Pesquisar este blog

06 dezembro 2023

BRASILEIRÃO 2023: 38ª RODADA, ÚLTIMA DO CAMPEONATO

Acontece nesta quarta feira a última rodada do Campeonato Brasileiro de futebol 2023.
As partidas serão realizadas todas no mesmo horário, 21h30min, exceção de Goiás e América-MG, que já jogaram.
Veja o placar:
Goiás 1 x 0 América-MG
Internacional 3 x 1 Botafogo
Coritiba 0 x 2 Corinthians
Fluminense 2 x 3 Grêmio
Cruzeiro 0 x 1 Palmeiras
Bahia 4 x 1 Atlético-MG
Cuiabá 3 x 0 Athletico-PR
Santos 1 x 2 Fortaleza
São Paulo 1 x 0 Flamengo
Vasco da Gama 2 x 1 Bragantino
Classificação 

LUÍS GOMES-RN: DOIS HOMENS MORREM EM CONFRONTO COM A POLÍCIA

Na tarde desta quarta-feira (6), dois homens morreram ao trocar tiros com a Polícia Militar e Civil na cidade de Luís Gomes, no Alto Oeste Potiguar.
Segundo informações da Polícia Militar, os policiais estavam em operação para prender os suspeitos, através de mandados de prisão, quando eles tentaram fugiu no bairro Sol Nascente.
Em ato contínuo, os dois homens invadiram uma residência e tentaram se esconder num dos quartos.
Com a chegada da polícia, houve troca de tiros e os suspeitos foram alvejados. Eles foram encaminhados ao hospital municipal Vereador Antônio Linhares, mas não resistiriam aos ferimentos e vieram a óbito.
Segundo a polícia, os suspeitos tinham vasta ficha criminal, sendo apontados como possíveis autores de vários homicídios na região do Alto Oeste.

*GRUPO CIDADÃO 190

CARNATAL 2023: FESTA TERÁ 20 HORAS DE TRANSMISSÃO NA REDE GLOBO

O Carnatal 2023 terá mais de 20 horas de cobertura pelo g1 RN e, pela primeira vez, será transmitido ao vivo para parte do Brasil na tv aberta.
A transmissão começará no g1, onde o público poderá assistir a festa ao vivo assim que o primeiro bloco começar. Confira abaixo os horários.
Na tv aberta, a transmissão acontecerá durante 1h30 em cada dia. Além disso, o público também poderá assistir entradas ao vivo durante toda a programação e nos telejornais. Confira abaixo os horários.
Ao todo, 27 afiliadas da Rede Globo irão transmitir a micareta - além da Rede Inter TV (Cabugi e Costa Branca, no RN; Alto Litoral, Serra+Mar e Planície, no Rio de Janeiro; e Grande Minas e Dos Vales em Minas Gerais), Globo Recife e todas as emissoras do Nordeste, exceto a TV Sergipe.

"Estamos muito orgulhosos em conseguir concretizar esse marco na história da Inter TV e também do Carnatal. Levaremos todas as emoções do nosso carnaval fora de época para o Nordeste e Sudeste, e ainda vamos contar com o g1, que poderá ser acessado em todo o Brasil. Será, sem dúvidas, uma produção destaque", comemorou o diretor de programação da Inter TV, André Freire.

"É uma parceria virtuosa que vai levar o Carnatal ainda mais longe. Nossa cidade, nosso estado, chegando para o Brasil inteiro pelas ondas da Rede Globo", afirmou Felinto Filho, diretor do Carnatal.

A expectativa é que o Carnatal 2023 atinja um público de 54,5 milhões de espectadores no Nordeste e 8,1 milhões no Sudeste.

Apresentação
A apresentação do Carnatal 2023, tanto pelo g1 RN quanto pela Inter TV Cabugi, ficará por conta de Juliana Cavalcante, da TV Bahia; Niara Meirelle, da TV Verdes Mares; e Léo Souza, da Inter TV.

