Pesquisar este blog

14 julho 2022

APODI-RN: ALTO DO PARQUE DE VAQUEJADAS CONTINUA ABANDONADO PELA PREFEITURA MUNICIPAL E OFERECENDO RISCOS DE ACIDENTE

Isso mesmo, gente. Faz um ano que estamos falando e mostrando, que a Prefeitura Municipal de Apodi desprezou o alto do Parque de Vaquejadas.
A incompetência da gestão municipal não permite que o trecho receba melhorias por parte do poder público. Quem mora nas proximidades e quem passa pelo caminho sabe que estamos falando a verdade. Sabe também, que a gestão não tem feito algo para melhorar.
Algumas pessoas até me agradeceram por mostrar e cobrar da Prefeitura, mas não fazem, porque não querem.
A gestão municipal de Apodi, é mesmo INCOMPETENTE! 
A Prefeitura não se importa com os problemas, que prejudicam os cidadãos. 

MOSSORÓ-RN: 82ª MORTE VIOLENTA EM 2022 - POPULAR É MORTO A TIROS NA FAVELA DO FIO

Mossoró na região Oeste Potiguar chega aos 82 homicídios em 2022. O crime aconteceu na tarde desta quinta feira 14 de julho de 2022, na Rua Gilmara Raquel na Favela do Fio.
A vítima foi o preso de justiça em liberdade monitorada por tornozeleira eletrônica identificado como José David Rodrigues de Morais, conhecido como “José do Ouro Negro”, 23 anos, foi morto a tiros em via pública.
De acordo com a Polícia a vítima caminhava na Rua, quando foi surpreendida por homens em um carro, que se aproximaram e começaram a atirar em sua direção. José David foi atingido na cabeça com tiros de pistola calibre 380 e escopeta 12. Ainda não há informações sobre a motivação do crime.

*Fim da Linha

Lei permite que emissoras de rádio e TV comercializem toda programação com terceiros

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, sem vetos, a Lei 14.408/22, que permite que as emissoras de rádio e televisão possam transferir, comercializar ou ceder o tempo total de programação para terceiros, que ficarão responsáveis pela produção do conteúdo.

Atualmente, uma emissora pode ceder 25% de sua programação. Pela Lei 14.408/22, essa porcentagem vira um limite para veiculação de publicidade. O texto prevê que, mesmo com cessão total de programação, ela deve ter finalidades educativas e culturais.

A norma estabelece ainda que as emissoras vão ser responsabilizadas por eventuais irregularidades na programação, além de vedar às concessionárias e permissionárias transferir, comercializar e ceder a gestão total ou parcial da execução do serviço de radiodifusão, que é uma concessão pública.

Muitas emissoras já cedem parte do tempo de sua programação, por meio de contratos de comercialização de espaço, para produtores de conteúdo independentes ou para igrejas.

O texto sancionado insere a regra no Código Brasileiro de Telecomunicações. A lei é uma iniciativa do deputado Alex Santana (Republicanos-BA), autor do projeto que deu origem à norma (PL 5479/19). A proposta foi aprovada de forma conclusiva na Câmara dos Deputados, no ano passado.

Santana afirmou que a conjuntura econômica do País e a expansão dos meios virtuais de comunicação de massa têm pressionado as empresas de radiodifusão a encontrar novas alternativas de faturamento.

“Já foi o tempo em que a fonte das receitas das emissoras era exclusivamente proveniente do conteúdo publicitário. Além desta, as empresas têm se utilizado da veiculação da produção independente, certo de que, em muitos casos, é sua mais importante fonte de receita”, disse.

*Fonte: Tribuna do Norte

CORONAVÍRUS: RN REGISTRA 2 ÓBITOS POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS; NOVOS SÃO 656

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (12). São 539.105 casos totalizados. Nas últimas 24 horas foram registrados 656 novos casos e dois (02) óbitos (São Paulo do Potengi e Parnamirim).
Óbitos confirmados para Covid-19: 8.303. Em investigação são 1.347. Recuperados são 520.149. Casos suspeitos somam 2.200 e descartados são 1.009.633. Estimativa de casos em acompanhamento: 10.653.

APODI-RN: HOMEM MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE NA BR-405

Um acidente grave acontecer na noite de quarta feira(13) na BR-405, Km 82, próximo ao posto Kurió.
De acordo com informações, dois veículos se envolveram no acidente, um carro e uma motocicleta, o condutor da moto identificado apenas como Geninho de Angelita morador da Vila Visão em Bamburral não resistiu e faleceu na hora.
A Polícia fez o trabalho de isolamento no local do acidente, até a chegada da equipe do ITEP e Polícia Rodoviária Federal.

LOTAÇÃO PARA O CANINDÉ!

Imagem ilustrativa
Atenção romeiros! Baixeiro avisa, que está com lotação marcada para o Canindé-CE no dia 23 de dezembro.
Interessados, procurar Baixeiro na Baixa da Alegria e reservar a sua passagem.

