Pesquisar este blog

11 maio 2021

CAICÓ-RN: COMERCIANTE É ALVEJADO A TIROS POR DUPLA EM MOTO NESSA TERÇA FEIRA(11)

Um comerciante foi alvejado a tiros por dupla em uma motocicleta vermelha na noite dessa terça feira em Caicó. 

O crime se deu por volta das 19 horas em uma lanchonete (trailer) ao lado do CEDUC, zona leste da cidade.

A vítima, identificada como Matheus, sofreu tiro no abdômen e está sendo socorrida para o Hospital Regional do Seridó. 

*Jair Sampaio

UERN: CICÍLIA MAIA E CHICO DANTAS SÃO ELEITOS REITORA E VICE DA INSTITUIÇÃO

Chapa da situação encabeça Lista Tríplice à Reitoria
Fotomontagem: BSV

Com 63,45% dos votos válidos, a professora Cicília Maia Leite foi eleita hoje a nova reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

Ela vai administrar a universidade no quadriênio 2021-2025. Com a conquista, ela passa a ser a terceira mulher a chegar à reitoria da UERN, em 52 anos de história, sendo a segunda pelo voto direto.

O resultado foi anunciado na manhã desta terça-feira, durante reunião da Comissão Eleitoral e todos os candidatos que participaram do pleito. 

Com o encerramento da apuração dos votos da consulta à comunidade acadêmica, ocorrida nesta segunda-feira (10) de forma virtual, Cicília Maia alcançou 2.218 votos (63,45%), contra 1.094 (24,10%) do professor Paulinho Silva, e 650 (12,45%) do professor Adalberto Veronese, seus concorrentes. O resultado colocou a professora Cicília Maia em vantagem nos três segmentos da universidade (estudantil, técnico e docente).  

Vice-reitor   

Ao seu lado, ela terá o professor Chico Dantas, eleito Vice-Reitor com 62,16% dos votos válidos. Companheiro de chapa de Cicília, Chico Dantas obteve 2.157 (62,16%) votos, contra 1.141 (21,15%) da professora Kelânia Freire, e 654 (12,17%) da professora Maria José Vidal. 

O resultado da consulta deve ser homologado pelo Conselho Universitário (CONSUNI), que encaminhará lista tríplice à governadora Fátima Bezerra (PT), responsável pela nomeação dos novos dirigentes da universidade. A posse da nova reitora e do novo vice-reitor ocorrerá no dia 28 de setembro de 2021, durante a Assembleia Universitária. A data marca também o fim da gestão dos professores Pedro Fernandes (reitor) e Fátima Raquel Rosado Morais (vice-reitora e, atualmente, reitora em exercício).  

*Saulo Vale

CORONAVÍRUS: RN CONTABILIZA 46 ÓBITOS POR COVID-19 E 3.601 NOVOS CASOS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (11). Foram mais 3.601 casos confirmados, totalizando 235.453. Até a segunda-feira (10) eram 231.852 infectados. 

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 5.701 no total, sendo 09 mortes registradas nas últimas 24h: Natal (03), Parnamirim (01), Mossoró (01), São José de Mipibu (01), Jucurutu (01), Monte das Gameleiras (01) e Passa e fica (01). 

A Sesap ainda registrou outros 46 óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.159. Na segunda-feira (10) o número total de mortes era 5.655.  

Casos suspeitos somam 64.318 e descartados 467.272.

RAFAEL FERNANDE-RN: JOVEM É MORTO A TIROS ÀS MARGENS DA RN-079, ZONA RURAL DO MUNICÍPIO

Na noite desta segunda-feira (10), aconteceu um crime de homicídio às margens da RN 079 na altura da comunidade Marretas, na zona rural do município de Rafael Fernandes, na região Alto Oeste potiguar.

A vítima foi identificada como Geovane Ferreira da Costa Sena, de 34 anos, mais conhecido por Geovane da Lanchinha, que não resistiu aos ferimentos dos disparos, e morreu no local.

*Foco Pé na Cova

CARAÚBAS-RN: URGENTE! MULHER É ASSASSINADA A TIROS NO LEANDRO BEZERRA

Informações apontam que uma mulher conhecida como Meire Alves, irmã de "Pequeno das Bananas", foi executada no bairro Leandro Bezerra em Caraúbas.

Meire foi executada em um salão de beleza de pessoas da sua família.

Matéria em atualização...

