Pesquisar este blog

05 novembro 2023

PAU DOS FERROS-RN: [VÍDEO] PAI DO CANTOR ANÍZIO JÚNIOR SE ENVOLVE EM ACIDENTE NA BR-405

Um acidente foi registrado na noite deste domingo (05), na BR-405, nas imediações da cidade de Pau dos Ferros.
Segundo informações, o pai do cantor Anízio Jr, conhecido como Anízio da Carne Assada atropelou dois cavalos que estavam na rodovia, Após o impacto, o condutor perdeu o controle do veículo.
A vítima foi socorrida pelo SAMU e passa bem.
O cantor gravou vídeo (abaixo) e comentou o sinistro.

Veja vídeo:

Graças a Deus.

*Informação: João Marcolino

ATRIZ LOLITA RODRIGUES MORRE AOS 94 ANOS; ELA FOI PIONEIRA NA TELEVISÃO BRASILEIRA

A atriz Lolita Rodrigues, uma das pioneiras da televisão brasileira, morreu neste domingo, 5, aos 94 anos. A artista estava internada em João Pessoa, na Paraíba, por causa de uma pneumonia. A informação da morte foi divulgada pela TV Globo, emissora na qual ela trabalhou por muitos anos.

Nascida em Santos, em março de 1929, Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, que é filha de espanhóis, integra a geração pioneira da televisão no Brasil. Lolita foi protagonista em vários momentos da história como, por exemplo, quando cantou o hino nacional no dia da estreia da TV Tupi, em 1950.

O início da carreira artística de Lolita foi nas radionovelas e também como cantora do período conhecido como Era de Ouro do rádio no País. Sua trajetória como atriz começou em 1957 ao interpretar uma cigana em “Corcunda de Norte Dame”, transmitido pela Tupi naquele ano.

Pela origem espanhola, muitos dos personagens que interpretou ao longo da vida eram marcados pelo sotaque castelhano, como fez em “Sassaricando”, em 1987. Ela desempenhou o papel de Aldonza, uma mãe espanhola. O último trabalho de Lolita foi em 2009, quando a artista interpretou Noêmia, em “Viver a Vida”.

PROVAS: Tema da redação do Enem traz à luz questão estrutural da sociedade

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 traz à luz uma questão estrutural da sociedade brasileira: mulheres que cuidam de familiares, de filhos, de companheiros e da casa e que muitas vezes têm duplas ou triplas jornadas diárias sem opção de escolha e sem remuneração ou reconhecimento. Para professores de redação entrevistados pela Agência Brasil, o tema segue a linha de temas anteriores, chamando atenção para uma problemática social. Apesar disso, pode ser bastante desafiador para os candidatos do exame.

O tema da redação deste ano é “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Ao ler o tema, a professora de língua portuguesa e produção textual do colégio Mopi Tatiana Nunes Camara comemorou: “Eu adorei. Eu acho que é bem interessante porque nós, mulheres, temos realmente tantos trabalhos e não temos reconhecimento nenhum. São tantas mulheres com tantas jornadas de trabalho dentro e fora de casa”, diz.

Segundo a professora, o tema é atual e está em linha também com acontecimentos recentes deste ano. Um deles é o lançamento e o sucesso de bilheteria do filme Barbie. O filme discute a organização patriarcal da sociedade em contraposição ao mundo da Barbie, onde as mulheres ocupam a centralidade e os cargos de liderança. O filme, de acordo com a professora, pode servir de repertório para a elaboração do texto.

Além disso, o governo brasileiro anunciou este ano a criação de um grupo de trabalho para a elaboração da Política Nacional de Cuidados. A política é voltada para aqueles que cuidam de crianças, de adolescentes, de pessoas com deficiência ou com alguma limitação, trabalho majoritariamente realizado por mulheres. Segundo o grupo, as mulheres dedicam ao trabalho de cuidados não remunerado no interior dos seus próprios domicílios em média 22 horas por semana (o dobro do tempo dos homens).

“Eu acho que o aluno que estudou, que acompanhou as notícias e toda essa trajetória de assuntos está bem preparado e vai conseguir fazer”, diz Camara. Um dos erros que os estudantes podem cometer é, segundo a professora, questionar se esse trabalho é invisível ou mesmo se é um trabalho. “[O candidato] vai ter que ter cuidado para entender que o tema foca na invisibilidade do trabalho de cuidado. Ou seja, não é para questionar se é ou não invisível. Ele é invisível. Tem que partir de que o Inep já está dizendo que é invisível”.