As reportagens serão feitas por Kelly Vieira, apresentadora do Resenhas do RN, e Diego Negrellos, apresentador do Rota Inter TV.

A transmissão ainda contará com a participação da cantora potiguar Marina Elali no camarote da Inter TV.

Confira a programação do Carnatal 2023:

Sexta (8)

Blocos
  • Vumbora- Bell Marques
  • O Vale - Alinne Rosa / Anitta
Camarote Beats
  • Nattah
  • Felipe Amorim
  • Durval Lelys
  • Thiaguinho
  • Pedro Sampaio
Sábado (9)
Blocos
  • Largadinho - Claudia Leitte
  • Vem com o Gigante - Léo Santana
  • Vumbora - Bell Marques
Camarote Beats
  • Xand Avião
  • Hugo e Guilherme
  • Rafa e Pipo
  • Filhos da Bahia
  • Locos
Domingo (10)

Blocos
  • Village - Ivete
  • Vumbora- Bell Marques
  • Zero Oito Quatro - Grafith
Camarote Beats
  • Jorge e Mateus
  • Zé Vaqueiro
  • Banda Eva
  • Lipe Lucena
*Do G1 RN

PARABÉNS VANESSA!!!

Hoje quem faz aniversário, é minha aluna 'VANESSA'!! Desejo muita paz, saúde e sucesso na sua vida!!! 
Parabéns Vanessa!! Feliz aniversário!!!!

Justiça Eleitoral do RN diz à PF que há indícios de que blitze da PRF atrasaram eleitores no 2º turno

Relatório produzido pela Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte e encaminhado recentemente à Polícia Federal traz indícios de que as blitze feitas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no segundo turno das eleições de 2022 tiveram impacto sobre o fluxo de eleitores.

O documento passou a fazer parte do inquérito da PF que investiga se a PRF, comandada à época por Silvinei Vasques, foi usada para interferir na disputa entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva, que acabou vencendo o pleito. Vasques está preso desde 9 de agosto por causa dessa investigação.

O documento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) se refere a uma amostra de 5.830 eleitores de 23 seções localizadas no município de Campo Grande, a 272 km de Natal. Para autoridades, porém, o registro pode constituir um indício técnico de que as abordagens feitas nas estradas pela PRF na região Nordeste, reduto eleitoral de Lula, tiveram de fato potencial para atrapalhar a votação.

É a primeira vez que um documento da Justiça Eleitoral afirma que as blitze tiveram potencial para atrapalhar a eleição.

Em Campo Grande, Lula teve 71,89% dos votos contra 28,11% de Bolsonaro.

Os dados do relatório devem ser usados pela PF para rebater um dos principais argumentos da defesa de Vasques, que alega que ele está sendo investigado por um “crime impossível”. Para a defesa, as blitze não seriam capazes de interferir no resultado da eleição.

Na versão de Vasques e do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, também investigado no inquérito, as blitze foram montadas para coibir crimes eleitorais, como compra de votos.
O que mostra o relatório

Segundo o documento do TRE-RN, parte considerável dos eleitores, que costumava votar no período da manhã, compareceu às urnas à tarde, só após a Justiça local adotar medidas emergenciais para amenizar o impacto das blitze e a PRF encerrar suas operações. O encerramento foi determinado na tarde de 30 de outubro pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes.

“Em um primeiro momento, pela manhã, os mesários começaram a relatar o baixo fluxo de comparecimento de eleitoras e eleitores, encaminhando fotos das salas vazias e da inexistência de filas nos corredores das escolas”, anotou no relatório a juíza eleitoral Erika Corrêa.


“Ao indagar sobre o baixo fluxo de eleitoras e eleitores no período matutino — em frontal discrepância com o primeiro turno, onde foram verificadas filas nas seções de votação —, foi relatado, pelos mesários e mesárias, que o baixo comparecimento seria consequência da realização de operação (blitz) por agentes PRF no município”, descreveu a juíza.

