Pesquisar este blog

04 agosto 2023

UTILIDADE PÚBLICA! DOCUMENTOS ENCONTRADOS

Pessoal, O esposo de uma amiga é taxista e achou essa carteira com 1.150 reais no carro, com esses documentos. FERNANDA DA SILVA LISBOA. Quem conhece, informa a ela, por favor!
Entrega somente para a dona. Contato: 992041123 VAMOS AJUDAR!

RN: CAERN ANUNCIA CONCURSO PÚBLICO COM PREVISÃO DE 33 VAGAS IMEDIATAS

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) anunciou nesta sexta-feira (4) que o governo do Estado autorizou a realização de um concurso público para preenchimento de vagas no órgão.
Segundo a companhia, o certame vai acontecer ainda neste segundo semestre de 2023.
A previsão, de acordo com a Caern, é que sejam abertas 33 vagas para contratação imediata, além de formação de cadastro de reserva. Serão vagas para cargos de nível superior e técnico.
Os aprovados vão ocupar vagas regionalizadas, que vão contemplar o litoral (chamada de Região 1 pela companhia), o Sertão Central e Seridó (Região 2), e o Oeste e Alto Oeste (Região 3).
A Caern informou que, a partir desta autorização do governo, vai avançar na contratação da banca para o certame e que o edital completo, com detalhes do concurso, será divulgado em breve.

TODA QUINTA FEIRA TEM ATENDIMENTO DA Drª MARIA INOCÊNCIA NETA EM APODI!!!!

Atenção Apodi 📣Estarei com atendimento todas as quintas-feiras na Clínica Luma Martins!📍Rua: Marechal Floriano Peixoto, 165-Centro Apodi/ RN.Agendar consulta: 84 9 9922 0116 !!!

CURRAIS NOVOS-RN: Suspeito de assassinar homem a tiros durante festa em praça pública morre em confronto com a polícia no RN

O principal suspeito de ter atirado e matado Lucas Denis da Silva, de 28 anos, durante um show em praça pública na festa da padroeira de Currais Novos, no Seridó potiguar, morreu em confronto com policiais civis na manhã desta sexta-feira (4), no município.

O crime pelo qual ele era investigado aconteceu na madrugada do dia 26 de julho e suspendeu o show dos cantores Zezo Potiguar, Raí Saia Rodada e Luan Estilizado, promovido pela prefeitura e paróquia do município.

As informações sobre a operação desta sexta-feira (4) foram confirmadas ao g1 pelo delegado Paulo Ferreira, responsável pela investigação do caso.

De acordo com ele, Juarez Rodrigues de Abreu Júnior, de 18 anos, atirou contra os policiais que chegavam à sua casa para cumprir um mandado de prisão e outro de busca e apreensão.

Ainda segundo o delegado, os policiais reagiram aos tiros disparados contra a equipe e atingiram o suspeito. Ele foi socorrido ao hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

No imóvel, os policias apreenderam a arma de fogo usada pelo suspeito para atirar contra eles e que, segundo o delegado, pode ser a mesma que foi utilizada no homicídio no dia 26 de julho. Os investigadores também localizaram a roupa que Juarez estava vestindo no dia do crime.

"No dia, dois indivíduos foram presos em flagrante como supostos autores, nas diligências preliminares do plantão. Durante as investigações que assumimos, vimos que tinha muitas pontas soltas, e a gente descobriu que tinha um terceiro envolvido nos fatos. A gente pegou algumas imagens de câmeras de segurança e viu que quem efetuou os disparos que ceifaram a vítima foi esse indivíduo", afirmou o delegado.

Investigação

Ainda de acordo com Paulo Ferreira, os dois suspeitos presos pela polícia no dia do crime também teriam participação no homicídio.

Os três homens investigados teriam se envolvido em uma briga com a vítima dias antes, também durante a festa da padroeira da cidade. Lucas Denis teria acertado um golpe com garrafa de vidro no rosto de um deles, que ficou ferido.
A suspeita da polícia é que, após a briga, os suspeitos tenham combinado de tirar a vida de Lucas.

"Para nós está claro que foi Juarez quem executou. Os outros dois foram partícipes e a gente ainda vai averiguar o grau de participação de cada um, porque eles negam", disse o delegado.

Segundo o delegado, a mãe de Juarez afirmou aos policiais que o filho era envolvido com criminosos da cidade e só ia em casa dormir e comer, passando o resto das horas nas ruas.

*Fotos: Jair Sampaio
*Do G1 RN

AREIA BRANCA-RN: Suspeito de envolvimento em latrocínio contra tecladista da banda Inala é assassinado a tiros dentro de casa

Júnior Viana Sobrinho Filho
de 19 anos de idade, foi assassinado a tiros na noite desta quinta feira, na Comunidade de Casqueira, as margens da BR 110 na zona rural de Areia Branca na região Costa Branca do Rio Grande do Norte.