*Informações do João Marcolino

MOSSORÓ-RN: 49ª MORTE VIOLENTA EM 2021 - SUSPEITO MORRE DURANTE TROCA DE TIROS COM A PM

De acordo com a PM, o confronto aconteceu no final da tarde desta terça feira 11 de maio de 2021, no Conjunto Abolição II em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, onde dois elementos armados, reagiram a uma abordagem da Polícia Militar. Os dois suspeitos em uma motocicleta tipo XRE 300 de cor vermelha com preto, teriam roubado uma Caminhonete S-10 de cor prata no Bairro Pousada das Thermas e fugiram sentido Abolição II.
Ao tomar conhecimento do roubo, a Central de Comando da PM (CIOSP), acionou via rádio as viaturas do 2°BPM que fecharam o cerco e já no Abolição II o carro foi interceptado e solicitado ordem de parada dada pelos policiais, porem os suspeitos não obedeceram e ainda atiraram contra as guarnições.
Houve revide e no confronto um dos dos suspeitos, ainda não identificado, foi baleado e socorrido pelos próprios PMs para o Hospital Tarcísio Maia, porém ele não resistiu, indo a óbito ao dar entrada na unidade hospitalar. Com o infrator foi apreendido uma arma de fogo com todas munições deflagradas e o outro que se encontrava em uma motocicleta conseguiu fugir. O material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Furtos e Roubos.

Marca mostra perfuração de tiro na VTR da PM

*Fim da Linha 

UERN: ELEIÇÃO DE REITOR TEM RESULTADO ADIADO POR CAUSA DE PROBLEMA NO SISTEMA

O aguardado resultado da consulta (eleições) aos segmentos da Universidade do Estado do RN (UERN), para escolha de reitor e vice, segue em suspense. Não saiu, como esperado, à noite dessa segunda-feira (10). 

A Comissão Eleitoral, presidida pelo professor e promotor público Armando Lúcio, emitiu nota justificando o atraso. O resultado será apresentado nessa terça-feira (11). 

Veja nota abaixo: 

O Presidente da Comissão Eleitoral, instituída pela Portaria 01/2021 – GR-UERN, de 07 de janeiro de 2021, na condição de responsável pela homologação da eleição no sistema Sigeleição, informa à comunidade acadêmica que: 

1) O sistema apresentou um comportamento inesperado relacionado com a linguagem de programação, o que impediu a divulgação imediata do resultado; 

2) De acordo com as informações da Diretoria de Informatização (DINF), a chave de segurança não foi corrompida; 

3) A DINF/UERN e a Superintendência de Informática-SINFO/UFRN estão trabalhando na atualização do sistema; 

4) No decorrer desta terça-feira (11), será convocada a Comissão Eleitoral e os Candidatos(as) ou seus representantes para apresentação do resultado da eleição. 

Armando Lúcio Ribeiro 

Presidente da Comissão Eleitoral 

Três chapas concorrem aos votos dos professores, técnicos e estudantes: 

Cicília Maia e Francisco Dantas de Medeiros Neto, reitor e vice pelo situacionismo; 

Paulinho Silva e Kelânia Freire, na oposição; 

Adalberto Veronese e Maria José, também de oposição.

NATAL-RN: CRIMINOSOS ARROMBAM AGÊNCIA BANCÁRIA, MAS EXPLOSÃO DE CAIXAS É FRUSTRADA PELA PM

Criminosos arrombaram a porta de um banco e tentaram explodir caixas eletrônicos na madrugada desta terça-feira (11), em Natal, mas a ação foi frustrada pela Polícia Militar. Eles fugiram com a aproximação das viaturas ao local e deixaram pelo menos um explosivo dentro da agência. 

O esquadrão antibomba do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi acionado e recolheu o explosivo. 

O crime ocorreu por volta das 4h em uma agência do Banco do Brasil no cruzamento da avenida Presidente Bandeira com a rua Jaguarari, no bairro Lagoa Seca, na capital potiguar. 

De acordo com a PM, pelo menos cinco indivíduos armados chegaram ao local em um veículo de cor escura e quebraram a porta que dá acesso aos caixas eletrônicos. 

Porém, a ação foi registrada pelo sistema de segurança do banco, que acionou as forças de segurança pública. 

Após a ação, nenhum suspeito foi preso. Segundo a PM, nenhum dos terminais foi violado e o explosivo encontrado no local não havia sido acionado. 

*Do G1 RN

ALTO DO RODRIGUES-RN: Popular é perseguido e morto a tiros dentro de casa

Wildson Cleciano Santos de Mendonça, natural de Macau, de 32 anos de idade, foi perseguido e morto dentro do banheiro de uma residência, na Rua Antonio Olegário Leonez, no centro da cidade de Alto do Rodrigues. 