RN registra 5 crimes sexuais dentro de unidades de saúde desde janeiro

O Rio Grande do Norte registrou cinco crimes sexuais dentro de unidades de saúde desde janeiro de 2022. Os dados oficiais são da Polícia Civil do estado .

A Polícia Civil também registrou três casos de importunação sexual que ocorreram em ambiente hospitalar.

Outro caso de estupro registrado pela corporação não teve o tipo de unidade de saúde especificado.

A polícia não divulga informações sobre as pessoas envolvidas e diz que as investigações dos crimes correm em segredo de Justiça.

"Nesse ano, por exemplo, existe um um caso de investigação de possível estupro, mas existe toda uma investigação sigilosa e a gente não pode dizer quem são os envolvidos, se é profissional de saúde ou não", explicou a coordenadora das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, Paoulla Maués.

Ao todo, o estado teve 312 casos de estupro, entre janeiro e junho, e 213 casos de estupros de vulneráveis no mesmo período.

'Não é um crime corriqueiro', explica delegada

A delegada Paoulla Maués, coordenadora das DEAMs, explicou que os crimes contra a dignidade sexual em ambientes de saúde não são crimes que ocorrem com frequência.

"Não é um crime corriqueiro. Ocorrer crime contra a dignidade sexual em ambiente de hospitais, de clínica, não é corriqueiro. A gente não tem grandes registros disso. Esse ano a gente teve um possível caso de estupro, que não foi confirmado, está ainda em investigação. Então não é algo comum" explicou.

Em 2021, ocorreram 11 crimes sexuais nas unidades de saúde do estado. Ao longo do ano não foram registrados casos de estupro, mas houve três denúncias de assédio sexual e oito de importunação sexual.

Enquanto os três casos de assédio ocorreram em hospitais, as importunações foram registradas em ambientes diversos, como clínicas médicas (3), hospitais (3), consultório dentário (1) e outro em uma unidade de saúde não especificada.

A coordenadora das DEAMs avalia que esse tipo de crime não aumentou ao longo dos anos, mas acredita que há uma subnotificação no que diz respeito ao registro.

"Nesse caso, há uma subnotificação. Até porque a natureza do crime sexual, independente de onde tenha sido praticado, já ocorre bastante essa subnotificação. A vítima precisa ter uma garantia de proteção, ela precisa ter uma confiabilidade, fora isso a divulgação desse fato é muito danoso para a vítima. Então, como abala demais o psicológico, a intimidade da vítima, é mais difícil chegar até um registro de uma denúncia. Então há uma subnotificação. Isso é fato", explicou.

Como denunciar

Quando a vítima sofrer um crime de importunação sexual, é possível realizar a denúncia pela internet, na própria Delegacia Virtual da Mulher.

Já em casos de estupro, é necessário procurar uma das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAM) do Rio Grande do Norte.

"A gente faz o o protocolo de atendimento, faz o encaminhamento para perícia técnica e vai coletar todas as demais provas, sejam testemunhais, sejam periciais, para poder subsidiar a denúncia que é feita pelo Ministério Público", explicou a coordenadora das DEAMs, Paoulla Maués.

A delegada explica que Polícia Civil também tem uma parceria com uma universidade para o acompanhamento e acolhimento da mulher que denunciar o crime. "A Polícia Civil não fica limitada só à repressão qualificada, mas ela também se preocupa com o psicológico da vítima", explica.

Caso seja do interesse da vítima, ela é encaminhada para um atendimento multidisciplinar. "Eles têm ginecologista, psicólogo, psiquiatra, tudo parra fazer o acompanhamento, caso ela queira".

"A função maior da polícia nesses casos de dignidade sexual é o acolhimento, a proteção, e depois a repressão".

Caso de repercussão nacional

O tema veio à tona depois que um médico anestesista foi preso em flagrante, por estupro, no Rio de Janeiro, na última segunda-feira (11).

O profissional foi filmado abusando de uma paciente enquanto ela estava dopada e fazia uma cesariana no Hospital da Mulher Heloneida Studart em Vilar dos Teles, São João de Meriti, município na Baixada Fluminense.

*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: FESTA DO BODE COM FASTIVAL DE REPENTISTAS!!!

MOSSORÓ-RN? 81ª MORTE VIOLENTA EM 2022 - PRESO DO REGIME SEMIABERTO É MORTO A TIROS NO CONJUNTO RESISTÊNCIA

Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte, registra mais um homicídio a bala, elevando para 81 o número de assassinatos na cidade em 2022. O crime aconteceu por volta das 20h20min desta quarta feira 13 de julho de 2022, no Conjunto Resistência.

A vítima foi o preso do regime aberto identificado como, Francisco Leonardo Morais da Silva, 31 anos de idade. Ele foi morto em via pública com cerca de 10 tiros de pistola calibre 380.

De acordo com as informações repassadas pela polícia, a vítima estava sentada em frente a sua casa, quando foi surpreendida pelos assassinos, que chegaram e começaram a atirar. Francisco Leonardo ainda correu em busca do mato, mas foi perseguido e executado.