De acordo com relatos de familiares, o crime aconteceu por volta das 20h00min, quando quatro homens encapuzados e armados, chegaram apé na casa da sogra da vítima, invadiram o imóvel e a executaram. Segundo o delegado Luiz Antônio, que acompanhou a perícia no local do crime, foram cerca de 12 tiros de revóveres que atingiram Júnior Viana.

Ainda segundo o DPC, além de matarem o desafeto, os criminosos ainda promoveram arrastão, levando celulares e objetos das pessoas que estavam na casa. Ao saírem do local, os indivíduos disseram que voltariam caso fossem denunciados à Polícia.

Júnior Viana, foi apontado pela Polícia Civil como um dos autores de um latrocínio, contra o tecladista da Banda Inala, Leonardo Pereira de Holanda, de 36 anos, crime ocorrido no ano de 2018 no Alto São Manoel em Mossoró. O músico foi baleado durante o assalto e morreu na UPA do bairro.
*Fim da Linha

Lula assina decreto para Brasil voltar a comprar energia da Venezuela

O presidente Lula e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, assinaram decreto nesta sexta-feira (4) para que o Brasil volte a comprar energia da usina de Guri, na Venezuela.
Nos primeiros meses de gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, o fornecimento foi interrompido e não mais retomado.

“O decreto permitirá realizar contratos para trazer energia limpa e renovável da Venezuela, da usina de Guri, que volta a ter um papel importante para garantir energia barata e sustentável para Roraima e para o Brasil”, disse Silveira.

De acordo com o governo federal, a conexão entre os países poderá ser mais explorada em breve, favorecendo, principalmente, o atendimento eletroenergético do estado de Roraima.

Segundo informou a CNN, Roraima se mantém como o único estado ainda desconectado do Sistema Interligado Nacional (SIN). Até o começo de 2019, a maior parte do atendimento aos consumidores locais era feita por meio da transferência de energia de Guri.

Energia em Roraima

Na avaliação de Silveira, houve “extremismo ideológico” do governo anterior e quem saiu perdendo foram os consumidores brasileiros. De acordo com o ministro, a energia da Venezuela custa cerca de R$ 100 por megawatt-hora (MWh) e tem um benefício ambiental, por ser totalmente renovável.

Com o corte do abastecimento, Roraima passou a contar basicamente com usinas térmicas movidas a óleo combustível e a gás natural. O preço da energia chega a R$ 1.100 por megawatt-hora e 46 caminhões-tanque de óleo são necessários por dia para abastecer somente uma dessas usinas, afirmou o ministro.

A usina de Guri, com 10.200 megawatts (MW) de potência instalada, está entre as dez maiores do mundo. Uma linha de transmissão, que liga Boa Vista ao complexo hidrelétrico, foi inaugurada pelo brasileiro Fernando Henrique Cardoso e pelo venezuelano Hugo Chávez em 2001. Ela pode escoar até 200 MW para Roraima.

Outro “linhão”, leiloado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) há pouco mais de uma década, conectaria Manaus a Boa Vista. As obras nunca começaram porque afetam a terra indígena do povo Waimiri-Atroari.

Integração no continente

O decreto assinado por Lula inclui amplia as possibilidades de intercâmbio de energia elétrica com países que fazem fronteira com o Brasil.

Entre as medidas, inclui como competência do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), definir orientações para o estabelecimento de políticas nacionais de integração do sistema elétrico e de integração eletroenergética com outros países. Assim, visa harmonizar o campo de atuação do MME e do CNPE.

Atualmente, o Brasil realiza intercâmbios internacionais de energia elétrica com a Argentina e com o Uruguai, além do Paraguai, por meio da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu.

O decreto também prevê a possibilidade de importação de energia para atendimento aos sistemas isolados, com o objetivo de reduzir custos, preservando a operação segura dos sistemas.

*Jair Sampaio

É AMANHÃ!!!! GRANDE CANTORIA NO SÍTIO BOA VISTA, SEVERIANO MELO!!!

MOSSORÓ-RN: Carreta cegonha derruba fiação e deixa o Centro da cidade sem energia elétrica e sem internet

Um caminhão-cegonha, com 10 carros armazenados, colidiu na manhã desta sexta-feira (4) com os fios de energia e internet, enquanto trafegava pelo Centro de Mossoró. O incidente provocou instabilidade dos serviços em vários pontos por volta das 7h30.

De acordo com o motorista, ele vinha da cidade de Recife/PE, com destino a Fortaleza/CE. Quando ele chegou no perímetro urbano, o GPS teria orientado utilizar a Av. Presidente Dutra, ao invés de seguir pela BR-304.