Segundo ela, operações policiais inibem deslocamentos em cidades pequenas do interior porque é comum motoristas e veículos estarem em situação irregular ou com documentação atrasada. “O receio de ter o veículo apreendido pode ter ocasionado o baixo comparecimento no período matutino”, registrou Corrêa.

Com base nas informações reportadas pelos mesários na data do segundo turno, a juíza dividiu o comparecimento dos eleitores em três momentos:

1. Relatos de salas vazias e sem filas (do início da votação, às 8h, até as 12h46): 2.232 eleitores apareceram para votar — 38,28% do total das seções analisadas (5.830 eleitores);

2. Ampliação do transporte gratuito oferecido pela Justiça e divulgação desse serviço pelo WhatsApp e pela rádio da cidade (das 14h às 15h30): uma nova leva de 1.293 eleitores foi votar, chegando a 3.525 (60,46% do eleitorado);

3. Fim das blitze da PRF (das 15h30 às 16h58, dois minutos antes do término da votação): comparecimento às urnas atinge 75,02%, com 4.374 votantes.
Quais as conclusões do relatório

“A atuação da Polícia Rodoviária Federal no dia do segundo turno das eleições de 2022 no município de Campo Grande, em pontos estratégicos da cidade, pode ter causado impacto significativo no deslocamento de eleitores e eleitoras aos seus locais de votação […]. Frise-se que não há registro de operação semelhante — mesmo horário e local — durante a realização do primeiro turno das Eleições de 2022, muito menos nos dois turnos das Eleições de 2018”, diz o relatório.

Para a juíza eleitoral, embora não seja possível afirmar que o fenômeno foi causado exclusivamente pelas blitze, a comparação com a votação no primeiro turno, quando não houve operações policiais na cidade, permite “concluir que a atuação da PRF pode ter postergado a ida dos eleitores às seções analisadas”.

O documento foi encaminhado pelo TRE-RN à Corregedoria do TSE, em Brasília. Em 30 de setembro, o então corregedor, ministro Benedito Gonçalves, incluiu os dados em uma das ações que tramitam na Corte contra a campanha de Jair Bolsonaro.

Gonçalves também enviou o relatório ao Ministério da Justiça, responsável pela PF, e elogiou a juíza eleitoral e o servidor que o produziram.

“O referido documento relata de forma minuciosa a atuação da referida zona eleitoral no dia 30/10/2022, analisa os impactos da atuação da PRF sobre o fluxo de eleitoras e eleitores do município e indica que a pronta e efetiva atuação da Justiça Eleitoral foi um componente decisivo para resguardar o direito fundamental ao voto na localidade”, escreveu o ministro.

Fonte: g1

Confusão em Tangará: Filho do prefeito entra com ação para interditar o pai, Câmara ameaça com impeachment e secretária diz que juiz é corrupto

O município de Tangará, na região Agreste, tem vivido dias turbulentos na política local.

Uma disputa entre irmãos, uma acusação de corrupção contra um juiz da cidade, supostos problemas de saúde enfrentados pelo prefeito de 72 anos e a ameaça de seu afastamento agitam a cidade de mais de 13 mil habitantes.

Tangará fica a 95 quilômetros de Natal, capital do Estado.

Disputa entre irmãos e pedido de interdição
Um dos sete filhos do prefeito Dr. Airton (PP), Magdiel Bezerra foi à Justiça recentemente para dar entrada em um pedido de interdição do pai. Ele alega que a irmã Elane Bezerra, atual secretária municipal de Administração, Finanças e Tributação, afastou o pai do convívio da família e assumiu de fato o comando da prefeitura, praticando irregularidades.

“A ação de interdição foi movida por mim. O motivo é que meu pai estava em tratamento de problemas de memória e articulação de fala e pensamentos desde 2020, e o quadro vem se agravando desde então, pois minha irmã Elane afastou ele do convívio de todos os meus irmãos. Além disso, tem se aproveitado da situação para comandar a Prefeitura de Tangará no lugar do meu pai, usurpando o lugar dele”, afirmou Magdiel, em entrevista ao jornalista Rudimar Ramon, colunista da 98 FM.