Os estudantes precisam também elaborar uma proposta de intervenção, ou seja, o que é preciso fazer para buscar uma solução para a questão. “A gente pode pensar em subsídios fiscais para empresas contratarem mulheres, em investimento público em creches públicas, porque muitas mães não conseguem trabalhar porque não têm com quem deixar os filhos e na criação de leis que garantam subsídios a essas mulheres cujo trabalho muitas vezes, quase nunca é reconhecido”, diz.

Para o professor de língua portuguesa Noslen Borges, da plataforma Clube do Noslen, o tema segue a linha de edições anteriores da prova. “Eu acho que vem dentro do histórico do Enem, que trabalha com problemáticas brasileiras, focando em grupos deixados de lado. Isso faz parte da estrutura do Enem”, diz.

Segundo ele, mais do que uma discussão pertinente, é uma realidade há muitos anos não só no Brasil, mas em todo o mundo. “Com certeza esse trabalho invisível é um tema pertinente e profundo, mas não sei o quanto os adolescentes conseguem discutir sobre isso. E que esse tema não fique só no Enem, mas que essa discussão venha para a sociedade”, acrescenta.

Segundo o professor, os estudantes devem buscar qualificar a discussão. Citar filmes e livros e situações em que isso acontece pode ser formas de qualificar o texto. Em relação à proposta de intervenção, ele diz que um caminho é propor a criação de leis para que esse trabalho saia da invisibilidade e que as pessoas recebam suporte e mesmo bolsas para essas atividades.

A professora de redação da plataforma de estudos Descomplica Roberta Panza diz que é importante os candidatos se aterem ao que está sendo pedido na prova. Um caminho é discutir no texto por que é tão difícil combater a invisibilidade desse trabalho. “É muito importante que o aluno entenda a força da palavra enfrentamento. Estamos falando de combate a uma perspectiva. Tem que refletir por que é tão difícil combater a invisibilidade desse tipo de trabalho”, explica

De acordo com Panza, o tema chama atenção não apenas para um recorte de gênero, por ser um trabalho mais realizado por mulheres, mas também para o recorte racial, já que muitas vezes são as mulheres negras que desempenham essas atividades. Outro ponto a ser levado em consideração é que historicamente esse tipo de trabalho é relegado às mulheres, mas as tarefas domésticas podem ser feitas por todas as pessoas que moram na casa. “É um risco associar só à mulher”, diz a professora.

Ela aponta ainda como uma das problemáticas que podem ser incluídas no texto o fato de que mudanças poderiam ser feitas por meio de leis, mas as leis são feitas majoritariamente por homens, que são maioria nas casas legislativas. Segundo dados da Câmara dos Deputados, as mulheres ocupam 17,7% das cadeiras da Casa.

*Agora RN

PAUFERRENSES SOFREM ACIDENTE ENTRE ERERÊ E IRACEMA, NO INTERIOR DO CEARÁ

Na manhã deste sábado (4) aconteceu um acidente de trânsito do tipo capotamento na CE 138 entre as cidades de Ererê e Iracema.
De acordo com informações, o acidente ocorreu no trecho conhecido como "Curva da Morte". Uma caminhonete com três ocupantes perdeu o controle ao fazer uma curva fechada, capotou para fora da pista e parou entre os arbustos.
As vítimas são pessoas do município de Pau dos Ferros, que estavam a caminho de Limoeiro do Norte. Um dos ocupantes foi encaminhado para o hospital de Iracema com um corte no braço. Os outros dois ocupantes não se feriram.

Acidente.

*Fonte: João Marcolino

FAMÍLIA PEDE AJUDA PARA ENCONTRAR THEMIS DANTAS

A família da ex-aluna da Escola Doméstica de Natal, Themis Dantas Azevedo, 51, está pedindo ajuda para encontrá-la. Ela está desaparecida há cerca de uma semana.
Os familiares pedem que se alguém tiver alguma informação sobre Themis Dantas que informe isso ligando para o 190 ou entre em contato com o celular (84) 981410444.
Já foi registrado um boletim de ocorrência sobre o suposto desaparecimento de Themis Dantas.
De acordo com informações de familiares, ela não tem celular. No apartamento de Themis Dantas não há sinais de nada anormal. Um dos porteiros teria informado que ela não aparece no local há dias.
A família também comentou que a ex-aluna da Doméstica gosta muito da praia de Pipa, mas pode estar em outra praia.