Quando o veículo chegou na altura do Centro da cidade colidiu com a fiação. O motorista tinha mais de 30 anos de experiência nesse tipo de transporte. Em entrevista ao Jornalismo TCM, afirmou que esse tipo de acidente nunca havia acontecido.

Os agentes de trânsito estão no local, buscando reorganizar a via para diminuir o engarrafamento. Outras equipes estão no local, buscando restabelecer o fornecimento de energia e internet.

Através de nota a Cosern informou que 583 clientes foram afetados e que trabalha para o restabelecimento do fornecimento de energia no local.

Confira a nota:

“A Neoenergia Cosern informa que a interrupção no fornecimento de energia registada às 7h22 desta sexta-feira (4) para 583 clientes nas ruas Coronel Saboya e Santos Dumont, no Centro de Mossoró, foi provocada por um caminhão cegonha – que ao se deslocar na via tocou e partiu cabos da rede de média tensão do local. Em 30 minutos, o fornecimento foi normalizado por meio de manobras para 301 clientes, para outros 221 clientes às 8h19 e a previsão inicial de normalização dos demais 61 clientes que ainda estão sem energia é até 11h00min.
*Fim da Linha

Deputada Isolda cobra explicações da 3R Petroleum por 9º aumento no preço da gasolina em dois meses no RN

O segundo semestre no Rio Grande do Norte foi marcado por consecutivos aumentos nos preços dos combustíveis, quadro resultante da venda da Refinaria Potiguar Clara Camarão (RPCC), promovida pelo ex-presidente Bolsonaro para a 3R Petroleum. Apenas nos últimos dois meses, os potiguares tiveram que lidar com nove aumentos da gasolina. Nesta quinta-feira (03), a empresa 3R Petroleum promoveu um novo reajuste no preço dos combustíveis na refinaria potiguar: o litro da Gasolina A vendido às distribuidoras chegou a R$ 3,299, um aumento de 3% ou R$ 0,09; e o Diesel A S500 passou a R$ 3,591, com crescimento de R$ 0,25 ou 7,5%. É o 5º aumento consecutivo nos combustíveis desde o mês passado, julho.

Com o novo aumento, a deputada estadual Isolda Dantas (PT) propôs hoje (03), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), que a Casa Legislativa convidasse um representante da 3R Petroleum, administradora da RPCC, para explicar por quais motivos a refinaria localizada em Guamaré, na região da Costa Branca do estado, privatizada em 7 de junho, vende gasolina a R$ 3,20, valor 27% mais caro do que o da estatal. A parlamentar ressaltou que os potiguares não merecem tantas consequências vindas da privatização, dos desmontes e entregas dos patrimônios que deveriam servir ao povo.

“Temos aqui no RN a recordista dos preços mais altos do país. A conta chega cara demais. A 3R Petroleum vai na contramão do que a Petrobras está conseguindo promover em todo o Brasil: baixar o preço da gasolina. Queremos explicações desses aumentos abusivos”, explica a deputada Isolda Dantas. Além disso, destacou a preocupação com potiguares comprando gasolina em Cabedelo, que é vendida pela Petrobras no terminal, no estado da Paraíba, a R$ 2,404, o litro, que em comparação com o preço cobrado às distribuidoras no RN, possui diferença de R$ 0,89. Ainda o mesmo óleo Diesel no terminal paraibano está a R$ 2,846, o que é R$ 0,74 mais barato que o praticado na refinaria Clara Camarão.

STF: Com presença de Lula, Cristiano Zanin toma posse como ministro

Cristiano Zanin tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (3/8). Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o advogado assumiu a vaga aberta na Corte após a saída de Ricardo Lewandowski.

Ex-defensor de Lula na Lava Jato, Zanin foi aprovado pelo Senado Federal em 21 de junho. O novo ministro assume um gabinete com 520 processos. Ele integrará a Primeira Turma do STF e poderá participar de votações emblemáticas, como o marco temporal, o aborto e a descriminalização do porte de drogas.

A cerimônia de posse teve início às 16h desta quinta-feira. Cerca de 350 pessoas participaram da solenidade no plenário da Corte.

Zanin foi conduzido ao púlpito para fazer o juramento pelo decano da Corte, ministro Gilmar Mendes, e pelo ministro mais novo do STF, André Mendonça. Em seguida, o ex-advogado fez o juramento de cumprir a Constituição Federal, documento do qual o Supremo é guardião. A presidente do STF, Rosa Weber, declarou a posse de Zanin e deu as boas-vindas à Corte.

Metrópoles

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

NÃO se esqueça de que qualquer que seja sua posição na vida, há sempre dois níveis a observar: os que estão acima e os que estão abaixo de você.
Procure colocar-se algumas vezes na posição de seus chefes; e outras vezes na posição de seus subordinados.
Assim, você poderá compreender ao vivo os problemas que surgem dos dois lados.
E, desta forma, poderá ajudar melhor a uns e a outros.