O filho do prefeito disse que o processo de interdição está em segredo de Justiça. Ele só adiantou que “está bem adiantado”.

Magdiel reforça as acusações contra a irmã: “Nem celular ela deixa ele ter mais. Meu pai tem sete filhos. Três estão do meu lado e apoiam a minha decisão de tentar interditá-lo e retirá-lo do poder de Elane, enquanto outros dois estão do lado dela. Eu não tenho contato nem com ela, nem com esses dois irmãos que estão com ela”.

Ele conta que o objetivo da ação na Justiça é obter a curatela do pai para que ele possa ser submetido a exames e, posteriormente, a tratamento de saúde.
Impeachment na Câmara

Em meio a essa disputa, a Câmara Municipal analisa dois pedidos de impeachment contra Dr. Airton. Nesta terça-feira (5), a Casa se reuniu para votar a admissibilidade dos processos, mas a votação não foi realizada por causa de um tumulto provocado por Elane – a filha do prefeito, que levou um carro de som para a porta da Câmara.

O que a Câmara vai votar no primeiro momento é a admissibilidade do impeachment. Ou seja, os vereadores vão decidir se os pedidos seguem tramitando ou não. A possível cassação do prefeito só será votada posteriormente, caso a admissibilidade seja aceita.

São duas acusações contra Dr. Airton: na primeira, o possível cometimento de improbidade administrativa e crime de responsabilidade pelo acúmulo de três rendimentos: o de militar da reserva, o de médico e o de prefeito, ultrapassando o teto constitucional.

No outro pedido, a Câmara de Tangará apreciará a ausência do prefeito por mais de 15 dias da cidade sem comunicar à Câmara. Segundo a denúncia, o prefeito teria terceirizado a responsabilidade da administração do município para a filha-secretária Elane.

Secretária acusa juiz de corrupção
Nesta terça-feira, em meio à tentativa da Câmara de votar a admissibilidade de impeachment, Elane Bezerra protestou em frente à Casa com um carro de som. Durante o discurso, ela acusou o juiz Daniel Couto, da Comarca de Tangará, de agir com parcialidade no caso do processo de interdição.

Ela afirmou que o juiz está “todo errado” e insinuou que a continuidade do processo se deu porque o magistrado teria solicitado um terreno ao município “para ser adquirido de uma pessoa dele, tentando se beneficiar”. Afirmou também que o juiz Daniel Couto age com parcialidade no processo, acusando-o de conduta “corrupta”.

Em nota, a Associação dos Magistrados do Rio Grande do Norte (Amarn) manifestou “profunda indignação” com as declarações da secretária e filha do prefeito.

“Inicialmente, é de se frisar que o magistrado que teve sua honra injustamente aviltada e seu procedimento questionado de forma vil é pessoa de conduta funcional e pessoal ilibada, já tendo exercido advocacia por 4 anos, além do cargo de delegado da Polícia Civil do RN por 3 anos sendo, desde 2015, juiz do quadro do TJRN, sem nunca ter respondido qualquer procedimento administrativo disciplinar”, declarou a Amarn.

A nota enfatiza, ainda, que o prefeito Dr. Airton “não tem cumprido seus compromissos perante a Justiça, na medida em que, por diversas vezes, deixou de comparecer pessoalmente aos atos processuais, seja para participar de audiências (que em processos de interdição exige presença pessoal da pessoa do interditando), seja se esquivando de se submeter ao procedimento de perícia médica oficial para avaliação de incapacidade, também praxe e medida normal em casos dessa natureza”.

A entidade disse que não dará mais detalhes porque o caso está em segredo de Justiça.

