seridó estava com ocupação de 86%, às 10h. Na região metropolitana de Natal, a taxa de ocupação de leitos estava em 71,1%. No Oeste, ela era de 77,3%.
Das 16 unidades com leitos para Covid-19 disponibilizados para o Sistema Único de Saúde (SUS), apenas duas estavam com 100% dos seus leitos ocupados.
Ao todo, segundo o Regula RN, o estado tem 299 leitos críticos para Covid-19. Desse total, há 215 ocupados, 75 livres e 9 bloqueados. No caso de leitos clínicos, para pacientes com menos gravidade, há 330 leitos, sendo 183 ocupados, 121 disponíveis e 26 bloqueados.

*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: MORRE A SEGUNDA VÍTIMA DO ACIDENTE DE TRÂNSITO DA BR-405 NO BAIRRO AEROPORTO

Morreu na madrugada desta sexta feira 24 de julho de 2020 a segunda vítima do acidente de trânsito ocorrido na madrugada de quinta feira (23) na Rua Felipe Camarão, trecho da BR 405, proximidades do Corpo de Bombeiros no Bairro Aeroporto em Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte.
Francy Silva de Lima trafegava de moto como garupa, com o primo, Adreilson de Lima Lucas de 29 anos, quando se envolveram no acidente. Adreilson, que morreu na hora, perdeu o controle do veículo e bateu a moto em uma árvore em um dos canteiros da rodovia.
Francy Silva chegou a ser socorrido para o Hospital Tarcísio Maia mas acabou não resistindo a gravidade dos ferimentos. Ele morreu por volta das 02h00min desta madrugada. A família informou que desde a chegada de Francy ao hospital até a hora de sua morte, não foi possível ser levado a uma UTI por falta de leito disponível naquela unidade hospitalar.
O corpo do jovem foi removido do necrotério do HRTM e encaminhado por uma funerária para o Instituto Médico Legal do ITEP para ser examinado e depois liberado para a família.


*Fim da Linha

PAU DOS FERROS-RN: [VÍDEO] BOMBEIRO RESGATA FILHOTE DE GATO PRESO EM TUBULAÇÃO

Um filhote de gato que estava preso na tubulação de uma calha foi resgatado na manhã de quarta-feira (23) pelo Corpo de Bombeiros Militar do RN. O fato aconteceu em um laboratório de análises clínicas, no Centro da cidade de Pau dos Ferros, na região do Alto Oeste Potiguar. Confira vídeo:
Trabalho realizado pelo SGT Aldecleidson de Apodi.
De acordo com informações colhidas no local, o animal estava há vários dias preso em um cano de PVC de 100 milímetros, que serve de calha para evitar infiltrações pelas paredes causadas por chuvas.
A ocorrência durou cerca de 40 minutos e o bombeiro militar "Aldecleidson" teve que cortar o cano com uma pequena serra para retirar o animal. Sem ferimentos, ele foi entregue aos trabalhadores da clínica e em seguida levado para uma ONG da cidade.

APODI-RN: ÚLTIMO BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO ONTEM


PM-RN Publica Nota de Pesar pelo falecimento do Aluno Sargento PM Samuel

É com pesar e grande consternação que a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte comunica o falecimento do Sargento Samuel Lima da Silva, em decorrência de diabetes.
O Aluno Sargento PM Samuel ingressou na Polícia Militar do Rio Grande do Norte no ano de 2001 e estava cursando o CFS, que iria lhe garantir uma promoção futura ao cargo de Sargento PM.
Nos seus 19 anos de dedicação à instituição, o militar trabalhou no 9º Batalhão e no 4° Batalhão da PMRN. Também fez parte da Força Nacional de Segurança.
O velório acontecerá nessa sexta-feira (24), das 7h às 16h, no Centro de Velório Sempre, próximo a UPA do conjunto Santa Catarina e o enterro ocorrerá no Cemitério Parque da Passagem, BR 101 Norte.
Assim, a Polícia Militar do RN lamenta a morte deste Guerreiro, que serviu por muitos anos no policiamento do Estado, externando aos amigos e familiares os mais sinceros sentimentos de pesar.


*PM/ASSECOM - Cb França

MOSSORÓ-RN: Operação Boiadeiro: Polícia Rodoviária Estadual recolhe animais soltos nas rodovias estaduais de acesso à cidade

A Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual, na área do 2°DPRE-Mossoró, realizou nessa quarta feira 22 de julho de 2020, mais uma etapa da Operação Boiadeiro, criada com o objetivo de recolher animais soltos nas rodovias estaduais de acesso a Mossoró e outras cidades da região, proporcionando a preservação da vida humana.