Campeão! Fluminense de Diniz vence o Boca Juniors e conquista sua 1ª Libertadores

O torcedor do Fluminense agora pode soltar o grito que desde 2008 estava entalado na garganta. É campeão!
Com gols de Germán Cano e John Kennedy, o Tricolor venceu o Boca Juniors por 2 a 1 neste sábado (4), no Maracanã, para conquistar o primeiro título de Copa Libertadores da sua história.
É uma conquista de redenção. Para os tricolores, que há 15 anos experimentaram a frustração de um vice-campeonato neste mesmo Maracanã diante da LDU. Para o goleiro Fábio, também vice-campeão da América (em 2008, com o Cruzeiro), e que aos 43 anos enfim alcançou a glória no torneio continental. E é também uma vitória emblemática para Fernando Diniz.
Os críticos do técnico gostam de destacar a falta de taças no currículo do hoje treinador da Seleção Brasileira. Depois que conquistou o Carioca pelo Fluminense, faltava, diziam, um título importante. Não falta mais.
Com a conquista, o clube carioca se iguala a Vasco, Corinthians e Atlético-MG entre os brasileiros com uma Libertadores, além de deixar o Botafogo como o único dos grandes cariocas sem esse título — o Flamengo é tricampeão.
Já o Boca Juniors, que não levanta o troféu desde 2007, soma o seu terceiro vice-campeonato consecutivo: 2012 (para o Corinthians), 2018 (para o River Plate) e 2023 (para o Fluminense). Com isso, mantém o Independiente como o maior campeão da competição, com sete conquistas.

*CNN Brasil

Professora do RN se inscreve no Enem pela 16ª vez em busca do sonho de cursar medicina: 'Não desisti'

A professora de biologia Paula Dorti vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pela 16ª vez a partir deste domingo (5), em Natal. Ela sonha em cursar faculdade de medicina.

Paula poderá, inclusive, dividir a sala de prova com alguns dos seus mais de 100 alunos que estão concluindo o ensino médio, e que ainda eram bebês quando ela fez o exame pela primeira vez, em 2007. No mesmo ano, ela passou no vestibular para biologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Desde então, a única edição da qual a professora não participou foi a de 2012, porque estava em um intercâmbio.

Aos 34 anos, a candidata revela que já pensou em desistir da busca pela aprovação, mas sempre recebe sinais para perseverar. Em 2021 e 2022 ela ficou na suplência das vagas.

Paula conta que se dedicou mais fortemente aos estudos durante os primeiros cinco anos. Nas últimas edições, por causa do trabalho, do mestrado, e de outras obrigações, ela passou a estudar mais no segundo semestre, perto das provas.

Em 2023, ela conta que apenas realizou algumas revisões e busca se preparar emocionalmente. "Esse ano eu estava bastante desapontada. O emocional conta bastante na prova", revela.

Mudanças
Ao longo dos anos, a professora presenciou várias mudanças no Enem. Nas primeiras edições das quais participou, as notas eram usadas apenas para concessão de bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Em 2009, a prova passou a substituir o vestibular em algumas universidades públicas do país. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde a professora sonha cursar medicina, o Enem passou a ser usado como processo de seleção em 2011.

"Acredito que a prova continua seguindo os mesmos padrões, com muito texto, demasiada leitura, mas observei a prova de natureza um pouco mais conteudista nos últimos anos", considera.

Enem 2023

Ao todo, 100.712 pessoas estão inscritas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 no Rio Grande do Norte. O número representa 2,6% dos mais de 3,9 milhões candidatos em todo o Brasil.

Paula faz parte dos mais de 13,4 mil candidatos na faixa etária entre 31 e 59 anos que vão participar do Enem no Rio Grande do Norte.

As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. No RN, serão 255 locais de prova e 3.384 salas de aplicação em 40 municípios.

No Exame, os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que somam 180 questões objetivas.

Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.

*Do G1 RN

RN: Governo do RN e ex-senador Jean Paul Prates celebram repasse de recursos para saúde e agricultura familiar

A governadora Fátima Bezerra e o ex-senador Jean Paul Prates estão realizando neste sábado 4, no auditório da Governadoria, um ato que celebra o repasse de recursos financeiros para a saúde estadual, e também a entrega de veículos e equipamentos para a agricultura familiar, provenientes de Emendas Parlamentares destinadas pelo então senador, totalizando cerca de 20 milhões de reais. De acordo com o Governo Estadual serão:
São R$ 18 milhões de emendas para a Saúde, sendo distribuídos em investimentos em cirurgias eletivas, reformas da Escola de Saúde e repasse para entidades filantrópicas.
São entregues três caminhões para a Agricultura Familiar, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF).
São entregues equipamentos para a Emater, constando uma colheitadeira de forragem acoplada a um vão hidráulico para o município de Santana do Matos, além da aquisição de uma ensiladeira.
Tocador de vídeo


00:00
05:20
*Agora RN