*98 FM de Natal

FESTA DE SANTA LUZIA NO SÍTIO PONTA II; 3ª NOITE DE NOVENA


Lei que incentiva doação de órgãos começa a valer em fevereiro de 2024

A “Lei Tatiane”, que institui a Política Nacional de Conscientização e Incentivo à Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos, entrará em vigor em fevereiro de 2024. Nomeada em memória de Tatiane Penhalosa, a legislação busca informar e conscientizar a população sobre a importância da doação, promovendo esclarecimento científico.
Em 2019, mais de 5 mil famílias se recusaram a doar órgãos no Brasil, onde a doação requer autorização familiar. O programa inclui campanhas de divulgação, conscientização nas escolas e capacitação de profissionais da saúde e educação. O senador Humberto Costa destaca a necessidade de conscientização para superar a escassez de doadores.
A nova lei reforça o Brasil como líder mundial em transplantes públicos, com assistência gratuita pelo SUS. O debate sobre doação ganhou destaque com o caso do apresentador Fausto Silva, contribuindo para um aumento de 128% nos registros de doadores nos cartórios paulistas.

*Difusora de Mossoró

[IMAGENS] Cantor Zé Neto sofre grave acidente envolvendo três carros e uma carreta

O cantor Zé Neto, da dupla Zé Neto e Cristiano, sofreu um acidente na noite desta terça-feira, 5, no interior de São Paulo. O artista estava em um veículo que capotou na BR-153, entre as cidades de Fronteira (MG) e Icém (SP). A informação foi confirmada por um integrante da equipe do Corpo de Bombeiros que atendeu o cantor e pela assessoria do cantor.

A Polícia Rodoviária Federal informou que o acidente aconteceu ainda em Minas Gerais, cerca de 1 km da divisa com São Paulo. Houve uma colisão envolvendo três automóveis e uma carreta. Todas as vítimas ficaram com ferimentos leves, segundo a PRF.

Segundo a PRF, cinco pessoas ficaram feridas no acidente. Das vítimas, Zé Neto foi quem sofreu as lesões mais graves, mas sem risco de vida. O cantor estava em um Chevrolet Trailblazer. Um Fox e um Creta também se envolveram no acidente.

Ainda segundo a PRF, Zé Neto seguia pela rodovia quando bateu o carro na lateral de uma carreta e, em seguida, atingiu os outros dois veículos.

Confira imagens de como ficou o carro do cantor após o acidente:

*Fonte: CNN

APODI-RN: IGREJA DE CRISTO VAI CELEBRAR 91 ANOS NO BRASIL


Casos de HIV explodem no RN e crescem 553% em 10 anos

O Rio Grande do Norte assistiu a uma explosão dos casos de HIV registrados no período entre 2012 e 2022. As notificações passaram de 93 para 608, aumento de 553,7%.

A informação consta no novo Boletim Epidemiológico sobre HIV/aids apresentado pelo Ministério da Saúde.

Já a aids foi de 463 notificações em 2012 para 609 em 2022, crescimento de 31,5%.

Já os números de 2023 mostram que o RN teve 348 casos de HIV notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), ante 295 registros de aids.

Diferença

A aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV na sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças.

Ou seja, ter HIV não significa que a pessoa desenvolverá aids; porém, uma vez infectada, a pessoa viverá com o HIV durante toda sua vida. O tratamento, ainda assim, mantém a pessoa com carga viral indetectável, sem possibilidade de transmissão.

Mortes

Assim como o aumento de pessoas vivendo com aids, a quantidade de mortes pela doença também evoluiu no estado. O ano de 2022 registrou o maior número de óbitos no Rio Grande do Norte dentro de um período de 10 anos.

No ano passado, foram registradas 170 mortes no estado, 58,8% a mais do que em 2012, quando o RN teve 107 óbitos em que a aids foi a causa básica. Ainda não há dados referentes a 2023.

Os números vão na contramão dos dados nacionais para a última década. Em 2022, o Ministério da Saúde registrou 10.994 óbitos tendo o HIV ou aids como causa básica, 8,5% menos do que os 12.019 óbitos registrados em 2012.

*Do portal Saiba Mais