Pesquisar este blog

22 novembro 2022

ENADE: estudantes têm até sábado para preencher questionário

Alunos que farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 têm até sábado (26) para preencher o Questionário do Estudante. O instrumento, que é obrigatório, deve ser respondido até as 23h59 (horário de Brasília) por meio da página do Enade.

A prova do exame será aplicada no domingo, 27 de novembro. Apenas após responder o questionário é que o estudante conseguirá visualizar seu Cartão de Confirmação da Inscrição, que contém as informações sobre o local de prova.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até o último domingo (20), 405.201 mil estudantes já haviam preenchido o questionário. Esse número representa 67,75% dos 598.116 estudantes concluintes inscritos no exame.

“O questionário deve ser respondido exclusivamente pelo estudante, não sendo admitidas quaisquer manipulações, influências ou pressões de terceiros”, alertou o Inep. Ele destacou ainda que as respostas específicas de cada participante são sigilosas e serão tratadas em conjunto com as respostas dos demais, por curso de graduação, para a geração de estatísticas e indicadores educacionais.

Regularidade
A realização da prova e o preenchimento do Questionário do Estudante asseguram a regularidade dos estudantes inscritos junto ao Enade. O não cumprimento de um desses instrumentos impossibilita a colação de grau.

Em 2022, o Enade avaliará cursos de bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

Também serão avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

Avaliação
O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Juntos, eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras.

RIO DE JANEIRO: Morre Erasmo Carlos, pioneiro do rock no Brasil e símbolo da Jovem Guarda

O cantor e compositor Erasmo Carlos, de 81 anos, morreu nesta terça-feira (22) no Rio de Janeiro. Um dos pioneiros do rock e símbolo da Jovem Guarda, o artista estava internado no Hospital Barra D’Or, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade.

O Tremendão, como era chamado, deixa a esposa e três filhos.

No último dia 2, o artista comemorou a alta após duas semanas de internação para tratar uma síndrome edemigênica. Mas Erasmo voltou a ser hospitalizado — a TV Globo apurou que ele chegou a ser intubado na última segunda-feira (21).

A doença ocorre quando há um desequilíbrio das forças bioquímicas que mantêm os líquidos dentro dos vasos sanguíneos e geralmente é causada por patologia cardíacas, renais e dos próprios vasos.

“Você é lar, você acolhe, você enxerga, você crê. Perdi a capacidade de me lembrar de como era a vida sem você, talvez ela nem tenha existido… e talvez tenha sido tão simples esquecer porque a gente se acostuma facilmente com a paz. Não foi de primeira, você brigou muito para mostrar, mas por fim encontrei a paz em você”, postou a mulher de Erasmo, Fernanda Passos.

Autor de mais de 600 músicas e de clássicos como “Sentado à Beira do Caminho”, “Minha Fama de Mau”, “Mulher”, “Quero que tudo vá para o inferno”, “Mesmo que seja eu” e “É proibido fumar”, o artista deixa uma legião de fãs e amigos que fez pela estrada.

*98 FM de Natal

NATAL-RN: Suspeito de assalto morre após ser atingido por 'tiro de advertência' disparado pela guarda municipal

Um homem suspeito de realizar assaltos morreu após ser atingido por um "tiro de advertência" disparado por guardas municipais na tarde de segunda-feira (21) em Natal. Um outro homem que era foragido da Justiça foi detido.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura de Natal, os dois homens estavam praticando roubos no centro da cidade. Após ser acionada por vítimas de uma das tentativas de assalto, a guarda municipal começou a realizar diligências na região e encontrou os dois suspeitos com as descrições informadas.

A dupla, que estava em uma moto, não obedeceu à abordagem e tentou fugir, dando início a uma perseguição.

Ainda de acordo com a guarda municipal, minutos após o início da perseguição, os suspeitos desequilibraram, caíram da moto e foram novamente abordados pelos guardas municipais.


Segundo a Semdes, um dos homens foi "atingido por um disparo de tiros de advertência, ao levar a mão na cintura, como se fosse sacar uma arma de fogo".

"Ele foi socorrido, mas não resistiu e morreu no hospital Clovis Sarinho. O outro, foragido da justiça, foi preso", disse a Semdes em nota.
Com os suspeitos foi encontrada uma arma falsa, além de três celulares, um fone de ouvido, uma bolsa feminina e documentos pessoais de uma das vítimas dos assaltos que estavam sendo praticados pela dupla, além de uma motocicleta de cor preta com tanque coberto.

O indivíduo que morreu estava sem identificação. O suspeito preso tem 35 anos de idade, é natural da Paraíba e estava com um mandado de prisão aberto, expedido pela 1ª Vara de Execução Penal. Ele foi levado junto com o material apreendido até a Delegacia de Plantão Zona Sul.

Três das vítimas dos roubos praticados pela dupla foram à delegacia, onde reconheceram e recuperaram os seus objetos pessoais.