O crime aconteceu por volta das 22h30min de segunda-feira, 10 de maio. Segundo informações, a vitima chegou correndo, entrou e trancou-se dentro da casa de um vizinho, mas os criminosos, arrebentaram a porta da frente, a porta do banheiro e o executaram com cerca de 06 tiros de revólver dentro do banheiro da residência. 

O crime pode está relacionado a divida com traficante. Segundo informações da polícia, Wildson era usuário e já havia sofrido outro atentado a tiros. Ainda segundo a polícia, existia uma denúncia contra ele por violência sexual. A Polícia Militar de Alto do Rodrigues realizaram o trabalho de isolamento do local do crime para os procedimentos de perícia, que foi realizado pelas equipes da Delegacia de Polícia Civil de Pendencias e do Instituto Tecnico-Cientifico de Perícia, Itep em Mossoró, para onde o corpo foi removido para exames de necrópsia.

*O Câmera

CAICÓ-RN: Vândalos arrombam e furtam posto de saúde na zona norte

Moradores da zona norte de Caicó amanheceram o dia, nessa terça feira, com a péssima notícia de que o posto de saúde do bairro Boa Passagem, que atende demanda da região, foi arrombado e teve bens furtados. 

A Polícia Militar foi acionada e agora a investigação correrá por conta da Polícia Civil. Os criminosos furtaram equipamentos essenciais ao funcionamento do órgão para àquela população. É lamentável.

*Jair Sampaio

PRF ENCERRA OPERAÇÃO POTIGUAR ES III COM 13 PRISÕES, 03 VEÍCULOS RECUPERADOS E ARMA DE FOGO E MUNIÇÕES APREEENDIDAS

Rio Grande do Norte (RN) – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou, na noite deste sábado (08/05), a Operação Potiguares III. A operação que teve como objetivo o combate à criminalidade ocorreu na região metropolitana de Natal e nos municípios de João Câmara, Taipu, Guamaré e Lajes. 

Durante os seis dias de operação, a PRF prendeu 13 pessoas, recuperou três veículos roubados, apreendeu duas armas de fogo com 36 munições, além da quantia de R$ 2.013,40 em dinheiro vivo. 

Operações temáticas têm demonstrado excelentes resultados e garantido um retorno expressivo para a sociedade.

Barragem Santa Cruz do Apodi acumula maior volume dos últimos 6 anos; veja situação de outros reservatórios pelo RN

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta segunda-feira (10), indica que as reservas hídricas superficiais totais do RN somam 2.159.329.550 m³, percentualmente, 49,33% da capacidade total do Estado, que é de 4.376.444.842 m³. No dia 10 de maio de 2020 as reservas hídricas eram 2.215.247.855 m³, correspondentes a 50,61% da sua capacidade total. 

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1.382.289.222 m³, equivalentes a 58,25% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.510 m³. No mesmo período de 2020, o manancial estava com 1.353.845.818 m³, percentualmente, 57,05% do seu volume total. 

Segundo maior reservatório do RN, a barragem Santa Cruz do Apodi acumula 236.819.860 m³, correspondentes a 39,49% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. Este é o maior volume do manancial, nos últimos 6 anos. No mesmo período de maio de 2020, o manancial estava com 216.650.940 m³, equivalentes a 36,13% do seu volume total. 

A barragem Umari, terceiro maior reservatório do RN, localizada em Upanema, acumula 214.284.036 m³, percentualmente, 73,18% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No mesmo período do ano passado, a barragem acumulava 238.210.032 m³, correspondentes a 81,35% do seu volume total. 

O açude Rodeador, localizado em Umarizal, recebeu bom aporte hídrico das últimas chuvas e acumula 18.572.691 m³, equivalentes a 86,77% da sua capacidade total, que é de 21.403.850 m³. Na última sexta-feira (07), o manancial estava com 14.304.419 m³, correspondentes a 66,83% da sua capacidade. Já no mesmo período do ano passado, o reservatório estava com 17.273.487 m³, percentualmente, 80,70% do seu volume total. 

A barragem de Pau dos Ferros também recebeu boa quantidade de águas, acumula 23.911.694 m³, correspondentes a 43,6% da sua capacidade total, que é de 54.846.000 m³. Na última sexta-feira (07), o manancial estava com 15.151.223 m³, equivalentes a 27,63% da sua capacidade. No mesmo período de 2020, o reservatório estava com 18.527.756 m³, percentualmente, 33,78% do seu volume total. 