Segundo a perita Emanuela Pinheiro, a maioria dos tiros atingiram a cabeça da vítima. Durante o trabalho pericial, foram encontrados uma trouxinha de maconha e 50 reais em espécie. O delegado de plantão, Dr. Roberto Moura há suspeita de que a vítima estevesse traficando droga no local e o crime pode está realcionado com disputa de território.

Após a perícia no local o corpo de Francisco Leonardo Morais foi recolhido e encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) do ITEP onde passará por exame de necropsia e depois será liberado para os familiares. A DHPP vai investigar o crime.
*Fim da Linha

Anvisa forma maioria para liberar Coronavac a crianças de 3 a 5 anos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) formou maioria nesta quarta-feira, 13, para liberar a aplicação da vacina Coronavac, contra a covid-19, em crianças de 3 a 5 anos de idade que não sejam imunocomprometidas.

Até as 18h38, quatro votos já haviam sido proferidos: das diretoras Meiruze Freitas e Cristiane Jourdan e dos diretores Rômison Mota e Alex Machado Campos, favoráveis à liberação da vacina para a faixa etária de 3 a 5 anos. Outros dois diretores ainda devem se manifestar.

A Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, já está aprovada para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos no Brasil. A reunião com a diretoria da Anvisa está sendo realizada desde as 14h30 e transmitida no canal da agência no YouTube.

Quando o uso da Coronavac foi autorizado para crianças acima de 6 anos, em janeiro, o Butantan pleiteava a liberação a partir dos 3 anos de idade. A Anvisa, no entanto, avaliou naquela época que os dados apresentados pelo Butantan ainda eram insuficientes para liberar o uso em crianças mais novas.

Agora, segundo o gerente-geral de medicamentos e produtos biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes, dados mais atualizados foram apresentados. A avaliação técnica levou em consideração uma série de estudos e pareceres. Entre eles, um estudo de efetividade realizado no Chile que mostrou 55,06% de efetividade da Coronavac na prevenção de hospitalização de crianças de 3 a 5 anos.

Outra pesquisa multicêntrica, realizada no Chile, Malásia, Filipinas, Turquia e África do Sul, também foi apresentada por Mendes. O estudo tem resultados preliminares ainda, mas indicam eficácia da Coronavac para crianças. Além disso, a vacina também apresenta baixo volume de reações adversas para a faixa etária pediátrica.

A sugestão da área técnica é para que a aplicação da Coronavac ocorra em crianças de 3 a 5 anos que não sejam imunocomprometidas (como crianças em tratamento para câncer ou transplantadas). A dosagem para essa faixa etária deve ser a mesma da de adultos e o intervalo entre as doses, de 28 dias.

Para a elaboração do parecer técnico, foram consultadas sociedades médicas e pesquisadores ligados ao projeto de pesquisa Curumim, que testa a eficácia da Coronavac em crianças e adolescentes. A pesquisa é realizada pelo Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes, da Universidade Federal do Espírito Santo, com apoio da Fiocruz, do Instituto Butantan e da Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo.

A vacinação de crianças é vista por sociedades médicas como uma estratégia importante para evitar quadros graves de covid-19 nesta faixa etária. Levantamento realizado pelo Observatório da Primeira Infância, da Fiocruz, identificou a morte de duas crianças menores de cinco anos pela covid-19 por dia no Brasil, desde o início da pandemia. Nos últimos meses, grupos de pais organizados nas redes sociais vêm cobrando celeridade para a aprovação da vacina.

A vacinação de crianças menores de 5 anos já ocorre em outros países, como os Estados Unidos, que liberaram o uso emergencial das vacinas da Moderna e da Pfizer em bebês a partir de 6 meses de idade. No Chile, a Coronavac é aplicada desde dezembro do ano passado em crianças a partir de 3 anos. China e Hong Kong também aplicam a Coronavac em crianças menores de cinco anos.

*Jair Sampaio

MDB FARÁ CONVENÇÃO NO DIA 23 DE JULHO

O Diretório Estadual do Movimento Democrático Brasileiro do Rio Grande do Norte (RN) (MDB/RN), através do seu Presidente, Deputado Federal Walter Alves, marcou para o dia 23 de julho de 2022, a partir das 09:00 horas, no Auditório do Edificio Executive Park, localizado na Avenida Salgado Filho – 1515, Bairro Tirol, em Natal (RN), a Convenção Estadual para a escolha de candidatos aos pleitos majoritário e proporcional, e de coligação partidária para as eleições de 02 de outubro de 2022.

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

NÃO se exalte, não se irrite, não discuta...
A mansidão e a serenidade conquistam os corações e representam a felicidade.
Ninguém resiste a uma pessoa calma e serena, e esta pode rsistir a todos.
Não há força que derrube a mansidão, e nada é empecilho para ela.
Os mansos e serenos conseguem tudo o que desejam na terra, com a vantagem de jamais estragarem sua saúde tão preciosa.