*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: MPRN consegue sentença para que Estado e Prefeitura revitalizem rio Apodi-Mossoró

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve condenação judicial da Prefeitura de Mossoró e do Governo do Estado para que ambos tomem medidas de limpeza, revitalização e recuperação do trecho do rio Apodi-Mossoró que passa pelo território mossoroense. A determinação atendeu aos pedidos feitos pelo MPRN em ação civil pública (ACP).

Conforme sentença proferida pela 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Mossoró, a gestão do Município deverá adotar medidas cabíveis para conter a incidência de aguapés (eichhomia crassipes), implementando serviços de limpeza e de revitalização ao longo da passagem do rio pela cidade.

Para o Estado, a condenação diz respeito à obrigação de revitalização e recuperação do rio, inserido na Bacia Hidrográfica Apodi-Mossoró, devendo ser adotadas as medidas de forma cooperativa para minimizar a incidência dos aguapés no perímetro urbano de Mossoró. A sentença fixou o prazo de três meses para que os entes condenados cumpram suas obrigações correspondentes, sob pena de multa diária a ser arbitrada e revertida ao Fundo Municipal de Meio Ambiente.

O MPRN inseriu na ACP um relatório ambiental sobre a situação dos trechos do rio Apodi-Mossoró que passam pela municipalidade. O documento foi elaborado em inquérito civil instaurado pela 3ª Promotoria de Justiça de Mossoró e conclui que há comprometimento da qualidade da água do rio através de processos de eutrofização e contaminação.

A mesma condição, inclusive, foi igualmente comprovada pelo relatório elaborado pelo ente público municipal, no qual resta evidente que a presença de aguapés nos trechos do rio é indicativo de poluição. Conhecida por aguapé, a eichhomia crassipes é uma planta infestante de sistemas fluviais e lagunares urbanos. É, por isso, considerada uma planta daninha e aparece frequentemente em canais de irrigação, represas, rios e lagoas. Uma das maneiras sugeridas pelo MPRN para o controle é a retirada dos aguapés e a realização de fiscalização para identificar suas origens.

A competência acerca da proteção ao meio ambiente e o combate efetivo à degradação ambiental é comum à União, Estados, Distrito Federal e Municípios, conforme expressa a Constituição Federal.

*Fim da Linha

PINHEIRO SISTEMAS ELÉTRICOS


Arábia Saudita bate Argentina de Messi em 1ª zebra da Copa do Catar

Depois de três dias de bola rolando para conhecer a primeira grande zebra desta edição - quiçá, uma das maiores da história da competição. Nesta terça-feira (22), a Arábia Saudita venceu a Argentina, do craque Lionel Messi, atual campeã sul-americana, por 2 a 1, de virada, no Estádio Lusail.

O duelo foi o primeiro do Grupo C do Mundial, que ainda tem Polônia e México. Europeus e norte-americanos se enfrentam mais tarde nesta terça, às 13h (horário de Brasília), no Estádio 974, na capital Doha.

Foi a primeira vez que os Falcões Verdes estrearam com vitória em uma Copa - nas cinco participações anteriores, foram quatro derrotas e um empate. A Albiceleste, por sua vez, não tropeçava na rodada de abertura de um Mundial desde 1990, quando perdeu de Camarões, por 1 a 0, na Itália.

O resultado negativo encerrou uma invencibilidade de 36 jogos oficiais da Argentina e impediu que a equipe sul-americana igualasse a maior sequência sem derrotas do futebol de seleções. A marca segue com a Itália, que ficou 37 partidas sem perder de 2018 a 2021. O último tropeço dos hermanos tinha sido para o Brasil, por 2 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte, na semifinal da Copa América de 2019.

Apesar do revés, o jogo também foi histórico para Messi. Só por estar em campo, o craque se isolou como o argentino com mais Copas disputadas (cinco), além de igualar o ex-volante Javier Mascherano como segundo jogador do país com mais partidas em Mundiais (20), atrás somente do ídolo Diego Armando Maradona (21).

As seleções retornam a campo neste sábado (26), pela segunda rodada. Os sauditas jogam às 10h, contra a Polônia, no Estádio Cidade da Educação, em Al Rayyan. Às 16h, novamente no Lusail, a Argentina mede forças com o México.

Virada saudita

No retorno do intervalo, a ducha de água fria foi dos sauditas para cima dos argentinos. Aos dois minutos, Messi perdeu a bola no meio e "deu" o contra-ataque para os asiáticos, finalizado em um chute cruzado de Saleh Al-Shehri, que recebeu do meia Feras Al-Brikan, ganhou do zagueiro Cristian Romero e bateu no canto de Emiliano Martínez. Cinco minutos depois, na sobra de um chute pela direita que explodiu na zaga, o também atacante Salem Al-Dawsari dominou no lado esquerdo da área, cortou para dentro, driblou De Paul e arrematou no ângulo. Virada no Lusail.

Para pagar conta de luz, 72% dos brasileiros deixam de comprar produtos que consumiam, diz pesquisa

A maioria dos brasileiros, 72%, deixou de comprar itens que consumiam para pagar a conta de luz. Os resultados são da pesquisa anual “Opinião sobre o Setor Elétrico”, realizada pelo Datafolha para a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) após ouvir 2.088 pessoas em 130 municípios brasileiros em julho de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

A pesquisa ainda revela que a conta de luz passou a pesar mais no orçamento de 83% das famílias nos últimos 12 meses, sendo um dos maiores gastos do mês para 67% dos entrevistados.