Policiais Rodoviários Estaduais percorreram diversas Rodovias estaduais da região Oeste, na busca de capturar animais que ficam vagando nas pistas de rolamentos, onde são uma verdadeira ameaça aos condutores de veículos, podendo provocar acidentes automobilísticos de proporções gravíssimas.

O 2º DPRE, sob o comando da major Myrian Freitas não têm medido esforços em tentar diminuir os índices de acidentes que envolvam animais, fazendo operações contínuas como é o exemplo da Operação Boiadeiro, disponibilizando diversos PMs em serviço extra através de diárias operacionais.

Na ação desta quarta feira, os policiais percorreram as foram capturados seis jumentos, nas RNs 013, 015, 117 e 233, onde foram retirados seis jumentos. Os animais após capturados são encaminhados à Associação Protetora de Animais, localizada na zona rural de Apodi na região Oeste Potiguar.


VER GALERIA DE FOTOS COMPLETA

*Fim da Linha

ITAÚ-RN: Descumprimento a Isolamento Social Pode Gerar Multa no Valor de R$ 500,00, diz Decreto 044/2020 Publicado Nesta Quinta-Feira.

A Prefeitura Municipal de Itaú por meio do Prefeito Ciro Bezerra publicou novo decreto (044/2020) de algumas políticas em relação ao Grupo de Risco como Medida de enfrentamento à COVID nesta quinta-feira (23) no Diário Oficial dos Municípios (DOM).
O Prefeito Ciro Bezerra alertou a população itauense sobre o novo decreto, já na manhã de quarta-feira por meio do programa de rádio "Itaú agora" que vai ao ar todas as quartas-feiras pela Rádio Cidade FM Itauense 104,9 MHz a partir das 11 horas.
De acordo com o decreto as pessoas comprovadamente infectadas ou com suspeita de contágio pela COVID-19 deverão permanecer em confinamento obrigatório no domicílio ou em outro lugar determinado pela autoridade de saúde. O descumprimento da medida ensejará para o infrator a devida responsabilização, nos termos deste Decreto, inclusive na esfera criminal, observado o tipo previsto no art. 268, do Código Penal, bem como multa no montante de R$ 500,00 (quinhentos Reais).
As pessoas que, de acordo com as orientações das autoridades da saúde, se enquadram no grupo de risco da COVID-19, designadamente os maiores de 60 (sessenta) anos, os imunodeprimidos e os portadores de doença crônica, hipertensos, os diabéticos, os doentes cardiovasculares, os portadores de doença respiratória crônica, os doentes oncológicos, os com doenças respiratórias, bem como aqueles com determinação médica NÃO DEVERÃO CIRCULAR EM ESPAÇOS E VIAS PÚBLICAS, OU EM ESPAÇOS E VIAS PRIVADAS EQUIPARADAS A VIAS PÚBLICAS, exceto, com o uso obrigatório de máscaras salvo algumas exceções que podem serem conferidas no referido decreto.
Continua sendo obrigatório o uso de máscaras de proteção facial, industriais ou caseiras, por todas as pessoas que, precisarem sair de suas residências; a aglomeração de pessoas em espaços públicos ou privados; Os atendimentos realizados no âmbito das Unidades Básicas de Saúde deverão ser agendados, de forma a não permitir a aglomeração de pessoas; Os atendimentos realizados no âmbito da Maternidade Marcolino Bessa manterão suas atividades normais; entre outras medidas. 


*Assessoria/Blog Márcio Melo

VIÇOSA-RN: Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde promoveram capacitação para coveiros do município

A Prefeitura Municipal de Viçosa mais uma vez sai na frente, na tarde desta quinta-feira, 23 de julho de 2020, promoveu a primeira capacitação para os coveiros do município, a ação visa dificultar a propagação caso venha acontecer óbito por COVID-19 no município. A palestra foi ministrada pelo médico Guthembergue Tavares e o enfermeiro Hugo Freitas e contou a presença dos estudantes de medicina do Programa do Governo Federal, Brasil Conta Comigo.
Estamos empenhados, compromissados e firmes nessa luta, por isso nós não cansamos de traçarmos estratégias para conter o avanço do vírus no município, com essa capacitação, é possível que os profissionais trabalhem de forma mais segura e possam também propagar os conhecimentos adquiridos, essa é uma ação de prevenção. "Destacou o gestor Antônio Gomes de Amorim".
A capacitação aconteceu de forma teórica e prática, na oportunidades roupas para simular foram utilizadas, como luvas, óculos e outros acessórios que não podem faltar para garantir um trabalho seguro e assim evitar danos futuros, no final da capacitação os profissionais da saúde entregaram os itens de segurança oficiais aos coveiros. 


*Assessoria/Jornal Potiguar