O açude Santo Antônio de Caraúbas recebeu bom aporte hídrico e acumula 5.224.484 m³, correspondentes a 61,19% da sua capacidade total, que é de 8.538.109 m³. Na semana passada o reservatório estava com 4.160.529 m³, equivalentes a 48,73% da sua capacidade. No mesmo período do ano passado, o manancial acumulava 8.409.618 m³, percentualmente, 98,50% do seu volume total. 

O açude Beldroega, localizado em Paraú, acumula 6.251.698 m³, correspondentes a 77,59% da sua capacidade total, que é de 8.057.520 m³. Na semana passada o reservatório estava com 5.309.969 m³, equivalentes a 65,90% da sua capacidade. No mesmo período do ano passado, o manancial estava cheio. 

O reservatório Apanha Peixe, localizado em Caraúbas, acumula 7.750.000 m³, percentualmente, 77,5% da sua capacidade, que é de 10 milhões de metros cúbicos. Na última sexta-feira, o manancial estava com 7.500.000 m³, correspondentes a 75% da sua capacidade. No mesmo período de 2020, ele estava cheio. 

O açude Bonito II, localizado em São Miguel, acumula 2.102.625 m³, equivalentes a 19,35% da sua capacidade, que é de 10.865.000 m³. Na semana passada, o manancial acumulava 1.916.175 m³, correspondentes a 17,64% da sua capacidade. No mesmo período de 2020, o reservatório estava com 2.695.875 m³, percentualmente, 24,81% do seu volume total. 

Outros reservatórios monitorados pelo Igarn tiveram pequenos aportes hídricos, casos de: Alecrim, localizado em Santana do Matos, que passou de 32,57% para 32,86%; Brejo, localizado em Olho-d’Água do Borges, que passou de 20,70% para 21,53%; Jesus Maria José, localizado em Tenente Ananias, que passou de 26,73% para 27,76%; Malhada Vermelha, localizado em Severiano Melo, que passou de 29,67% para 30,93%; Morcego, localizado em Campo Grande, que passou de 56,63% para 57,1%; Pataxó, localizado em Ipanguaçu, que passou de 48,70% para 49,43%; o açude de Pilões, que passou de 41,68% para 42,77% e Tourão, localizado em Patu, que passou de 21,83% para 21,94% da sua capacidade. 

Atualmente, 5 reservatórios monitorados pelo Igarn estão com 100% da sua capacidade, caso de: Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes; Santana, conhecido como Gangorra, localizado em Rafael Fernandes; o açude de Marcelino Vieira; o reservatório de Riacho da Cruz e o açude de Encanto. No mesmo período de 2020, 6 mananciais estavam cheios, casos de: Dourado, localizado em Currais Novos; Beldroega, localizado em Paraú; Mendubim, localizado em Assu; o açude de Encanto; Apanha Peixe, localizado em Caraúbas e o açude de Riacho da Cruz. 

O açude Flechas, localizado em José da Penha, acumula 8.383.275 m³, correspondentes a 93,67%, da sua capacidade total, que é de 8.949.675 m³. Em comparativo com a última sexta-feira, o manancial perdeu volume, ele estava com 8.524.875 m³, equivalentes a 95,25% da sua capacidade. Já com relação ao mesmo período de 2020, o reservatório está em melhor situação, acumulava 1.057.800 m³, percentualmente, 11,82% do seu volume total. 

No mesmo período de maio de 2020, os reservatórios que estavam com mais de 90% da sua capacidade eram: Passagem, com 99,44%; Santana, com 99,83%; Morcego, com 99,37%; Santo Antônio de Caraúbas, com 98,50% e Pataxó, com 99,39%.  

Situação das Lagoas 

A lagoa de Extremoz, responsável pelo abastecimento de parte da zona norte da capital, acumula 11.019.525 m³, que correspondem a 100% da sua capacidade. 

Já a lagoa do Bonfim, responsável pelo abastecimento da adutora Monsenhor Expedito, acumula 42.063.950 m³, percentualmente, 49,92% do seu volume total, que é de 84.268.200 m³. 

A lagoa do Boqueirão, que atende a usos diversos, acumula 10.116.022 m³, correspondentes a 91,34% da sua capacidade total, que é de 11.074.800 m³.

*IGARN

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

DOMINE sua agitação!

Só as criaturas calmas podem ser totalmente eficientes.

A agitação cansa e produz tudo mal feito.

A pressa é inimiga da perfeição

A calma é o segredo daqueles que realizam tudo bem feito.

Quanto mais trabalho, maior deve ser nossa calma.

Domine sua agitação, permaneça sereno, e tudo lhe sairá bem.