Além disso, 44% dos brasileiros deixaram de pagar alguma conta de luz no último ano. Desde a pandemia, 85% da população diz que passou a economizar energia para diminuir o valor da conta.

Em relação ao atual preço da conta de luz, 69% dos brasileiros acreditam que deputados e senadores são os principais responsáveis, enquanto pouco mais da metade (54%) concordam que o presidente da república é o principal responsável.

A pesquisa também destaca que oito entre cada dez brasileiros querem ter o direito de escolher o fornecedor de energia elétrica, assim como é feito com os serviços de telecomunicações. O desejo segue em patamar elevado em todas as faixas de renda, escolaridade e classe social.

A expectativa é de que a portabilidade da conta de luz possa oferecer preços mais baixos. Mais da metade (54%) acredita que o preço da energia elétrica tende a diminuir com a medida. O restante considera que o preço não vai mudar (22%) ou vai aumentar (20%), e 4% não opinaram.

Segundo a pesquisa, dois em cada três brasileiros gostariam de poder comprar energia elétrica de diversos fornecedores até o fim deste governo. Esse desejo é ainda maior para o próximo governo (73%) no ano que vem.

APODI-RN: PEREGRINAÇÃO DOS DEVOTOS DE SANTA LUZIA DO SÍTIO PONTA II

15ª Noite da peregrinação da capela de Santa Luzia, Sítio Ponta 2.
Residências:
#Xixico;
#joana Darc;
#Fátima de bia.
14ª Noite da peregrinação da capela de Santa Luzia, Sítio Ponta 2.
Residências:
#Vilma de Edilson;
#Rodolfo;
#Tonha de bebeu.
13ª Noite da peregrinação da capela de Santa Luzia, Sítio Ponta 2.
Residências.:
#Totonha;
#Socorro de Henrique;
#Deta;
#Adriana.
12ª Noite da peregrinação da capela de Santa Luzia, Sítio Ponta 2.
Residências:
#Fátinha;
#Pepedo;
#Socorro de Pepedo.

LOTAÇÃO DE APODI PARA O CANINDÉ-CE

Atenção romeiros! Baixeiro avisa, que está com lotação marcada para o Canindé-CE no dia 23 de dezembro. Retorno no dia 25 passando pela praia de Tibau. Valor da passagem: 140 reais.
Interessados, procurar Baixeiro na Baixa da Alegria e reservar a sua passagem.
Pode ligar: (84) 9 9135-3403.

CHICO AUGUSTO "O INVENTOR" NA V MOSTRA DO SESC DE CINEMA EM MOSSORÓ

Bom dia, gente! Tivemos um filme nosso selecionado na V Mostra Sesc de Cinema, e hoje a exibição acontecerá na sala de cinema do SESC Mossoró. “Chico Augusto - O Inventor” tem roteiro e direção de Renata Soraya e Dionízio do Apodi e a exibição acontecerá junto com outros três filmes de potiguares. Gente, olha que bonito: Seu Chico Augusto vem de APODI participar desse momento, que além da exibição haverá um bate-papo com Renata, Dionízio e Chico Augusto! Vamos fazer uma noite inesquecível para este grande mestre? Então bora para o SESC de Mossoró! Começa às 19h. Não paga nada! É hoje!

Antiviral: Anvisa autoriza medicamento remdesivir para uso pediátrico contra a covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (21) a ampliação do uso do medicamento remdesivir, vendido no Brasil pelo nome comercial Veklury, para tratamento pediátrico contra a covid-19.

Agora, o medicamento poderá ser usado por bebês e crianças a partir de 28 dias e peso igual ou superior a 3 kg, que tenham pneumonia e requerem administração suplementar de oxigênio (oxigênio de baixo ou alto fluxo ou outra ventilação não invasiva no início do tratamento). Crianças pesando 40 kg ou menos, sem necessidade de administração suplementar de oxigênio, mas que apresentam risco aumentado de progredir para covid-19 grave, também poderão fazer o tratamento com o remdesivir.

O produto é um antiviral injetável, de uso hospitalar, produzido no formato de pó para diluição, em frascos de 100 mg, segundo a Anvisa. O antiviral recebeu registro da Anvisa em março de 2021 e, desde então, vem tendo seu uso expandido entre pacientes adultos e adolescentes em casos de covid-19. A substância age impedindo a replicação do coronavírus no organismo, diminuindo o processo de infecção. Cerca de 50 países já autorizam o uso do medicamento.

*Fonte: Agência Brasil

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

DEUS está em toda parte: portanto, está também dentro de nós e dentro de todas as pessoas que nos cercam, boas ou más.
Tudo provém de Deus.
Tudo é manifestação divina.
Mesmo aquilo que nos parece mal ou erro pode ser a causa de um benefício futuro.
Nosso sofrimento resulta do desconhecimento da verdade básica: Deus dirige todos os acontecimentos, porque está em tudo.